Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Onde está o VAR da FIFA?

Rui Gomes, em 28.03.21

Screenshot (42).png

Praticamente todo o mundo usa o VAR, excepto a FIFA, pelos vistos, pelo menos nos jogos de qualificação. A tecnocologia da linha de baliza também se evidenciou pela sua ausência.

O golo legal não validado a Cristiano Ronaldo e a Portugal resulta de um erro grosseiro do árbitro auxiliar e do juiz da partida, algo que, a este nível, é absolutamente inadmissível.

Segundo Fernando Santos, o árbitro holandês, Danny Makkelie, acabou por lhe pedir desculpa na cabine e disse que estava "envorgonhado", mas com ou sem vergonha, nada altera o resultado negado a Portugal.

A Equipa das Quinas entrou muito bem no jogo, com uma dinâmica ofensiva que não se viu contra o Azerbaijão, com Diogo Jota a inaugurar o marcador aos 11 minutos e a 'bisar' aos 36.

A segunda parte apresentou um cenário diferente, com muita desconcentração defensiva da formação Lusa que permitiu dois golos aos sérvios aos 46 e 60 minutos.

Mais uma vez, as decisões de Fernando Santos são criticáveis. Com a equipa em claro decrescente e com o empate concedido aos 60', o seleccionador só aos 72' mexeu no seu onze inicial, com a entrada de Nuno Mendes para o lugar de João Cancelo e Renato Sanches a substituir Sérgio Oliveira. João Félix acabaria por entrar aos 85' e João Palhinha aos 90'.

Portugal e Sérvia mantêm-se no topo do Grupo A, ambos com quatro pontos. O próximo adversário é o Luxemburgo - que ontem venceu na Irlanda - em jogo agendado para terça-feira.

ADENDA

Afinal, quem é o responsável por não haver VAR nesta fase da prova? 

Algumas reportagens noticiosas surgem a apontar o dedo à UEFA - a exemplo desta do jornal Record:

"Quem organiza os jogos de qualificação para o Mundial são as confederações. São as confederações que nomeiam os árbitros. Em relação à utilização das tecnologias, VAR e linha de golo, no caso europeu, a UEFA decidiu não utilizar. A FIFA queria que houvesse mas não pode impor essa vontade às confederações, por isso não houve".

Sendo uma prova da FIFA, não faz sentido ser a UEFA a impor a sua vontade à entidade máxima do futebol mundial. Indiferente de quem é responsável, o erro persiste.

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Everton Costa a 28.03.2021 às 05:05

Realmente não sei qual o critério já que nos jogos de qualificação sul americanos há o VAR, será uma decisão da FIFA ou da UEFA?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.03.2021 às 07:40

Isto são jogos de quaiificação para o Mundial, jurisdição da FIFA.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.03.2021 às 08:14

Eu já não vejo jogos da seleção há bastante tempo e planeio continuar assim. Aquilo é um sítio cheio de interesses e os jogadores vão lá, arriscasndo-se a serem lesionados, deixando de estar disponíveis para o seu clube, que é realmente o que interessa.

A partir do momento em que Palhinha não é titular indiscutível da seleção e entra aos 90m, está tudo dito em relação ao jogo de interesses que existe lá. E se não existe então ainda é pior, pois trata-se de incompetência total da equipa técnica.

Por mim Portugal pode nem se qualificar que eu não me importo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.03.2021 às 08:42

Tudo isso não obstante, quero crer que a vasta maioria de portugueses não vira as costas à nossa Selecção Nacional.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 28.03.2021 às 12:59

Divido-me 50% com o que O Mike comenta e o apoio sempre á nossa seleção, afinal nunca teremos as coisas perfeitas isso jamais irá acontecer. E todos queremos ver a nossa seleção e os nossos jogadores no Mundial.

O Jose Fonte já não tem vida para aquilo e vê-se que o nosso Cristiano está a chegar ao fim. O miudo Nuno Mendes ja ganha ao Cancelo e colocar o Danilo e deixar o Palhinha no banco é mesmo só para quem percebe muito de futebol mo Srº engenheiro que o diga.
Ontem tivemos uma equipa a saltar expontaneamente do 80 para o 8 e grande parte da culpa é do Srº Engenheiro que se julga treinador mas isso também nunca lhe importou, porque ganhou no futebol seguramente muito mais que ganharia a gerir obras de construção.
Curiosa a sua postura "pesada" na conferência, parecia um frete ter que responder a perguntas aquela hora, que chatice aturar estes jornalistas que n4ao percebem nada disto. Aquele seu ar de superioridade ..... enfim!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.03.2021 às 17:04

Bem... creio que ele não estava muito confortável porque a conferência estava a ser conduzida através de um intérprete. Isso, e por ter ficado desgastado com o golo não validado.
Imagem de perfil

De Greenlight a 28.03.2021 às 10:10

A tecnologia deveria estar disponível mas, na sua inexistência, o árbitro auxiliar devia ter visto a bola dentro da baliza. Indesculpável incompetência.
Quanto a Fernando Santos já não há palavras para descrever a sua competência. Claro que FS pode dizer que, com o golo que afinal não foi, teria vencido o jogo. Assim, FS espera que não se fale nas suas apostas falhadas, sendo a mais evidente a de Cancelo a defesa esquerdo. Fernando Santos tem muitos ovos mas raramente consegue fazer uma omelete, pois o resultado do seu cozinhado é, quase sempre, ovos mexidos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.03.2021 às 17:02

Indiferente do golo não validado e mesmo aceitando o onze inicial, por discutível que seja, estava à vista que Fernando Santos devia ter mexido na equipa entre o primeiro e segundo golos dos sérvios, ou em último caso, aos 60', quando surgiu o empate.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 28.03.2021 às 10:41

Assistimos a um jogo que tipifica a matriz da seleção de Portugal.
Fernando Santos emendou a mão e, alterando o esquema táctico em 4-3-3, bem mais condizente com a qualidade de uma seleção como a nossa, armou bem a equipa e colocou em campo um onze que se pode dizer perfeitamente adequado, face às opções existentes.
E com isso começou muito bem o jogo, dominante e assertivo, tendo chegado com alguma naturalidade ao 2-0. A segunda parte revelou uma equipa absolutamente diferente. O desgaste físico fez-se notar rapidamente e foi aqui que FS perdeu a mão em definitivo. A sua incapacidade habitual para ler o jogo e fazer as substituições necessárias para o reequilibrar determinaram o descalabro que só não foi mais além por infelicidade do adversário e manifesta falta de qualidade também. Esta Sérvia é uma equipa esforçada e pouco mais...!
Se Danilo e S.Oliveira fizeram uma primeira parte boa, já não ver a completa quebra em que caíram na segunda é falta de noção e visão. Cancelo percebe-se porque foi aposta de início mas fez um jogo muito fraco e que só não se notou tanto no primeiro tempo porque a Sérvia desistiu de atacar. A opção por Fontes ofereceu mais experiência ao sector intermédio defensivo mas desperdiçou-se, ainda assim, a melhor exibição do jogo anterior ao deixar-se D.Duarte no banco.
Depois há o factor Ronaldo...
Há muito que nos habituámos a ver esta seleção, não como a de Portugal, mas a seleção do Ronaldo. E isto muito por culpa da falta de personalidade do selecionador, uma figura absolutamente menor neste contexto de vedetas e interesses...!
Ronaldo já não é mais aquele jogador que nos habituámos a ver durante anos a fio, tornando-se o melhor jogador da história do futebol nacional.
Mas, tal como Eusébio, tudo tem um fim e se Ronaldo ainda não acabou, obviamente, também é verdade que ao não conseguir ter o protagonismo de outros tempos, já seria altura de saber aos poucos ir dando e delegando o seu papel aos mais novos, mais capazes e disponíveis.
Não se saber passar esse testemunho torna o final de carreira de um jogador uma passagem penosa e deprimente que em nada enaltece a sua gloriosa carreira.
E já se sabe que nunca será pela mão de um treinador fraquíssimo que este estado de coisas se alterará...

Organizar-se um Mundial de futebol onde se reúnem as maiores estrelas mundiais da modalidade, à conquistas do maior título das suas histórias e não se provir os jogos de um instrumento que já se tornou peça essencial na sua vivência desportiva revela bem o amadorismo em que a FIFA reside dentro da sua opacidade conservadora.
Mas uma organização déspota como esta terá sempre este tipo de comportamento desleixado e negligente até ao dia em que a “revolução” lhe entrar pela porta dos fundos adentro e já for tarde para se salvar...
Sem imagem de perfil

De RCL a 28.03.2021 às 17:43

Leão Campeão
Concordo com tudo excepto no que diz de Cristiano Ronaldo. CR7 há 15 anos que leva a seleção às costas, claro que aos 36 anos já não tem a mesma disponibilidade física. Mas mesmo assim, ontem, esteve nos 2 golos e marcou o melhor da partida que foi "Roubado"( ponho entre" porque o árbitro pediu desculpas, gostava de ouvir o auxiliar, bem colocado com visão limpa).
Meu caro, CR7 em campo ainda é um pesadelo para os adversários, se reparou Diogo J faz os 2 golos do lado esquerdo, CR7 esta à direta rodeado de adversários.
É o que se chama em futebol: jogar sem bola, arrastar os defesas.
CR7 ainda vai ser muito útil, vai estar no Mundial, agora com mais força, pisaram o calo de estimação.
Aguarde, cá estaremos para conferir.
SL
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 28.03.2021 às 23:28

Colocar o Cristiano Ronaldo na construção dos dois golos de Portugal é obviamente um manifesto exagero... 😁
Mas são opiniões e cada um fica com as suas!
Qualquer um viu que Ronaldo fez um jogo mau, estava em dia não.
Tal não se reveste de nada em especial. Não se espera que alguém jogue sempre bem, nem sequer Ronaldo.
E tenho para mim também, tal como diz, que Ronaldo ainda virá a ser muito útil a esta seleção.
É a nossa maior referência... que não restem dúvidas!
Mas coisa bem diferente é esta tendência natural para o tornar providencial.
Ou Ronaldo, ou o caos...
Esta seleção tem hoje uma parafernália de jogadores de enorme nível que jogam nos melhores clubes do mundo.
O que lhe falta nitidamente é saber jogar como equipa.
Para tal é preciso mais disciplina e rigor táctico.
O treinador é péssimo e quanto a isso nada a fazer até haver alguém que se o lembre de o tirar dali. Enquanto tal teremos sempre figuras outras a se evidenciarem em prejuízo daquele que deveria ser o líder do grupo. E aqui não me refiro sequer apenas a Ronaldo ou a qualquer outro jogador...
Seria bom haver alguém que colocasse o olhar sobre o trabalho que há 10 anos se desenvolve na seleção sub-21 sob orientação do Rui Jorge.
Quanto a mim, poderia ser uma solução... bem melhor que a actual!
Acho que até Ronaldo beneficiaria directamente com ela...
Sem imagem de perfil

De RCL a 29.03.2021 às 14:13

Leão Campeão
No primeiro golo CR7 esta à direita, pisa a bola, passa a Bernardo Silva, estão 4 jogadores servios à volta, Bernardo centra e Diogo J, do outro lado, faz um golo fácil.Ponto
No se gundo CR7 esta no meio, rodeado de servios, Cedric manda para Diogo J que faz outro golo fácil.Ponto.
Ninguém em perfeito juizo pretende que Cristiano Ronaldo tenha a resistência e velocidade de há anos . CR7 é o capitão, respeitado por todos, orienta e quando as coisa dão para o torto, resolve.
Pergunto-lhe : Quem ontem, na seleção, imitaria CR7, no último lance da partida? Grande golo.
Esses grandes talentos que andam lá fora.....pois, gostaria que fossem talemntos cá dentro. Tenho visto Bernardo e Diogo J...e também Nuno Mendes.
SL
Sem imagem de perfil

De RCL a 28.03.2021 às 10:53

Seleção sempre! Desde 1966!
Mas tem que estar lá os melhores., ontem não estiveram. Também no EURO de 2016 a CS dizia que do Sporting só Rui Patrício tinha a titularidade garantida. FS quando percebeu que não ia lá com os "mendelianos" escalou Cedric, Jão Mário, Adrien e William de Carvalho, 4 pedras muito importantes para o sucesso da seleção.
Clubite à parte : Palhinha e Nuno Mendes não tem, de momento, competidores à altura.
FS não queira mitar Parreira, selecionador do Brasil :"Parreira ;"burro" bota o Ronaldo(fenómeno".
SL
Sem imagem de perfil

De JCR a 28.03.2021 às 18:25

Vou 1º falar do mais importante, podendo com isso alguém criticar-me. Continuamos a não meter o dedo na ferida, embora o autor desta publicação tenha mencionado 1 pouco isso, e portanto e deixando o problema do VAR mais abaixo, continuo a não perceber como é que a nossa equipa está a ganhar 2-0 fora ao intervalo, sem ter feito muito por isso, foi mais graça à eficácia de Diogo Jota, que marcou 2 golos, sendo ainda por cima de cabeça, e depois, na 2ª parte, deixa-se empatar, com o treinador Fernando Santos a não reagir, quando logo se viu, nos primeiros 10/15 minutos do 2º tempo, que a Sérvia estava a jogar melhor, e Portugal pior, porque é que é 1 sacrilégio, ao que parece, confrontar e culpar Fernando Santos, pelo que não fez ontem? O seu cargo não pode ser tipo "vaca sagrada", aonde não se pode tocar, tendo havido ontem 1 jornalista que perguntou, porque é que não meteu de início Nuno Mendes, tendo feito adaptação de João Cancelo ao lado esquerdo, no qual, FS disse que ele joga também nesse lado no Manchester City, eu pensava que tinha 1 seleccionador/treinador, e não 1 escolhedor/imitador, se é que posso chamar-lhe isso, e por isso é que, para mim, FS foi o culpado do resultado de ontem!

Na 2ª parte, e não querendo com isto atribuir as culpas do empate, com enorme sabor a derrota, a 1 jogador específico, mas só se ouvia os comentadores da RTP a falar das dificuldades de João Cancelo, mas FS, qual mago da fé, manteve-o naquele lugar, dando depois na grande perca de eficácia defensiva que a nossa selecção teve, e embora ache que Nuno Mendes, ainda deveria era jogar nos SUB-21, a pergunta que se faz é, Portugal não tem mais jogadores a jogarem a lateral esquerdo? Parece-me que tem, mas a teimosia de FS continua a vir ao de cima, sem ninguém o ter culpado do empate/derrota de ontem, e basta de continuarmos a ter "vacas sagradas" no nosso futebol!

Finalmente, a questão da continuação da falta da verdade desportiva, que não validou ontem 1 golo limpo. O lançar de culpas entre a FIFA e a UEFA, já de si, só mostra como é que estas organizações, as mais poderosas no futebol mundial, são dirigidas, do que ontem ouvi dizer, a FIFA disse que a culpa é da UEFA, e que, por sua vez, a UEFA disse que queria implementar o VAR, mas tal não foi possível, dado ainda nem todos os países terem/usarem o VAR, o ridículo das desculpas acumula-se, só para se proteger os árbitros dos países que ainda não usam o VAR, como senão houvesse a possibilidade de todos os jogos serem arbitrados por árbitros dos países aonde o VAR é usado, mas tirando a dúvida do 1º golo da Sérvia, aonde o jogador que faz o centro pode estar em fora de jogo, bastava haver a tecnologia da linha de golo, para evitar erros que podem prejudicar quem marca golo e não é atribuído, e no final da qualificação, cá estaremos para ver se os 2 pontos perdidos, não são prejudicias a Portugal? Ontem, na TV, alguém disse, e se o lance de ontem, acontecesse no último jogo, o que é que a FIFA/UEFA iam dizer e fazer, fariam o que fizeram, na qualificação da França, contra a República da Irlanda, para o Mundial, acho que de 1998, com Thierry Henry a marcar o golo com a mão? Era tão simples resolver o problema de ontem, se ambas quisessem, em especial, a FIFA, que veio logo culpar a UEFA, e é claro que não estou aqui a defender esta última, dando a vitória na secretaria a Portugal, o mundo todo viu o lance na TV, logo, a FIFA solucionava a falta de verdade desportiva, mas isso acontecer, só no século 22, muito infelizmente!

E, para quando "chip" na bola, era difícil, mesmo para os países com poucos recursos, fazerem essa implementação? Creio que não, o problema reside no enorme dicheiro que ambas as instuições vivem à conta da falta da verdade desportiva, e isso só muda, se toda gente deixasse de ver futebol por uns tempos, acção utópica, eu sei, mas era o que mereciam que o público que gosta da modalidade fizesse todo, porque haver falta de verdade desportiva, não pode continuar, muito menos é viável, mas como ganham o que ganham, não há esperança de, brevemente, a situação ser alterada, eliminado os absurdos de ontem!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 28.03.2021 às 22:46

Curioso ninguem comenta nem os jornaleiros o que se passou exactamente a seguir ao defesa tirar a bola dentro da baliza, será que só eu vejo todos os detalhes ?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo