Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Sporting acima de tudo !

Rui Gomes, em 06.07.18

 

36771311_10155410909096790_2697649961977249792_n.j

 

Um texto intitulado O Sporting acima de tudo! da autoria de José Roquette, sócio: 16.727 do Sporting Clube de Portugal, publicado na sua página de Facebook, esta sexta-feira, que nos foi referenciado inicialmente pelo leitor Hugo T e posteriormente também pelo leitor Cris Dileo. Agradecemos a gentileza a ambos.

 

"À mesma velocidade que a consciência e responsabilidade deram voz numa AG histórica, assistimos agora à inconsciência e irresponsabilidade dos jogos eleitorais…
 
Quando digo que chega de fazerem mal ao Clube, não é apenas pelos actos de gestão falhados, pela delapidação de património ou comunicação pouco prudente, é também pela total incapacidade de nos congregarmos numa causa comum: O Sporting!

1, 2, 3, começa a corrida eleitoral e lá voltam as mesmas práticas de sempre, os mesmos discursos redondos e sem ideias, as vaidosas e estéreis comissões de honra, ou os de sempre que sem grande noção continuam a vender-se a si próprios.

Onde estão as ideias? Onde estão as medidas? Onde estão as pessoas competentes? Onde está a inovação? Onde está a excelência? Onde está a transparência? Onde está a noção e memória? Gri…gri…gri…

Já chega de andarmos a brincar aos candidatos, já chega de protagonismo, de egos, de vaidade, já chega de hashtags inócuos e verdades de la palice, já chega de agendas pessoais ou políticas, já chega de danças de cadeiras e ou promessas de tachos, já chega de manobráveis, amigos ou copinchas.

O Sporting precisa de competência! Só assim o Clube pode mudar verdadeiramente de paradigma. Mais do que nunca o Sporting Clube de Portugal precisa que os seus sócios tenham a responsabilidade de perceber a total e urgente necessidade de se congregarem numa causa comum.
 
Urge um entendimento que permita dar espaço a quem é verdadeiramente competente, a quem tem uma visão de excelência, rigor, transparência, exigência e sobretudo a quem quer realmente trabalhar. Já chega de dar espaço a quem se serve do Clube quando há tanta gente no universo do Sporting que quer e pode servir o Sporting.

A vitalidade não é medida pelo número de listas e ou grupetas intermináveis, cheias de peitos cheios e processos de intenção, a vitalidade é ter capacidade de juntar efectivamente as diferentes correntes de opinião e de lutar por um bem maior.

Serve de pouco uma vitalidade quantitativa quando continuamos a olhar para o umbigo, sem dar espaço ou condições que tragam para a frente quem tem reais capacidades de tornar o Sporting vencedor a todos os níveis. 

Tivessem estes grupos e ou individualidades este espírito de missão e agora estaríamos mais juntos e congregados em criar uma super equipa que consiga fazer as reformas necessárias no Sporting. 

Havendo uma verdadeira união e moderação dos Sportinguistas podemos passar dos joguetes pouco produtivos, para uma análise séria ao Clube, que permita continuar com tudo o que de bem foi feito e iniciar logo que possível todo o trabalho de modernização, profissionalização e optimização de áreas estratégicas do clube.

Há muitas pessoas com ideias, há muitas pessoas com trabalho, há muitas pessoas com capacidade, mas infelizmente há tanta dispersão, tanto ruído e tanto interesse secundário que tira o espaço e relevo que essas pessoas e medidas deveriam ter.

Para que não me acusem de estar apenas a apontar o dedo sem colocar em cima da mesa aquilo que realmente deveríamos estar a debater (mais do que o folclore de candidatos), deixo algumas das medidas que já estão inclusivamente a ser trabalhadas (nem me importa que agora por artes mágicas já apareçam estes pontos em alguns discursos ou pseudo programas rabiscados):

- Execução do empréstimo obrigacionista, negociação das dívidas com credores e recompra das VMOCS com objectivo de retenção / aumento da participação do clube no capital da SAD.

- Atracção de recursos ultra especializados para as diferentes áreas estratégicas (Financeiro, Património, Futebol, Modalidades, Sócios e Núcleos, Expansão, Comunicação e Marketing) com track record e experiência comprovada no mercado.

- Reorganização do modelo de gestão e responsabilidades, dando condições e autonomia a áreas especializadas que serão optimizadas e avaliadas de acordo com performance e resultados práticos.

- Reorganização do modelo de liderança e políticas de recursos humanos, recrutamento e ou formação, aplicando princípios claros de meritocracia.

- Aplicação de sistemas de avaliação de práticas de gestão transparentes e redução da opacidade das operações financeiras / estratégicas do clube perante os sócios.

- Reavaliação das parcerias estratégicas com investidores e ou parceiros financeiros, através da criação de diversos protocolos de colaboração transparentes que defendam exclusivamente os interesses do Sporting.

- Reformulação e optimização do gabinete de apoio aos atletas e famílias, permitindo o acesso constante a ferramentas de auxílio nas áreas financeiras, jurídicas, ensino, saúde, habitação, permitindo maior lealdade ao clube e foco na componente desportiva.

- Reestruturação organizacional da Academia introduzindo tecnologia, análise científica e modernização dos modelos de treino.

- Requalificação do Estádio e Academia bem como as suas zonas circundantes, permitindo melhores acessibilidades, diversificação de áreas desportivas e comerciais, bem como a criação de pólos de receitas adicionais.

- Melhoria das condição de acesso, transporte e actividade extra-desportivas para atletas da formação, aumentando a capacidade de captação e retenção, bem como permitindo aumento da qualidade de vida dos formandos.

- Criação de Fan Zone no Estádio José Alvalade, com espaços de animação, bares e restauração e actividades constantes, que atraiam os sócios ao Estádio mesmo nos dias em que não há jogos.

- Criação de uma verdadeira Match Day Experience, com base em modelos internacionais de desporto espectáculo, criando uma experiência 360º aos adeptos antes, durante e após os jogos.

- Melhoria dos espaços de lazer e restauração do Estádio, aumentando a qualidade de serviços e a diversificação de produtos e experiências, bem como a modernização das tecnologias audio-visuais

- Implementação de melhorias estéticas ao Estádio, seja pela substituição de painéis coloridos exteriores por painéis verdes, substituição de cadeiras coloridas por cadeiras verdes e estudo para o fecho do fosso.

- Aposta nos escalões de formação das modalidades, através da investimento em equipas técnicas, condições de treino, captação e formação de talentos, permitindo um modelo de futuro mais sustentável.

- Descentralização do poder de voto e aproximação mais efectiva dos núcleos nacionais e internacionais ao clube, promovendo iniciativas que permitam o crescimento dos núcleos e sua participação na vida do clube.

- Criação de acções e espaços sociais que permitam aos núcleos um maior contributo social nas comunidades em que estão inseridas.

- Revisão da gestão de bilhética e respectiva descentralização, contribuindo os núcleos para uma maior distribuição que permita igualmente a sustentabilidade e apoios às suas acções.

- Reforma do protocolo de colaboração com as claques, estabelecendo sistemas de reconhecimento e registo de membros, formulação de orçamentos de apoio conjuntos e parcerias próximas com as entidades tutelares.

- Criação de plataformas de comunicação e envolvimento dos sócios, através de canais bilaterais e promoção de iniciativas e encontros que permitam auscultar necessidades, preocupações e ou sugestões que permitam a optimização das diversas áreas do clube.

- Melhoria dos protocolos e condições infra-estruturais aos praticantes de modalidades no clube e respectivas famílias.

- Melhoria da estratégia de comunicação interna e externa do clube e optimização das plataformas de comunicação próprias, bem como a normalização de relações com órgãos de comunicação social.

- Reestruturarão geral da área comercial e respectivas equipas, com vista à melhoria dos protocolos de várias parcerias com entidades externas, permitindo receber, acolher e acompanhar de forma profissional todos os parceiros e potenciais parceiros do Clube.

- Aposta no departamento de marketing e activação de marca, com reestruturação de equipa e acções de activação de marca.

- Benchmark competitivo internacional e estudo de tendências de mercado, que permitam aplicar modelos de activação da marca mais efectivos e ou melhoria de serviços de acordo com tendências do consumidor.

- Dinamização das campanhas e acções da Fundação Sporting, aumentando a sua notoriedade e participação do universo de adeptos Sporting, permitindo mais acções de solidariedade e parceiras com outras organizações de cariz social.

- Dinamização de acções de consciencialização ambiental.
…tantas outras.

É isto que o Sporting precisa, ideias concretas, medidas, pessoas competentes, trabalho!

Parem de brincar com o Clube, sejam responsáveis, lutem por uma causa comum.

Coloquem de uma vez por todas O SPORTING ACIMA DE TUDO E TODOS!

Rodrigo Roquette
Sócio: 16.727"
 

publicado às 16:54

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 06.07.2018 às 17:53

Era de Rodrigo Roquette que comentei á dias que quiza pudesse ser um bom candidato à presidencia do Sporting.
Muito activo e com ideias interessantes , fora das tradicionais figuras a que estamos habituados e.......cansados.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 06.07.2018 às 17:57

Sem imagem de perfil

De Joaquim ferreira a 06.07.2018 às 18:13

Bom texto
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 06.07.2018 às 18:17

Agora não, mas acredito que no futuro venha mesmo a concorrer e a ganhar.

Propostas e competência em vez de comissões de honra e treinadores trunfos.

Vamos ver se como ele diz, por magia se começa a falar de alguma destas medidas.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 06.07.2018 às 18:18

Gosto de algumas ideias, mas até parece mais uma "candidatura".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.07.2018 às 18:45

Explanou mais ideias neste texto que o seu candidato favorito nos dias todos que anda em campanha!!!
Sem imagem de perfil

De PSousa a 06.07.2018 às 18:49

Em relação a outros... dá 10 a zero.
Sem imagem de perfil

De Torres a 06.07.2018 às 18:24

Devo dizer que apenas conheci este senhor nos debates levados a cabo após os incidentes de Alcochete. Parece-me ser bastante honesto em termos intelectuais. Nunca escondeu que foi um apoiante da Direção anterior, tendo depois deixado de o ser como ele sempre especificiou nos comentários por si feitos. Gosto principalmente dele, por que acredito que efetivamente acima de tudo coloca os interesses do clube acima de tudo o mais. Recordo que em diversos debates e sendo ele a favor da destituição da Direção, no entanto sempre chamou á atenção de todos aqueles que faziam declarações que punham em causa os interesses da própria instituição. Quanto aos 3 candidatos já oficiais, devo dizer que até ao momento nenhum me entusiasma.
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 06.07.2018 às 18:30

Então porque não se candidata? Ou está a ver se ganha apoios?


P.S. O Rui escreveu José Roquette no início do texto.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 06.07.2018 às 18:46

Muito coerente, aberto e com ideias muito concretas e concisas. Como é que não temos um único candidato com algo assim? Se alguém que, até prova em contrário, não é candidato à Presidência do Sporting, consegue elaborar uma lista de medidas concretas e realistas, como é que os candidatos formais não apresentam rigorosamente nada de concreto?

Farto deste discurso de ideias gerais de paz mundial.... Não há paciência! E digo mais, aqueles que demorarem muito a avançar com o seu programa, ficaram debilitados porquanto, medidas que sejam semelhantes a outras apresentadas pelas outras listas, serão sempre vistas como uma cópia e como um candidato sem ideias concretas.

Neste preciso momento, considero que todos os actuais candidatos já partem atrás. De quem? De ninguém, porque Rodrigo Roquette não se apresentou como uma lista a concorrer. Mas já partem atrás!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.07.2018 às 19:10

Desconheço a vida particular e profissional do Rodrigo Roquette, mas pensa o caro Pacheco que é uma decisão fácil de tomar ?

É uma enorme responsabilidade que vem alterar completamente a vida de qualquer pessoa.

Nem todos estão no desemprego à espreita de tachos.

Até se pode dar o caso de ser uma pessoa com visão, mas não necessariamente competente o suficiente para liderar uma Instituição como o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 06.07.2018 às 22:44

Sim, tem razão.
Sem imagem de perfil

De Hugo T. a 06.07.2018 às 19:14

Considero estas intervenções públicas muito importantes para forçar a verdadeira discussão e apresentação de projetos válidos por parte dos candidatos.
Relativamente ao conteúdo do texto só há 2 paragrafos que considero muito discutiveis, ou nem isso, e são um monte de clichés.
A questão do espaço comercial que funcione como centro de adeptos mesmo em dias sem jogos, já se tentou e não resultou, não se adapta à cultura europeia.
O segundo é o que levanta a questão das cadeiras, painéis exteriores e fosso, relativamente ao fosso já nem merece perder tempo mas virá quem venha usar esse evangelho. A questão estetica interior/exterior obedece a questões de projeto, não pode ser prometido o que seja, não depende do Sporting sequer.
Outro assunto que virá à baila e me dará mudar de canal por uns minutos é a questão dos horários de jogos, todos prometem muito e depois esbarram na SportTV com o nariz.
SL
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 06.07.2018 às 21:31

Não sei se RR será candidato ou não, mas parece-me ter as qualidades necessárias.
Só saberemos isso se ele for candidato e ganhar as eleições.
Somente entregando as chaves da casa saberemos se a sabe governar.
É claramente apaixonado pelo universo SCP, que não se resume ao futebol. Parece ser inteligente e ao mesmo tempo tem o atrevimento que gosto de ver numa pessoa.
Frederico Varandas é o menos mau dos candidatos, mas isso não é bom. Ainda não apresentou grande coisa do seu projecto para o clube, limitado à "união" e permanência de Peseiro.
Na questão do treinador faço bum elogio a PMR, que assumiu que Peseiro não será o seu técnico.
Gostemos ou não de Ranieri e do facto de assumir não contar com Peseiro, foi corajoso.
Frederico varandas e outros candidatos não vão ter essa coragem, optam pelo politicamente correcto e depois de eleitos é que vão assumir/fazer o que realmente querem, que é ter um técnico escolhido por si.
Sem imagem de perfil

De JCR a 06.07.2018 às 22:51

Um pouco "off-topic", mas neste momento, na SIC Notícias, Dias Ferreira anunciou a sua candidatura, às próximas eleições do SCP, está confirmada mais uma!
Sem imagem de perfil

De Hugo T. a 06.07.2018 às 23:15

Como é que é possível, não é?!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo