Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Sporting joga amanhã…

Nacional - Sporting, 7 de Janeiro de 2021, 18h30

Leão Zargo, em 06.01.21

Nacional Sporting 0-1 2018-19.jpg

O Sporting defronta amanhã o Nacional para a 13ª jornada da 1ª Liga. Na última vez que os dois clubes se defrontaram na Madeira, em 2018-19, os leões conseguiram uma vitória muito difícil por 1-0, golo de Luiz Phellype. A Choupana é um campo tradicionalmente complicado por razões anaeróbicas em virtude da altitude (630 metros) e pelo microclima que, dependendo, pode originar ventos fortes, nevoeiro, aguaceiros intermináveis ou calor sufocante.

Diz a lenda que o Natal é o Cabo das Tormentas da equipa leonina. Esta época foi o Cabo da Boa Esperança. Estar na liderança com quatro pontos de vantagem constitui o melhor antídoto para combater a descrença e simboliza a nova realidade sportinguista. Dito isto, nada está conquistado. No jogo de amanhã esperamos que a equipa confirme a coesão, organização e eficácia reveladas com o Braga. De igual modo, uma entrada pressionante, mas com mais critério na construção ofensiva no último terço do campo. Se os adversários exploram melhor os pontos fracos dos leões, que Rúben Amorim responda com as armas que dispõe para alcançarmos o nosso objectivo: a vitória.

Com menos um jogo disputado, o Nacional soma 13 pontos e está a meio da tabela. Com duas descidas e duas promoções em quatro épocas, a equipa orientada por Luís Freire (é o treinador mais jovem da 1ª Liga) pretende estabilizar no escalão principal. Nos jogos disputados, destaque para os avançados Riascos (8 golos na Liga e na Taça) e Róchez, o experiente Rúben Micael, o ala João Camacho (o melhor jogador do plantel), o médio defensivo Larry Azouni (internacional francês sub 18, 19 e 20) e os brasileiros Júlio César e Lucas Kal no centro da defesa.

Na fotografia, o Nacional - Sporting disputado em 2018-19 que os leões venceram por 1-0.

publicado às 03:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.01.2021 às 10:59

Pelas previsões de tempo, espera-nos muito vento e chuva, e aliando o facto de ser um estádio em altitude, certamente teremos condições muito adversas, esperemos que a união e solidariedade presente em todos os jogos, seja ainda mais reforçada neste encontro, iremos mesmo precisar disso, bem como a superaçao de atletas que possam fazer a diferença, nestas condições.
Se calhar, é dos jogos que precisávamos do tal " poste" na frente, é o que nos falta, não para fazer a diferença, mas sim para dar outras possibilidades, quando temos de jogar "Feio", e um futebol para o qual TT e companhia, terão muitas dificuldades.
Deixo o alerta à extrutura, que com competência, deve aproveitar esta fase de mercado,para complementar esta lacuna. Claro, na minha modesta opinião!!!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 11:52

Na verdade, as condições climáticas adversas prejudicam o futebol tecnicista dos jogadores do Sporting. Rúben Amorim está atento a isso, mas a equipa está rotinada num determinado tipo de jogo.

Segundo um amigo a residir na Madeira, às 11h00 estava bom tempo com sol no Funchal.
Sem imagem de perfil

De Goes a 06.01.2021 às 12:29

Em relação ás rotinas da equipa, concordo inteiramente consigo, no entanto, julgo que todos nós sabemos, que também os outros nos estudam, e irão tentar travar essas mesmas rotinas, por isso, julgo ser inportante termos outro tipo de solução, em jogos que vamos ter por diante, e como entendemos, já nos olham de outra forma, e daqui a algumas semanas, iremos ver os autocarros em Alvalade, e não ficarmos sujeitos ao avanço do Coates nos ultimos minutos para a area contrária, mantenho a ideia de ser importante outr alternativa, mas que seja válida, contratar por contratar, não!!! Concorda?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 13:05

Goes, concordo com a contratação de alternativas válidas. Válidas como refere muito bem. Na verdade, em Alvalade ou fora, os adversários vão procurar encaixar defensivamente no 3x4x3 do Sporting. As alternativas podem estar no interior do plantel existente, com um maior apuro nas transições adversárias, a recuperar a bola e nos passes progressivos. Tem a ver com o treino.

O 3x4x3 de Ruben Amorim é rico tacticamente como se viu no jogo com o Braga. Entraram Sporar e Matheus e o Sporting adquiriu o controlo do jogo. A nossa equipa é rica em soluções no 1×1, mas revela dificuldades para desbloquear blocos baixos. Aí uma presença mais forte na grande área será importante. Como também será importante um defesa central mais rápido. A tal questão das alternativas que refere.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 11:53

Agradeço que o "Anónimo" se identifique com o nome ou um pseudónimo.
Sem imagem de perfil

De Goes a 06.01.2021 às 12:12

Sim, mas o tempo vai piorar muito a partir desta noite na Madeira, ponho em causa até, pelas previsões, a realização do jogo, Pelas previsões em relação à depressão Filommena que vai atingir o arquipélago amanhã, será uma possibilidade forte a não realização do jogo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 13:08

Sim, a previsão meteorológica é essa. No mínimo, vamos ter um campo pesado por causa da chuva, deverá estar a chover na hora do jogo e o vento vai soprar com alguma força.
Sem imagem de perfil

De Goes a 06.01.2021 às 13:43

Como diz o nosso lema desta Época, " onde vai um, vão todos", que esta solidariedade e uniõ a tenhamos dentro do campo, so assim vamos sair com os 3 pontos da Madeira.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 14:57

Exactamente. É isso mesmo!
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 06.01.2021 às 14:08

Vamos ver como corre


Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 14:58

Beijinhos, Luísa. Um belíssimo dia!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2021 às 18:29

Com os beijinhos da bela Luísa, o seu dia já está realizado!!!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.01.2021 às 19:40

Vai ter que correr bem cara leoa , é mais uma batalha em que temos que sair dela vencedores .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2021 às 22:28

Bem... a Luísa está na Madeira e melhor poderá acompanhar a situação.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 07.01.2021 às 15:14

Vou acompanhar bem de perto, sem bem que o tempo está muito mau, não sabemos se haverá jogo por causa do nevoeiro na Choupana!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.01.2021 às 15:19

Muito provavelmente nao havera condiçôes para se jogar , mas ontem o aviao tambem parecia nao poder aterrar e lá aterrou , veremos o que vai passar .
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 07.01.2021 às 19:51

Já sabemos que foi adiado!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.01.2021 às 20:00

Pois , era impossivel . A bola movia-se sozinha com o vento e dessa forma nao tem condiçoes
Prevê-se melhoria do tempo amanha ao final da tarde,veremos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.01.2021 às 16:34

Caso seja uma realidade que o campo poderá estar empapado alerto que a estratégia que o Sporting costuma utilizar naquele engodo de chamar a equipa asversaria nao funciona e pode pelo contrario ser um veneno contra nós.

A bola prende e os atrasos para o G redes ou homens mais recuados pode isolar o adversario , nao podemos facilitar e oferecer lances desses ao Nacional.

Temos que ter muita cabeça , muita disponibilidade fisica e jogarem como uma equipa mas que tenham a capacidade de se adaptarem ás circunstâncias que o relvado vai apresentar.
Sem imagem de perfil

De Goes a 06.01.2021 às 17:24

Concordando em tudo, essencialmente na parte da nossa forma de jogar, que pode ser muito dificultada, com a conferencia de RA, percebe-se pelo seu pragmatismo, que a equipa tera de se adaptar, mas mesmo assim,o erro é algo incontrolavel, mas ja sabemos o que nos espera , pelo que evitar o que se pode, deve ser regra, não teremos jogo fluido, vi ser muita luta, futebol pouco, muito pouco, ganhará quem lutar e correr mais e acima de tudo, errar menos, atenção ás bolas paradas defensivas, temos de melhorar muito, provavelmente oponto mais fraco da nossa defesa, vamos a acreditar que nos adaptaremos da melhor forma, desde que possamos vencer por meio a zero, tudo certo, é mais um daqueles jogos em que a solidariedade e união pode ganhar os 3 pontos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.01.2021 às 17:32

Primeiro é que ver como o relvado se apresenta e ate pode acontecer que o temporal começe a cair em pleno jogo , os jogadores ja têm que ir antecipadamente preparados para eventuais alteraçôes na forma de jogar a bola caso seja necessario se a bola nao rolar normal têm que fazer jogo mais directo com a bola a circular mais pelo ar . Veremos.

Ja o disse aqui que faz algumas dezenas de anos atras perdemos 3- 0 em Famalicâo por os nossos quererem insistir em jogar a bola pelo chao num campo de lama a bola prendia e foram 3 brindes e 3 golos para o adversário.

Nestas coisas Amorim tem que se chegar a frente a preparar bem todos os cenarios e pela sua experiência demonstrar como têm que fazer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2021 às 22:26

Não duvido que Amorim vai ter a equipa bem preparada.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 18:01

Julius
Certo. Os jogadores do Sporting têm de se adaptar ao estado do relvado, têm de saber jogar. Com o campo pesado será complicado jogar em transição trocando a bola como estão habituados a fazer. O jogo será mais físico, com muitas faltas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2021 às 18:24

Fundamentalmente é correcto, mas também depende muito da qualidade à raiz do relvado e do seu escoamento natural.

Os relvados variam muito de clube para clube, de estádio para estádio, e são muito sensíveis.

O melhor relvado que eu já pisei em Portugal foi em Chaves, superior a Alvalade, Luz e na altura Antas.

Uma vez em Peniche, o responsável pelo estádio e relvado não nos autorizou a treinar, com receio de vírus nos pitons das chuteiras. O presidente do clube foi obrigado a intervir e nós tivemos de dar uma limpeza extra às chuteiras.

Não é invulgar quando se viaja fora fronteiras, as autoridades alfandegárias quererem inspeccionar as chuteiras para ver se vem algum solo agarrado aos pitons, potencialmente com algum vírus.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 18:32

E um facto, caro Rui, a qualidade do relvado e a sua capacidade de escoamento são determinantes. Aliás, nomeadamente em campos ingleses, é frequente ver relvados em boas condições apesar da muita chuva.
No caso da Choupana, preocupa-me a quantidade de chuva que deverá cair durante a noite e o dia de amanhã.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2021 às 18:46

Também me parece que o relvado da Choupana não é dos melhores. Logo veremos...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 18:58

A Choupana teve obras significativas em 2000 e 2007 tornando o Estádio naquilo que é hoje.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.01.2021 às 18:57

Correctissimo é assim que passa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.01.2021 às 19:03

Comentei porque todos vimos que Belem foi mal preparado e o treinador teve a humildade de o assumir e nao podemos cair no mesmo erro.

Agora leva-nos a crer que as circunstancias serao diferentes das que encontramos em Belem , um dos piores problemas é a existencia de lama que faça parar a bola , os nossos defesas (centrais) convenhamos sao duros de rins e o melhor é praticarem jogo directo , Amorim tambem ja coloca essa possibilidade, nao cairem nunca no erro de tentarem fazer circular a bola no terreno em zonas recuadas , eles Nacional devem estar a rezar a todos os santinhos que chova e bastante porque uma equipa menos tecnicista adapta-se muito melhor ao tipo de jogo de solteiros contra os casados.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 19:30

Julius,
um relvado em mau estado dá origem a um certo nivelamento das duas equipas. Mas, os melhores jogadores continuam a ser os melhores jogadores e isso tem de fazer a diferença no resultado do jogo. Estou certo?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.01.2021 às 19:35

Teoricamente deveria ser assim mas na pratica nem sempre acontece , tem jogadores que estao mais abituados a certo tipo de jogo que um relvado em mau estado obriga e é conveniente.

De todos as formas com chuva ou sem chuva a equipa tem que ir amanhâ mentalizada em vestir o fato macaco e jogar feio se tiver que ser , costumo chamar a estes jogos , jogo de machos e é isso que os nossos terâo que ser amanha.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.01.2021 às 19:38

Todavia eu nao gostar muito de referenciar certos exemplos mas temos o caso do Porto que está sempre listo para este tipo de jogo , aí merito ao rafeiro do seu treinador que os prepara bem mentalmente para a guerra.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.01.2021 às 19:55

Vamos ter um jogo duro, rasgadinho como se costuma dizer. Ou, para homens de barba rija. Veremos como os nossos jovens se adaptam ao que será necessário.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2021 às 20:58

Tomem nota que o avião do Sporting não conseguiu aterrar no Funchal e foi desviado para Porto Santo.

Agora, aguardam instruções; pernoitar no Porto Santo, tentar novamente o Funchal ou regressar a Lisboa.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo