Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O "sistema" funciona assim...

Rui Gomes, em 26.11.15

 

benfica.jpg

 

Muitas lágrimas "encarnadas" têm sido derramadas na praça publica em dias recentes, mas é quase tudo "fogo de artifício" para desviar as atenções do trabalho do "sistema" nos bastidores de poder do futebol português.

 

Jorge Sousa foi classificado com nota de 2,4 no «derby» entre Sporting e Benfica, no passado sábado, atribuída pelo observador António Costa (Aveiro) - ObsC1a (LFP) - e tem por base duas decisões capitais da parte da equipa liderada pelo juiz portuense.

 

59e1b3aa-10e0-4f9c-bdd8-48b62244e487.jpg

A primeira diz respeito à continuidade de Islam Slimani em campo, na sequência de uma agressão a Samaris que o observador registou nos seus apontamentos, ao minuto 46'. A outra, no lance que mais celeuma provocou, já perto do final do prolongamento, quando Luisão caiu na área, "embrulhado" com João Pereira e Rui Patrício. Jorge Sousa declinou marcar grande penalidade, mas o observador António Costa (foto) considerou essa decisão um erro.

 

A escala de atribuição de notas aos árbitros vai de 0 a 5 pontos. Por isso, a classificação de 2,4 é muito negativa e uma das piores da carreira do melhor árbitro de 2014/15.

 

Esperamos que o relatório completo de António Costa venha a público para nos permitir ter uma ideia clara da sua competência e isenção de observação. Para já, fica-se com a ideia que é um relatório muito "inclinado", tendo em conta todas as incidências do jogo.

 

Jorge Sousa evidencia-se agora pela sua ausência no leque de escolhas do Conselho de Arbitragem da FPF, para a próxima jornada da I Liga.

 

É assim que o "sistema" funciona e, como já afirmei vezes sem conta, não é a gritar às quatro paredes que vai ser abatido.

 

publicado às 03:36

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


15 comentários

Imagem de perfil

De Profeta a 25.11.2015 às 22:57

O João Capela teve nota positiva no derby do "limpinho limpinho". Tudo dito.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 26.11.2015 às 07:42

Começam a ser vários os casos em que os arbitros dos jogos do SCP são penalizados e bem diga-se com notas negativas (Cosme e Jorge Sousa cometeram vários lapsos) mas e aqui é um grande MAS dando apenas relevo por parte dos observadores dos lances que supostamente beneficiaram o SCP ... qual a mensagem que passam !?

Simples se errares erra contra o SCP porque se errares a favor estás f........!
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 26.11.2015 às 08:09

Só por curiosidade, gostava de saber de que clube é simpatizante o tal observador António Costa.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 26.11.2015 às 08:34

Em 2010/11 este observador foi considerado inapto. 👓?http://docslide.com.br/documents/co441-exames-promocao-observadores-fut11-futsal.html
Sem imagem de perfil

De Sotto Mayor de Belas a 26.11.2015 às 08:34

Caro Rui,

Antes de afiar já o "lápis azul" ou a guarda pretoriana deste blog atacar, asseguro-lhe que o meu comentário é sobre uma dúvida legítima.

"É assim que o "sistema" funciona e, como já afirmei vezes sem conta, não é a gritar às quatro paredes que vai ser abatido."

Elucide-me: se não é a fazer barulho a denunciar estas situações o que deve fazer a direcção? Meter alguém nas direcções dos jornais desportivos?

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.11.2015 às 11:00

Já respondi a esta questão vezes sem conta e não me vou repetir.
Sem imagem de perfil

De Sotto Mayor de Belas a 26.11.2015 às 11:03

Obrigado!
Sem imagem de perfil

De PSousa a 26.11.2015 às 09:21

SL
Bem feito era haver também "notas" para os observadores....
Será que este senhor também já recebeu a "caixa".... já teve direito aos almoços?
É ridículo atribuir uma nota destas em comparação com notas já dadas em outros jogos e onde o apito errou mais.....
Estou mesmo a ver os próximos jogos do SCP.... estou, estou!
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 26.11.2015 às 09:53

Em meu entender, a nota do árbitro não está correcta, pois não devia ser de 2,4... mas sim...abaixo de zero...
Porquê...?
Então, partindo do pricipio de que os observadores estão lá "para observar tudo", se conseguiram na sua "observação" ver os lances em que o árbitro possa ter "prejudicado" o benfica...
Também "devem ter visto" os lances em que foi o Sporting o prejudicado...
Como esses lances foram até em maior número...eles terão forçosamente de ter incidências na nota final do árbitro, daí que possivelmente...e para "haver justiça", a mesma nota deveria ser na ordem dos 0,024 ou coisa semelhante...

Ou os observadores "só conseguem" ver no sentido "que lhes convém"...?

Mais do que saber a cor clubística do mesmo...gostaria de saber quantas "caixas douradas", terá na sua colecção...!

"Continua-se a brincar" com coisas sérias...

SL
Sem imagem de perfil

De jose a 26.11.2015 às 10:01

Caro MaxMartins,

Se os casos fossem ao contrário e se o Benfica tivesse ganho, os argumento é que a arbitragem teria sido à moda inglesa e como tal excelente.

Agora quando se analisa os casos apenas para um lado, está tudo dito...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.11.2015 às 11:05

Totalmente de acordo com o post!

O dito sistema está a ficar incomodado com o Sporting e está a vir ao de cima uma parte importante do sistema.... a avaliação dos árbitros!

Deixo aqui algumas questões:

- Porque razão as unicas notas de árbitros conhecidas são as de Cosme Machado (Arouca-Sporting) e Jorge de Sousa (Sporting-Benfica)?

- Porque razão o relatório do observador só enuncia 2 lances de erro capital? e são precisamente os 2 únicos lances reclamados pelo benfica... mas o mais estranho é que para o observador ter detectado tais irregularidades, só o poderia ter feito através da TV.
Portanto a minha questão é, os observadores só vão usar a TV nos jogos do Sporting? e se a utilização da TV não serve para ver as agressões e penaltys cometidos pelos jogadores do benfica?

- Questiono ainda o que é que se está a espera para abrir uma investigação criminal após as declarações do Marco Ferreira? é por demais evidente as pressões junto dos árbitros para beneficiar o benfica, mas ouvir a comprovação dessa pressão directamente da boca de um árbitro e verificar que as entidades competentes nada fazem.... é apenas o reflexo do dito sistema!! o controlo da avaliação dos árbitros!
Sem imagem de perfil

De Benfiquista a 26.11.2015 às 16:46

Costumo visitar e ler este blog apesar de ser Benfiquista, (know your enemy - sun tzu) e o que me espanta é que vejo constantemente posts sobre o Benfica aqui.
E o Porto, esqueceram-se deles? Somos 3 a querer o poleiro, não se esqueçam.
Refiro o porto porque as contas deles foram hoje apresentadas e aquilo está bonito...

Relativamente ao Post, um erro não corrige outro erro. Tanto que a actuação do arbitro foi péssima, até o Sporting se queixa na CS em 9 lances. Sejamos sérios, para barulho já chegam as declarações de alguns dirigentes de ambos os clubes. Processos sumarissimos sempre houve no futebol português, especialmente para estes lances que não foram ajuizados pelos árbitros durante o jogo. Agora de repente é um ultraje?

Relativamente ao ataque a Vítor Pereira, vocês foram na conversa do Porto na questão do sorteio do árbitros. Espero que, e caso tal mudança aconteça, a vossa sorte no "sorteio" seja igual à do sorteio da Taça de Portugal nos últimos anos. É que enquanto Benfica e Sporting vão apanhando adversários difíceis o Porto vai-se passeando (excepto no ano passado) com equipas do terceiro escalão.


Saudações Benfiquistas.
Sem imagem de perfil

De Tiago Rodrigues a 26.11.2015 às 18:11

O sistema está em que só se sabem notas de árbitros que receberam uma avaliação negativa por lances que supostamente beneficiaram o Sporting, sem contar com tudo o resto. Quem está a transmitir estas informações à comunicação social? Não será isto uma maneira uma muito matreira de avisar que se em caso de dúvida o Sporting for beneficiado levam forte? Porque é que não se sabe a nota do árbitro do Estoril-Benfica? Enfim, só não vê quem não quer ver. E o que mais me enoja são os 'spinns' lançados pela turma do Gabriel: Mitómanos! incendiários! Coação! Tão ofendidas que elas estão... Mas o melhor spinn de todos foi aquela do "O Jorge Sousa é o melhor árbitro português, mas foi expulsar o GR suplente do Benfica porque o Julio Cesar poderia estar lesionado!", escorrido em dança sincronizada pelo Pedro "espuma nos cantos" Guerra e pelo Rui "eu até estive numa conferência com a Madeleine Albright quando estive nos EUA" Gomes da Silva. Na mesma frase conseguiram o enorme feito de por em causa a honestidade do árbitro e passar-lhe a mão pelo pêlo. Mas acham que os árbitros comem gelados com a testa?! Os árbitros estão fartos destes 'sistemas', primeiro azul e depois vermelho! Já agora, porque é que o Benfica ganhou 4 campeonatos no pós apito dourado? Começando na época do Trapatoni, onde os jogadores do Benfica podiam malhar à vontade, até ao #colinho do ano passado? Este ano o colinho acabou, convençam-se disso! Em Alvalade já não mora a turma dos bons rapazes campeões das vitórias morais.
Sem imagem de perfil

De Benfiquista a 26.11.2015 às 19:01

Acho que ha muitoa confusão na tua cabeça, misturas tudo.

Desde o apito Dourado (2004) em 11 anos o Benfica ganhou 4... claramente só com a ajuda dos arbitros porque ainda está para nascer um adepto rival (qualquer que seja o clube) a dar mérito ao vencedor (qualquer que ele seja).

Se o Benfica não teve qualquer mérito nas ultimas 3 vitorias do campeonato, porque foram buscar o JJ? Custa admitir que nos últimos dois anos o Benfica foi a melhor equipa? E o JJ o melhor treinador?

O Benfica ganhou os últimos dois anos e eu digo-te porquê, claro demérito do Porto, porque não teve treinador à altura. Tal como se viu na terça o lopatego fez merda outra vez.
Ao invés perdemos há 3, 4 e 5 anos com erros clamorosos do maravilhoso JJ, seja na cagança 2010/2011, na gestão da equipa e com ajuda do actual presidente da Liga (golo em fora de jogo do maicon na luz).

E vejam se ganham hoje, porque ser só o Benfica a fazer pontos para o ranking não é justo.

E porque foi chamado de mitomano o BdC? Porque inventou que tinha tido umas chamadas telefonicas com LFV e depois disse que era brincadeira...
Incendiarios? Eu estava no Estádio quando membros de uma da vossa claque no final do jogo incendiaram as cadeiras que se propagaram à cobertura, nessa altura era GL & companhia, incluindo o Pereira Critovão que incendiaram os animos antes do derby, ou não te lembras?
Sem imagem de perfil

De Tiago Rodrigues a 26.11.2015 às 20:40

Esse argumento é tão vazio como dizer que o Mourinho era mau treinador só por causa das actividades menos lícitas do seu clube, vulgo apito dourado. O meu ponto aqui é que o sistema, antes azul , agora vermelho, está assente nestas 'observações' e 'avaliações' dos árbitros. Está assente no passar a mão pelo pêlo com elogios (seguidos de paulada!) e convites para jantar. Está no passar de informações para a comunicação social de apenas algumas 'avaliações' de forma muito habilidosa. Isto sim, meu caro, é coação! Isto sim é condicionar! Porque estas avaliações têm um real impacto na carreira dos árbitros. Esclarecido? E quanto aos incendiários, se vamos a buscar coisas ao passado... não sei se quererá ir por aí.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo