Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Sporting joga amanhã…

Sporting - Marítimo, 19 de Maio de 2021, às 21h45

Leão Zargo, em 18.05.21

Sporting - Marítimo 2019-20 1ª Liga 1-0 LP.jpg

Sporting e Marítimo defrontam-se amanhã para a 34ª jornada da 1ª Liga. No jogo entre as duas equipas na época passada, em Alvalade, os adeptos leoninos desesperaram perante o falhanço sucessivo de golos “feitos” e mais outros dois que o VAR anulou. Valeu Cristián Borja aos 76 minutos que aproveitou uma assistência de Jovane Cabral. Foi o jogo em que Luiz Phellype se lesionou gravemente, em 27 de Janeiro de 2020.

Não se pode ter tudo, mas devemos trabalhar para ter tudo, foi o pensamento que me ocorreu quando percebi a opção de Rúben Amorim para o jogo na Luz. Lançou Matheus Nunes e Daniel Bragança às feras, quis testá-los em alta voltagem, mas não correu bem. O treinador terá deixado uma mensagem clara para a estrutura leonina, ficaram à vista debilidades da equipa. Há que mudar o paradigma de conquistar o título esporadicamente e quando se analisam os pontos fortes e fracos do plantel sabe-se onde se deve e não deve mexer.

No entanto, isso da mensagem para a estrutura é uma parte da história e até pode não ser a mais importante, pois Rúben Amorim é assim mesmo. Considera que o medo da derrota come a confiança dos jogadores e ele não receia escolher quem treina com seriedade. Disse sempre que, num jogo, se os seus jogadores não fizeram mais o treinador é que tinha a culpa e que os deveria ajudar a melhorar. Dessa forma, procura libertar os seus atletas da pressão externa. E ganha a confiança deles, um líder assume sempre as responsabilidades.

Amanhã vamos fechar a época com chave de ouro. Depois, porque o passado já é bastante, avançamos para o futuro.

Na fotografia, Luiz Phellype em acção no Sporting - Marítimo em 2019-20. Infelizmente, lesionar-se-ia alguns minutos depois.

publicado às 03:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


39 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui a 18.05.2021 às 08:19

O Sporting foi campeão há uma semana, e fala-se neste momento mais da derrota na luz do que no título... É perfeitamente normal perder com o benfica (quantas vezes perdemos nos últimos anos?), mas suscitou tanta indignação como uma derrota com o Alverca. Pessoalmente não acredito na mensagem de RA à estrutura, mas sim no lançamento de todos os jogadores em alta competição; e não sabemos se mesmo com os titulares o Sporting teria ganho, devido ao desgaste.
Esperemos terminar esta bela época com um grande resultado e uma grande festa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 09:07

De facto, o jogo na Luz é passado e agora serve apenas para reflexão interna na estrutura do futebol. Daí a parte final do texto, o importante é avançar para o futuro.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 18.05.2021 às 11:08

Eu acho que foi exactamente uma msg à estrutura. Não me parece inocente que, podendo pôr a jogar o Quaresma, o Antunes, Plata ou Jovane, p. ex., RA tenha optado exactamente por não pôr a jogar JM (emprestado) e Palhinha (provavelmente com mercado). A sensação que me ficou é que ele quis vincar a indispensabilidade destes dois se queremos ser competitivos para o próximo ano.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 11:56

Jorge, sim, tenho de admitir essa possibilidade. mas, Rúben Amorim é adepto da ideia de que os jogadores merecem a sua confiança e de que evoluem em contextos complexos.
Sem imagem de perfil

De João Correia a 18.05.2021 às 09:27

Concordo em absoluto com o texto. RA avisou que ia testar nos 2 jogos. Amanhã deve haver experiencias tb. Tal como ele diz (e concordo) só em jogos oficiais os jogadores "crescem".
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 11:58

João Correia,

na verdade, Rúben Amorim está focado na preparação da próxima época, tal como na anterior esteve focado nesta que termina agora.
Sem imagem de perfil

De MAV a 18.05.2021 às 10:12

Bom já não basta os nossos adversários falarem em avisos.... agora somos nós em posts a falar de avisos de RA. Vamos lá ter equilíbrio critiquei RB por não ter posto Palha mas foi uma opção, nada de avisos nem demonstrações isso é feito olhos nos olhos em reunião com a direcção.
Mas alguém pensa que o plantel do Sporting sem reforços chega para o ano que vem? FV sabe disso e Rubem também já o disse que ainda estamos atrás dos outros 2.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 12:00

MAV

não se trata de avisos, apenas dialogar e perceber as opções de Rúben Amorim. Faz parte do futebol os adeptos debaterem os seus meandros.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.05.2021 às 10:26

Bom dia caro amigo Leão Zargo,

Chegamos ao dia final de uma "epopeia" que muito poucos (sejamos honestos) julgavam ser possível.

Amanhã estaremos em festa, mas o jogo não pode ser encarado como uma festa. Uma cultura de sucessos constrói-se sobre vitórias, independentemente das circunstâncias.
Este jogo é para ganhar, se possível com uma boa exibição, e assim fechar com chave de ouro uma época que irá ficar gravada na história e na memória do Sporting e dos sportinguistas.

E que tentem, por todos os meios possíveis, ajudar o Pote a sagrar-se o melhor marcador do campeonato. Não só merece, como seria um feito extraordinário para um médio.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 12:06

Caro amigo Leão do Norte,

seria extraordinário se Pote se se sagrasse o melhor marcador do campeonato. Um feito extraordinário para um jogador que na época passada jogava no meio campo do Famalicão e que no Sporting passou para uma posição mais ofensiva, alguns metros mais à frente. E um feito justíssimo.

Tem razão. A mentalidade competitiva, a cultura vencedora, constrói-se jogo a jogo, vitória a vitória. Não vamos dormir sobre o título desta época, agora é preparar a conquista do título em 2021-22.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 18.05.2021 às 11:29

Vamos fechar este campeonato com o melhor que sabemos ... uma grande exibição e uma grande festa
Gostei muito da sua reflexão Amigo Leão Zargo

Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 12:08

Obrigado, Luísa. Todos desejamos uma vitória convincente no jogo de amanhã para fechar a época da melhor maneira.

Beijinhos.
Imagem de perfil

De Greenlight a 18.05.2021 às 11:30

Imagino que amanhã será mais um jogo para fazer experiências. Mas com experiência ou sem elas, é mais um jogo para vencer. Na Luz, como o próprio reconheceu, Ruben Amorim mexeu demasiado. Com a defesa fragilizada, RA não devia ter mexido no meio campo. Há quem ache que foi uma mensagem para a estrutura e quem diga que um treinador que convenceu a estrutura a comprar Paulinho por 16M€ não precisa de passar mensagens. Enfim, são especulações, mas a realidade é que a segunda parte, do jogo na Luz, foi muito diferente da primeira.
Ruben Amorim é (já não há dúvidas) um grande treinador mas, como qualquer outro, tem as suas teimosias. A mais evidente é a de Paulinho que é um bom jogador mas ainda não justificou o preço que custou. Mas que Paulinho conhece a sua posição não há qualquer dúvida. Já a outra contratação de Inverno, apesar de barata, não convence pois fica a ideia que Matheus Reis não é lateral e muito menos central. A experiência da Luz foi elucidativa e portanto só espero que Ruben Amorim não insista pois isso de inventar jogadores é privilégio do Mestre da Táctica...quase sempre com maus resultados, diga-se em abono da verdade.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 12:11

Greenlight

Penso que não se tratou de teimosia a contratação de Paulinho. Decorreu do conhecimento das suas qualidades técnicas, tácticas e físicas e em que medida se enquadra no projecto desportivo do Sporting.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.05.2021 às 12:15

Caro amigo, amanhã as experiências não surtem efeito, quando a maioria dos jogadores ja está com a cabeça excessivamente aliviada sem qualquer tipo de pressão, podem sim é tentar ajudar o Pedro a conseguir mais golos, podem até realizar um jogo agradável se não haver mexidas excessivas, o adversário também chega aliviado por se ter salvo da descida.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.05.2021 às 12:27

Caro amigo analisemos,

Podemos garantir que se o Paulinho não vem seríamos campeões, mais ainda quando o Tomás se lesionou?
Posso dar-lhe a minha opinião, o Paulinho acabou por ser fundamental , até porque ajudou de certeza o Rúben como teria que jogar em Braga, conhecendo perfeitamente os ex colegas, a verdade é que o Braga mesmo com superioridade numérica não criou lances de perigo à nossa baliza. Verdade que o Amorim também lá esteve, mas os detalhes dos jogadores o Paulinho conhece-os melhor e tenho a certeza que ajudou. Depois em Vila do Conde foi importantíssimo.

Se o Paulinho não vem muito possivelmente acabaríamos por perder o título.
Imagem de perfil

De Greenlight a 18.05.2021 às 12:51

Caro Julius,
No meu comentário acima disse que considero o Paulinho um bom jogador e até dei a entendeR que foi mais barato que Matheus Reis, cuja aquisição ou empréstimo se pode considerar uma contratação barata. Matheus Reis é um bom exemplo do barato sai caro. Mas voltando a Paulinho já que o Caro prefere falar de Paulinho, repito que é um bom jogador mas vale16 Milhões? Sim marcou um golo importante em Vila do Conde e o golo da vitória com o Boavista. Mas um jogador de 16 Milhões, o mais caro da história do Sporting pode falhar tantos golos? Ou podemos criticar os falhanços de TT, Nuno Santos, etc, mas não se podem criticar os falhanços de Paulinho. Contratou-se Paulinho porque Amorim só queria Paulinho e mais ninguém e é isso que eu chamo teimosia. Mas, claro, Ruben Amorim foi fundamental na conquista do título que nos escapava há 19 anos e ganhou o direito de ser teimoso. Mas que foi teimosia, foi.
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.05.2021 às 12:57

O Paulinho não só foi importante este ano, como não tenho dúvidas que a sua prestação será ainda mais relevante no próximo ano.
É preciso perceber o contexto em que foi inserido. Para alguém que sempre jogou num raio máximo de 30km da sua casa, a mudança para Lisboa exige a necessária adaptação. Depois, e apesar de conhecer o treinador, necessita de se ambientar ao clube e conhecer os colegas e a sua forma de jogo.
Para o ano, mais inserido e ambientado, vai render muito mais.

Mas o Paulinho é um ponta de lança que não deve ser avaliado só pelos golos que marca. A forma como participa na dinâmica da equipa e como contribui para o rendimento dos colegas da frente também tem de ser valorizada.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 13:58

Caro Leão do Norte

Na realidade é necessário realçar a importância da integração de um jogador na cidade e na equipa. Ressalvando o tempo e os jogadores em causa, Hector Yazalde chegou ao Sporting em Fevereiro de 1971 para começar a competir em Agosto (época de 1971-72).
Lá está, a importância da integração numa cidade e numa equipa. No caso de Paulinho, sendo português, há uma enorme diferença, mas a questão da integração é sempre conveniente (ou até decisiva) para o sucesso do jogador.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 13:52

Julius,

subscrevo essa convicção da importância de Paulinho para a conquista do título.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.05.2021 às 12:10

Por mim ja podiam ir todos de férias, descansar bem, para atacar com a cabeça limpa e fresca o próximo campeonato, tem ainda este último jogo para cumprir calendário, em que a verdadeira atração será, "todos" jogarem para o Pedro Gonçalves na tentativa de se consagrar o rei dos marcadores.

O treinador pode organizar a equipa como pensar conveniente, dando oportunidade aos que menos jogaram, não para experiências, porque num ultimo jogo da Liga já não surtem qualquer efeito prático, mas como prémio merecido, de momento que mantenham o equilibrio de uma equipa competitiva, de outra forma não conseguem ajudar o Pedro.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 12:14

Caro amigo Julius

Exactamente, manter uma equipa competitiva e vencedora e recompensar a atitude de quem jogou menos tempo mas teve um papel importante nos treinos, nos bastidores no dia a dia.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.05.2021 às 12:21

Mas aí ja entram algumas equaçôes, ou mexe demasiado na equipa colocando as linhas menos utilisáveis na época e perde intensidade no jogo o que não iria ajudar muito o Pedro, ou então um misto, poucas mexidas e partem para a tentativa de ajudar o Pedro.

Até pode acontecer que lhe seja necessário um só golo, caso o Seferovic não marque em Guimarães.

No jogo com o Benfica ficou a ideia que a própria equipa está disposta em ajudar muito o Pedro.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 12:30

Provavelmente será essa a opção: poucas mexidas. Talvez Antunes e Jovane, pelo menos de início.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 18.05.2021 às 12:31

O Maximiano também, e nos 5 minutos finais o 3º guarda redes.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 13:46

Sim, o André Paulo que fez mais de vinte jogos na equipa B do Sporting.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 18.05.2021 às 13:46

Caro Leão Zargo

Os seus textos de apresentação dos jogos são um clássico, que aprecio.

Na apresentação do último jogo do ano do título levanta algumas questões para reflexão.

Qual a principal preocupação do treinador? O imediato ou a próxima época? Com que jogadores podemos contar? Como se inserem no colectivo? Como vamos abordar um calendário muito mais exigente? Que jogadores são imprescindíveis?

Estas, e outras interrogações, estiveram na base da estratégia do jogo anterior. Mas, na minha perspectiva foi mais do que isso. Houve alterações provocadas por lesões e castigos. Houve alterações, talvez, arriscadas para descansar jogadores muito desgastados. Em suma, as alterações tiveram várias razões, que apenas quem tem de decidir conhece, e não as justificações que cada treinador de bancada, como dono da verdade, apresenta, sem conhecer os reais fundamentos.

No próximo jogo, penso que voltará a haver alterações, como bem diz, por razões que serão diversas. De entre elas, estará a concessão de tempo de jogo, a menos utilizados. Seja, como for, o objectivo principal, tem de ser ganhar.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 13:50

Caro Nação valente

De facto, como refere, quando um treinador faz a constituição da equipa põe em cima da mesa um variedade de questões. Serão de ordem táctica, física ou psicológica, ou até estratégica relativamente ao futuro. O treinador, que trabalha todos os dias com os jogadores, é quem está melhor apetrechado para decidir.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.05.2021 às 14:26

Luis Moreira

É óbvio que substituir a experiência e qualidade de Palhinha e João Mário pela qualidade e inexperiência de Mateus e Bragança ao mesmo tempo, é mais que uma experiência . É estar na última fase de testes.

Dois jogadores jovens e ainda fisicamente em formação por maior que seja o seu talento - e têm-no, sem dúvida - não conseguem ainda " fazer chuva e fazer sol "que é o que se pede aos homens do meio campo.
Teria gostado de ver uma combinação Palhinha - Bragança - ou João Mário - Mateus .

O jogo também mostrou que precisamos de reforços para o lado direito da defesa e um avançado com um bom raio de acção junto da área contrária e com golo a juntar-se a Paulinho e Pote ..

Mas se pensarmos na Champions temos que abrir os cordões à bolsa para lá destes dois .Mais um central/ médio defensivo e um " 10 " acima da média.

Rúbem e a estrutura já sabem quem querem ...

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.05.2021 às 14:57

Luís Moreira

O dilema agora é como será possível manter o essencial da estrutura da equipa e reforçá-la ao mesmo tempo. Isso implica talvez duas vendas muito substanciais financeiramente e algumas contratações "cirúrgicas".
Sem imagem de perfil

De Elitista a 18.05.2021 às 15:45

O jogo da penúltima jornada tinha um objectivo, de colossal importância para o Sporting Clube de Portugal e sua Nobre Família, para alcançar! Em virtude de o treinador ter considerado que o poderia perder e que esse objectivo era menos importante do que as suas convicções, o jogo de amanhã tem importância nula!
Todos os meus amigos sportinguistas e mesmo alguns de outros clubes (um deles, benfiquista, acaba de me dizer isso há 10 minutos) consideram que Rúben Amorim errou feio ao desprezar esse desígnio histórico. Alguns sportinguistas de alguns blogues, ficam ofendidos por exercemos o direito de discordar e de nos sentirmos frustrados por isso!
Enfim! Há Leões com sede insaciável de glória, e há gatitos domésticos metidos a leões que enchem o papo com pouco e, com isso, conseguem, quais camelos com a sua reserva de água, atravessar desertos de 18 e 19 anos...
E o pior é que se acham mais Sportinguistas do que os outros!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.05.2021 às 15:55

Já disse o mesmo pelas mesmas palavras - até algumas pouco recomendáveis - meia dúzia de vezes. O seu ponto de vista está bem esclarecido.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 18.05.2021 às 16:19

Olhe que não!
Basta começar pelo primeiro comentário a este texto para se perceber que muita da malta que aqui escreve, ainda não percebeu a magnitude do que se perdeu (kind of) intencionalmente no passado Sábado!
Os restantes vão na onda...
Assim a fazer lembrar o Euro 2004! Só alguns anos depois é que a maioria dos portugueses despertaram para o descomunal desperdício de uma oportunidade consubstanciadas num reunir de factores e condições de que não voltaremos a dispôr. Em 2016 foi infinitamente mais difícil mas houve competência!

Palavras pouco recomendáveis? Mas usei algum palavrão?!
Ou alguém no SCP foi canonizado e há palavras correntes que passaram a ser consideradas blasfémias?!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.05.2021 às 16:57

"Sportinguistas de m....", pode ser linguagem corrente na sua casa, na minha é ser mal educado.

E não vale a pena bater mais neste assunto.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo