Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Sporting joga amanhã… (1ª Liga 2021-22)

Porto - Sporting, 11 de Fevereiro de 2022, 20h15

Leão Zargo, em 10.02.22

Porto 0 - Sporting 0 2020-21 1ª Liga.jpg

O Sporting CP e o FC Porto jogam amanhã para a 22ª jornada da 1ª Liga. Em 2020-21, no Dragão, verificou-se um empate (0-0). Com dez pontos de vantagem na classificação, os leões realizaram um jogo bastante seguro e calculista, mas nunca deixaram de espreitar a baliza adversária. Aliás, Matheus Nunes, aos 73 minutos, teve uma ocasião soberana, mas rematou ligeiramente por cima. Seba Coates, Gonçalo Inácio e Feddal foram uma muralha intransponível. Por essa razão, e por hábito, o banco portista deu nas vistas pela pressão permanente sobre os elementos da equipa de arbitragem.

O “clássico” entre o Sporting e o Porto é um dos mais desejados pelos adeptos do futebol português. Trata-se de uma rivalidade muito antiga, com 100 anos, que se iniciou em 1922 quando os dois clubes disputaram a primeira final do Campeonato de Portugal. O jogo de amanhã, pelo que pode definir na classificação do campeonato, é de grande importância para as duas equipas. Defrontar o Porto implica um confronto de elevada dificuldade, mas com humildade, garra, racionalidade e coragem os jogadores leoninos ficarão mais perto do sucesso.

Entretanto, representantes do nosso adversário estão levar a cabo na televisão, imprensa e redes sociais uma intensa actividade coordenada que visa pressionar e condicionar a arbitragem do jogo. Até fazem ameaças de uma “batalha campal” no Dragão e, com falta de vergonha, exigem um “árbitro com classe e categoria”… na perspectiva deles, é claro. Desejamos que os jogadores sportinguistas não respondam a provocações, que sejam rigorosos e audazes, que mantenham sempre o foco no jogo e que estejam inspirados nos caminhos para a grande área adversária. Que sejam verdadeiros “leões”!

Na fotografia, uma imagem do Porto - Sporting disputado em 2020-21.

publicado às 03:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 10.02.2022 às 08:28

Sinceramente a arbitragem é o que menos me incomoda.
É certo que haverão erros que serão usados como arma de argumento para qualquer desaire mas está visto que a influência na arbitragem hoje em dia extravasa a simples obtenção de proveitos pela actuação do árbitro no jogo em questão.
As estratégias de beneficiação têm que se tornar mais elaboradas e ponderadas, como foi perfeitamente evidente na actuação do árbitro Manuel Oliveira no jogo Gil Vicente-Santa Clara em claro proveito do Benfica, o único grande beneficiado, de resto, desde há muito tempo.

Para este jogo preocupa-me mais o actual estado de forma da equipa.
O jogo vem em má altura, dado que temos feito um início de ano aquém das expectativas, obrigando-nos agora a correr atrás de um prejuízo perfeitamente escusado.
A vitória na Taça da Liga frente a um fraco Benfica ou a categórica vitória no Jamor perante um crónico condenado à descida de divisão não esconde o mau momento da equipa, bem expressa na performance de alguns dos seus atletas.
Na direita, por notória falta de gestão e precaução, vemo-nos privados de um elemento fundamental que com muita dificuldade terá no seu substituto uma actuação que o faça minimamente esquecer. Aquela ala defensiva constituída por Esgaio e Inácio tem dado muitos dissabores e poderá ser um calcanhar de Aquiles neste jogo.
Já na frente tenho alguns “mix feelings” dado que a eventual ausência de Pote, que tem sido o elemento menos competente no ataque, talvez promova uma enteada de alguém que ofereça maior rendimento ofensivo à equipa, ainda que saibamos bem que um Pote em forma não teria substituto à altura.

Em suma, serão fundamentais os índices de confiança e concentração da equipa que sentirá a pressão forte inicial do adversário, mas que, se conseguir equilibrar o domínio do jogo, talvez possa alterar o desenvolvimento da partida para uma toada de jogo mais consistente e onde os pormenores poderão então fazer a diferença.
Nesse aspecto, pese embora o Porto tenha excelentes executantes, acredito que, em dia sim, o Sporting poderá ter mais argumentos.

Certo é que uma vitória relança a luta pelo título. Qualquer outro resultado coloca-nos numa situação muito complicada de recuperar.
Por isso, o foco só pode estar todo na vitória, custe o que custar.
Saiba Amorim impor isso na mentalidade vencedora desta equipa.
Boa sorte para todos nós!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.02.2022 às 09:52

Pedro Santos

No essencial estou de acordo consigo. O foco deve ser o jogo, a equipa adversária, e não o árbitro. No entanto, o jogo no Dragão vai ser diferente, muito pode ser decidido naqueles 90 minutos, e o Porto estabeleceu uma estratégia de pressionar a arbitragem. Também creio que temos capacidade para vencer o jogo.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 10.02.2022 às 08:40

De certeza que vai ser um jogo duro e intenso, provavelmente a decidir-se nos pormenores. E que os jogadores não andem já a pensar no City.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.02.2022 às 09:56

Orlando Santos

O jogo com o Porto vai ser de grande intensidade. Em Portugal não há outra equipa como a do Porto. Esperamos que não deixe marcas para o City.
Sem imagem de perfil

De Rui a 10.02.2022 às 09:02

Um jogo importante, embora não ache que uma derrota signifique o fim da luta pelo título: ainda faltarão depois 12 jornadas, 36 pontos, é muito tempo.
Apesar da vantagem que têm, vê-se na comunicação que os do Porto estão muito nervosos, deve ser pela saída do L. Diaz.
Acredito que a equipa procurará dominar o jogo e praticar um futebol ofensivo: não cometer erros na defesa e aproveitar as oportunidades será fundamental.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 10.02.2022 às 09:09

10 pontos de atraso neste campeonato e com 12 jornadas por jogar…?!
Acha que temos alguma hipótese de recuperar?
Sem imagem de perfil

De Rui a 10.02.2022 às 09:24

O Sporting, no ano passado, em 4 jornadas (25ª-28ª) teve 3 empates, o que significou perder 6 pontos.
Concordo que será muito difícil em caso de derrota amanhã, para mais com os apoios do sistema, mas as coisas pelo porto estão instáveis.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.02.2022 às 09:59

Rui,

compreendo a sua ideia, mas o foco tem de ser a vitória no Dragão. Depois do jogo, conforme o resultado, fazem-se as contas. Mas, a vitória é essencial, no mínimo o empate.
Sem imagem de perfil

De Rui a 10.02.2022 às 10:12

Completamente de acordo Leão Zargo, aliás acredito que a equipa procurará dominar o jogo em busca da vitória. Concentração máxima é indispensável.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.02.2022 às 10:48

Exactamente!
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.02.2022 às 11:34

Só um resultado interessa. Vitória.
Essa "actividade do FCP" já é muito antiga, nada de novo, até em Londres(Chelsea) onde tenho família, se queixaram; os porcioa são conhecidos mundialmente.
O Sporting, contra a opinião de alguns comentadores, tem equipa para ganhar, com Pedro Gonçalves ou sem ele.
SL
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.02.2022 às 11:35

"PORCOS"
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.02.2022 às 11:51

RCL

No fim de contas, é uma estratégia que denuncia... fraqueza! De outra forma confiariam mais na sua própria força para conseguirem vencer o adversário.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 10.02.2022 às 13:12

Caro amigo Leão Zargo,

Amanhã é um dos jogos que, durante a época, mais irritação e nervosismo me provoca, essencialmente pela elevada interferência de acontecimentos extra-equipas durante o jogo e a impossibilidade para os contrariar.

Independentemente disso, e porque não tenho emenda ( ), lá vou engrossar a massa adepta leonina para que os nossos rapazes sintam que, mesmo naquele ambiente, têm um apoio incondicional que em vontade supera todos os outros!
Só espero que eles também se superem e que, contra todas as adversidades, no final possamos demonstrar a nossa força!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.02.2022 às 14:26

Caro amigo Leão do Norte,

Em teoria, é o nosso jogo mais difícil no campeonato. Habitualmente fico satisfeito (ou melhor, conformado) com um empate, mas amanhã é a vitória que nos interessa. É um jogo difícil pela história, pelo ambiente no Estádio e pela equipa portista cuja qualidade não é apenas técnica e táctica, mas também porque possui um "saber estar" nestes momentos cruciais manipulando o jogo e os protagonistas de acordo com os seus interesses. Nesta capacidade de manipular protagonistas e acontecimentos eles têm uma equipa muito mais "completa" do que nós. Mas, estou confiante nos nossos jogadores,
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.02.2022 às 15:05

Não entendo o Benfica, torçem para uma vitória do FCP.
O objetivo, agora, é o segundo lugar?
Com tótos estão fritos
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.02.2022 às 15:16

RCL

Na verdade o segundo lugar é o melhor que eles podem alcançar!
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.02.2022 às 18:06

Pensei que o Tóto com o Basta queria dizer que iriam lutar pelo título; o seu antecessor quando fazia uma cena dessas mandava 1-2 árbitros para a jarra, um deles não apitou mais o Benfica.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.02.2022 às 20:33


RCL

Outro tempo, outro tempo...
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 11.02.2022 às 14:15

Só a vitória interessa, Amigo Leão Zargo, até que se o FC Porto ficar a 9 pontos de distância do Sporting, e com toda a "influência" que têm, nuca mais os conseguimos apanhar!


Beijinhos
Feliz Dia

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo