Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O regresso do 'brunismo' é possível?

Naçao Valente, em 01.03.20

printcomp.jpg

Procurando ser realista, nunca admiti a ideia de o Sporting poder ganhar a Liga Europa. Só uma muito invulgar conjugação de factores extremamente favoráveis, difíceis de reunir, poderia concretizar essa hipótese. E... mesmo assim, teriam de estar os "astros" todos alinhados nesse sentido.

Mas a continuidade nesta prova era bem possível por mais uma ou duas eliminatórias. Se tivesse acontecido, isso teria tido aspectos positivos e negativos. Teria acumulado mais valias financeiras e dado uma maior motivação à equipa. Ao invés, causaria um desgaste físico num plantel curto e de qualidade mediana, com reflexos na competição interna, onde é importante conseguir o terceiro lugar.

Por outro lado, permitiria à actual Direcção ganhar algum sossego, retirando argumentos à oposição, apenas assentes nos maus resultados. Esta saída extemporânea da Liga Europa, pelas razões que têm sido dissecadas, vai servir aos mentecaptos radicais do brunismo, a quem já se juntam outros adeptos descontentes, aumentarem a contestação, continuando a desestabilizar o Clube, convictos de que o regresso do brunismo é possível.

A anunciada manifestação para o dia 8 de Março, antes de um jogo de futebol, insere-se nessa estratégia. Quanto mais instabilidade semearem, mais dividendos esperam colher. Para esta gente vale tudo. Jogam no desespero e descontentamento geral dos adeptos em função dos resultados e têm em mira aliená-los para a sua causa. A reabilitação do líder deposto está em curso, já de uma forma descarada.

Ainda hoje, numa rádio onde é pregador, o presidente destituido disse com todas as letras que é candidato à presidência do Sporting. Que irá lutar pela sua reintegração como sócio. Para quem tinha dúvidas que este notório oportunista, que deixou o Sporting à beira da falência, queria voltar, como sempre tenho dito, aqui está a prova. E a razão é simples: este personagem não tem outra forma de vida.

Que fique bem claro, que o que move este movimento de contestação, não é o presidente chamar-se Varandas. Até podia ter outro nome, porque perante as mesmas circunstâncias, seria contestado da  mesma maneira. Que fique claro, que o que esta gente alienada quer é repor Bruno e o brunismo. Não lhe interessa mais nada. Que não se iludam aqueles que pensam que com a queda de Varandas se pretende que haja escolha livre. Não, pretende-se mais um golpe, como acontecu no pós-Alcochete. Os cabecilhas destes movimento não têm princípios, valores, ou qualquer moral.

O eventual regresso deste cenário, que ainda me recuso a admitir, atiraria o Sporting para uma decadência imprevisível. Não são sportinguistas, são fanáticos de tipo "religioso" a quem é completamente indiferente as consequências de uma "guerra santa" que em nada se relaciona com futebol. O fanatismo desta gente, para muitos inconsciente, para outros consciente, tem de ser travado. Os sportinguistas iludidos, que tiveram a lucidez de parar a loucura que estava a destruir o SCP, têm de cerrar fileiras. O que está em causa não é esta Direcção, nem meros resultados transitórios. O que está em causa é o Sporting.

Conclusão: as possibilidades objectivas do regresso do brunismo, são muito reduzidas, mas é urgente não continuar a dar motivações a essa minoria.

P.S.1: Esta análise concreta sobre a oposição golpista, não serve de desculpa para os erros cometidos pela Direcção, no aspecto desportivo. É preciso construir uma estrutura forte, com um projecto claro e realista. Esta novela de Silas, sai não sai, de Amorim, entra não entra, já devia ter sido parada pela Direcção, dando total apoio ao treinador até ao fim do campeonato. Mas isso é assunto para outro debate.

P.S 2. : De acordo com os estatutos um sócio excluído pode pedir a readmissão, que tem de ser concedida em AG por dois terços dos votos (Secção V, artigo 29). 

O direito de ser eleito para cargos sociais pertence exclusivamente aos sócios efectivos com pelo menos cinco anos de inscrição ininterrupta na categoria e que nos últimos cinco anos anteriores à data da eleição, pelo menos, tenham pago ininterruptamente as quotas (Secção II, artigo 20).

É considerada como ininterrupta a inscrição de todos os sócios readmitidos se, no acto de reingresso, efectuarem o pagamento total das quotas em atraso, salvo deliberação do Conselho Directivo em sentido diverso.(Secção V, artigo 29).

Desta leitura algo simplificada, pode-se depreender que a readmissão é possível, embora limitada. Depreende-se também que o facto de não ter pago quotas de forma ininterrupta, poderá ser ultrapassado.  

publicado às 05:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


51 comentários

Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 01.03.2020 às 09:14

Tenho uma sugestão. Porque não fundarem o Bruno de Carvalho Futebol Clube? Assim todos esses apoiantes já teriam com que se entreter e deixariam o Sporting em paz. E podiam levar o Ricciardi de brinde.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 11:38

Uma sugestão que subscrevo. E até dou uma ajuda se for necessário.
Imagem de perfil

De Greenlight a 01.03.2020 às 09:44

Por acaso ouvi, ontem, na TSF, as declarações do Destituído. Ler não chega, pois é preciso ouvir. E ouvindo, alguém, no seu perfeito juízo poderá pensar em apoiar essa criatura? Duvido muito mas, enfim, há loucuras para todos os gostos, todavia não creio que BdC consiga obter votos suficientes para uma reintegração como sócio e muito menos para ser reeleito como presidente do Sporting.
Varandas poderá fazer mais asneiras, para além das muitos que já fez, continuará, por certo, a comunicar desastrosamente, activa ou passivamente, porque Varandas não tem perfil de líder, é mais que evidente e só venceu as eleições de 2018 porque muitos, como eu, acreditaram, erradamente, que Varandas era a pessoa certa para reerguer, depois do desastre de Alcochete, o futebol do Sporting. Varandas propagandeou, repetidamente, essa sua suposta mais-valia, sobre os restantes candidatos, desvalorizando outras questões importantes, nomeadamente a situação financeira. Hoje, ninguém, honestamente, poderá defender que Varandas e a sua actual equipa para o futebol é competente, face à época futebolística deprimente que, ele anunciou desta maneira em 27/6/19: " Estou desejoso que arranque. Esta época começou a ser trabalhada há muitos meses com muito critério e planeamento. Nós vamos ter um grupo com qualidade, com ambição, com competência e por trás teremos uma fantástica estrutura invisível". Se, havia dúvidas, acerca dessa estrutura, foi bem visível, a sua capacidade com o desastre de Istambul.
Resumindo que o texto já vai longo, Varandas é um incompetente mas Bruno de Carvalho é um louco sem vergonha. Assim se a escolha for entre Varandas e BdC eu escolherei, sempre, Varandas. Mas muito mal irá o Sporting se a escolha for apenas entre estas duas criaturas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 13:28

Greenligt,

Duas coisas erradas não fazem uma certa. BdC e os seus seguidores, são um caso patológico. Mesmo que não voltem ao poder, vão continuar a desestabilizar.

Varandas e a sua estrutura para o futebol têm cometido muitos erros na gestão do futebol. Não fui apoiante de Varandas, mas não tem tido vida fácil, para tapar os buracos que encontrou. Continuo a considerar que deve cumprir o mandato, corrigindo os erros que tem cometido.
Perfil Facebook

De Ceu Igrejas a 01.03.2020 às 15:06

Muito realista a sua opinião da qual estou totalmente de acordo menos na parte da possibilidade do destituído voltar. Os SPORTINGUISTAS de coração já demonstraram que são inteligentes e não acredito wue haja a menor hipótese de este LOUCO ALIENADO OPORTUNISTA poder algum dia voltar.
Se por um remoto acaso isso acontecer é o fim do nosso CLUBE.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 16:24

Totalmente de acordo Ceu Igrejas. Como diz, os sportinguistas na sua maioria são inteligentes. Deixaram-se inebriar uma vez pelo discurso populista. Mas acordaram desse encanto a tempo de salvar o Sporting. E pelo destituído e pela sua "tropa" não se vão deixar enganar. Mas temos que os desmascarar. É essa a minha intenção.

SL
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 01.03.2020 às 20:56

Caro GreenLight, subscrevo na íntegra o seu texto, espero bem que haja uma terceira opção.
Os sportinguistas que amam o clube JAMAIS permitiriam o regresso do louco varrido, assim espero.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.03.2020 às 10:12

Amigo Valente ,.
O seu discurso visa quase sempre 2 vertentes no futuro do Sporting a atual Direção e o drama de voltar o ex presidente.
Nao pondera que os sócios podem querer uma terceira opçao??
Nao.pondera que estarão cansados destes últimos presidentes e não quererem nenhum deles?
Fica surpreso por o destino dos presidentes estarem dependentes dos resultados mas não estio todos por esse mundo fora?
Estivessem os presidentes dos clubes rivais a passar pelos resultados bastante negativos que o Sporting tem.passado faz anos ainda la estavam?

Esta Direção como qualquer Direção tem um.objetivo no Sporting, resultados , os adeptos dão sempre de barato 1 ou mesmo 2 épocas mas na terceira a Direção já ano goza da sua paciência e terá mesmo que apresentar resultados.
Na verdade o que sinto é que cada vez mais a esmagadora maioria dos sócios e adeptos esta farto das historias do Bruno e do Varandas e não quer mais nenhum dos 2.
Varandas terá ainda a seu favor uma derradeira oportunidade.
Mas...........terá mesmo que mostrar resultados.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 12:38

Caro Julius,

Há quase vinte anos que mudamos muitas vezes de presidente e os resultados estão à vista. Se acha que é esse o caminho discordo. No mínimo um presidente deve cumprir o mandato para que foi eleito, desde que não cometa ilícitos graves.

Além disso o Sporting é um Clube eclético, onde o futebol é a mola real, mas onde existem muitas outras.

Mas o problema do Sporting vai muito para além do presidente. É um problema que se arrasta desde que o futebol se profissionalizou. Se não pararmos para pensar e construir a partir da base, daqui a cem continua esta discussão.

O que os dirigentes e adeptos têm que admitir é têm de sair deste desvario de prometerem campeonatos sem haver condições. São precisos anos "sabáticos" para se criarem as reais condições.

Nesse aspecto, a anterior Direcção até começou bem. Depois começou o desvario e estragou tudo. E estragou quando teve todo o tempo por parte dos adeptos.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 01.03.2020 às 14:05

Nao podemos nem devemos confundir objectivos reais de luta pelos títulos com a obrigaçao de os ganhar, nada disso e deve-se separar bem essas duas realidades na vida actual do Sporting , áparte os problemas conhecidos financeiros do clube ja sabemos que o futebol portugués esta contaminado e isso é um facto, mas sim a exigencia de termos equipas que lutem pelos objectivos que obriguem a que o "sistema corrupto" fique mais desmacarado , se nao fizermos mal a ninguem o sistema segue rindo e cantando sem ser apertado.
O Sporting é o único clube em Portugal que pode e deve apertar a corrupçâo do norte e do outro lado da circular e so com melhores equipa conseguimos fazê-lo .

Temos que ter gente a frente do clube que perceba bem isso e que tenha enorme capacidade de luta sem baixar a guarda .
E nao temos visto nada disso.
Sem imagem de perfil

De LeãoSempre a 01.03.2020 às 13:50

Eles nem dormem! A isto chama-se, parafraseando Michael Christon, "Estado de Medo", título, em Português, de um dos seus romances. Se eu fosse Bruno de Carvalho, continuaria, sim, a fazer afirmações como a que produziu na tal rádio, só para os ver estrebuchar! É sim, amigos! É luta de classes da mais pura e límpida, aquela que, nos nossos dias, decorre no Sporting. Como sempre fui um desgraçado de um pelintra, basta dizer que fui professor do II ciclo do ensino básico, durante 37 anos, já escolhi, há muito, o lado em que quero estar. Não estou, certamente, do lado dos das conssoantes dobradas, nem daqueles que ainda sonham com a volta de um sebastião qualquer que pudesse transportar consigo títulos e privilégios perdidos quando "o raio da nossa República" cá chegou. Sou cego mas não parvo ou tapadinho da cabeça.
P.S.:
Continuem com medinho! É que me está a dar um certo gozo! E, já agora, dizer que aquele clube que amo desde que me conheço como gente, é que sofre! Sempre!
P.S.2:
Só para evitar respostas maldosas, inconvenientes ou apenas estúpidas, sempre vos digo que não, não pertenço ao Pcp nem ao Bloco nem a partido nenhum! Há muito que me forcei a pensar pela minha própria cabeça e a pesar tudo o que se me apresenta mais ou menos claro. Sempre que apareça um Bruno,António, Manuel ou Lucas que seja que seja competente e lute contra os inimigos internos, que os há, e externos, cá estarei a apoiar com o peso que os meus 63 talvez me possam conferir!
Cumprimentos!
José Manuel David
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 16:02

LeãoSempre,

Obrigado pelo contributo, que vem enriquecer o debate. É mais uma opinião que respeito, embora com não concorde com alguns aspectos abordados.

Garanto-lhe que não há qualquer medo de um "fantasma" que persiste em considerar-se vivo. Na apresentação deste texto, está apenas a intenção de auscultar a opinião dos leitores, sobre a remota possibilidade do regresso do brunismo, maquilhado, ou de cara destapada.

No entanto, não se pode deixar de considerar que o "populismo" é sempre uma ameaça real, nas sociedades. E sabe aproveitar-se dos momentos certos para se promover.

Não comparo com luta de classes o que se passa no Sporting. Luta de classes é um conceito que não consigo aplicar à actual sociedade. Mas não passa de mera opinião, porque não sou dono de nenhuma verdade.

Tenho alguma dificuldade em perceber, incapacidade minha, a que propósito vem à baila a questão partidária. Apenas acrescento que tenho simpatias partidárias, e não deixo de pensar pela minha cabeça.

SL
Imagem de perfil

De PSousa a 01.03.2020 às 10:12

SL
Também acho que há mais contestação, mas não se estão a juntar ao "brunismo". Alguns, não eu, apenas acham que foi e está a ser uma das piores épocas do nosdo clube e que a gestão (aquisições e vendas) foram pouco inteligentes. Além de se estar a assistir, nas modalidades, um regresso ao passado. Bem sei que estamos em primeiro quase em todas, mas por vezes acontecem episódios menos positivos, e para mim não é o resultado, é o empenho e atitude que vejo.
Brunismo NÃO! Votarei sempre contra ele.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 12:43

PSousa,
Voltar ao brunismo seria uma atitude estúpida e irresponsável. Acredito que a grande maioria dos sócios não a deseja, apesar dos erros desportivos desta Direcção. Ainda está tempo de reflectir e corrigir o que está errado.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 01.03.2020 às 10:34

Bruno de Carvalho a ser com este anúncio, o melhor amigo de Frederico Varandas.

Se a queda de FV significar a possibilidade de BC regressar, de certeza que o primeiro ficará por mais tempo como presidente.

A minha insatisfação com FV é real mas nunca em circunstância alguma quero o regresso seja de que forma for de BC.

Mas de qualquer forma não acredito que um dia, 2/3 dos sócios possa querer BC de volta como sócio, por mais descontentes que estejam com a actual direcção.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 12:45

C.D.,

Também considero que BdC não conseguirá reunir dois terços dos sócios em AG para voltar a ser sócio.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 01.03.2020 às 10:51

Nação Valente------------Perde-se muito tempo a falar e escrever sobre o destituído. Sobre este assunto, a minha opinião é que ele nunca mais na vida terá qualquer lugar na estrutura do SCP.
A maioria dos Sportinguistas votaram a favor da sua destituição. Os apoiantes que ele tem são sempre os mesmos, pois embora haja uma grande contestação a estes Corpos Sociais, nomeadamente à SAD, onde os erros são constantes, e nada se faz para contrariar esta situação, no caso de haver eleições antecipadas os votos vão para o concorrente, que nos mereça credibilidade. Sabemos que pode haver um "xico-esperto" que nos queira enganar, mas nunca votar numa pessoa que colocou o nosso clube nas bocas do mundo, negativamente, pois de realce só a nível interno, e mesmo assim com um processo de possíveis falcatruas.
Devemos chamar a atenção para o que aconteceu nas últimas eleições. É impensável haverem 5/6 candidaturas, pois o Dr. Varandas foi eleito com cerca de 30/35%. Ora estes valores são possíveis de ultrapassar, pois até o Benedito que nada fez no SCP a não ser como um grande atleta teve mais votos. Por isso as pessoas querem que cada sócio tenha apenas um voto. As eleições internas do PSD são um bom exemplo do que estou a alertar. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 12:58

Fernando Albuquerque,

Concordo com a sua análise. No entanto não é assim que pensam os brunistas, e se for possível fazer alguma falcatrua será feita.

Quanto à questão do sistema eleitoral acho que deveria ser mudado, com a introdução do voto electrónico e a adopção de duas voltas. Também concordo, em tese, que o sistema mais democrático é um homem um voto. Mas compreendo que esse sistema visa valorizar a fidelidade do sócio, e que estes não aceitarão perder essa regalia.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 01.03.2020 às 18:06

Nação Valente-------------Discordo completamente de cada sócio ter apenas um ponto. Temos imensos casos de vigarices nesse campo, pois os Estatutos devem ter regras , que neste caso penso são omissas. . Qualquer "abonado" concorria e arranjava uns milhares, a quem pagava apenas umas quotas (quantas?) e depois tinha o caminho livre para a cadeira da Presidência. Eu ainda sou do tempo que as lotações esgotavam no estádio José Alvalade. Para se ter acesso a um bilhete ou mais, para o jogo contra o FCP/SLB, bastava na semana anterior entrar para sócio e essa "habilidade" resolvia o problema. Por isso é que os associados não pagantes de quotas eram sempre um número elevado. pois neste caso deixavam de as pagar. No ano seguinte faziam a mesma habilidade entrando a mulher ou filhos para associados. Infelizmente este estádio está sempre com lotações baixas, pois as borlas não deviam de contar. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 18:32

Fernando Albuquerque,

Para clarificar a minha posição, nos clubes desportivos, e SCP em particular, justifica-se que sócios mais antigos tenham mais votos. É uma forma de os compensar pela fidelidade.
Imagem de perfil

De Greenlight a 01.03.2020 às 19:53

Completamente de acordo. Os sócios mais antigos devem ter mais votos. A conversa de um sócio, um voto é demagogia.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 01.03.2020 às 10:56

Atenção que BdC nem sequer precisa de ser sócio para "estar presente". Basta-lhe escolher uma pessoa da sua confiança para liderar o clube e ele pode ser indigitado como presidente da SAD.

Mas o que a grande maioria dos sócios quer mesmo é que a direção atual faça as coisas como deve ser na pré-época, para a equipa de futebol poder lutar pelo 1º lugar.

Ah e já agora se não for pedir muito, a reestruturação financeira? Estamos à espera da sua conclusão há meses.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 13:06

É verdade, Mike, BdC pode concorrer com um testa de ferro. Mas se o declarar publicamente duvido que ganhe.

Concordo que a próxima época deva ser bem preparada, e acredito que agora há melhores condições para que isso aconteça. No entanto, não vivo no mundo da fantasia. O Sporting, no imediato, não tem finanças para construir um plantel para ganhar o campeonato. Mas posso sempre dizer que luta pelo primeiro lugar. Vale o que vale.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.03.2020 às 11:03

Eu pessoalmente não apoio o regresso do BdC.... mas tenho de dizer que me ri quando o Nação Valente foi buscar os estatutos.... por isso a pressa na expulsão de sócio, sabiam de antemão que o Varandas iria destruir o Sporting e por isso a urgência na expulsão. Mas ri-me por ver a hipocrisia sobre os estatutos e o cumprimento dos mesmos.

O Sporting tem estatutos e ficou tudo muito claro o que está em causa aquando da rejeição da AG, sitio onde os sócios podem reclamar, ao não ser permitido o cumprimento dos estatutos não existe outro caminho que não seja o de levar este assunto a tribunal até à expulsão do Varandas....

Misturar destituição Varandas com brunismo é tentar provocar medo, porque já percebemos que não existe estratégia nem rumo, portanto só o medo tem servido para segurar o Varandas.

Alguém acha que vamos ter ainda 2 anos e meio de mandato do Varandas? O que eu vejo é agarrarem-se ao tacho.... cabe ouvir os sportinguistas em AG em linha com os estatutos.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 01.03.2020 às 12:42

Schmeichel,

"...por isso a pressa na expulsão de sócio, sabiam de antemão que o Varandas iria destruir o Sporting e por isso a urgência na expulsão."

Mesmo admitindo que esta frase fosse 100% verdadeira, BdC foi expulso por larga maioria dos sócios. Isso quer dizer que esta grande maioria tinha que estar por dentro do "complôt" do Varandas, não é?
Não faz sentido !!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.03.2020 às 16:04

Mike,

Queres apostar que se daqui a 1 ano colocarmos a possibilidade de expulsão do Varandas e do Rogério Alves, também eles eram expulsos. Ou achas que não?

Os sócios têm por norma seguir as directrizes impostas pelas direcções.... um ano antes BdC teve 90%. Relembro que vários presidentes poderiam ter sido expulsos, não deixa de ser estranho a velocidade do processo ao BdC.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2020 às 16:08

Disparates em cima de disparates do lunático-mor dos brunistas!!!

Vá-se tratar Schmeichel, enoja mesmo!!!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 16:44

Caro Rui,

Mesmo o Schmeichel para o tirar do sério. Talvez o melhor seja não o levar a sério.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2020 às 16:58

A tolerânica tem limites e ele já ultrapassou a minha há muito!!!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 13:19

Ora nem mais, aí está mais uma vez, a tese da conspiração de Schmeichel, defendida por BdC, nas declarações, em tribunal. Até na expulsão já sabiam que Varandas ia destruir o Sporting. Acredita mesmo no que escreve? Se acredita é caso para preocupação.
Sem imagem de perfil

De João a 01.03.2020 às 12:15

Há sportinguistas que metem no mesmo saco um marginal como B.de Carvalho e um banqueiro como Ricciardi...,confesso que não compreendo,será que querem para presidente do clube um qualquer escriturário ou ex- atleta,sem poder económico...,os grandes clubes europeus têem como presidentes que tipologia de associados?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 01.03.2020 às 12:44

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Ricciardi é do mais mafioso que pode haver, meu caro. O BdC é anjinho ao lado desse personagem.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 13:12

João,

Não concordo que a solução para a presidência do Sporting tenha de passar por um banqueiro. Até porque não há banqueiros tão generosos que ponham o seu dinheiro no Clube. O presidente tem sobretudo de ter o perfil adequado, e ser competente.
Sem imagem de perfil

De RCL a 01.03.2020 às 12:28

Sò de ouvir esse nome já é um pesadelo. Todos os anteriores presidentes quando acabaram os mandatos sairam de cena, BdC, o próprio, ou pela voz dos seus asseclas, continua a matraquilhar os nossos ouvidos.
Chiça!!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 13:13

Caso patológico. A psiquiatria que analise.
Sem imagem de perfil

De Cristiano a 01.03.2020 às 14:38

Com todo o respeito, naquele discurso há mais qualquer coisa na chávena do café! !
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.03.2020 às 16:31

Cristiano,

Tenho dificuldade em ver para além das evidências, mas naquela apresentação de candidatura fora de contexto, pode haver qualquer outra intenção.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo