Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Sporting joga amanhã…

Marítimo - Sporting, 5 de Fevereiro de 2021, 19h00

Leão Zargo, em 04.02.21

Marítimo Sporting 1-1 2019-20 1ª jornada.jpg

O Sporting defronta amanhã o Marítimo para a 17ª jornada da 1ª Liga. Em 2019-20, nos Barreiros, a partida começou da pior maneira para os visitantes, um erro defensivo aos oito minutos e golo dos madeirenses, Bruno Fernandes assistiu Coates para o 1-1, os leões pressionaram, cresceram no terreno, tiveram oportunidades para desfazer o empate, mas não conseguiram marcar. Rui Gomes, no Camarote Leonino, sintetizou com rigor: “Jogo com muita emoção, mas faltou eficácia.”

Com o Marítimo disputa-se mais uma final. A equipa sportinguista é muito mais confiante e adulta do que a da época passada, pode não ter os jogadores mais caros e com maior currículo, mas em cada jogo revela que está preparada para vencer. E estar preparada para vencer é das coisas mais preciosas que uma equipa de futebol pode ter. A liderança não é fruto do acaso, mas de trabalho competente e de inteligência e resiliência.

Sabe-se que Neto, totalista na defesa, não vai poder alinhar e desconhece-se se Palhinha cumpre o castigo neste jogo, ainda aguarda pela decisão do Conselho de Disciplina. Paulinho deve estrear-se de verde e branco. A frustração da Taça de Portugal já vai longe, o futebol tem a condição de gerar expectativas que se tornam a realidade dominante. E a realidade agora é que, desde o tempo dos “Cinco Violinos”, o Sporting conseguiu a melhor pontuação nas primeiras dezasseis jornadas do campeonato.

Na fotografia, Coates e Bruno Fernandes festejam o golo no Marítimo - Sporting disputado em 2019-20.

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


56 comentários

Imagem de perfil

De Greenlight a 04.02.2021 às 09:01

Não me lembro do jogo da época passada mas a primeira parte do último jogo para a Taça foi também um caso de domínio total mas sem qualquer eficácia. Amanhã e desta vez com todos os titulares, espera-se uma vitória.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 10:22

Na época passada, a equipa vinha de uma pré-época frustrante e a 1ª jornada terá sido abordada com pouca confiança. Amanhã será diferente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 04.02.2021 às 09:06

Caro Leão Zargo,

Na posição em que o Sporting se encontra todos os jogos começam a ter grande importância, transformando-se, como bem apelidou, em verdadeiras finais.

Amanhã, do lado do Marítimo já sabemos o vamos encontrar. Equipa muito fechada, no limite do contacto físico, a jogar com o tempo desde o início do jogo e a explorar os eventuais erros e adiantamento do Sporting.
A nós compete-nos, contrariamente ao jogo da taça, não ser perdulários e jogar com entrega e inteligência desde o início.

Estou confiante que amanhã o Paulinho vai começar logo a mostar a utilidade da sua contratação. Não descarto a sua titularidade e, mesmo que não seja, vai ter acção importante no jogo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 10:31

Caro Leão do Norte

Sim, com o Marítimo muito fechado lá atrás será o que vamos assistir logo de início. O antídoto é marcarmos primeiro... e cedo!

Também imagino o Paulinho a fazer um "bonito" no jogo de amanhã!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.02.2021 às 09:09

Se por acaso o Palhinha levar amarelo no jogo com o Maritimo e não houver decisão do Conselho Disciplina antes do jogo com o Gil Vicente, como será?
Sem imagem de perfil

De RASR a 04.02.2021 às 09:22

No meu ver, acumula já para o 6º e inicia a série para o 10º. Se Palhinha tiver uma decisão confirmatória, cumpre o castigo no jogo a seguir à decisão e volta já com o 6º cartão mostrado; se tiver uma decisão revogatória, cumpre o castigo no jogo a seguir à decisão, visto que o 6º passaria a 5º amarelo. Não é uma situação tão difícil de gerir como você e alguns querem fazer passar. Em campo, os cartões são retirados ao jogador com a mesma facilidade. O árbitro vai ver as imagens e, achando que foi um erro dar o cartão, despenaliza. Por que é que haveria de ser difícil gerir esta mesma situação na secretaria???
Sem imagem de perfil

De LG a 04.02.2021 às 09:38

estava para escrever o mesmo.
Já não é preciso
E não esquecer que qualquer castigo é divulgado pela FPF, não vai haver incerteza
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.02.2021 às 10:24

RASR,

Portanto o que vamos assistir a partir deste momento é que qualquer jogador que leve um amarelo duvidoso fica a aguardar decisão, portanto vamos ter um campeonato sujeito ao timing das decisões do Conselho de Disciplina..... por exemplo o que acharão os sportinguistas se a decisão do Palhinha sair antes do jogo com o Porto? mas isso pelos vistos não cria nenhum problema ao RASR....

E se por exemplo isto acontecer nas ultimas jornadas do campeonato.... não acha problema um jogador ao abrigo deste adiamento não cumprir o castigo na época em que aconteceu o castigo?!? seria bizarro no minimo.....
Sem imagem de perfil

De RASR a 04.02.2021 às 10:33

Homem, entenda que o raio do recurso não é automático!!! Tem de ser pedido para o seu direito ser exercido! O árbitro atua normalmente, dá os cartões que tiver de dar e o CD promulga esses castigos. Se algum jogador se achar erradamente penalizado, por que razão se deve promover a má decisão em detrimento da justiça desportiva? Até parece que estes direitos são de agora. Quem quiser recorrer de uma má decisão, tem esse direito! A não ser resguardada esta via, os árbitros de campo têm poder a mais. Mais poder do que um juiz judicial, que têm sempre as suas decisões pendentes de recurso. Mais, até parece que todos os amarelos do campeonato são escandalosamente mal dados como foi o do Palhinha, claro serviço encomendado! Se a decisão vier pela altura do jogo do Porto, apenas estão a ser seguidos os trâmites do processo. Há que assumir a perda e nada mais.
Sem imagem de perfil

De RASR a 04.02.2021 às 10:39

Quanto ao seu último parágrafo, até parece que não há castigos que transitam de um ano para o outro... Se não cumprir no próprio ano, a única culpa do atraso da decisão é apenas das instâncias de disciplina. Que culpa têm o jogador ou o clube por não serem mais céleres na tomada da decisão? Várias vezes vemos decisões serem proferidas quanto a casos de vários anos anteriores, tanto de interdições do estádio do clube como quanto a decisões de questões particulares quanto a jogadores, que já jogam em outros clubes. As instâncias disciplinares têm de adotar uma estrutura voltada para a realidade que regulam, ou seja, que uma época desportiva é de 1 ano e que o jogador pode não estar neste campeonato o ano seguinte, devendo adotar decisões rápidas. Todos nos lembramos do caso Slimani que se arrastou durante semanas a fio. É isto que não deve acontecer.
Sem imagem de perfil

De LG a 04.02.2021 às 10:56

Schmeichel, isto não vai acontecer tantas vezes, porque tem de acontecer simultaneamente o seguinte:
a) castigo do jogador;
b) recurso e indeferimento;
c) haver reconhecimento do erro por parte do árbitro
d) O clube achar que vale a pena recorrer, face à importância do jogo em que o jogador ficará suspenso) recorrer para o TAD, com pedido de decretamento provisório de providência cautelar (obriga a decisão do TCAS no prazo de 48 horas);
e) o presidente do TCAS considerar que existem fundamentos para o decretamento provisório
f) Haver tempo para tudo isto (só possivel no caso de Palhinha porque o jogo foi na segunda feira)
Sem imagem de perfil

De RASR a 04.02.2021 às 11:30

Caro LG, perante todo o problema que foi levantado por toda numa situação toda ela legal, a verdade é esta, fossem os dois campeões crónicos a usar esta manobra de defesa e eram uns génios dos laboratórios jurídicos. Como foi o pobre, pequeno e coitado do Sporting, é um escândalo que se use uma defesa legal para se defender a verdade desportiva. É tão simples quanto isto!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 11:38

Caros RASR e LG

Fico grato pelos vossos esclarecimentos devidamente fundamentados.
Sem imagem de perfil

De LG a 04.02.2021 às 11:57

Só acrescentar que o sistema também se vai adaptar.
O CD da FPF, "benevolamente", quando nada o obrigava, decidiu o recurso do Sporting na sexta-feira.
E se estes recursos passarem a ser decididos só depois do jogo? Deixa de haver efeito útil
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 04.02.2021 às 11:52

Penso que o elemento mais importante e decisivo nesses processos é o seu ponto C, o árbitro reconhecer o erro.
Sem imagem de perfil

De LG a 04.02.2021 às 12:00

O reconhecimento do erro pelo árbitro terá sido essencial, é um dos importantes pressupostos processuais para a providência cautelar (fumus boni iuris, ou aparência do bom direito)
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.02.2021 às 16:20

LG,

Desculpe lá, mas o que escreveu não está 100% correcto..... você está a pressupor que só irão reclamar os cartões amarelos que dão origem a suspensão, mas a partir de agora todos os cartões amarelos poderão ser alvo de revisionismo.
Todos os cartões amarelos, cujo erro seja reconhecido pelo árbitro poderão ser alvo de revisão, e se bem conhece os meandros do futebol português de certeza que já percebeu o que aí vem, basicamente Benfica e Porto irão começar a pedir revisão em vários jogos, vão pressionar os árbitros que por acaso mantenham as decisões e depois vão pressionar o Conselho de Disciplina nesse sentido.

Os que agora dizem ser um processo muito simples, agradeço que me expliquem então a razão de não haver mais processos sumaríssimos......
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 04.02.2021 às 17:32

Sera’ mesmo assim? Eu acho que se o 5o cartão ficou em stand by, se ele levar outro contra o marítimo então fica com 5 e terá de cumprir um jogo de castigo. Não fica com 6 porque por enquanto o que ele levou contra o Boavista pode ser despenalizado ou não.
Isto é a minha opinião.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 04.02.2021 às 11:44

Hoje estamos muito mais fortes em tudo que há um ano, não tem comparação, nessa altura a equipa dependia de um jogador e agora depende dela própria no seu todo áparte que todos da equipa sabem o que fazer em campo do 1º ao ultimo minuto e ainda melhor que tudo adoram o sistema em que jogam entregando-se de corpo e alma as tarefas.

O Marítimo já nos deixou muitas espinhas atravessadas e temos que ir para lá com a mesma mentalidade que fomos quando defrontamos o Nacional na Choupana, temos tambem o contra do relvado do Estádio do Barreiros ser dos piores da Liga.

Para que todo o esforço que se fez no jogo contra o Benfica em que resultou numa excelente vitória tenha valido ainda mais a pena temos que ganhar os 3 pontos na Madeira, é importantíssimo mantermos pelo menos esta distancia quando formos ao Dragão no final do mês.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 11:58

julius

Tem razão, até porque temos sofrido maus resultados com frequência nos últimos tempos. Esta equipa está num patamar competitivo muito superior à do ano passado, mas os jogos ganham-se com luta e esforço.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 04.02.2021 às 12:42

O Porto vai ao Belenenses e a seguir a Braga, quem sabe se não tem uma escorregadela?
Espero uma vitória nossa e manter a vantagem, se o porto tiver uma escorregadela tanto melhor mas acima de tudo temos que ganhar os nossos jogos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 12:54

Paulo Salcedas, mas uma escorregadela com o Braga calhava bem...
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 04.02.2021 às 14:47

Caro Leão Zargo, seria ainda mais saborosa com o Belenenses Sad...

SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 18:07

Caro J.Oliveira

Confesso que não sou esquisito. Uma escorregadela com o Belenenses SAD também calhava muito bem!

SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 21:22

E não é que o Porto empatou no Jamor!
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 04.02.2021 às 22:39

É verdade, ehehe. O jogo de amanhã ainda é mais importante para nós.

SL
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 05.02.2021 às 01:24

Foi muito bom op Porto ter empatado, poderemos, se correr bem, ficar a 6 pontos depois do jogo de amanhã... e quiça escorrega em Braga....
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 04.02.2021 às 13:01

Sinceramente não espero escorregadelas do Porto nesses jogos mesmo em Braga se acontecerem tanto melhor mas temos é que nos preocupar connosco e ganhar os nossos jogos jogo a jogo. Eles tambem se sentem pressionados com esta extraordinária perfomance do Sporting sempre com longas séries de vitórias.

Vêm aí os jogos das taças (Portugal e Europa) e aí sim vão-lhes provocar mossas, não há milagres, um período importantíssimo para que o Sporting dê tudo para que ganhe os seus jogos e poder vir a ver os adversários mais directos a ficarem mais para trás.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 14:25

Absolutamente de acordo, julius, temos é que nos preocupar connosco e ganhar os nossos jogos jogo a jogo. Até porque nós é que vamos à frente.
Sem imagem de perfil

De RASR a 04.02.2021 às 16:11

Neste momento, mais do que alguma vez nos campeonatos anteriores, o Sporting depende unicamente de si para vencer esta importante competição e taça que há tanto tempo nos escapa. Pode escorregar mais uma vez mas não mais do que isso, porque depois já fica com a corda mais apertada. Neste momento, só dependemos de nós e com alguma margem.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 18:05

Isso é precioso, RASR. Dependermos apenas de nós tem de constituir um tónico extraordinário de motivação e confiança.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 04.02.2021 às 11:51

Espera-se um marítimo fechado a não deixar o Sporting jogar, mas acredito que os nossos rapazes vão contrariar
E como o Leão Zargo bem o escreve, "a equipa do Sporting está preparada para vencer" e tem muita vontade de vencer

Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 11:59

Obrigado, Luísa. Uma boa vitória no Funchal!
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 04.02.2021 às 12:13

Jogo importantíssimo na luta pelo título e onde eu espero que os jogadores mostrem a mesma garra e o mesmo empenho do jogo contra o Carnide.
Este jogo tem a agravante de ser contra a única equipa em Portugal que até ao dia de hoje conseguiu vencer o Sporting e que já venceu o Porto no início do campeonato, sendo que jogamos já depois do jogo do Porto contra o B SAD, o que poderá causar uma pressão maior nos jogadores.
Espero uma entrada forte do Sporting e começar a marcar cedo para vingarmos a eliminação da Taça.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 12:41

Uma entrada forte do Sporting e marcar cedo. Nem mais, LeaoCapel!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 04.02.2021 às 13:07

Hoje e por tudo o que temos visto não tenho a menor duvida que os nossos jogadores não vão facilitar em nada e vão atirar-se aos adversários com tudo o que têm e não têm porque sabem que um deslize pode ter consequências impresvistas.

Somos melhores que o Marítimo em tudo e vão demonstrá-lo a amanhã, estou convicto, as circunstâncias são bastante diferentes quando do jogo da taça, amanhã estaremos melhor preparados para responder as dificuldades que tradicionalmente o Marítimo nos coloca.
Os nossos estão preparados para sofrer se fôr caso disso.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 14:27

O jogo da Taça verificou-se num contexto muito específico. Acredito que não se repetirá um insucesso.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 04.02.2021 às 14:32

E desenganem-se os que pensam que o título ou a disputa pelos lugares directos estão defenidos numa luta a 2 ( Sporting e Porto) Benfica e Braga (um deles tecnicamente está a pelo menos 11 pontos de diferença do Sporting) continuam ainda pela luta, faltam muitos jogos e ainda não é distancia suficiente para pensarmos que estão já fora seria um tremendo erro.

Toda aquela conversa e choradeira que vemos dos lados de Carnide vale zero é tudo poeira para disfarçar eles estão ainda na luta e ainda têm que jogar todos contra todos outra vez.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 14:40

Com a vitória a 3 pontos e o empate a 1 ponto as vantagens na tabela classificativa fazem-se... e desfazem-se rapidamente!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 04.02.2021 às 14:51

Exactamente por isso jamais podemos cair no erro pensar que já estão mortos, longe disso , temos a prova que a época passada nas ultimas 3 jornadas tinhamos 7 pontos de vantagem para segurar a 3ª posição na tabela e nao fomos competentes perdendo 8 pontos em 9 possíveis.

Eles (Braga e principalmente o Benfica continuam na luta isso é claro por muito que tentem dizer o contrário para nos distrair?
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 04.02.2021 às 14:53

E convém não esquecer que para os lados de Carnide é por esta alturas que começam a entrar os esquemas de malas em acção. Remember 15/16...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 04.02.2021 às 15:00

Eles sentem-se feridos e raivosos, a derrota com os miudos do Sporting foi como uma bomba atómica naquele estado de sobranceria e arrogância de quem prometeu arrasos e goleadas, apartir de agora vai valer tudo.

Áparte que esta realidade actual do Sporting á frente do campeonato e com 4 pontos de vantagem é péssimo para o "negócio" de quem usa os esquemas de inflação do valor dos jogadores para depois nadarem em comissôes, será dificil explicar que afinal não é necessário gastos de 100M para andar lá na frente.

Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 04.02.2021 às 15:46

Por essa mesma razão, por tudo o que está em jogo esta época e pelo histórico dos últimos anos (2015/16 ainda me está atravessado) é que eu só começo a acreditar num Sporting campeão se conseguirmos pelo menos manter esta vantagem até as ultimas jornadas do campeonato. Não tenho dúvidas que, se por exemplo o FC Porto conseguir passar para a frente, nunca mais de lá sai, dê por onde der.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 17:58

Uma coisa é certa, LeaoCapel, apenas bebo o champanhe quando formos matematicamente campeões. Até lá, ferrolho e trancas na porta!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 18:03

julius

essa dos 100M tem destinatário certo!
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 04.02.2021 às 17:40

Nuno Mendes de fora amanhã... Se o jogo já era complicado, mais complicado ainda se torna. Vamos ver como se porta a equipa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 18:01

Vamos a ver quem jogará. Talvez Antunes, mas pode haver uma surpresa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 04.02.2021 às 18:30

Todos vimos quando o Nuno Mendes foi lesionado, num lance que o Gilberto deveria ser expulso por ja ter amarelo, apartir desse lance o Nuno foi obrigado a jogar mais retraído e jogar em sofrimento até final.

Agora esperamos que recupere bem para Barcelos ele e o João Mario.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 18:38

Como o julius referiu na avaliação ao Sporting-Benfica o Soares Dias fez globalmente um boa arbitragem. Mas cometeu erros, como é natural, e a falta desse segundo amarelo ao Gilberto foi um deles.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 04.02.2021 às 18:40

Que ja está a ter consequências, o Mendes ficou muito mal tratado nesse lance.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 18:49

Exactamente. Um traumatismo muito violento.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.02.2021 às 19:09

Julius,

Pela lógica do caso Palhinha então que se faça uma participação ao CD a pedir reanálise ao 2º amarelo ao Gilberto..... e assim passamos o tempo todo a discutir arbitragem.....
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 19:14

Schmeichel

como dizia o Neném Prancha "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa".
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.02.2021 às 19:52

"As coisas não são como são, mas como a gente as vê"
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.02.2021 às 20:51

Schmeichel

Há por aí quem garanta que as coisas são como são, não como a gente as vê!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo