Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Sporting joga amanhã…

Sporting - Gil Vicente, 28 de Outubro de 2020, às 21h45

Leão Zargo, em 27.10.20

Sporting - Gil Vicente 2019-20.jpg

Sporting e Gil Vicente defrontam-se amanhã em Alvalade para cumprimento do jogo referente à 1ª jornada que não se realizou devido aos testes positivos para a covid-19 nas duas equipas. Bruno Tabata e Antunes têm problemas físicos que os impedem de serem convocados, Eduardo Quaresma continua a recuperação da fractura da apófise e João Mário não poderá alinhar porque foi inscrito pelos leões no final do mercado, já depois da altura em que este encontro se devia ter realizado.

No final da partida com o Santa Clara, Rúben Amorim antecipou o desafio com os gilistas afirmando que “é a nossa Liga dos Campeões, vamos encarar como uma final. As equipas estão preparadas para jogar de três em três dias e vamos estar prontos”. Se os leões vencerem ficam com treze pontos e isolam-se no 2º lugar da classificação. Esta pontuação nas primeiras cinco jornadas seria o segundo melhor arranque de temporada neste século, juntamente com o de 2015-16. Em 2017-18 o Sporting conseguiu seis vitórias consecutivas no início do campeonato.

Os sportinguistas esperam que se repita em Alvalade a primeira parte do jogo nos Açores (pressão e posse de bola no meio campo do adversário com boa dinâmica ofensiva), mas conseguindo criar situações de finalização com mais jogadores na grande área adversária. Falta uma referência nos últimos trinta metros. Šporar parece estar sem confiança, Luiz Phellype não joga desde 27 de Janeiro e Tiago Tomás está ainda em fase de crescimento acelerado. A superação deste défice é essencial para que a equipa alcance um patamar competitivo mais elevado.

O Gil Vicente vai apresentar-se em Alvalade de maneira semelhante à do Dragão: reforço defensivo e boa ocupação do seu meio campo, com grande agressividade nos duelos individuais. Um guarda-redes seguro, três defesas centrais, dois defesas laterais que sobem no terreno, dois médios defensivos, dois médios alas e um avançado solto à procura da sua oportunidade. A verdade é que o Porto marcou apenas um golo e os gilistas também estiveram perto de o conseguir, principalmente na 1ª parte.

A fotografia refere-se ao Sporting - Gil Vicente disputado na época de 2019-20 que os leões venceram por 2-1.

publicado às 12:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


33 comentários

Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 27.10.2020 às 13:12

Acho que nunca vi o Sporting jogar tão tarde. Em tempos normais costumo ir sempre ao estádio, mas provavelmente hoje abriria uma excepção.

De resto.... pode ser um dos jogos mais importantes do ano no que à moralização da equipa diz respeito. Convenhamos que deixar o Porto três pontos para trás é "engraçado", especialmente num ano em que o 2º vai diretamente à Champions..

Espero que Ruben Amorim não cometa outra vez estes erros:

- Jogar com Jovane a PL;
- Jogar com Neto seja onde for;
- Começar com Palhinha no banco.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.10.2020 às 13:33

Deixar Palhinha no banco, porquê? Há um meio campo forte com Palhinha e um meio campo mais fraco quando Palhinha não jogava. O resto são histórias da carochinha.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 27.10.2020 às 14:01

Acho que leste mal, Greenlight. "Espero que Ruben Amorim NAO cometa o erro de começar com Palhinha no banco"
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2020 às 15:15

Juskowiak,

o erro a propósito do Palhinha não vai cometer. Isso é certo. Para Neto, no sistema 3x4x3 talvez não haja alternativa, só se for na defesa com quatro jogadores (dois laterais e dois centrais).
O problema estará no avançado. Rúben Amorim tem aí a maior dor de cabeça!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2020 às 15:46

Subscrevo a ideia:

"De resto.... pode ser um dos jogos mais importantes do ano no que à moralização da equipa diz respeito"

Mas ainda acrescento o jogo de domingo com o Tondela.

Com 3 vitórias seguidas a equipa consegue um élan e uma motivação que podem ser importantes para o resto da época.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2020 às 15:48

Leão do Norte,

assino por baixo. Seria um arranque de temporada muito bom, altamente moralizador!
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 27.10.2020 às 17:12

Não estou aqui para defender o Neto mas só quero recordar que quem costuma fazer grandes fífias (veja-se ainda o jogo passado) é Coates.
Sem imagem de perfil

De Carlos Antunes a 27.10.2020 às 14:25

Meu caro Leão Zargo
O Liverpool foi campeão inglês, europeu e mundial, sem ponta de lança na área, mas com um tridente ofensivo móvel, constituído por Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino.
Salvaguardas as devidas distâncias para o temível trio atacante do Liverpool, é isto que o Ruben Amorim pretende no SPORTING.
Já conseguiu dois para esse ataque móvel, Pedro Gonçalves e Nuno Santos. Falta-lhe o 3.º, por isso queria tanto o Paulinho, mas face à não contratação deste, foi claro em afirmar que iria tanto encontrá-lo dentro do actual plantel.
Tem tentado com o Jovane, mas penso que este não lhe oferece tudo o que RA pretende do terceiro atacante móvel.
Não parece que Sporar ou o TT (este pela sua juventude, embora o nosso grande Manuel Fernandes lhe teça grandes elogios) também sejam alternativas.
Se calhar, teremos de esperar pelo mercado de Janeiro.
Cordiais SL

Sem imagem de perfil

De João F. a 27.10.2020 às 15:05

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2020 às 15:25

Caro Carlos Antunes

O tridente móvel à frente pode ser extremamente eficaz, não tenho dúvidas. ^No entanto, no nosso caso, a solução ainda não foi encontrada e Rúben Amorim bem tem procurado. Com mais experiência, Tiago Tomás teria um lugar, o Sporar do ano passado seria titular...
Jovane é mais eficaz jogando numa das alas. No trio da frente falta quem se imponha no meio. No curto prazo, tenho a esperança que Sporar faça o lugar, mas para isso os golinhos têm de aparecer.
A não ser que o treinador mude o sistema, mas acho pouco provável. Veremos.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.10.2020 às 15:49

Parece-me que o Sporar é um bom avançado em transição ofensiva, como se diz agora, mas em ataque continuado é apenas sofrível, especialmente se tiver que rematar com a cabeça. É esse, aliás, o seu ponto mais fraco e não vejo como possa melhorar esse aspecto do seu jogo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2020 às 16:29

Greenlight,
não sou grande entusiasta de Sporar, mas por agora é o ponta de lança que temos capaz de dar profundidade e que participe no jogo aéreo. O Sporting utiliza muito os cruzamentos para a grande área.
Não sendo um goleador nato, mesmo assim na época passada marcou 6 golos em 16 jogos. E marcou um belo golo de cabeça ao Aves. Marcou golos mas falhou alguns, é verdade, mas será muito útil na linha de ataque. Se ele recuperar a confiança, os golos vão surgir.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2020 às 16:33

Carlos Antunes,
É interessante essa referência ao tridente ofensivo do Liverpool.
Na minha opinião o que faz a diferença e o sucesso num tridente com estas características, para além da mobilidade, é a capacidade de cada um deles fazer golo, principalmente se não se tem um ponta de lança na área. E já verificamos (e não só de agora no Sporting) que o Nuno Santos e o Pedro Gonçalves "têm" golo, pelo que realmente falta encontrar a "terceira peça" que complete este tipo de "puzzle", bem ao gosto do Rúben Amorim.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2020 às 16:46

Leão do Norte,

efectivamente o problema está nessa "terceira peça"!
Imagem de perfil

De Luis Moreira a 27.10.2020 às 15:34

O Sporar o ano passado marcou golos e tem escola de ponta de lança, há que dar-lhe minutos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2020 às 15:49

De acordo. Sporar faz parte da solução.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.10.2020 às 16:18

Nao caro amigo, Sporar nâo faz parte da soluçao e o proprio treinador já sabe que nâo.

Sporar é um plano C porque nao temos ainda o plano A e andamos a tentar desenrascar-nos com um plano B.

Fui o primeiro aquí a alertar que o Sporting tinha um grave problema por resolver com um ponta de lança acabado de contratar em que fazia toda a fé num futuro e acabou por ser enganado.

Sporar é um 9 razoável mesmo sofrivel bem distante do que o Sporting merece e necessita ter e longe da enorme historia de excelentes pontas de lança que quase sempre teve.

Podemos detallar quando quiser as virtudes e defeitos (muitos) de Sporar.
Ja descrevi aqui alguns.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2020 às 16:44

Julius

Não sei se Sporar é o plano A, B ou C de R. Amorim, mas sei que não temos outro ponta de lança com as características dele. Não é um craque, mas é o que temos. Recordo que entrou com muita confiança na estreia quando o Luiz Phellype se lesionou.

É ainda jovem (25 ou 26 anos), e sendo um avançado móvel adapta-se bem ao estilo de jogo de R. Amorim. Movimenta-se bem, remata com os dois pés, é forte fisicamente e pressiona os defesas. Participa na manobra ofensiva através de diagonais curtas para procurar aproximar-se da baliza.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2020 às 17:34

Recorde-se que o nosso amigo Julius embirra com o Sporar ainda antes de ele começar a jogar:)
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.10.2020 às 19:37

Caro amigo Rui se rever os meus comentarios desse momento da sua chegada irá ver que escrevi-lhe comentarios motivadores e durante algum tempo dei o espaço e o beneficio da duvida e foi o que fui vendo e analisando que me foi desanimando.
Depois vi-lhe défices Que um ponta de lança do Sporting nao deve ter, como a falta de explosao,a dificuldade de jogar de costas para a baliza adversaria, nao conseguir temporizar com a bola protegida, ter fraco remate, nao ter extinto matador e falta de feeling onde cai a bola, deficiencia na finalizaçao em lances de alguma facilidade , inexistencia de jogo aereo e pior que tudo deixar-se ultrapassar pela maioria dos defesas quando mesmo com vantagem.
Nao critico nunca pela ueva,tudo tem as suas fronteiras e ele ja passou as minhas.

Sempre se procura uma desculpa para os seus falhanços e na minha opiniao ja sao desculpas a mais.

Joga porque se fez um investimento e estas coisas demoram sempre o seu tempo a serem resolvidas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.10.2020 às 19:41

É a minha opiniâo e acredito que ja estará no lote dos jogadores a serem despachados quando surgir a oportunidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2020 às 19:49

Admite-se que haja diferenças de opinião sobre Sporar ou qualquer outro jogador, no entanto, escapa a sensatez a afirmação do Julius que "sempre se procura uma desculpa para os seus falhanços".

Qual é o interesse de um adepto sportinguista em fazer o que o Julius alega?

Não há interesse algum, absolutamente nenhum. Todos os verdadeiros sportinguistas só querem uma coisa: ver o Sporting vencer, com ou sem Sporar!!!

No fim, com o passar do tempo, é possível que os factos acabem por sustentar a opinião do Julius. É muito possível... todavia, há uma outra "pequena" consideração: se Rúben Amorim continuar a insistir em não dar tempo de jogo a Sporar, é uma certeza absoluta que, no banco de suplentes, ele não vai marcar golos.
Sem imagem de perfil

De Joãozinho a 27.10.2020 às 16:45

Amanhã é dia de champions!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2020 às 19:50

"Sapiência" máxima em evidência!!! Em sua casa, deve ser um génio.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 27.10.2020 às 17:19

Rui Gomes

Acho piada a forma como as pessoas comentam os jogos e as técnicas que devem ser implantadas nos jogos.
Se recuarmos uns meses as pessoas ficaram chocadas quando o R. Amorim começou a jogar apenas com três defesas. Estávamos habituados a haverem dois laterais e apenas um central e esta táctica veio "revolucionar" o antigo sistema. A verdade é que muitas equipas praticam este sistema, ainda ontem o treinador encarnado disse que possivelmente vai jogar com três defesas, que suponho sejam todos centrais. Mas, está no nosso ADM que temos um pouco de treinador de futebol e para quem jogou futebol é mais fácil perceber os sistemas de cada equipa. Não fujo á regra e penso que o Joavane não está a render no lugar que ocupa, Gosto mais de ver o TT ou o Sponar , Deixemos o Ruben Amorim fazer o seu trabalho, pois até hoje o saldo é positivo, pois empatar com o actual campeão não é desprimor nenhum, ainda para mais tivemos um apitador e um VAR que não gostam de sandes de couratos (?) e preferem outros sabores. Atenção ao Gil Vicente, pois defendem muito bem e causam calafrios quando atacam- Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2020 às 17:32

Caro Fernando Albuquerque,

Dirigiu o comentário a mim, mas o post é do meu colega Leão Zargo e é ele que vai responder às suas considerações.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 27.10.2020 às 17:35

Rui Gomes

Peço desculpa, pois não reparei que este post era do seu Colega Leão Zargo. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2020 às 19:52

Não tem importância. Fiz a observação para explicar a minha não resposta às suas considerações.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2020 às 18:09

Caro Fernando Albuquerque

Na verdade, o futebol tem a qualidade extraordinária de permitir que os adeptos sejam também "treinadores" das respectivas equipas. Em princípio, isso não implica consequências negativas e faz parte da sedução do futebol.

Uma coisa é certa. O treinador melhor do que ninguém conhece a condição física e emocional de cada jogador e, como os adeptos, deseja vencer o jogo, cada jogo. Aliás é disso que depende o seu emprego e carreira. Pessoalmente, dou o benefício da dúvida ao nosso treinador. Posso opinar, mandar umas bocas, mas é assim mesmo que faço.

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.10.2020 às 17:38

No meio desta discussão do tridente ofensivo, do falso ponta de lança, de quem actua no meio, tenho receio que se "perca" o Jovane.
Ao ser lançado numa posição mais central podemos estar a "queimar" o jogador e a perder um desequilibrador nato nas faixas laterais, capaz de pôr um lateral um jogo todo à sua procura e com a "cabeça à roda". Aquelas acelerações em drible não são para menos.
Também não podemos esquecer que lhe falta trabalhar a definição dos lances e melhorar a eficácia na cara do golo, mas jogar com ele na posição central tem sido um desperdício.
E se por esse motivo se afasta o Jovane, para além de um desequilibrador nas alas, perdemos uma das qualidades que no futebol actual vale ouro, a sua execução nas bolas paradas. O ano passado, com a anuência do Mathieu, tivemos a hipótese de verificar o quão exímio é o Jovane nas bolas paradas (assim ele esteja concentrado e motivado) e esta qualidade é muito importante para desbloquear uma série de jogos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2020 às 18:29

Leão do Norte

Também receio que com Jovane no meio do trio do ataque se perca o melhor que ele tem e que não se ganhe um avançado "ponta de lança". Pelas suas características pessoais e pelo seu percurso de futebolista, é um ala/extremo que se destaca por ser forte no um contra um, rápido, com muita qualidade técnica e que cruza com muito acerto para a zona da grande área. E há a qualidade nas bolas paradas, é verdade.

Perfil Facebook

De Luís Moreira a 27.10.2020 às 19:05

Prefiro tirar um central sofrível e meter um ponta de lança que já marcou golos.Sporar tem escola de ponta de lança, pisa bem a linha da defesa e do fora de jogo, é fisicamnete forte e é rápido na desmarcação.
Jovane tem sempre lugar de inicio ou a meio do jogo.
Precisamos de um defesa central jovem mas com experiência.
E aquele meio campo é um tratado de jogar a bola
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.10.2020 às 20:03

Luís Moreira

Convém sublinhar que Sporar tem escola de ponta de lança e que pisa bem a linha da defesa e do fora de jogo. Ele move-se e desmarca-se com rapidez, jogando quase sempre no limite do fora de jogo. Quando foi contratado pelo Sporting em Janeiro de 2020 era o melhor marcador da Liga Europa. É bom ter isso em consideração.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo