Um texto intitulado O Sporting acima de tudo! da autoria de José Roquette, sócio: 16.727 do Sporting Clube de Portugal, publicado na sua página de Facebook, esta sexta-feira, que nos foi referenciado inicialmente pelo leitor Hugo T e posteriormente também pelo leitor Cris Dileo. Agradecemos a gentileza a ambos.
"À mesma velocidade que a consciência e responsabilidade deram voz numa AG histórica, assistimos agora à inconsciência e irresponsabilidade dos jogos eleitorais…
Quando digo que chega de fazerem mal ao Clube, não é apenas pelos actos de gestão falhados, pela delapidação de património ou comunicação pouco prudente, é também pela total incapacidade de nos congregarmos numa causa comum: O Sporting!
1, 2, 3, começa a corrida eleitoral e lá voltam as mesmas práticas de sempre, os mesmos discursos redondos e sem ideias, as vaidosas e estéreis comissões de honra, ou os de sempre que sem grande noção continuam a vender-se a si próprios.
Onde estão as ideias? Onde estão as medidas? Onde estão as pessoas competentes? Onde está a inovação? Onde está a excelência? Onde está a transparência? Onde está a noção e memória? Gri…gri…gri…
Já chega de andarmos a brincar aos candidatos, já chega de protagonismo, de egos, de vaidade, já chega de hashtags inócuos e verdades de la palice, já chega de agendas pessoais ou políticas, já chega de danças de cadeiras e ou promessas de tachos, já chega de manobráveis, amigos ou copinchas.
O Sporting precisa de competência! Só assim o Clube pode mudar verdadeiramente de paradigma. Mais do que nunca o Sporting Clube de Portugal precisa que os seus sócios tenham a responsabilidade de perceber a total e urgente necessidade de se congregarem numa causa comum.
Urge um entendimento que permita dar espaço a quem é verdadeiramente competente, a quem tem uma visão de excelência, rigor, transparência, exigência e sobretudo a quem quer realmente trabalhar. Já chega de dar espaço a quem se serve do Clube quando há tanta gente no universo do Sporting que quer e pode servir o Sporting.
A vitalidade não é medida pelo número de listas e ou grupetas intermináveis, cheias de peitos cheios e processos de intenção, a vitalidade é ter capacidade de juntar efectivamente as diferentes correntes de opinião e de lutar por um bem maior.
Serve de pouco uma vitalidade quantitativa quando continuamos a olhar para o umbigo, sem dar espaço ou condições que tragam para a frente quem tem reais capacidades de tornar o Sporting vencedor a todos os níveis.
Tivessem estes grupos e ou individualidades este espírito de missão e agora estaríamos mais juntos e congregados em criar uma super equipa que consiga fazer as reformas necessárias no Sporting.
Havendo uma verdadeira união e moderação dos Sportinguistas podemos passar dos joguetes pouco produtivos, para uma análise séria ao Clube, que permita continuar com tudo o que de bem foi feito e iniciar logo que possível todo o trabalho de modernização, profissionalização e optimização de áreas estratégicas do clube.
Há muitas pessoas com ideias, há muitas pessoas com trabalho, há muitas pessoas com capacidade, mas infelizmente há tanta dispersão, tanto ruído e tanto interesse secundário que tira o espaço e relevo que essas pessoas e medidas deveriam ter.
Para que não me acusem de estar apenas a apontar o dedo sem colocar em cima da mesa aquilo que realmente deveríamos estar a debater (mais do que o folclore de candidatos), deixo algumas das medidas que já estão inclusivamente a ser trabalhadas (nem me importa que agora por artes mágicas já apareçam estes pontos em alguns discursos ou pseudo programas rabiscados):
- Execução do empréstimo obrigacionista, negociação das dívidas com credores e recompra das VMOCS com objectivo de retenção / aumento da participação do clube no capital da SAD.
- Atracção de recursos ultra especializados para as diferentes áreas estratégicas (Financeiro, Património, Futebol, Modalidades, Sócios e Núcleos, Expansão, Comunicação e Marketing) com track record e experiência comprovada no mercado.
- Reorganização do modelo de gestão e responsabilidades, dando condições e autonomia a áreas especializadas que serão optimizadas e avaliadas de acordo com performance e resultados práticos.
- Reorganização do modelo de liderança e políticas de recursos humanos, recrutamento e ou formação, aplicando princípios claros de meritocracia.
- Aplicação de sistemas de avaliação de práticas de gestão transparentes e redução da opacidade das operações financeiras / estratégicas do clube perante os sócios.
- Reavaliação das parcerias estratégicas com investidores e ou parceiros financeiros, através da criação de diversos protocolos de colaboração transparentes que defendam exclusivamente os interesses do Sporting.
- Reformulação e optimização do gabinete de apoio aos atletas e famílias, permitindo o acesso constante a ferramentas de auxílio nas áreas financeiras, jurídicas, ensino, saúde, habitação, permitindo maior lealdade ao clube e foco na componente desportiva.
- Reestruturação organizacional da Academia introduzindo tecnologia, análise científica e modernização dos modelos de treino.
- Requalificação do Estádio e Academia bem como as suas zonas circundantes, permitindo melhores acessibilidades, diversificação de áreas desportivas e comerciais, bem como a criação de pólos de receitas adicionais.
- Melhoria das condição de acesso, transporte e actividade extra-desportivas para atletas da formação, aumentando a capacidade de captação e retenção, bem como permitindo aumento da qualidade de vida dos formandos.
- Criação de Fan Zone no Estádio José Alvalade, com espaços de animação, bares e restauração e actividades constantes, que atraiam os sócios ao Estádio mesmo nos dias em que não há jogos.
- Criação de uma verdadeira Match Day Experience, com base em modelos internacionais de desporto espectáculo, criando uma experiência 360º aos adeptos antes, durante e após os jogos.
- Melhoria dos espaços de lazer e restauração do Estádio, aumentando a qualidade de serviços e a diversificação de produtos e experiências, bem como a modernização das tecnologias audio-visuais
- Implementação de melhorias estéticas ao Estádio, seja pela substituição de painéis coloridos exteriores por painéis verdes, substituição de cadeiras coloridas por cadeiras verdes e estudo para o fecho do fosso.
- Aposta nos escalões de formação das modalidades, através da investimento em equipas técnicas, condições de treino, captação e formação de talentos, permitindo um modelo de futuro mais sustentável.
- Descentralização do poder de voto e aproximação mais efectiva dos núcleos nacionais e internacionais ao clube, promovendo iniciativas que permitam o crescimento dos núcleos e sua participação na vida do clube.
- Criação de acções e espaços sociais que permitam aos núcleos um maior contributo social nas comunidades em que estão inseridas.
- Revisão da gestão de bilhética e respectiva descentralização, contribuindo os núcleos para uma maior distribuição que permita igualmente a sustentabilidade e apoios às suas acções.
- Reforma do protocolo de colaboração com as claques, estabelecendo sistemas de reconhecimento e registo de membros, formulação de orçamentos de apoio conjuntos e parcerias próximas com as entidades tutelares.
- Criação de plataformas de comunicação e envolvimento dos sócios, através de canais bilaterais e promoção de iniciativas e encontros que permitam auscultar necessidades, preocupações e ou sugestões que permitam a optimização das diversas áreas do clube.
- Melhoria dos protocolos e condições infra-estruturais aos praticantes de modalidades no clube e respectivas famílias.
- Melhoria da estratégia de comunicação interna e externa do clube e optimização das plataformas de comunicação próprias, bem como a normalização de relações com órgãos de comunicação social.
- Reestruturarão geral da área comercial e respectivas equipas, com vista à melhoria dos protocolos de várias parcerias com entidades externas, permitindo receber, acolher e acompanhar de forma profissional todos os parceiros e potenciais parceiros do Clube.
- Aposta no departamento de marketing e activação de marca, com reestruturação de equipa e acções de activação de marca.
- Benchmark competitivo internacional e estudo de tendências de mercado, que permitam aplicar modelos de activação da marca mais efectivos e ou melhoria de serviços de acordo com tendências do consumidor.
- Dinamização das campanhas e acções da Fundação Sporting, aumentando a sua notoriedade e participação do universo de adeptos Sporting, permitindo mais acções de solidariedade e parceiras com outras organizações de cariz social.
- Dinamização de acções de consciencialização ambiental.
…tantas outras.
É isto que o Sporting precisa, ideias concretas, medidas, pessoas competentes, trabalho!
Parem de brincar com o Clube, sejam responsáveis, lutem por uma causa comum.
Coloquem de uma vez por todas O SPORTING ACIMA DE TUDO E TODOS!
Rodrigo Roquette
Sócio: 16.727"