Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Sporting acima de tudo !

Rui Gomes, em 06.07.18

 

36771311_10155410909096790_2697649961977249792_n.j

 

Um texto intitulado O Sporting acima de tudo! da autoria de José Roquette, sócio: 16.727 do Sporting Clube de Portugal, publicado na sua página de Facebook, esta sexta-feira, que nos foi referenciado inicialmente pelo leitor Hugo T e posteriormente também pelo leitor Cris Dileo. Agradecemos a gentileza a ambos.

 

"À mesma velocidade que a consciência e responsabilidade deram voz numa AG histórica, assistimos agora à inconsciência e irresponsabilidade dos jogos eleitorais…
 
Quando digo que chega de fazerem mal ao Clube, não é apenas pelos actos de gestão falhados, pela delapidação de património ou comunicação pouco prudente, é também pela total incapacidade de nos congregarmos numa causa comum: O Sporting!

1, 2, 3, começa a corrida eleitoral e lá voltam as mesmas práticas de sempre, os mesmos discursos redondos e sem ideias, as vaidosas e estéreis comissões de honra, ou os de sempre que sem grande noção continuam a vender-se a si próprios.

Onde estão as ideias? Onde estão as medidas? Onde estão as pessoas competentes? Onde está a inovação? Onde está a excelência? Onde está a transparência? Onde está a noção e memória? Gri…gri…gri…

Já chega de andarmos a brincar aos candidatos, já chega de protagonismo, de egos, de vaidade, já chega de hashtags inócuos e verdades de la palice, já chega de agendas pessoais ou políticas, já chega de danças de cadeiras e ou promessas de tachos, já chega de manobráveis, amigos ou copinchas.

O Sporting precisa de competência! Só assim o Clube pode mudar verdadeiramente de paradigma. Mais do que nunca o Sporting Clube de Portugal precisa que os seus sócios tenham a responsabilidade de perceber a total e urgente necessidade de se congregarem numa causa comum.
 
Urge um entendimento que permita dar espaço a quem é verdadeiramente competente, a quem tem uma visão de excelência, rigor, transparência, exigência e sobretudo a quem quer realmente trabalhar. Já chega de dar espaço a quem se serve do Clube quando há tanta gente no universo do Sporting que quer e pode servir o Sporting.

A vitalidade não é medida pelo número de listas e ou grupetas intermináveis, cheias de peitos cheios e processos de intenção, a vitalidade é ter capacidade de juntar efectivamente as diferentes correntes de opinião e de lutar por um bem maior.

Serve de pouco uma vitalidade quantitativa quando continuamos a olhar para o umbigo, sem dar espaço ou condições que tragam para a frente quem tem reais capacidades de tornar o Sporting vencedor a todos os níveis. 

Tivessem estes grupos e ou individualidades este espírito de missão e agora estaríamos mais juntos e congregados em criar uma super equipa que consiga fazer as reformas necessárias no Sporting. 

Havendo uma verdadeira união e moderação dos Sportinguistas podemos passar dos joguetes pouco produtivos, para uma análise séria ao Clube, que permita continuar com tudo o que de bem foi feito e iniciar logo que possível todo o trabalho de modernização, profissionalização e optimização de áreas estratégicas do clube.

Há muitas pessoas com ideias, há muitas pessoas com trabalho, há muitas pessoas com capacidade, mas infelizmente há tanta dispersão, tanto ruído e tanto interesse secundário que tira o espaço e relevo que essas pessoas e medidas deveriam ter.

Para que não me acusem de estar apenas a apontar o dedo sem colocar em cima da mesa aquilo que realmente deveríamos estar a debater (mais do que o folclore de candidatos), deixo algumas das medidas que já estão inclusivamente a ser trabalhadas (nem me importa que agora por artes mágicas já apareçam estes pontos em alguns discursos ou pseudo programas rabiscados):

- Execução do empréstimo obrigacionista, negociação das dívidas com credores e recompra das VMOCS com objectivo de retenção / aumento da participação do clube no capital da SAD.

- Atracção de recursos ultra especializados para as diferentes áreas estratégicas (Financeiro, Património, Futebol, Modalidades, Sócios e Núcleos, Expansão, Comunicação e Marketing) com track record e experiência comprovada no mercado.

- Reorganização do modelo de gestão e responsabilidades, dando condições e autonomia a áreas especializadas que serão optimizadas e avaliadas de acordo com performance e resultados práticos.

- Reorganização do modelo de liderança e políticas de recursos humanos, recrutamento e ou formação, aplicando princípios claros de meritocracia.

- Aplicação de sistemas de avaliação de práticas de gestão transparentes e redução da opacidade das operações financeiras / estratégicas do clube perante os sócios.

- Reavaliação das parcerias estratégicas com investidores e ou parceiros financeiros, através da criação de diversos protocolos de colaboração transparentes que defendam exclusivamente os interesses do Sporting.

- Reformulação e optimização do gabinete de apoio aos atletas e famílias, permitindo o acesso constante a ferramentas de auxílio nas áreas financeiras, jurídicas, ensino, saúde, habitação, permitindo maior lealdade ao clube e foco na componente desportiva.

- Reestruturação organizacional da Academia introduzindo tecnologia, análise científica e modernização dos modelos de treino.

- Requalificação do Estádio e Academia bem como as suas zonas circundantes, permitindo melhores acessibilidades, diversificação de áreas desportivas e comerciais, bem como a criação de pólos de receitas adicionais.

- Melhoria das condição de acesso, transporte e actividade extra-desportivas para atletas da formação, aumentando a capacidade de captação e retenção, bem como permitindo aumento da qualidade de vida dos formandos.

- Criação de Fan Zone no Estádio José Alvalade, com espaços de animação, bares e restauração e actividades constantes, que atraiam os sócios ao Estádio mesmo nos dias em que não há jogos.

- Criação de uma verdadeira Match Day Experience, com base em modelos internacionais de desporto espectáculo, criando uma experiência 360º aos adeptos antes, durante e após os jogos.

- Melhoria dos espaços de lazer e restauração do Estádio, aumentando a qualidade de serviços e a diversificação de produtos e experiências, bem como a modernização das tecnologias audio-visuais

- Implementação de melhorias estéticas ao Estádio, seja pela substituição de painéis coloridos exteriores por painéis verdes, substituição de cadeiras coloridas por cadeiras verdes e estudo para o fecho do fosso.

- Aposta nos escalões de formação das modalidades, através da investimento em equipas técnicas, condições de treino, captação e formação de talentos, permitindo um modelo de futuro mais sustentável.

- Descentralização do poder de voto e aproximação mais efectiva dos núcleos nacionais e internacionais ao clube, promovendo iniciativas que permitam o crescimento dos núcleos e sua participação na vida do clube.

- Criação de acções e espaços sociais que permitam aos núcleos um maior contributo social nas comunidades em que estão inseridas.

- Revisão da gestão de bilhética e respectiva descentralização, contribuindo os núcleos para uma maior distribuição que permita igualmente a sustentabilidade e apoios às suas acções.

- Reforma do protocolo de colaboração com as claques, estabelecendo sistemas de reconhecimento e registo de membros, formulação de orçamentos de apoio conjuntos e parcerias próximas com as entidades tutelares.

- Criação de plataformas de comunicação e envolvimento dos sócios, através de canais bilaterais e promoção de iniciativas e encontros que permitam auscultar necessidades, preocupações e ou sugestões que permitam a optimização das diversas áreas do clube.

- Melhoria dos protocolos e condições infra-estruturais aos praticantes de modalidades no clube e respectivas famílias.

- Melhoria da estratégia de comunicação interna e externa do clube e optimização das plataformas de comunicação próprias, bem como a normalização de relações com órgãos de comunicação social.

- Reestruturarão geral da área comercial e respectivas equipas, com vista à melhoria dos protocolos de várias parcerias com entidades externas, permitindo receber, acolher e acompanhar de forma profissional todos os parceiros e potenciais parceiros do Clube.

- Aposta no departamento de marketing e activação de marca, com reestruturação de equipa e acções de activação de marca.

- Benchmark competitivo internacional e estudo de tendências de mercado, que permitam aplicar modelos de activação da marca mais efectivos e ou melhoria de serviços de acordo com tendências do consumidor.

- Dinamização das campanhas e acções da Fundação Sporting, aumentando a sua notoriedade e participação do universo de adeptos Sporting, permitindo mais acções de solidariedade e parceiras com outras organizações de cariz social.

- Dinamização de acções de consciencialização ambiental.
…tantas outras.

É isto que o Sporting precisa, ideias concretas, medidas, pessoas competentes, trabalho!

Parem de brincar com o Clube, sejam responsáveis, lutem por uma causa comum.

Coloquem de uma vez por todas O SPORTING ACIMA DE TUDO E TODOS!

Rodrigo Roquette
Sócio: 16.727"
 

publicado às 16:54

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De PSousa a 06.07.2018 às 18:18

Gosto de algumas ideias, mas até parece mais uma "candidatura".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.07.2018 às 18:45

Explanou mais ideias neste texto que o seu candidato favorito nos dias todos que anda em campanha!!!
Sem imagem de perfil

De PSousa a 06.07.2018 às 18:49

Em relação a outros... dá 10 a zero.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo