Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Orgulho de sportinguista

Rui Gomes, em 15.01.20

Sporting-Orgulho-1.jpg

Na tarde do passado sábado... o meu grande orgulho de sportinguista voltou a atingir o cume. Em transmissões simultâneas, três diferentes canais televisivos lusos confirmavam inequivocamente a histórica grandeza do nosso Clube.

Num deles, o Sporting jogava e ganhava no futsal em Matosinhos, apurando-se para a final da Taça da Liga (que perdeu com uma arbitragem visivelmente inquinada). No segundo canal, a equipa de hóquei em patins vencia largamente na Marinha Grande para a Taça de Portugal. E no terceiro, em transmissão do Pavilhão João Rocha, os leões do basquetebol cilindravam espectacularmente a Ovarense.

Um dia de grande sucesso, coroado, na mesma noite, com o triunfo da equipa de futebol em Setúbal, a despeito da execrável farsa encenada pelo presidente do Vitória.

E ainda, neste mesmo fim-de-semana, as atletas leoninas consagraram-se, pela quinta vez consecutiva, no Jamor, campeãs nacionais de atletismo de estrada em seniores, vencendo igualmente a competição em juniores, dominando em absoluto,  masculino e feminino, individual e colectivamente, enquanto que o conjunto principal masculino de ténis de mesa conquistava a quinta Taça de Portugal também consecutiva.

Lastimavelmente, contudo, o tema permanentemente dominante no comentário ou debate público, senão mesmo o único, é o insucesso da nossa equipa principal neste cada vez mais corrupto futebol português, como se o Sporting CP fosse uma instituição (ou empresa) exclusivamente futebolística, à inglesa – ignorando-se sistemática, absurda e injustamente os notáveis feitos, nacionais e internacionais, dos atletas sportinguistas na grande maioria das restantes modalidades, parte dos quais honrando o nosso país. Atitude que, no fundo, revela um lamentável défice de cultura desportiva.

Não, o Sporting não é, nunca foi e espero que jamais venha a ser apenas futebol!

No entanto, todos aqueles que se dedicam, afanosa, insistente e fastidiosamente, a criticar o Sporting na globalidade (e os seus dirigentes) pela actual falta de sucesso da sua equipa principal de futebol (das bolas que não entram nas balizas ou batem nos postes) parecem ter-se esquecido, por incurável amnésia ou manifesta intencionalidade, de que o futebol foi, precisamente, a maior vítima das consequências calamitosas herdadas da gestão irresponsável e catastrófica do alucinado charlatão tardiamente destituído.

Consequências estas que tiveram o efeito de deixar o Clube numa situação absolutamente ruinosa, ajoujado de dívidas, profundamente agravada pela invasão terrorista à Academia, cujos danosos efeitos financeiros rondaram os 250 milhões de euros. Uma pesarosa realidade, cuja solução exige, obviamente, tempo e um gigantesco esforço – requerendo a compreensão, a tolerância e a adesão convicta de toda família sportinguista.

Texto da autoria de Leão da Guia

publicado às 03:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 15.01.2020 às 09:13

Claro que o SCP é um clube que não vive, nem nunca viveu, exclusivamente do futebol sénior, mas é a força principal, tanto desportiva como financeira. Temos prazer na mesma em relação às modalidades mas muitas delas eu não sigo sequer, nem tenho o mesmo nível de entusiasmo.
Sem imagem de perfil

De J. a 15.01.2020 às 11:00

Isso é porque nunca foste ao Pavilhão .... :-)
Ás vezes vibro mais com as vitorias do andebol ou do hoquei, e com melhor ambiente de celebraçao, do que no proprio estadio.
O meu filho por exemplo, já só quer ver os jogos das modalidades
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2020 às 22:31

Mike,

Há muitos, mesmo muitos sportinguistas apaixonados pelas modalidades. E isto não é um sentimento recente.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.01.2020 às 10:35

Eu quero ganhar no futebol, porque se o mais importante fosse as modalidades tinha lá ficado o BdC que no ultimo ano ganhou todos os títulos nacionais das modalidades mais importantes.

Fico sempre algo perplexo perante esta quantificação do ataque de Alcochete…. neste caso diz que são 250M.... e o que tem feito a nossa direcção para ir buscar esse dinheiro? Onde está a defesa dos interesses do nosso clube no julgamento de Alcochete? eu diria que para irmos buscar altos valores de indemnização por exemplo ao Rafael Leão seria essencial provar que o ataque de Alcochete foi um ataque externo e o Sporting foi vitima desse ataque…. porque razão não ouvimos este discurso do nosso presidente?
Sem imagem de perfil

De J. a 15.01.2020 às 10:40

Ganhamos 2 titulos de campeão europeu na época passada.... e o BdC já não estava lá. A tentativa de colar sucesso nas modalidades com a gestão do incendiário é só mais uma das tácticas dos "ultras" para fazer passar a ideia que tudo estava bem antes....

E as suas ultimas frases são qualquer....então se está um processo em tribunal a decorrer, para averiguar culpas e julgar sentenças e seria agora o Sporting a substituir tribunais e a dizer o que tenha sido ou nao sido. Fantástico!!!

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.01.2020 às 11:23

Os 2 títulos europeus são o resultado primário dos títulos nacionais do ano anterior…. e coincidência ou não, por exemplo no Futsal que era a modalidade mais dominadora do Sporting desde o titulo europeu ainda não ganhámos nada a nível nacional.
Factos são factos, e se calhar ainda vamos ouvir de alguns ditos sportinguistas que construir o pavilhão não foi a maior aposta nas modalidades….

Qualquer cidadão em tribunal tenta defender-se….. já no caso do Sporting, não temos visto isso, aliás subentendo nalguns sportinguistas um desejo de sermos condenados no caso Alcochete…. para mim isto é no mínimo bizarro e alvo de estudo!
Sem imagem de perfil

De J. a 15.01.2020 às 11:59

É outro dos argumentos dos "nós estamos contra todos os outros, o único que tem razão é BdC" e que passa por associar os resultados desportivos positivos á gestão anterior, mas culpar a actual gestão por tudo aquilo que tem acontecido de negativo.
É a teoria do mérito inverso..... és incompetente por aquilo que de mal tens feito, mas não tens mérito nenhum naquilo que ganhaste.
Fantástico!!!
Sem imagem de perfil

De antonio a 15.01.2020 às 11:40

Não há tema em que o Schmeichel não fale do Bruno. Seja o tema que for está lá sempre uma tirada "para isso deixavam lá ficar o menino mimado dos amuos"
Sem imagem de perfil

De arrebenta a 15.01.2020 às 11:55

"e o que tem feito a nossa direcção para ir buscar esse dinheiro? "

Conseguiram arrancar cerca de 50 milhões aos clubes que contrataram o William, Gelson Martins, Rui Patricio e Podence e numa situação enfraquecida criada pelo teu guru, achas que é pouco? Achas que era possível fazer-se melhor, sabendo esses clubes da situação em que se encontrava o Sporting e ainda se encontra? Ainda não te apercebeste das dificuldades que tem o Sporting em contratar jogadores no mercado, causadas pela falta de dinheiro e também pela perda de prestigio no mercado internacional junto dos jogadores?

Ainda não te vi aqui a criticares a situação criada pelo teu guru! Leio-te sim, a apontares baterias contra a actual direcção, como se ela tenha alguma culpa do caos que herdou e que foi criado pelo teu adorado guru lunático e a acusá-la de não cumprir o que prometeu quando das eleições, como se ainda não faltassem mais de 2 anos e meio para chegar ao fim do mandato!

Tu de sportinguistas não revelas nada e só tens demonstrado através das tuas declarações que és um apaixonado pelo personagem mais nefasto da história do Sporting. Chamar-te à razão é tempo perdido. Já te leio há mais de 10 anos na Net e sempre revelaste uma paixão por figuras que arrastam atrás de si o caos! Primeiro o PPC e agora o trafulha lunático destituído, que enterrou o Sporting na maior desgraça da sua história, todos os dois personagens não recomendáveis! Mas mesmo assim, não dás o braço a torcer e não reconheces que te enganaste. Sempre olhaste para o Sporting como se fosse um partido politico, que acima de tudo serve para a promoção de figuras do teu agrado, mesmo que tenham um passado de trafulhices, de vigarices e de terem destruido tudo em que tocaram.

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.01.2020 às 12:21

Considerando que o autor do post diz que fomos prejudicados em 250M, e considerando que o Sporting é a vitima deste ataque….. de facto receber apenas 50M diz muito dos reais interesses em considerar isto um ataque como mandante o BdC…. a quem interessa mesmo esta interpretação? ao Sporting é que não é de certeza….

Pergunto-lhe objectivamente….. o Sporting tem direito a ser indemnizado pelo Rafael Leão? e com que base o Sporting vai alegar o direito a ser indemnizado? é que se continuarmos a ter essa retórica em que o BdC é o mandante não estamos a defender o Sporting….. fica registada a vossa incoerência e vossa falta de interesse na defesa dos interesses do Sporting. O que vos move é apenas o ódio pelo ex-presidente….
Sem imagem de perfil

De arrebenta a 15.01.2020 às 16:49

Mas quem faz as interpretações sobre o ataque à Academia será o tribunal! As minhas ou tuas interpretações não irão contar para nada! Ainda não te apercebeste disso?! Ou tu serás tão néscio que acreditas que o tribunal terá em consideração as opiniões alheias ao caso?

Achas que depois do que aconteceu, que o Sporting está em condições de ir buscar os tais 250M€? Mas vives em que mundo?!

Os brunistas como tu, arranjaram a maneira de tentar proteger o seu mentor, com o argumento que se ele é acusado será em prejuízo do Sporting. Claro que é... e por causa de quem? Não é ele que está na base de todo este desastre que foi a invasão à Academia? O teu maior desejo é salvá-lo da acusação, que se tudo aconteceu foi porque houve da sua parte uma certa cobertura.Quando lhes disse: FAÇAM O QUE QUISEREM! Para ti, esta frase diz o quê? Se ele não tivesse dado cobertura e confortado as claques por intermédio dos seus chefes, achas que teria acontecido o que foi a maior vergonha da história do Sporting?

Por muito que tu e outros da tua espécie. tentem lavar com argumentos estapafúrdios a responsabilidade do guru, nunca o conseguirás, seja qual for o resultado do julgamento.

Para ti, o que foi dito sobre o teu guru é só ódio! O tribunal ao julgá-lo, só o faz porque está cheio de ódio! Os jogadores e os outros elementos que têm denunciado a forma como foram tratados por ele, também só transpiram ódio!
O teu fanatismo atingiu o auge do ridículo! E o mais grave é que nem te dás conta disso!...És um dos "ayatolas" do brunismo!A tua cegueira e o teu fanatismo são de bradar aos céus! Como é possível que em pleno século XXI e com a informação que se tem à mão, haver ainda gente como tu?

És uma tristeza!...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.01.2020 às 17:39

O tribunal faz a interpretação sob os argumentos/ provas apresentados…. tu estás a fazer o papel de Juiz, tu é que estás a fazer as interpretações de responsabilidade do BdC, e são pessoas como tu que não defendem os interesses do Sporting.
Por exemplo, não tem sentido do ponto de vista negocial dos jogadores que rescindiram, dar-lhes razão….. basicamente temos um presidente que publicamente condenou o ex-presidente, e com isso prejudicou em muitos Milhões o Sporting, retirando margem negocial ao clube.

Eu considero que se o BdC for ilibado do processo de Alcochete, então teremos de concluir que não existia nenhuma base para os processos de rescisão, logo é tudo ilegal, e quem promoveu as rescisões deveria ser responsabilizado pelos danos provados ao clube.

A maior prova de que isto é tudo ilegal, é o facto de a maioria das rescisões ter acabado com uma indemnização ao Sporting….. qual seria o clube que pagaria sobre uma coisa que não tem responsabilidade?!? ao pagarem estão a assumir que as rescisões não foram legais.
Sem imagem de perfil

De arrebenta a 15.01.2020 às 18:26


Pois! não se deve acusar o teu guru, porque isso pode trazer prejuízo ao Sporting! Não vale a pena tentar chamar-te à razão! Estás fanatizado.

Duma coisa estou certo. O teu brunismo matou dentro de ti o sportinguismo que te restava. És um caso perdido.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2020 às 23:37

Há muito que insisto que o Schmeichel não é sportinguista!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.01.2020 às 11:22

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 15.01.2020 às 12:17

"Benfica emitiu este sábado uma nota à Comunicação Social onde critica as arbitragens dos jogos que envolvem o FC Porto.

O Benfica emitiu este sábado uma nota à Comunicação Social com críticas às arbitragens dos encontros do FC Porto. "É altura de dizer de forma clara que mais uma vez, contrariando a verdade desportiva, só devido a sucessivos erros de arbitragem o FC Porto consegue estar na luta pelo título com a pontuação que atualmente tem", introduz o clube da Luz."

O meu caro, estava a falar de águas inquinadas, águas destiladas, imbecilidades encarnadas, não percebi bem.... era do quê mesmo?


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2020 às 23:38

Esse leitor está banido do blogue, há muito.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 15.01.2020 às 13:06

A única reflexão que faço é económica.
O Sporting tem grandes equipas de Futsal, Hóquei, Volei, Basket... É assim desde os tempos de Bruno de Carvalho.
Estas grandes equipas custam muito dinheiro, e o retorno certamente não cobre as despesas. As modalidades não dão lucro e, normalmente, até dão prejuízo. Os pavilhões enchem nos grandes jogos, mas estão às moscas na maioria dos jogos contra equipas de menos nomeada.
Num clube como o Sporting, com as dificuldades económicas por todos reconhecidas, faz-me alguma confusão como se conseguem verbas para sustentar tudo isto.
Se tiverem alguma explicação, digam.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2020 às 13:42

Meu caro,

Faz-lhe confusão???

O Sporting sempre dedicou muito de si às modalidades, muito embora tenham havido oscilações ao longo dos anos, o que é natural.

Durante o consulado do lunático, houve de facto um maior investimento em algumas modalidades, no entanto,por exemplo, o basquetebol só esta época foi recuperado.

Terá de recorrer ao Relatório e Contas do Clube para fazer uma leitura do cenário global, mas basicamente envolve investimento do clube e de vários patrocinadores. É por de mais óbvio que não vai ser a bilheteira a sustentar a despesa.
Sem imagem de perfil

De arrebenta a 15.01.2020 às 18:37

" As modalidades não dão lucro e, normalmente, até dão prejuízo. "

É isso! Este olha para o seu clube, não com a finalidade expressa de conquistar títulos, mas com o objectivo de ganhar dinheiro. A aliança Vieira/Mendes serve este fim e nas saídas e entradas pela Porta 18, lá vão ganhando os dois as suas comissões e a lampionagem vai engolindo o que o gabinete de propaganda lhe vai vendendo.
Sem imagem de perfil

De arrebenta a 15.01.2020 às 18:46

"Num clube como o Sporting, com as dificuldades económicas por todos reconhecidas, faz-me alguma confusão como se conseguem verbas para sustentar tudo isto.
Se tiverem alguma explicação, digam."

E desde quando é que o Sporting tem que dar satisfações à lampionagem?!

Devias era pedir satisfações ao teu clube, das negociatas que tem feito em Portugal e no estrangeiro com a cumplicidade do teu orelhas e do mendilhões, que para mim são duas autenticas lavandarias de dinheiro sujo.Ocupa-te dos teus e deixa o Sporting em paz. Se tivesses vergonha, já há muito que terias ido para os blogues adeptos do teu clube.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 15.01.2020 às 13:46

Excelente post. Parabéns Leão da Guia, e o obrigado ao Rui, pelo destaque.
Este post já serviu para deixar os órfãos do costume a "bater mal"....

João Paulo Gonçalves

Não sabe do que fala. O Pavilhão João Rocha, leva mais de 3.000 espectadores e está, mesmo em jogos a dia de semana, com a lotação a mais de meio, o que em portugal daria para encher um dos pavilhões da Luz ou 90% dos pavilhões em Portugal!
Em jogos grandes o maior pavilhão de Clubes em Portugal (mandado construir no mandato de Bruno de Carvalho e pago na íntegra pelo Sporting Clube de Portugal e pelos sportinguistas, eu e a minha família incluídos) esgota! No ano passado vi, na televisão, um jogo Benfica-Sporting de Futsal no pavilhão da Luz e a lotação pareceu-me nem chegar a meio. No Futsal, e num pavilhão com metade do João Rocha!
Eu sei que vocês não percebem, mas é também por isso que somos diferentes.
SL
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 15.01.2020 às 16:19

Já eu sou de opinião que o João Paulo Gonçalves até sabe do que fala.
Vamos supor que o João Rocha enche nesse jogos especiais, com 3000 espectadores. Quanto vezes por ano? 5-6 vezes? Na melhor das hipóteses.

A 5 euros cada bilhete, na melhor das hipóteses, são 15000 euros de proveitos brutos por jogo.
Acha que isso chega para pagar a iluminação, a água, a segurança, a polícia, empregados, limpeza, etc., etc., tudo aquilo que um pavilhão desse tamanho custa para se manter em actividade?

Sabe quanto custa por ano ter em funcionamento um pavilhão desse tamanho? Eu não sei mas admirava-me se custasse menos de 500.000 euros.
Um pavilhão mais pequeno é muito mais barato e dado a % de ocupação fica mais em conta.
Por isso o Benfica, em vez de um gigante, tem 2 pavilhões mais pequenos. É mais racional em termos de rentabilidade e de ocupação de espaços, não acha?

Agora faça as contas a metade da lotação e a metade do preço, o que estará mais de acordo com a realidade.
Naturalmente que haverão outros proveitos vindos da publicidade. Mas não serão mais que residuais já que se verificarmos o que está nos R&C os proveitos da publicidade e dos patrocínios pouco aumentaram.
Mas olhe que os custos de FSE aumentaram 600.000 euros.

Os pavilhões funcionam mais como um serviço prestado aos sócios e aos adeptos do que como uma fonte de rendimento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2020 às 23:40

Curiosamente, sempre disse que a construir um pavilhão novo, devia ser para acomodar 5000 espectadores.

Isto, entre outras considerações, para acomodar eventos da UEFA.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 15.01.2020 às 21:30

Se isto fosse o Facebook, saíam aqui dois likes para os vossos comentários.
Não quis ofender ninguém, nem tenho nada a ver com isso, apenas questionei a vertente económica.
As modalidades em Portugal e em boa parte de Europa não são rentáveis e consomem muito dinheiro.
A situação financeira do Sporting é o que é, com todos os prejuízos causados nos últimos anos.
Se todos estes plantéis são sustentáveis, ainda bem para o Sporting e para o desporto em Portugal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2020 às 22:37

Tanto o caro como o João Carvalho fazem uma leitura inclinada do que consta as Modalidades no Sporting. Não surpreende, no entanto.

E eu não quis ser mal educado na minha primeira resposta ao seu primeiro comentário, mas, na realidade, que satisfações temos a dar a benfiquistas sobre modalidades do Sporting?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2020 às 23:43

P.S.: Na realidade, a ser absolutamente honesto quanto à vertente económica, em Portugal, nem futebol profissional existiria. Todos lucram com a actividade, salvo os clubes que lutam diariamente pela sobrevivência.
Sem imagem de perfil

De António Vieira a 15.01.2020 às 14:28

Por tudo isto e mais alguma coisa o Sporting é grande e diferente dos outros clubes.
Viva o Sporting Clube de Portugal...
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 15.01.2020 às 16:35

Os benfiquistas que aqui comentam podem dizer o que quiserem, e até vir com racionalidade económica (assim sendo para os espectadores que apresentam quando, ainda por cima os jogos são transmitidos na televisão, era ter 5 novos pavilhões da Luz com 200 lugares cada...), mas o que para mim fica subentendido, é que no fundo, bem no íntimo, o que gostariam era de poder dizer, como nós dizemos (pois, é comprovado por factos) Somos a Maior Potência Desportiva de Portugal!!
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2020 às 22:38

Nem mais!!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo