Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Sporting joga amanhã…

Sporting - SC Braga, 2 de Janeiro de 2021, 18h00

Leão Zargo, em 01.01.21

21985365_9pq1N.jpeg

O Sporting defronta amanhã o Braga para a 12ª jornada da 1ª Liga. Na época passada, no Estádio de Alvalade, os leões venceram por 2-1, com golos de Wendel e Bruno Fernandes. Foi no início da época, para a 2ª jornada, e dessa equipa treinada por Marcel Keizer apenas Coates e Luís Neto deverão alinhar amanhã. Para além de Bruno Fernandes e Wendel, também saíram Acuña, Raphinha, Doumbia, Diaby, Thierry Correia, Eduardo e Vietto. Jérémy Mathieu terminou a carreira. Permanecem Luiz Phellype e Renan, mas não é previsível que sejam convocados.

A actual equipa leonina começou a ser burilada por Rúben Amorim quando foi contratado em Março passado. Nós, os sportinguistas, estamos sempre à espera de um D. Sebastião que nos leve à vitória. Isso não existe, como todos deveríamos saber. O que há é o trabalho laborioso planificado e competente. É o que se passa no Sporting com a construção de uma identidade e ideia de jogo forte assente em boas dinâmicas ofensivas e defensivas. Nunca se vê a equipa leonina sem organização, perdida em campo, o que é um princípio essencial.

O jogo com o Braga constitui um teste difícil para o Sporting. Carlos Carvalhal consegue que a sua equipa tenha um bom comportamento colectivo nas diferentes situações do jogo. A participação na Liga Europa é bem reveladora. Mas, os leões lideram a classificação da 1ª Liga e têm argumentos para vencer e para convencer. Diria que frente aos bracarenses, jogam Palhinha e TT e mais nove. Palhinha proporciona a estabilidade e a segurança, TT assegura a mobilidade e a profundidade. Engenho físico de um, engenho técnico do outro.

Na fotografia, Acuña e Murilo Souza no Sporting 2 - SC Braga 1 disputado em 2019-20.

publicado às 12:56

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.01.2021 às 14:52

Na minha opiniâo e numa visâo mais abrangente joga-se amanha a primeira final para o titulo , havendo um derrotado ficará com escassas possibilidades de lá chegar , o Braga se perder fica a 8 pontos do Sporting mais os pontos que teria que recuperar a Benfica e Porto o que ja seria uma tarefa muito dificil de conseguir.

O Sporting perdendo porque pode perder a liderança e fica com todos em cima face a uma 2ª volta muito mais complicada áparte os problemas que irâo surgir aos jovens da equipa ainda pouco tarimbados para uma competiçâo tâo longa e de alto nível como é o campeonato.
O Sporting ganhando amanhâ daria só mais uma passo importante até porque se aproxima o jogo Porto - Benfica e seria muito conveniente dobrarmos a 1ª volta com 4 ou 5 pontos de vantagem sobre eles.

Amanhâ terá um durissimo teste , o Braga é actualmente a equipa que melhor sabe pisar os terrenos do jogo , joga de olhos fechados nas manobras da construçâo e como nao existem equipas perfeitas é a sua defesa o sector mais fraco que o Sporting num dia inspirado pode e deve explorar e pressionar .
A nossa defesa terá fazer um jogo a roçar a perfeiçâo contra este Braga.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.01.2021 às 14:53

A nossa defesa terá que fazer......
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2021 às 16:33

Mesmo sabendo que nada será definitivo, e que muito pode acontecer nos meses seguintes, o julius tem razão ao relaçar a importância do nosso resultado frente ao Braga. Será um teste duríssimo, é verdade, há dois jogos que a equipa perdeu brilho, temos jogadores fora de forma, e jogamos contra uma equipa a subir de rendimento.

A propósito da defesa do Sporting encaro com alguma apreensão o facto de Feddal ainda não jogar amanhã. Será uma prova de fogo para Gonçalo Inácio. Ficaria mais descansado com Feddal a fazer frente aos avançados do Braga.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.01.2021 às 16:46

Nâo é ainda conclusivo que nao jogue mas tambem tem contra si a paragem forçada e sendo um jogador que necessita de ritmo para se apresentar minimamente aceitavel e mesmo pronto para jogo sera complicado.

De facto nada é definitivo no jogo de amanhâ mas o caro amigo que tambem ja tem alguma experiência destas coisas entendeu perfeitamente que nao andarei longe da realidade com essa minha afirmaçâo.

Para ambicionarmos estarmos na luta até ao final pelo titulo o jogo de amanha terá que ser para ganhar , ja empatamos em casa com o Porto e os jogos entre candidatos farâo tambem a diferença no final.
O ideal era dobrar a 1ª volta com pelo menos 4 pontos de vantagem sobre os rivais , é possível, mas para isso temos mesmo que ganhar amanhâ .
Os jogos Porto-Benfica e Sporting - Benfica estâo quase á vista.

Uma vitoria amanha tambem lança outras questôes na equipa seria como uma injeçâo de adrenalina e confiança e soltaria o resto dos fantasmas.

Um resultado negativo poderá ter consequências imprevisiveis.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2021 às 17:01

julius

Quando me referi a Feddal tinha presente as características físicas dele e a quebra de ritmo no caso da recuperação da lesão. Veremos qual é a decisão de Rúben Amorim nesse caso.

Uma vitória frente ao Braga constituirá um excelente tónico para os jogadores que precisam de vencer nos confrontos directos com as equipas do topo da classificação. Ganhar é o melhor doping!
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 01.01.2021 às 15:00

Este Sporting é muito mais competente do que aquele que defrontou o Braga há um ano, pese embora tenha perdido a sua estrela maior e praticamente insubstituível.
Não há milagres nem deuses, há trabalho que deve ser sistematicamente analisado e melhorado.
O jogo no Jamor tem que servir de alerta para uma eventual quebra de forma que se tem vindo a verificar.
E nesse jogo, ao contrário do habitual, a equipa do Sporting andou mesmo perdida em campo largos períodos de tempo. Teve a sorte do resultado porque pela exibição apenas não chegaria lá...
Sob o aspecto defensivo foi evidente a dificuldade da dupla Palinha-Mário em suster o avanço adversário, quando o apoio dos seus interiores mais avançados não colaboraram.
Tabata tem bons recursos técnicos mas defende muito pouco, o que deveria colocá-lo no banco de início num jogo muito mais complicado como este. Gonçalves foi de uma apatia gritante e se nada fez no ataque, muito menos fez a defender.
Esses são os dois aspectos mais óbvios que Amorim deve equacionar ao armar a equipa para este jogo.
Mendes fez um jogo fraco, eventualmente justificado pela menor capacidade física. Veremos como surge agora, dado que está considerado plenamente apto pelo que não acho que deva sair da equipa.
Em termos colectivos, o futebol apoiado do Sporting permite-lhe deter pose de bola superior ao adversário, porém terá que ser bem mais rápido e incisivo se quiser saber como destruir a defesa do Braga.
Será um jogo de muitos cuidados mas no qual, ainda assim, espero não voltar a ver jogadas de ataque na área do Braga acabarem em sustos por perdas de bola na nossa própria área simplesmente porque a circulação de bola é tal que em vez de se atacar anda-se mais mesmo para os lados ou para trás...
Acima de tudo, deposito muita fé na atitude e tenacidade deste grupo de trabalho ainda pouco experiente mas com enorme valor, que eu espero que não tenham medo de ser felizes e bem sucedidos.
Que seja um excelente Ano para o nosso Sporting!...
Imagem de perfil

De Greenlight a 01.01.2021 às 15:29

Caro Leão Campeão,
Antes demais, deixe-me felicitá-lo pelo seu nome, é isso que todos queremos ser. Também me pareceu que a inclusão de Tabata, a ausência de Nuno Santos e a mudança na posição de Pedro Gonçalves possam ter contribuído para a exibição menos conseguida no Jamor. Tabata tem boa técnica, fez uma boa jogada, no primeiro golo, mas tacticamente talvez (ainda) não esteja integrado na equipa. RA é que sabe mas eu voltaria a colocar Tabata no banco.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 01.01.2021 às 16:20

Belem nao foi conclusivo ou pela má escolha dos pitôes a utilizar ou por descurarem treinos de adaptaçâo a um relvado muito escorregadio a verdade é que Amorim teria tido mais sorte se tem passado pelo Circo Cardinal e tem contratado para a empreitada de Belem alguns artistas equilibristas .

Resultou os 3 pontos mas aquilo foi mesmo no limite.

Amanha é outra loiça mais fina e temos que ter mâos seguras para a nao deixar cair e partir em cacos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2021 às 16:36

julius,

de acordo quanto à loiça fina e as mãos seguras. Bem visto!
Imagem de perfil

De Greenlight a 01.01.2021 às 17:06

Caro Julius,
Tem razão naquilo que diz, nomeadamente em relação ao batatal do Jamor. E sim, amanhã é ganhar ou ganhar.
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2021 às 16:34

Greenlight, talvez o Tabata ainda não esteja totalmente integrado e também me parece que é fraco a defender, mas é muito importante na transição ofensiva e no um para um. Para além da qualidade na marcação de livres.
Sem imagem de perfil

De RCL a 01.01.2021 às 16:05

Palhinha, Pedro Gonçalves e Nuno Santos não desaprenderam de um dia para o outro. Contra o Braga vão estar a 100%. No entanto, vão aparecer cartões, o apiteco já leva os nomes na agenda e contra o Nacional não vão jogar todos.
O Sporting vai ganhar, não há volta a dar. Depois o Nacional é outro jogo.
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2021 às 16:37

... e o jogo com o Nacional será complicado, RCL!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2021 às 16:34

O Leão Campeão faz uma listagem de pontos fracos ou debilidades que a nossa equipa revelou nos dois últimos jogos. Tem alguma razão, mas ambos sabemos que falta o reverso da medalha. O que esses mesmos jogadores que refere podem dar de positivo ao futebol sportinguista.

Uma coisa é certa, vencer o Braga constituirá um importante tónico e porá a equipa acreditar ainda mais nela própria.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 01.01.2021 às 15:12

Este "conselho de disciplina" instaurou mais um processo disciplinar ao treinador do Sporting Ruben Amorim e também ao seu adjunto por causa do Belenenses- Sporting, mas não explicitam as razões...! Mas que mistério..! Será pelo facto do Sporting ir em 1º no campeonato e ir amanhã jogar com o Braga..?! Estou curioso por saber os "argumentos" para justificar mais este processo...!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2021 às 16:39

José Silva

"Mistério" digno de um livro policial de fraca qualidade. Tem razão.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 01.01.2021 às 15:38

Vamos ver se começa com o "pé direito"


Beijinhos Rui
Feliz 2021
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.01.2021 às 17:31

Bem... o post não é meu, mas aceito sempre os beijinhos da Luísa.

Feliz 2021 nesse "cantinho" do Atlântico.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 01.01.2021 às 19:38


Beijinhos para o Leão Zargo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.01.2021 às 20:02

Assim fico ciumento!
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 02.01.2021 às 14:29

O Rui sabe que é o meu favorito

Beijinhos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.01.2021 às 16:39

Excelente... assim já fico mais tranquilo!

Beijinhos
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2021 às 21:19

Obrigado! Beijinhos para a Luísa!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.01.2021 às 18:10

Luis Moreira


O nosso meio campo é composto por dois jogadores de topo - Palhinha e João Mário - ajudados conforme as circunstâncias do jogo por Nuno Santos, Porro e Nuno Mendes. Mas há muito que se sabe que uma coisa é "estar lá", outra bem diferente é "passar por lá".

Contra as equipas grandes o Sporting vai ter que fixar mais o Nuno Santos em tarefas de ajuda ao meio campo, num "3" - Palhinha - João Mário -. Nuno Santos e deixar lá mais à frente TT e Pote e Porro e Nuno Mendes subirem á vez.
O SC Braga irá apostar na ligação que Ricardo Horta faz entre o meio campo e o ataque que muitos poucos fazem com aquela qualidade. Ganhar maioria numérica no meio e aparecer na zona de remate fazendo companhia a Paulinho.
Ou então jogar com Mateus ao lado de Palhinha apoiando João Mário.
E claro, vamos ganhar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.01.2021 às 18:13

Caro Luís Moreira,

Não apaguei o seu comentário, mas estou a perder a paciência consigo. Entendeu que não se identificaria mais e persiste na mesma.

Ao fim e ao cabo, qual é o problema?... Tem um impedimento diferente de todos os outros leitores?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.01.2021 às 18:28

É lugar comum dizer que todos os jogos importantes, mas há uns "mais importantes que outros"!
Estes jogos entre adversários diectos, para além dos pontos, têm importância no aspecto psíquico, pela demonstração de superioridade directa que podem revelar.

Já foi dito que em relação ao ano anterior o Sporting está bem melhor, mas o Braga também.
Para mim, neste momento, o Braga é o adversário que mais e melhores combinações ofensivas consegue fazer. Preocupa-me em especial a forma como se movimentam no ataque, de forma a criarem e explorarem os espaços da defesa, algo que sabemos é um dos pontos débeis da nossa defesa.

Espero que desta vez o Rúben Amorim prepare melhor o jogo que o Carvalhal, de forma a não ser surpreendido pelo jogo ofensivo do Braga, mas também a explorar as lacunas defensivas que possuem.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2021 às 19:08

Leão do Norte, concordo com a apreciação que faz do Braga. Carlos Carvalhal tem jogadores muito eficazes no jogo ofensivo, é o ponto forte da equipa bracarense. Ele já preparou a forma de procurar anular as dinâmicas do Sporting, tal como Rúben Amorim preparou os seus jogadores para contrariar as dinâmicas do adversário. Espero é que o nosso treinador tire um coelho da cartola... e surpreenda Carvalhal!

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.01.2021 às 20:38

Em relação à previsível frente ofensiva do Braga, há aspectos extra-jogo que podem ter influência no rendimento dos jogadores.

Paulinho, em constantes rumores ligados ao Sporting, por suposto interesse de Rúben Amorim, sabe que o seu rendimento vai ser altamente escrutinado pela comunicação social e vai querer provar que esse suposto interesse tem razão de ser.
Iuri Medeiros, sempre uma promessa adiada da formação sportinguista, parece que encontrou em Braga a equipa e o tipo de jogo para mostrar o seu potencial, e vai ter como um dos objectivos, provar que não foi correctamente aproveitado em Alvalade.

Por mais que digam que são profissionais e que estão acima destas questões, são situações que mexem com o ego dos jogadores.
Se funcionarão como motivadores ou inibidores do seu rendimento, amanhã veremos. Mas, na minha opinião, são factores que vão estar presentes nas suas cabeças.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.01.2021 às 21:24

Sim, ambos vão procurar o destaque e sonham com a possibilidade de serem decisivos no resultado do jogo. Isto é o sonho, outra coisa é a realidade que decorre nas quatro linhas. No fim de contas, isso é humano e torna-se saudável que reajam dessa maneira.
Mas, por vezes uma motivação extra pode atrapalhar mais do que se imagina...
Sem imagem de perfil

De Alberto Oliveira a 03.01.2021 às 11:05

Trigo limpo, farinha amparo, como se dizia no meu tempo de jovem. Agora é limpinho, limpinho. Gosto mais da farinha amparo, que se a memória não me atraiçoa, a embalagem original era verde. Ontem a coisa terminou bem para as nossas cores por um motivo muito simples: não desperdiçámos as oportunidades que tivemos o que é muito caminho andado para se ganharem jogos e competições. É verdade que o Braga tem uma óptima equipa mas... o Sporting tem neste momento 8 pontos de vantagem, o que pode não ser tudo até ao fim da Liga mas convenhamos que é alguma coisa. E certo, certo, é que ganhar jogos dá uma confiança dos diabos! Ganhar o próximo, é o objectivo!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo