Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Sporting das "estrelinhas"

Naçao Valente, em 08.03.21

Screenshot (20).png

O Sporting CP está no primeiro lugar da I Liga, com , pelo menos, nove pontos de avanço, sobre o segundo classificado, quando acabar esta jornada. Mas esta situação, impensável no início da época, deve-se ao facto do clube  ter o melhor plantel? Considero que não. Qualquer um dos nossos adversários mais directos, tem plantéis de grande qualidade. Então porque conseguiu o Sporting este avanço pontual?

Tenho assistido às mais variadas e até contraditórias explicações sobre esta questão, por parte de jornalistas especializados e de comentadores ex-jogadores ou ex-treinadores. E se há alguns que aceitam o indubitável mérito da equipa sem “mas”, há outros que admitindo cinicamente o mérito, vão esgrimindo argumentos, como desculpas, onde predomina a dita "estrelinha", o facto de fazer menos jogos ou o demérito dos adversários.

A verdade, na minha perspectiva, é que o predomínio do Sporting CP tem sido conseguido com muito mérito e competência, por uma equipa que funciona no campo e fora dele, com verdadeira união, com uma estratégia humilde, plasmada no jogo a jogo,e com uma táctica assumida e interpretada com rigor por todos os jogadores. Mérito da equipa técnica, sob o valoroso comando de Rúben Amorim, que conseguiu com o plantel disponível, tirar o maior rendimento de todos os atletas.

Para aqueles que procuram minimizar o que esta equipa tem feito, para serem honestos na análise, deviam colocar na discussão a evidência do muito dinheiro investido pelos dois rivais principais, e por outro lado, a construção da nossa equipa onde pontuam muitos jovens, alguns com idade de júnior. Deviam considerar a competência, a solidariedade entre sectores e jogadores, a raça, a entrega, e a eficácia, numa equipa sem “estrelas”, onde todos são iguais.

Ainda estamos longe do fim deste campeonato. É preciso ter a consciência que não está ganho, como alguns ousam assumir, ou por euforia, ou para desviar o foco do grupo. É necessário manter a mesma estratégia, e rever e alterar, pontualmente, aspectos técnico-tácticos, que surpreendam os  adversários. Acredito que a estrutura técnica estará atenta. Do exterior, críticas isoladas que vejo (poucas) de “supostos” adeptos, que consideram por exemplo o último jogo “uma vergonha”, espero que, como vozes de burro, não cheguem ao céu.

No último desafio - já extensivamente debatido - houve de facto alguma apatia, alguns jogadores algo acomodados, outros inadaptados às posições, e ainda um ou outro fora da melhor forma. Isso conjugado com a pressão alta do adversário, o que já tinha acontecido frente ao FC Porto, condicionou a equipa. Por outro lado, pareceu-me que esta, depois de marcar o primeiro golo, talvez inconscientemente, prioritizou defendê-lo. E o facto é que até à marcação do seu único tento, o adversário não tinha feito um remate à nossa baliza. Demonstra confiança, sem dúvida, mas não deixa de ser algo arriscado. Nesse aspecto tem haver outra atitude.

No debate sobre o interessante texto “Um olhar prognóstico sobre o que falta disputar", o Leão do Norte, escreveu, com toda a propriedade, que  “o facto (de o Sporting)  chegar a este ponto e estar nesta situação não foi obra do acaso”. As “estrelinhas” que são atribuídas a vitórias que pareciam impossíveis, como a sorte que protege os audazes, são fruto da crença, do trabalho e da vontade. Apesar disso, deve haver a pretensão, como tem sido dito, de disputar cada jogo como se fosse mais uma final, para ser vencida, mantendo a intensidade do primeiro ao último minuto. Acredito que o grupo quer manter a distância conseguida e tudo fará nesse sentido.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui a 08.03.2021 às 08:52

Uma boa reflexão sobre o atual momento do Sporting. Uma equipa como o Liverpool, campeão de Inglaterra, com o treinador que foi considerado o melhor do mundo, acaba de ter a 6ª derrota consecutiva em casa, estando em 7º lugar. Embora seja um campeonato com outro nível de competitividade, é também outra mentalidade: um ano pode correr bem, outro pode correr mal, sem se pôr em causa o valor do treinador e jogadores. Este ano está a correr bem para o Sporting, mas pode haver jogos menos inspirados. Não é caso para insultar a equipa nem achar que tudo está perdido, no pessimismo que os adeptos do Sporting são peritos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.03.2021 às 13:05

Rui,

O futebol como diz, são momentos. Numa prova longa nem todos os jogos podem ser perfeitos. Temos é de ser empenhados e ter eficácia, e marcar sempre mais um golo que o adversário, jogo a jogo.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 08.03.2021 às 09:50

Bom dia
A meu ver o Sporting está em primeiro com nove pontos de avanço por 3 razões:
1- tem a direção do clube e equipa tecnica mais competente do campeonato. ( Como benfiquista custa-me admitir)
2- não tendo os jogadores de melhor qualidade do campeonato, tem a melhor equipa. ( isto é indescutivel devido aos pontos que tem na frente do segundo lugar)
3- tem a vantagem de ter um medico como presidente que fez o melhor plano de contingência de todos os clubes do campeonato. ( isto não é desculpa é um facto e o Benfica só se queixa do covid porque foram incompetentes a controlar)
A meu ver este ano ganharão o campeonato e indo há champions no proximo ano, com esta presidencia e equipa tecnica irão ganhar mais campeonatos e farão muita mossa internacionalmente com o tempo.
Cumprimentos a todos
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.03.2021 às 10:47

Esperamos que sim meu caro, esperamos que sim.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.03.2021 às 13:09

Obrigado Hugo Gomes pelo contributo, e pela análise realista, sem influência de simpatias clubísticas.

Relevo uma afirmação: ter os melhores jogadores não é sinónimo de sucesso, sem espírito de equipa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.03.2021 às 09:52

Caro Nação Valente

O mérito de Rúben Amorim é grande, sem dúvida, por vezes já faltam palavras para o referir. Em público aparece sempre como um líder calmo, competente, organizado que consegue fazer passar a mensagem aos seus jogadores. Calculo que no treino seja planificador, exigente e vibrante.

Por vezes, a equipa tem tido sorte, uma estrelinha como se costuma dizer, mas há um trabalho diário que explica o desempenho dos jogadores. Na verdade, não se constrói uma vantagem assim apenas com sorte ou estrelinha. Agora, falta ainda tudo o resto, como o Nação Valente afirma "inda estamos longe do fim deste campeonato".
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.03.2021 às 13:12

Temos de continuar jogo a jogo, como até aqui, caro Leão Zargo, até como as dificuldades não vão ser apenas dentro do campo, como se vê pela notícia que hoje circula.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.03.2021 às 10:19

Bom dia caro amigo Nação Valente

Claro que têm sido as estrelas a causa desta extraordinária campanha do Sporting, vejamos: Adan, Porro, Coates, Feddal, Nuno Mendes, João Palhinha, João Mario, Pote, Nuno Santos, (Sporar), Tomás, Bragança, Matheus Nunes, Gonçalo Inácio, Jovane são todos eles as estrelinhas do Rúbem Amorim e com elas juntou as outras estrelinhas a do muito querer e acima de tudo a da solidariedade e temos assim a constelação do Sporting clube de Portugal que têm feito brilhar de contentamento e felicidade os olhos de todos os seus adeptos.

Temos uma vantagem de nove pontos, mas o foco é partirem para os jogos a pensarem que só têm um unico ponto de vantagem e que o têm que defender até á ultima gota de suor, um só ponto perdido, se tiver que ser perdido terá que ser de forma bem cara a pagar pelo adversário que o ganhar, esse tem que ser o pensamento de todos e para isso têm que se preparar muito bem todos os dias, dormirem bem, treinarem com afinco para poderem irem á luta na defesa desse pontinho.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.03.2021 às 13:18

Obrigado pelo contributo amigo Julius. Acrescenta duas notas que de forma explícita complementam o meu texto: as estrelinhas são as onze que estão em jogo, e é preciso "esquecer" a vantagem pontual, e jogar como se não existisse. Tiro o meu chapéu..
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 08.03.2021 às 14:40

Partir para todos os jogos " a pensarem que só têm 1 único ponto de vantagem e que o têm que defender atá à última gota de suor ..."
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.03.2021 às 11:27

A SIC está a noticiar que Sporting e Rúben Amorim estão acusados de Fraude pela LIGA.
Como seria de esperar eles não desistem, querem manter o status quo.
Faz hoje um ano, umas centenas de adeptos fizeram uma manifestação contra a Direção e a equipa no jogo com o Aves. Não terá chegado o tempo de os milhões de adeptos Sportinguistas se manifestarem contra os donos do futebol?
SL
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.03.2021 às 11:48

RCL,

Isso é só para desviar atenções. Não têm qualquer hipótese de ganhar esse caso contra nós. Tentar suspender Ruben por ter sido inscrito como treinador adjunto é algo surreal e ridículo. O SCP já lançou comunicado oficial.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.03.2021 às 13:26

RCL,
A acusação da Liga resulta de uma queixa da Associação de Treinadores de Futebol, que persegue Rúben Amorim desde que veio trabalhar para o Sporting.O que me espanta é a Liga dar crédito a essa queixa, que segundo o comunicado do Sporting, não tem fundamento.
Sem imagem de perfil

De Leão 79 a 08.03.2021 às 14:18

Infelizmente já andam nos bastidores a tentar tirar o treinador e o 1 lugar ao Sporting uma autêntica vergonha quando não o conseguem dentro do campo 😡
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.03.2021 às 14:57

Leão 79,

A Associação de Treinadores começou a perseguir Rúben Amorim desde que veio para o Sporting. É uma atitude lamentável e revanchista, própria de gente pequena.

O que me pasma é a atitude da Liga. Parece que o "sistema" está a perder as estribeiras.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2021 às 16:04

A Liga devia ter anulado a questão logo à raiz!!!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.03.2021 às 17:23

Comentário meu
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 08.03.2021 às 14:38



Bravo Nação Valente " ... o predomínio do Sporting CP tem sido conseguido com muito mérito e competência, por uma equipa que funciona no campo e fora dele, com verdadeira união, com uma estratégia humilde, plasmada no jogo a jogo,e com uma táctica assumida e interpretada com rigor por todos os jogadores." - nada mais certo.


Beijinhos
Dia Feliz
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.03.2021 às 14:51

Obrigado Luísa de Sousa. A união no grupo de trabalho devia ser exemplo para todos os sportinguistas.

Beijinhos
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.03.2021 às 22:33

Caro Nação Valente,

A união, o esforço, a competência, a ambição... são as verdadeiras "estrelinhas" do Sporting.
E serão elas que nos iluminarão, e nos guiarão, pelo caminho do sucesso, por muito que a grande maioria pense que pode apagar a sua luz.
Estão redondamente enganados. À medida que vamos progredindo, elas tornar-se-ão cada vez mais cintilantes!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo