Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
À margem da apresentação da equipa sénior de Goalball, Bruno de Carvalho fez várias declarações, uma delas que me deixou boquiaberto:
«O Sporting tem todo o prazer em fazer grandes negócios. Temos feito grandes negócios. Agora, também não queremos cortar as pernas a ninguém. Para o William Carvalho não houve uma única proposta. Não recusámos nem muito nem pouco, existiram abordagens, mas propostas... nenhuma. Porque não tem jogado e jogou na Selecção Nacional? Ninguém disse que ele tinha uma lesão permanente...».
Bem... quem sou eu para duvidar do presidente do Sporting (muito embora não seja a primeira vez), mas esta sua afirmação é quase inacreditável. Sendo verdade, portanto, significa que tudo o que foi reportado, repetidamente, em Inglaterra, inclusive das declarações de Slaven Bilic, treinador do West Ham, e do próprio presidente do clube, é tudo uma mentira monumental.
The Telegraph - 10 de Agosto
"Os chefes do West Ham United estão em Lisboa e apresentaram uma proposta de 27.1 milhões de libras por William Carvalho".
Daily Mail - 10 de Agosto
"O West Ham apresentou uma proposta de 27 milhões de libras por William Carvalho".
The Guardian - 24 de Agosto
"O West Ham pensava que a sua última proposta de 32.5 milhões de libras por William Carvalho seria suficiente".
Mirror - 29 de Agosto
"O West Ham continua a tentar contratar William Carvalho, mas o Sporting não move dos 40 milhões de libras, especialmente agora que consta o interesse do Mónaco".
Estes são apenas alguns breves exemplos de reportagens pela imprensa britânica. Seria possível apresentar mais umas dúzias do mesmo, que surgiu nas últimas três semanas de Agosto.
E a proverbial "cereja no topo do bolo", a declaração de David Sullivan, presidente do West Ham United:
«Não é segredo que fizemos uma oferta por William Carvalho, do Sporting, que seria um recorde do clube. Infelizmente, essa proposta foi rejeitada há cerca de duas semanas. Na noite passada, o Sporting contactou-nos para aceitar a oferta inicial, mas infelizmente já era demasiado tarde e não havia tempo suficiente para o jogador fazer os exames médicos. Como clube, não estamos prontos a comprar um jogador por um valor desses sem que ele faça os adequados exames médicos».
Não somos ingénuos. Reconhecemos que nos dias de hoje muito é possível. Contudo, acreditar que não houve uma única proposta apresentada ao Sporting, é missão bastante complicada. Não só estará o presidente do West Ham a mentir, como também a imprensa britânica andou a fazer o mesmo durante semanas.
Não é minha intenção aceitar a palavra dos ingleses sobre a do presidente do Sporting, mas parece-me óbvio que de uma forma ou outra estamos perante uma história mal contada.
P.S.: Não tenho memória de ter lido qualquer declaração de um responsável do Sporting, até do próprio Jorge Jesus, referindo a uma lesão de William Carvalho. Recordo sim ele afirmar "Estamos todos curiosos. A cobiça que há sobre o William..."; ou "O que sei é que ainda hoje treinou comigo normalmente e só não está nesta convocatória (para o jogo com o Steaua de Bucareste) por estar castigado".
Jorge Jesus sobre a ausência de William no jogo com o Vitória de Setúbal: "Foi para proteger o William, o Sporting, tudo. Enquanto não existirem certezas absolutas, tens de jogar com as incertezas".
Jorge Jesus sobre a ausência de William no jogo com o Vitória de Guimarães: "Se o William não tem treinado e o boletim clínico já informou, ninguém tem dúvidas do que se passa. Ninguém tem dúvidas sobre a qualidade do departamento clínico do Sporting. Quem tem problemas físicos não treina, ou então pode trabalhar limitado. Lesionou-se há sensivelmente três dias, na manhã do dia em que jogámos com o Steaua [terça-feira]. O boletim clínico está aí. O William é como outro jogador qualquer, pode estar lesionado. É um jogador que, neste momento, está fora de jogo".
Esta última explicação de Jesus é tão convincente como a história do Pai de Natal. Nunca constou um boletim clínico a indicar que o William estava lesionado. "Lesionou-se há sensivelmente três dias"... Pois !
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.