Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Sporting está mais isolado

Naçao Valente, em 27.01.17

 

20211624_nWkLR.jpg

 

Assisti à última entrevista de Pedro Madeira Rodrigues (PMR) à CMTV. Quer o jornalista moderador, João Ferreira, quer o jornalista comentador, José Manuel Freitas (JMF), não lhe facilitaram a vida. Já Paulo Futre esteve apenas para compor o ramalhete. Com uma ou outra hesitação, PMR, passou no teste sem deslumbrar.

 

José Manuel Freitas, numa apreciação à prestação do candidato, considerou que este precisava de ter mais “sal”. Se interpreto bem a sua formulação, referia-se a este produto como tempero e não como alimento pernicioso para a saúde. De facto, sou levado a concordar que Madeira Rodrigues precisa de ter um discurso mais empolgante. Mas por outro lado, dá para perceber, que a arte da retórica não é um dos seus melhores atributos. Contudo, tem um discurso calmo, ponderado e coerente. Pensa no que diz antes de dizer o que pensa. A boa retórica quase sempre é gémea da demagogia, e os demagogos sabem que os potenciais alvos, são facilmente convencidos pela arte do engano pelas promessas vãs. Podem ter competência para ganhar eleições, mas isso não significa que sejam bons governantes.


PMR, tanto quanto sei, tem formação na área da gestão, onde tem feito a sua carreira com elevada competência. Não terá no seu ADN, características naturais de bom orador. Pergunto: é esta uma condição "sine qua non", para exercer com proficiência a Presidência de um grande clube como o Sporting? O que é que nós queremos à frente do nosso clube? Um “fala-barato”? O presidente de uma instituição com o prestígio do Sporting, tem de ser uma personalidade que cultive a temperança, o bom senso, a coerência no pensamento e na acção, a capacidade diplomática, a inteligência racional emocional. O que os últimos anos nos mostraram foi o contrário de tudo isto. Os resultados estão à vista.


Na sua apreciação positiva, JMF considerou como pontos fortes do entrevistado a intenção de estabelecer um bom relacionamento com outras instituições, incluindo os empresários do futebol. Depois da destruição feita por esta Direcção, que desprestigiou o Sporting em várias áreas, esta não será uma tarefa fácil. O Sporting não será um clube vencedor, isolado e perdido no seu labirinto. Tem de manter ou estabelecer pontes com todas as instâncias que estão associadas ao desporto, sem prescindir da firmeza, na defesa dos interesses do clube. Como diz PMR o Sporting tem que ter influência nessas instâncias, visando melhorar o seu funcionamento, para a construção de uma actividade desportiva mais transparente.


Contudo, e apesar de ter feito alguns progressos na vertente comunicativa, o candidato PMR tem de construir uma mensagem mais acutilante. Tem de se focar em aspectos muito específicos, e que impliquem uma mudança de processos e atitudes. Tem de completar a sua equipa, valorizá-la e coloca-la no campo de “batalha”. Ninguém vence isolado. As forças que defronta são sagazes e têm o campo todo minado. Já deu para perceber que PMR se move por princípios e não por promessas irrealizáveis. Que actuará com base em atitudes racionais e não emocionais. Que quer servir o Sporting e não se servir dele. Mas não se deve deixar de cair na tentação de afirmar que consigo os títulos vão cair do céu. O futebol é uma actividade muito imprevisível. Deve prometer que vai criar as condições para que isso aconteça. Com rigor, com determinação, sem ziguezagues precipitados. Que aprenda com as boas práticas e não com os erros que estão dentro de casa.


PS: PMR é ainda o único candidato. No entanto, não podemos esquecer que, em teoria, outras candidaturas podem aparecer até ao dia 2 de Fevereiro.

 

publicado às 11:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Sem imagem de perfil

De LeoaAnimada a 27.01.2017 às 11:11

Correcção: Não é o único candidato, neste momento há dois candidatos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.01.2017 às 12:39

Cara leoa,

No post analisa-se a candidatura oposicionista. No contexto está implícito que é o único que vai defrontar o candidato situacionista. Como leoa muito animada com a situação, não tenho dúvidas que entendeu o que estava expresso no PS
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 27.01.2017 às 11:32

Sendo que se nota uma melhora nas suas performances televisivas (o que é natural pois já acumulou umas quantas), não empolga. Mas isso é o menos. Pior é mesmo o facto de estarmos a pouco mais de um mês das eleições e ser tudo ainda muito vago. Não é com respostas como "você vai ficar surpreendido com o nome do treinador" que vai convencer os sócios indecisos.
Penso que neste momento, muitos daqueles que vão votar PMR o farão porque querem sobretudo a saída de Bruno de Carvalho e não tanto pelo que PMR tem para oferecer até ao momento.
Sem imagem de perfil

De figo a 27.01.2017 às 11:52

Meu caro, acho melhor esperarmos até a entrega das candidaturas !! Qualquer anuncio antes , será precipitado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.01.2017 às 12:44

Concordo, PMR tem de ser mais objectivo. Quanto às motivações dos seus votantes, haverá os que votam por convicção e os que votam por ser o "mal menor". Mas isso sempre aconteceu e acontecerá nas escolhas democráticas.
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 27.01.2017 às 11:38

Pedro Madeira Rodrigues demonstra, na minha opinião, impreparação para ser o próximo Presidente do Sporting. Muita coisa permace inexplicada, por exemplo:

1- Quer recuperar a Academia do Sporting ao BCP com dinheiro de investidores. 14M €. Primeiro, quais as contrapartidas? Passamos de pagar prestações à banca para pagar a um qualquer fundo/investidor? O investidor fica com participação na SAD? Se sim, como mantemos a maioria da SAD?

2- Diz que o Sporting deve ter um centro de estágios no Norte, um velódromo, clube naval, etc, mas vamos gastar zero. Como pensa PMR concretizar isso?

3- O despedimento de JJ. PMR afirma que acredita não vir a ser preciso, mas se o for tem os 20M€ para pagar uma idmenização. De onde vem esse dinheiro? Não seria melhor aplicado noutro objectivo? Não estará apenas a contar com "o ovo no cu da galinha"?

4- Jornal do SCP grátis para sócios. Mas não sabe que o custo anual é de cerca de 400 mil €. O Sporting acarreta esse prejuizo?

De resto, mostra desconhecimento nos orçamentos do clube, que prevêm lucro, mas PMR diz que as modalidades não são sustentáveis e vai reduzir orçamentos. Prever e concretizar não é bem a mesma coisa, mas é um facto que nos últimos anos as previsões dos orçamentos do clube têm sido bem calculadas e concretizadas.

Depois, a acusação sobre Alan Ruiz. O moderador pergunta se tem provas do que diz, PMR confirma, mas quando o mesmo moderador as pede, diz que não as pode apresentar. Então manda as atoardas e acusações e depois não as concretiza? Tal como fez com as pressões sobre funcionários e figuras do SCP? É este o grande carácter que defendem aqui?

Vejam este vídeo da entrevista de PMR a um blog sportinguista, aos 7 min.

http://bancadadeleao.blogspot.pt/

PMR confirma que colaborou no Camarote Leonino, como noutros blogs, com diferentes identificações. Não confirma no entanto, que escrevia como City Lion. Cada um que tire as próprias conclusões.

SL



Sem imagem de perfil

De Diogo a 27.01.2017 às 12:06

Uma nota adicional, na entrevista à CMTV, PMR negou expressamente ter escrito algumas das frases assinadas pelo pseudónimo "City Lion". Assim, ou várias pessoas escrevem como "City Lion", ou então Pedro Madeira Rodrigues colabora no blog mas não sob o pseudónimo "City LIon".
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.01.2017 às 12:47

Jorge Miguel,

Questao Numero,
1-- Sim, nao ficou muito claro. Nao era má ideia se o Pedro MR nos explicasse ou pouco melhor.
2-- Essa é uma excelente ideia.. Todos os sportinguistas, especialmente os do Norte, estarao mais perto do seu clube de coracao.
A concretizacao, nao será do pé prá mao !!..Mas, se ele der o primeiro passo, para mim é éxcelente, como fez o Dias da Cunha com o Pavilhao.
Claro está que ninguém acredita que ele consiga fazer isso num mandato
Mas, a ideia por si só, já deve, deveria ser um motivo de orgulho. Pioneiros(Sporting) uma vez mais.
3-- Coisa mais fácil, Miguel !!.. Vende-se um jogador e já está Uma posibilidade, nao a posibilidade.. Vender tem que se vender, sejá lá como for !!
Mas, o Pedro lá terá a sua ideia. Claro que ele nao a pode divulgar e se a divulga é "perneta" :))
4-- A do jornal ??!.. Muito boa ideia. Excelente!! Alegrem-se os coracoes dos sócios.
Sim, de borla, gratis..
Miguel, no extranjeiro existem montes de esse tipo de jornal grátis..e que funcionam muito bem. A publicidade financia tudo isso :))

Abrazzzo
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 27.01.2017 às 13:04

Carlos, relativamente à questão nº 1, estive a ouvir agora a entrevista toda do link que indiquei, e fiquei esclarecido. Um dos entrevistadores fez exactamente a mesma pergunta que eu. PMR ficou notoriamente desconfortável, demorou uns segundos a começar a responder, enrolou a dizer que os sportinguistas ainda não percebiam bem, que muitos nem sabiam que a Academia era do BES, etc... e depois lá disse que não se sentia confortável que a Academia estivesse nas mãos do BES, porque pelo menos conhecia os investidores e estes eram como irmãos... Agora, eu, relembro que no final do leasing a Academia passa para o Sporting, funciona como um empréstimo. Eu posso ter a minha casa, mas ter sido o banco a financiar. Não deixa de ser minha enquanto eu cumprir os compromissos. Não me convenceu nada, pelo contrário, PMR nesta questão.

2- Concordo Carlos, há boas ideias no programa de PMR. Estas são algumas, e há mais. Adorava que a parceria com os Celtics se concretizasse por exemplo... mas muita coisa já foi prometida e não foi cumprida. Mas sinceramente, duvido que muitas delas se concretizem. Problema meu, neste caso.

3- Seja de onde for que venha o dinheiro, pagar 20M€ para mandar embora um treinador é para mim, dinheiro muito mal gasto. Estamos a falar de 20M!

4- Também não nego que pode se apelativo e é uma medida que traria algumas vantagens. Mas mais uma vez, duvido que seja concretizável. Seria uma prejuízo grande para o clube e prejudicaria o investimento em outras modalidades, por exemplo. 400 mil por ano ainda é uma fatia considerável e dá para contratar 3 ou 4 atletas de nível mundial em várias modalidades, por exemplo.

Um abraço leonino
Sem imagem de perfil

De PSG a 27.01.2017 às 15:39

Meu caro o empréstimo para compra de casa não é um leasing, pelo menos não é normal que o seja.
No leasing a decisão da propriedade só é tomada no fim, o locatário fica com a faculdade de registar o bem em seu nome se pagar o chamado valor residual, aqui a questão é saber qual é o montante deste pois pode chegar aos 30% do valor do empréstimo.
Sem imagem de perfil

De George a 27.01.2017 às 15:49

268 mil euros (valor residual). Fonte? Football Leaks...e o próprio CamaroteL há 1 ano. SL

http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/a-campanha-do-football-leaks-continua-1925615?thread=17567727
Sem imagem de perfil

De figo a 27.01.2017 às 13:06

Acho engraçado as opiniões imparciais de alguns opinion makers até paraece que tem interesses que desconhecemos !!
1- Obviamente é uma questão simbolica, sem beneficios ou prejuizos, só não vê isto quem não quer.
2- São naturalmente propostas , que na minha opinião tem interesse se for rentavel. Obviamente BDC não tinha credebilidade para negociar com parceiros.
3- BDC é o unico responsavel por esta situação e não PMR.Renovou escandalosamente o contrato de JJ muito para alem do mandato e a um valor exorbitante , pelo menos para os resultados (Meu rico Marco Silva)
4-Acho uma optima medida, gratis para sócio, pago para adeptos de certez que se calhar até consegue aumentar o Orçamento com publicidade.
Para mim convidar um funcionario para uma lista de honra é só por si uma pressão, é a minha opinião.
Quanto ao Alan Ruiz o que o procupa ? A verdade ou an prova da verdade ? por eu sei que você sabe a verdade
Sem imagem de perfil

De George a 27.01.2017 às 13:23

Que barbaridade, figo. Repare, se isso serve para si como argumentário, pois muito bem. Mas perceba que será só a si e a uma ínfima parte. Caso não perceba isto, você e qualquer outro que parece justificar tudo e aceitar tudo, e quem não o faz é "brunista, acéfalo e tal", vai ter um enorme choque com a realidade nas próximas eleições. Não vai ser um choque pequeno. Como PMR disse na CMTV, "o pior cego é aquele que não vê"; pelo menos emendou esta frase na última entrevista. SL
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 27.01.2017 às 13:27

1- Dão 14M€ por caridade? Tudo bem, se assim for... acredita quem quiser. Mesmo que o seja, para mim é óbvio que há outras áreas onde esse dinheiro seria muito melhor aplicável. Quando a justificação desta medida é que não se sente confortável com o BCP e os investidores são como irmãos...

2- Vê-se que BdC não tem credibilidade para negociar. Por isso é que não fez o contrato que fez com a NOS, renovação da Superbock, etc... Mas ok, algumas destas ideias são medidas interessantes, mas acho que PMR só tinha a ganhar se esclarecesse como as pretende concretizar ou dar mais dados sobre as mesmas. Assim fica apenas ao critério de quem acredita ou não.

3- Ainda estou à espera de provas desse aumento exorbitante. Nada foi comunicado. Mas independentemente disso, hoje é fácil dizer que se calhar não deviamos ter renovado. Quando o fizémos, a grande parte dos sportinguistas ficou satisfeita por ver o treinador que fez uma época extremamente regular e com exibições brilhantes renovar contrato.

4- Se tiver uma ideia e conseguir cobrir os custos com outro rendimento sem ser o pagamento do jornal pelos sócios/adeptos, concordo com a medida. Até lá...

Sei que o Sporting pagou 5M ao Cólon, 1M ao empresário e 2M de prémio de assinatura. E depois? O que prova isto que o Sporting podia ter pago apenas 3M? Pode-se concordar ou não com o valor do negócio (eu acho que foi um mau negócio), mas por-se em causa que se pagou mais 5M só porque sim... deve-se provar.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.01.2017 às 13:07

Dois pesos e duas medidas. Quando Bruno de Carvalho concorreu à Presidência do Sporting foi cem por cento explícito? Fez promessas concretizadas? Mostrou no seu exercício estar bem preparado? Teve uma gestão financeira e desportiva sem falhas? Prometeu títulos e consegui-os? Coloca algumas questões pertinentes. Cabe ao candidato PMR esclarecê-las. A mais de um mês de eleições ainda tem tempo para o fazer.
Repito: quando o actual presidente foi a votos, questionou os pontos menos claros do seu programa e as eventuais contradições? quando acusou os Presidentes anteriores de não conseguirem títulos e afirmou que os iria conseguir, no seu mandato, estava a ser objectivo?
O facto do candidato PMR escrever em blolgs tira-lhe o direito de se candidatar? E porque razão tem de dizer que pseudónimos usava? Devassa da vida privada? Também quer a declaração de rendimentos? O candidato/Presidente já a entregou?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.01.2017 às 13:33

Não, BdC não foi nem é sempre 100% explicito. Mas PMR ganharia se conseguisse ser mais explicito do que tem sido. E sim, não acho que tenha sido tudo bem feito por BdC. Mas muita coisa foi extremamente bem feita e cumpriu com a grande parte das suas medidas do programa eleitoral. Falhou algumas, quiçá importantes, mas isso cabe aos sócios avaliar. Eu considero o balanço muito positivo.

O PMR tem todo o direito de se candidatar, seja o City Lion, o Ricardo Leão, seja quem for. Nunca disse isso. Mas os sócios quanto mais informados estiverem acerca do percurso e das opiniões do candidato, mesmo antes de ser candidato, mais aptos a votar em consciência estarão.



Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 27.01.2017 às 13:34

O comentário é meu, peço desculpa
Sem imagem de perfil

De HY a 27.01.2017 às 16:29

Caro NV, por favor, essa da devassa da vida privada quanto a confirmar se PMR é ou não o CL, é para rir. Quando se é candidato a presidente do Sporting há que assumir o que se fez ou não enquanto sportinguista. Se eu o fosse um dia (hipótese risível) e me perguntassem "é você que assinava nos blogues como HY?" teria de assumir. Ninguém devassa nada. Ou é ou não é. Se não é, não temos que saber quem é. Essa não cola com o nível dos seus posts e comentários, dos quais muitas vezes discordo, mas cujo nível reconheço. A única razão que poderá levar o candidato a não assumir que é o CL (se na verdade o é) é a vergonha pelo que escreveu e saber que isso prejudicará fortemente a sua imagem junto dos sócios. Não é a proteção da vida privada. Mas quando os opositores não hesitam em ir buscar a vida privada, a honorabilidade, o carácter psicológico, etc. do BdC para o atacar...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.01.2017 às 17:56

O HY anda obcecado com essa questão. Já devia ter verificado que daqui não leva troco e é escusado andar todos os dias a insistir na mesma questão. Se está assim tão preocupado, sugiro que entre em contacto directamente com Pedro Madeira Rodrigues para lhe fazer a pergunta.

A analogia entre a vida privada de Bruno de Carvalho, que até tem muito que se lhe diga, e a questão se PMR escreveu ou não em blogues é irrisória.

Tenha cuidado com essas suas presunções.
Sem imagem de perfil

De roc a 27.01.2017 às 18:57


"Quando se é candidato a presidente do Sporting há que assumir o que se fez ou não enquanto sportinguista"

E foi isso mesmo que o então candidato BdC fez em 2013!...

É caso para rir...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.01.2017 às 19:11

Caro HY,
Aqui e não só escrevo com pseudónimo. Da mesma forma há quem utilize o seu nome. São opções. O que escrevemos reflecte em parte o que somos, mas não representa um retrato global da nossa personalidade. Podemos ser mais ou menos agressivos ou mais ou menos subtis, mais directos ou mais indirectos, de acordo com os temas e com o desenvolvimento do debate, mas não se pode avaliar alguém apenas pelo que escreve nas redes sociais. Suponha que, por absurdo, eu era também candidato. Considera que me aceitava ou rejeitava com base nos meus textos? Ou interessaria antes saber do projecto, da competência, da seriedade, por exemplo? É por aí que, na minha opinião, se deve ir. O currículo de PMR creio que foi divulgado aquando da apresentação da candidatura. Se há aspectos da sua vida privada que não quer divulgar, porque são irrelevantes para a sua candidatura, está no seu direito. Ele e qualquer um, BC incluído.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.01.2017 às 12:04

A minha opiniao só sobre o "Sal" ??...
Sim, ele quis desafiar o Pedro a dizer coisas como aquela frase especialmente, em que nao esteve bem. Até porque se ve bem como a pessoa que pediu "sal" se expressa. Sempre a mil à hora.
O que o jornalista quer é ouvir coisas bombásticas. Para seu próprio interesse, claro!
O Bruno por exemplo, é maravilhoso para a CS.

Na minha opinao, nao precisamos mais do tipo de Presidente à antiga. Gritao, falador, presidencialista.
O exemplo e modernazicao do futebol portugues, também pode comecar por aí
Por exemplo, Dias da Cunha fez esse erro..Falou demasiado com e para a CS. Ele nao era um bom orador mas, sabia fazer as coisas....Os resultados falam por ele .
Por exemplo, depois dum jogo mal conseguido,lá estao eles a dar entrevista
Acho, muito feio, horrível, sem classe a constantes intervencoes na CS dos Presidentes.
Para isso há o Diretor Desportivo e o Diretor de Comunicacao!!!
O problema em Portugal, é que se entende o cargo de D.Desportivo à la R.Costa, Octávio e do FC Porto nem sei quem é(nao me lembro LOOOOOOOLL !!) e dos clubes pequenos nem sei se teem.. :)))

Acho que se pode ter "sal" e até pimenta num discursso como o N.Valente referiu:
""Contudo, tem um discurso calmo, ponderado e coerente""
e um sorrisinho acrescento eu !!

P.S. Acho que o Pedro MR numa longa, extensa e cansativa entrevista esteve no geral bem, nao fosse especialmente descarrilar naquela frase.
Concentrado no seu Sporting, evitando guerras publicas.....
Nao é fácil, chegar e "arrumar" com tudo e todos.. É muito complicado as primeiras vezes que se está em frente de camaras ou em publico.. (sabemos que o N.Valente também os sabe por própria experiencia)
Uns conselhos ao Pedro MR .. Acho que dava jeito

Eu achei, em comparacao com as anteriores entrevistas, Positivo !!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.01.2017 às 13:24

Carlos N. T.,
Estar frente ao público, sobretudo quando se sabe que estamos perante grandes audiências, e sujeito a questões às vezes capciosas, exige nervos de aço. Nem todos estão preparados, por inexperiência ou por maneira de ser, para essa tarefa. O que não invalida, como diz, que não estejam preparados para a função que têm que desempenhar. Dias da Cunha é um bom exemplo. Concordo que PMR tem vindo a melhorar e há situações em que o silêncio vale mais que mil palavras.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.01.2017 às 13:55

N.Valente,

""...não invalida, como diz, que não estejam preparados para a função que têm que desempenhar. ""
Em invalidar, nao falei..
Explico-me: quando nao se está habituado, por muito treino, sabemos que isso só se ganha com a experiencia. Rodagem !
Por isto, dei com exemplo a sua experiencia pois, o N.Valente foi ou é Presidente dum clube..Como tal sabe como as primeiras vezes sao difíceis ;)

Abrazzzo
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.01.2017 às 14:53

Tem razão Carlos N.T., experiência é muito importante, mas ninguém nasce com ela. Não sou Presidente de um clube, faço parte da direcção e posso dizer-lhe que é sempre difícil, especialmente quando se faz por carolice e não por interesse. Por isso admiro quem quer assumir essa função num clube de grande dimensão, onde vai estar sujeito a uma pressão contínua.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 27.01.2017 às 12:09

Caro Nação Valente

PMR poderia até ser um bom presidente, mas para já é um mau candidato e na minha opiniao, os votos que tiver são essencialmente votos de protesto a BC.

Para alem da oratória não ser a mais convincente, já entrou em varias contradições , principalmente no que diz respeito a certos investimento que são incomportaveis para o Sporting e se forem feitos através de investidores externos, mesmo com aumento do capital, quase de certeza que implica a perda da maioria da SAD por parte do Sporting CP

Fala muito em gastar dinheiro e pouco em facturar - não há ideias novas para aproveitar os cerca de 3M de Sportinguistas em portugal nem para expandir a marca Sporting para o exterior.

Não há da parte de PMR nem de BC, mas este já lá está instalado e quem tem de correr mais atras do prejuizo é PMR.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.01.2017 às 13:37

JPinto,
Diz uma coisa que subscrevo, PMR tem de correr atrás do prejuízo. De certo que também se enredou numa ou noutra contradição. Mas diga-me se o actual presidente nunca o fez. Este e outros candidatos são humanos e portanto sujeitos a falhas. A perfeição não existe. Existe a vontade de melhorar e corrigir erros. Espero que durante a campanha as dúvidas sejam esclarecidas por qualquer candidato. Curiosamente ainda não vi, nestes debates, nenhuma crítica ao programa do Presidente. Ou será que não o tem?
Sem imagem de perfil

De jpinto a 27.01.2017 às 14:27

O programa do presidente para mim é uma desilusão - é uma especie de copy/paste de há 4 anos e o Sporting está melhor que há 4 anos e tinha que ser mais ambicioso.

BC também tinha falhas e se calhar perdeu em 2011 por causa dessas falhas - ou acha que os sportinguistas viram com bons olhos a entrada de investidores russos ?

A estrategia de PM devia ser outra - devia recolhecer merito a BC por ter levantado o clube mas pôr enfase à ideia que a partir daqui seria preciso outro tipo de perfil.
Ao estar constantemente a criticar BC, dá aos sportinguistas uma certa ideia de ingratidão.

Outra coisa: qual a razão para PMR naõ andar já a pedir debates com BC ?

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.01.2017 às 14:45

jpinto,
Ser ambicioso é um bom princípio, mas tem que o ser com realismo. Não se pode querer chegar a Marte quando nem para chegar á Lua temos meios. Já vi esse filme. PMR não pode cair na mesma armadilha. Se quer ser credível tem que prometer o possível. No desporto só podemos garantir que ganhamos se formos os únicos competidores. O que podemos garantir é criar condições para que as vitórias surjam.
PMR tem dito várias vezes que Bruno de Carvalho merece elogios pela forma como começou. Depois descambou e merece crítica. A partir daqui tem de diferenciar a sua alternativa. E uma coisa já ficou clara, será muito diferente nos métodos. BC não precisa de fazer campanha. Está bem instalado na cadeira do poder e acompanhado por uma boa corte de apoio. Nem sei se quer debates.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 27.01.2017 às 15:13

"Nem sei se quer debates."

isso ainda seria melhor para PMR - podia explorar essa eventual nega de BC
Sem imagem de perfil

De Profeta a 27.01.2017 às 13:23

Agora procuram no Madeira Rodrigues a perfeição como se o outro não estivesse a vista! Aí aí... Gente esta!...

Enfim, cada vez mais afastado destas hipocrisias...
Sem imagem de perfil

De Fernando Soares a 27.01.2017 às 14:56

Vi a entrevista na CMTV e ouvi o podcast Sporting160

Normalmente quem se candidata contra o actual presidente tem todo o interesse em ter um debate com este. Mas, neste caso, acho que PMR vai ser completamente destruído. E porque digo isto? Porque contra factos não há argumentos e PMR está a tentar montar uma narrativa, de toda uma realidade alternativa que é facilmente rebatida (ainda pra mais BdC que algo onde sempre foi forte é no conhecimento dos números e realidade do Sporting).

Vamos por partes.

1) Reestruturação financeira.
Por amor de deus, pare tentar dar créditos a Nobre Guedes pela reestruturação financeira. PMR está a tentar passar a narrativa que BdC só assinou o a reestruturação e beneficiou de todo o trabalho passado. Isto, particularmente, deixa-me chocado. Eu sei que estamos em eleições e que vale quase tudo, mas quase tudo, não é tudo.
24 de Maio de 2014 - Jornal OJogo
" Antigo administrador acha que Bruno de Carvalho faz mal em tentar reduzir custos. O caminho, diz, é "levantar as receitas"

Nobre Guedes mostra-se crítico em relação à gestão de Bruno de Carvalho, considerando mesmo que "o Sporting, neste ritmo, não tem salvação". "É a minha opinião", sublinha, em declarações à Antena 1. "O Sporting vai passar por tempos muito difíceis e o problema é mais falta de receitas do que custos a mais", explicou."

Consegue perceber agora o quão estapafúrdio é tentar passar essa narrativa?

2) Tudo vai ser à borla.
Centro de estágios do Norte, centro naval, velodremo. Vai haver parceiros para tudo. Não vai haver contrapartidas. É tudo à grande. Epa, mas estamos a brincar aos presidentes?

3) Jornal Sporting
Quer que o jornal Sporting seja distribuído gratuitamente pelos sócios. Esta ideia agradou-me particularmente, mas pensava que o candidato tinha algum plano de financiamento. Fala em publicidade, muito bem, pensei eu... Depois o jornalista pergunta-lhe se sabe quantos são os custos operacionais e qual é o meu espanto quando PMR diz que não sabe. Mas que profissionalismo é este? Então pensa numa medida e nem sabe se é minimamente viável ou não? Isto para mim diz muito sobre o perfil do candidato. Não quero disto no Sporting.

4) Alan Ruiz
PMR afirmou que o Sporting podia ter comprado por 3M em vez de ter gasto 8M. Diz que tem provas disso. E nega-se a apresentá-las. Isto é baixo. Um candidato que diz prezar a elevação e depois avança com este tipo de afirmação.

Por fim, o grande pecado deste candidato é no seu target.
- Quem não gosta de Bruno de Carvalho vai sempre votar nele.
- Quem gosta mesmo de Bruno de Carvalho, nunca irá votar nele.
- Ora no meio destes dois há toda uma zona de Sportinguistas que reconhece, mais ou menos, mérito a bruno de carvalho mas que está receptivo a ouvir outras opiniões. Eu pessoalmente incluo-me nesta zona, mas o facto de estar a tentar fazer-me de mim parvo, porque é como eu me estou a sentir com estas narrativas alternativas que ele vai criando, faz com que não tenha menor interesse em ouvi-lo mais.

Posto isto, se existir um debate terei muito gosto em ouvir, mas não darei mais para este peditório. E como sócio que sou, não acreditando que vá aparecer outro candidato, o meu sentido de voto, tudo indica, que será pela continuação de Bruno de Carvalho.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.01.2017 às 15:26

Fernando Soares,
Não precisa dizer em quem vai votar, isso está claramente implícito na sua argumentação. Eu não sou mandatário de PMR e portanto quem tem de rebater as suas críticas é o candidato. Por outro lado, e pelo que escreve até parece que o candidato que apoia não fez promessas irrealizáveis , que não cumpriu, ou que não voltará a fazê-las. Ao contrário do aqui expressa não avalio este mandato de forma positiva. Agora se é PMR o candidato ideal ou outro é uma questão discutível. Mas se interpreto bem o seu pensamento, fosse este outro, chegaria à mesma conclusão.
Sem imagem de perfil

De Fernando Soares a 27.01.2017 às 15:56

Você incorre no mesmo erro que PMR está a cometer. Que só há quem não goste de BdC e quem goste cegamente em BdC. Para PMR ganhar estas eleições terá que conquistar votos de quem votou em BdC, isto é um facto e este é o erro que ele está a cometer.

Por eu no global apreciar como positivo o mandato de Bruno de Carvalho não estou fechado a ouvir outras opiniões e incentivar inclusivamente outro tipo de candidaturas.

Penso que estou no meu direito de pensar que este candidato não serve.
Da mesma forma que você pensa que BdC não serve. Ou estarei errado?
Esse tipo de generalizações que faz relativamente a mim são abusivas, mas pouco me importo. É que eu não tenho problema nenhum em aceitar a sua opinião, não tenciono convence-lo a si ou qualquer outro que a minha opinião é mais válida. O meu único uso deste blog (e outros blogs e foruns afectos ao Sporting) é reunir o máximo de informação possível sobre as eleições, visões divergentes em relação à atual direcção, outros possíveis caminhos, ideias avulsas, etc.

Acrescento que vou-me escusar a comentar novamente, até porque acho que, pessoalmente, já pouco ou nada terei a acrescentar à temática e causa algum mau estar pelos vistos.

Um bem haja e que seja sobretudo o Sporting a ganhar. Que não se pense na vitória de BdC ou na vitória de PMR, que se pense sobretudo na vitória do Sporting.
Sem imagem de perfil

De roc a 27.01.2017 às 19:02

"Para PMR ganhar estas eleições terá que conquistar votos de quem votou em BdC, isto é um facto e este é o erro que ele está a cometer."

Até parece que para votar, só existem os sócios que elegeram o BdC!

Mas então não é dito que o Clube tem 150.000 sócios?!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 27.01.2017 às 15:55

Como já disse aqui logo no início, PMR nunca teria o meu voto, pois qualquer candidato que use como frase-chavão algo inventado por Pedro Guerra (a famosa frase do "BdC deu títulos ao Benfica"), para mim está morto à partida, pois mostra um nível de demagogia demasiado elevado. E se é para ter alguém com personalidade demasiado centrada em si próprio já lá temos um e não preciso dum pior, obrigado. Neste momento ninguém me faz sair de casa para ir votar dia 4 de Março.
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 27.01.2017 às 16:04

Alguem que apoia BdC não gostar de um candidato porque "mostra um nível de demagogia demasiado elevado" deve ser a melhor piada dos ultimos 10 anos!!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 27.01.2017 às 16:19

Saber ler é uma característica muito importante para quem comenta em blogs.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.01.2017 às 19:39

Muito bem, estimado Nação Valente. Um texto assertivo e lúcido de quem entende que ainda há caminho para percorrer.

Pedro Madeira Rodrigues tem que lutar contra várias frentes. Os soldadinhos da Young Network valem muito pouco neste jogo. Como se vê em alguns comentários que fazem aqui no Camarote Leonino vão oferecendo votos a PMR de tanto insulto que proferem.

Ele tem de se preocupar com os “mandantes” e construir um discurso melhor estruturado que capte a atenção e a crença dos sportinguistas. Tem de transmitir com mais força a convicção de que é possível recuperar o Sporting e devolvê-lo verdadeiramente aos sportinguistas. E, simultaneamente, que seja sempre genuíno, generoso e idealista.

Um grande abraço

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo