Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_770x433$2017_09_05_00_50_20_1309414.jpg

 

Várias reportagens noticiosas a circular a praça mediática esta quarta-feira, em que André Geraldes, director de futebol do Sporting e braço direito de Bruno de Carvalho, surge como a figura central.

 

Abordo este tema não sem muitas reservas, dado que se verifica muito pouca informação oficial, ou seja, confirmação concreta dos eventos que estão a ser reportados pela media desportiva portuguesa.

 

Começando pela TSF, em que esta alega que recebeu um comunicado da Polícia Judiciária, através do qual é suposto ser confirmado que quatro pessoas foram detidas esta quarta-feira no âmbito da investigação já há algum tempo em curso, a suspeitas de corrupção no andebol do Sporting, incluindo o antigo responsável pelas modalidades e actual diretor do futebol, André Geraldes.

 

Ainda, que a operação Cashball envolveu 40 elementos da Polícia Judiciária, que levaram a cabo cerca de uma dezena de buscas domiciliárias e em clubes desportivos, inclusive da Sporting SAD, esta quarta-feira, após o Ministério Público ter confirmado a investigação ao alegado esquema de corrupção no campeonato de andebol do ano passado, em que o Sporting conquistou o título. O esquema envolveria a compra de equipas de arbitragem, para garantir vitórias para o Sporting e também derrotas para o FC Porto.

 

O complemento noticioso é então apresentado pelo Jornal de Notícias, que reporta que os outros três detidos são João Rodrigues, empresário e interlocutor no alegado esquema de corrupção, Gonçalo Gonçalves, braço direito de André Geraldes, e Paulo Silva, empresário acusado de corromper jogadores e árbitros de andebol.

 

Segundo o que o JN alega que apurou, além da SAD do Sporting inspectores da Judiciária estão, igualmente, a efectuar buscas em casa do denunciante, na zona do Entroncamento, para além de uma dezena de outros locais, como as residências dos outros detidos. As autoridades procuram documentação que sustente a denúncia do empresário, segundo a qual diversos árbitros terão sido comprados com verbas que oscilam entre os 1500 e os dois mil euros.

 

A figura central neste inbróglio aparenta ser o acima referido Paulo Silva - intermediário "arrependido" - que em Março deste ano terá apresentado uma participação formal no Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público do Porto, onde entregou telemóveis com mensagens áudio de WhatsApp, uma aplicação que permite trocar comunicações encriptadas. As mensagens, gravadas e guardadas pelo denunciante, envolvem um outro empresário, que Paulo Silva garantiu estar ligado ao Sporting.

 

Nestas mensagens escritas (também através de WhatsApp) constarão instruções de pagamentos, de encontros com árbitros e com jogadores de futebol. Outras trocas de mensagens envolvem Gonçalo Rodrigues, do Gabinete de Apoio ao Atleta e Modalidades Profissionais do Sporting, que ontem suspendeu as suas funções no clube.

 

O outro empresário e o elemento do Sporting serviriam de tampão entre o corruptor e André Geraldes, que nega qualquer esquema de corrupção. De acordo com Paulo Silva, este dirigente seria a cabeça do esquema de corrupção que terá permitido aos leões serem campeões de andebol na época passada, além de várias vitórias em jogos de futebol.

 

Paulo Silva entregou ao Ministério Público mensagens em que comenta com os dois interlocutores o comportamento dos jogadores de futebol, alegadamente comprados. As instruções dadas aos atletas por Paulo Silva seriam no sentido de darem "espaço ao Bas Dost", para que este pudesse marcar golos.

 

Ao que o JN alega que apurou, estarão a ser investigados jogos do Sporting frente ao Guimarães, Feirense, Chaves, Tondela, Aves e Estoril, da época passada. Serão estas as equipas a que pertencem atletas que Paulo Silva garantiu ter abordado, dando conta, por WhatsApp, dessas diligências ao outro intermediário.

 

Em relação ao campeonato de andebol, o suposto "arrependido" Paulo Silva assegurou ao Ministério Público que recebia 350 euros por cada árbitro que conseguia corromper. O clube de Alvalade também assumiria as despesas com deslocações.

 

Um dos jogos em que garante ter comprado a equipa de arbitragem foi o Benfica-F. C. Porto do ano passado. Uma derrota dos azuis e brancos beneficiava os leões na luta pelo título. Diz que no final do encontro terão sido pagos três mil euros à dupla de arbitragem, em Braga. Assegurou ainda ter oferecido dois mil euros a um dos árbitros que apitaram a partida entre Sporting-F. C. Porto. O árbitro terá aceitado a proposta mas, como o Sporting perdeu a partida, o dinheiro não foi entregue.

 

Tudo isto mais parece um filme de ficção, mas obviamente muito grave, caso venha a ser provado em tribunal. Uma ideia me confronta prontamente: se de facto forem provadas estas actividades ilícitas de André Geraldes - e neste momento não devemos perder de vista a presunção de inocência -, é inconcebível que o director fizesse seja o que for sem pelo menos a anuência do presidente do Clube e da SAD.

 

Adenda: O Sporting emitiu um comunicado, esta tarde, a confirmar as buscas e que dois colaboradores foram constituídos arguidos:

 

"O Sporting Clube de Portugal confirma que foram realizadas, no dia de hoje, buscas nas instalações do Clube, no âmbito de uma investigação que se encontra em segredo de justiça.

O Sporting Clube de Portugal confirma ainda que dois colaboradores foram constituídos arguidos. 

O Sporting Clube de Portugal confia na justiça e, como sempre defendeu, prestou e prestará toda a colaboração necessária ao apuramento da verdade".

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:25

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


83 comentários

Sem imagem de perfil

De Pastor a 16.05.2018 às 16:36

Na CM tv estão a indicar que o escandalo do andebol alastrou-se tambem ao futebol e que a goleada com o guimaraes tinha sido comprada.
Perante isto sinto-me muito mais inclinado a achar que se se trata duma aldrabice pegadas estas noticas ou pelo menos um claro exagero.
Mas como diz o cego... a ver vamos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 16:43

Eu nada escrevi assente em reportagens do CM, aliás, nem sequer consultei nem vou consultar esse jornal.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 16.05.2018 às 16:52

Também em nada disse que o tinha feito. Tambem não consulto este pasquim.
Limitei-me a constatar um facto. Que na CMTV (igualmente lixo) estava a passar em loop e em grande plano que o escandalo do andebol tinha passado ao futebol. Atendendo a quem é e ao surreal da história sinto-me mais inclinado a acreditar que ha no minimo um grande empolamento para fins sensacionalistas do que realmente se possa estar a passar. Ou ser um chorrilho de asneiras.
Sem imagem de perfil

De Issodizestu a 16.05.2018 às 17:45

Quando a CMTV noticiou buscas ao Benfica no seguimento de denuncia anónima não era lixo, porque será agora?
Face a isso já estaria a pedir prisão para toda a gente e descida de divisão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:49

Nenhum redactor do blogue fez essa referência. Se leu isso em qualquer parte, não foi aqui, nem este post está relacionado com o clube da Luz.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 16.05.2018 às 17:55

Issodizestu prova o que dizes e mostra cabalmente onde está escrito o que disseste. Mostra aí os posts ou os comentários grande mentiroso.
Sem imagem de perfil

De Issodizestu a 16.05.2018 às 18:08

Infelizmente não posso porque alguns deles estão foram parar ao whatsapp do André Geraldes.

Espero que entendas que pela conversa és rapaz para dizer isso e muito mais comportando-te agora como uma virgem ofendida de 50 anos de idade.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 16.05.2018 às 18:37

AHAHAHAH És patético. Vai ver no email que pode ser que os tenhas guardado então. Passa bem que conversa queres tu e já te dei trela a mais.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 16.05.2018 às 17:10

Já li (naõ sei se é verdade ou não) que toda esta investicação é do CM e se for assim, tudo o que se lê ou vê noutros orgaos tem origem nesse jornal
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:18

Essa também foi a minha posição inicial e, de certo modo, continua a ser.

No entanto, tanto a TSF como o JN clamam que apuraram determinados factos directamente e temos agora o comunicado do Sporting, que eu já transcrevi em adenda ao post.
Sem imagem de perfil

De Nando a 16.05.2018 às 16:52

Pode que a direcção do Sporting esteja isenta. Isto porque o principal interessado foi o André Geraldes, que subiu das modalidades para o futebol e só depois deve ter contado a direcção o que fez.
Por outro lado, pode haver culpa da direcção, se esta ao saber do esquema, pede ao Geraldes para ver se consegue fazer o mesmo no futebol.
Consta-se que houveram jogos influenciados:
Aves (a 6 de Agosto)
Guimarães (19 de Agosto)
Estoril (27 de Agosto)
Feirense (8 de Setembro)
Tondela (16 de Setembro)

A minha pergunta é: porque só estes jogos, de inicio de campeonato?
Sem imagem de perfil

De Pastor a 16.05.2018 às 16:55

Ficava muito caro no orçamento uma época inteira se calhar. Estou a começar a ficar convencido que é capaz de não ser bem como os jornais andam a apregoar. Mas neste país nunca se sabe
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 16.05.2018 às 17:16

Atenção que não denunciar um esquema de corrupção ou um ilícito constitui, em si, crime passível de punição. Seria o mesmo que a direcção compactuar com tal actuação, sendo cúmplice por todo o esquema. Como tal, não se pode afirmar que talvez sejam isentos apenas porque não são os autores do esquema, caso soubessem desse mesmo esquema e nunca o denunciaram.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:20

Neste momento, ainda é um cenário muito pouco esclarecido, no mínimo, ambíguo.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 16.05.2018 às 17:02

Esta situações são sempre complicadas, já que é muito fácil efetuar-se logo o julgamento por 'antecipação'.

Acho que ninguém duvida do "dark side" do Azevedo de Carvalho, mas será mesmo um caso de deixar a justiça atuar.

Fala-se nos corredores que ainda virá a lume uma 'notícia' sobre o Doping, mas percebi que era sobre o Porto ou Benfica, não o sobre o Sporting.


Olhando para isto tudo, e verificando-se as mensagens de Whatsapp.... a minha questão é mesmo se o Geraldes irá 'acatar' a culpa toda sozinho ? Duvido....

E o Saraiva que ainda à bem pouco tempo postava no facebook que isto era uma "época quase perfeita" ??

Surreal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:25

Vejo benfiquistas a perguntar constantemente pelo Nuno Saraiva. O homem é um funcionário do Sporting e creio que nunca se pronuncia publicamente sem a anuência do presidente e/ou Direcção.

Salvo haver algo que desconhecemos, claro. Mas é a figura menos importante em tudo isto.
Sem imagem de perfil

De Sigmund Vienna a 16.05.2018 às 17:27

Pelos casos de doping só os atletas respondem, e não os clubes.
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 16.05.2018 às 22:00

A sério?!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.05.2018 às 17:02

Tá visto!!..
O Sporting não tem, nem nunca teve categoria para a corrupção.
Não está no ADN leonino!!.
E quem se quis armar em chefão foi prontamente desmascarado.

Pois, joguemos à bola e a Taça é nossa.

P. S. Brutus Bruno, ainda nao pediste a demissão??!..
Estás à espera de que?.. De perdão?.
Não acredito que o 90% desta vez sejam 🙈🙉🙊
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:26

Não pediu e só a pedirá se for mesmo encostado à parede por algo incontornável.
Sem imagem de perfil

De Gabriel Osório a 16.05.2018 às 17:51

Esta taça mesmo que conquistada vem cheia de bílis.
Se for perdida nem quero pensar em quantos vão cortar os pulsos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:55

Cada um fala por si mas, para mim, passou a ser inconsequente a partir do jogo com o Marítimo.

Mesmo conquistada, não compensa a não qualificação para a Champions de modo algum.

Entretanto, surgiram os outros incidentes de registo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 16.05.2018 às 17:06

Pelo que é possível saber através da leitura nos jornais, a situação de André Geraldes é grave. Aparentemente, ele prestou declarações na condição de detido e a competência da audição foi transferida da Polícia Judiciária para um juiz.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:27

Neste momento estamos no escuro, porque desconhecemos a informação nas mãos do Ministério Público.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 16.05.2018 às 17:39

Tem razão caro Rui Gomes. Mas...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:47

Compreendo que é um "MAS" muito grande e significativo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 16.05.2018 às 18:08

Um "MAS" muito grande e significativo, capaz de lançar a dúvida e o receio!...
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 16.05.2018 às 18:50

Mas.....
O João Aurélio,um dos que recebeu 12 mil patadas,já está na PJ do Porto.
Sem imagem de perfil

De Sigmund Vienna a 16.05.2018 às 17:18

Já cá faltava a 'presunção de inocência'. De uma vez por todas: isso é um princípio legal e aplica-se aos trâmites processuais e aos julgamentos. Nada tem que ver com opiniões privadas, e não deve substituír a moral e a ética.

Al Capone só foi condenado por fraude fiscal, pelo que, a seguir-se o chavão da 'presunção de inocência', não poderíamos dizer que se tratava de um assassino.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:21

Quer ensinar o quê a quem ?
Sem imagem de perfil

De Sigmund Vienna a 16.05.2018 às 17:28

Isso deveria resultar claro do que escrevi.
Sem imagem de perfil

De batalha a 16.05.2018 às 17:19

ahhhh que o pasquim CM só serve para espalhar emails inócuos, ai sim é credível!

ainda agora começou e é giro de ver que os "donos" desse pasquim são também "donos" do Sporting!

levados ao colo este ano ou teriam sofrido uma vergonha gigante, clube carregado de incompetentes, doentes que mesmo assim nem o acordado a dada altura com o "paizinho" da costa conseguiram!

o karma é tramado e vão pagar bem caro as cortinas de fumo que mandaram a época inteira, vai-se saber quem realmente compra o quê.

tic tac tic tac
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:21

Cuidado com os telhados de vidro!!!
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 16.05.2018 às 17:28

Mulher de André Geraldes dixit.

"Se o meu marido for preso,vou dizer toda a verdade e o BdC que se defenda como pode.A culpa não pode morrer solteira"
Sem imagem de perfil

De Sigmund Vienna a 16.05.2018 às 17:30

Onde disse ela isso?
Sem imagem de perfil

De António a 16.05.2018 às 17:38

Em lado nenhum.

Inventou.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:44

Luis Vicente,

Antes de agir, repito o pedido do outro leitor. Queira indicar onde se encontra essa declaração da mulher de André Geraldes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 18:58

Há muito que reconheço que é uma pessoa de má fé. Nunca debate, manda bocas, invariavelmente gratuitas.

Exijo que refira aqui a origem do que citou no outro comentário. Se não o fizer, nunca mais comenta neste espaço. Ponto!!!
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 16.05.2018 às 19:35

O Rui não me conhece de lado nenhum.
Eu não conheço o Rui de lado nenhum.
Portanto eu não vou fazer considerações sobre o seu caracter.
Eu comento através do meu Face,só tenho um eMail e um IP.
Se tiver um bocadinho de inteligência vai perceber,porque é que eu sei tanta coisa,que o Rui não sabe.
Isso é que o incomoda.
Passe bem,e desmentida o que eu escrevo,mas com factos,e dispenso os serrotes.
Até porque serrotes há muitos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 20:06

Não vou perder mais tempo e energia consigo. Não preciso de o conhecer pessoalmente para o ajuizar perante os comentários que faz. Só isso é que conta aqui e não o que somos ou não somos na nossa vida particular.

Citou uma pessoa - possivelmente até a difamou - e depois recusa indicar a origem da citação.
Sem imagem de perfil

De batalha a 16.05.2018 às 18:41

quem não teve cuidado com os telhados de vidro sei eu bem quem foi, é só ligar a tv e saberá também!

meses dentro do Benfica, encontraram uma toupeira...

bastou um par de horas dentro de Alvalade para levar o Geraldes de cana....

CORRUPÇÃO DESPORTIVA

telhados de vidro é ser simpático... eram mesmo de cristal.

como não sou hipócrita tenho a dizer que estou a adorar!!!

Karma é tramado...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 18:56

Não venha para aqui fazer campanha encarnada, que começo a eliminar os seus comentários.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 16.05.2018 às 17:31

" levados ao colo este ano ou teriam sofrido uma vergonha gigante, clube carregado de incompetentes, doentes..." Porque é que neste post estás a falar do benfica?
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 16.05.2018 às 17:54

Sem imagem de perfil

De batalha a 16.05.2018 às 18:31

ah e o Benfica...

bruno és tu?! o rei do sporting?!

vais pagar,,, bem pago!

tenho um panelão de pipocas pronto!

carrega... ups, carregueira Geraldes!
Sem imagem de perfil

De Pastor a 16.05.2018 às 20:19

É preciso seres particularmente estupido (acredito que sejas) para achares que sou o BC. No entanto acho a tua estupidez bastante divertida.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.05.2018 às 17:38

Sou do Benfica mas curto é mesmo desporto, também não gostei de tudo o que foi feito e dito sobre o Benfica, mas atenção que o Benfica não está ilibado de nada.

Mas digo uma coisa que todos diziam onde há fumo há fogo. Pelo que prercebi estes casos estão a ser investigados pela SIC Noticias. Foram eles que receberam as gravações.

Mas uma coisa é certa o Pinto da Costa mesmo velho ainda ensina aos miudos (BDC e LFV) quem manda e como se fazem as coisas.

Atiçou o cão de fila BDC, deu-lhe alguma folga . E agora conseguiu entalar o SLB e SCP, enquanto se tornou campeão e nada lhes chega a eles. Isto faz-me lembrar novamente os anos 90, pelos vistos ainda não perdeu o jeito.

Em relação ao que aconteceu em Alcochete Bruno de Carvalho até prova em contrário tem 80% de culpa do que aconteceu, principalmente pelas constantes incitações á violencia e ódio e aos comentadores de canais pelo mesmo motivo. Se por alguma razão for confirmada as suspeitas de que isto foi a mando dele, isto será uma das coisas mais graves do futebol português, com exceção daquele anormal que lançou o Very Light, se se provar vai parar a um hospital psiquiátrico .

Oliveira
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:43

Caro Oliveira,

Vi que se identificou no final do texto, mas agradeço que siga estas instruções para na próxima vez não arriscar o comentário ser eliminado.

http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/3531015.html

Sem imagem de perfil

De Nando a 16.05.2018 às 17:47

Não sei onde por isto pelo que fica aqui:
O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, acusou, esta quarta-feira, o presidente do Sporting de ser responsável pelo ataque ocorrido esta terça-feira no campo de treinos do clube, em Alcochete, e admitiu a hipótese de a final da Taça de Portugal se realizar à porta fechada.
in JN (https://www.jn.pt/desporto/interior/ferro-rodrigues-admite-final-da-taca-a-porta-fechada-e-arrasa-bruno-de-carvalho-9347446.html)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 17:58

Também li isso, mas não compreendo esse seu raciocínio. Penalizar a vasta maioria só por umas dúzias?

O governo devia era por a mão na consciência. Há muito que devia ter agido severamente perante a violência à volta do futebol.

Enfim... políticos!
Sem imagem de perfil

De Nando a 16.05.2018 às 18:13

Não deverá acontecer o q esta a apregoar, no entanto, temos que nos lembrar que a poucas semanas atrás, os dirigentes dos 3 grandes foram a AR discutir o clima de guerra que pairava no futebol.

E a resposta o Presidente da AR deve vir nesse sentido.
BdC, queria tanto a paz e afinal faz isto.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 16.05.2018 às 17:50

"Colaboradores".... Tá bem. Não são funcionários pagos pelo Clube nem nada, são "colaboradores"....

Vamos a ver.

Já 'ouvi' nos corredores que garantidamente que o Azevedo de Carvalho será detido, relacionando vários processos, mas que primeiro vão tentar 'virar' o André Geraldes.

Por mais 'violento' e 'vergonhoso' que este momento seja, poderá ser o que salvará o Sporting.

Que Rogério Alves avance de uma vez.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2018 às 18:02

Outro.. Que "corredores" são esses???
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 16.05.2018 às 18:09

São conversas que tenho com conhecidos que ainda estão muito ligados ao futebol.

E parece que virá mais uma situação com Doping.... (neste caso não me disseram qual dos 3 grandes era ou se era mais que um, embora tenha ficado com a impressão que seria ou Porto ou Benfica...).

Como já disse várias vezes, são conversas de "corredor". Não dêem relevância desmedida porque, até ver, não passam disso mesmo.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 16.05.2018 às 18:03

Já não restam dúvidas de que alguma efectivamente se passou. Resta aguardar para perceber a extensão da coisa ... e quais as consequências possíveis para o Sporting!
A confirmar-se que sirva pelo menos para o Sporting se livrar do cancro que se instalou no Clube (BdC e seus acólitos)

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo