Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Pimparel, pois claro. António Alberto Bastos Pimparel. Beto, no mundo do futebol, é um guarda-redes que não treme perante o epitáfio de José do Carmo Francisco, em “Os Guarda-Redes Morrem ao Domingo”: “Eles ganham mas às vezes perdem. Eles vivem mas às vezes morrem. Sempre que sofrem um golo impossível, sempre que no último minuto se deixam bater e um resultado muda, é uma pequena morte.”
Beto fez a formação futebolística em Alvalade (foi Campeão Nacional em 1999) e ainda debutou na equipa B. Em 2004, com 22 anos, o Sporting deu-lhe guia de marcha, se calhar por causa da altura. Diz quem sabe que o mínimo para um guarda-redes é 1,85m de altura. E o Beto mede pouco mais de 1,80m. Um anão, portanto.
O próprio Jorge Jesus profetizou no passado um fraco futuro para o guarda-redes, depois de um Sp. Braga-Leixões (Fevereiro de 2009) que os de Matosinhos venceram por 1-0. A altura, sempre a malfadada altura. Como se sabe as bruxas não existem, pero que las hay, las hay. O treinador e o jogador reencontram-se depois daquela final da Liga Europa, em Turim, quando Beto ‘parou’ dois remates de grande penalidade e incorporou a maldição de Béla Guttmann. Agora, o treinador reconheceu que se enganou.
A seguir à saída do Sporting, Beto comeu o pão que o diabo amassou em Chaves e teve salários em atraso no Marco. Em Matosinhos, à cautela, mostrou que tinha mãos para as francesinhas e que se tivesse de ser seguiria outro rumo. A sua hora chegou no Leixões e foi considerado um dos melhores guardiões na 1ª Liga em 2008-09. O FC Porto reparou nele e contratou-o. Não corria grandes riscos, pois Beto tinha oito anos de formação no Sporting e experiência nas selecções jovens. E pelos vistos no Dragão não acharam que ele fosse um anão. Ao fim de três anos no Porto, o guarda-redes fez-se de novo à estrada: Cluj da Roménia, Braga e Sevilha.
Muitos anos depois de ter decidido que na vida de um guarda-redes há vários caminhos por fazer e inúmeros desafios a enfrentar, Beto regressou à casa-mãe. Finalmente. Uma história bonita para alguns, uma lição de vida para outros.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.