Segundo o Record, estes são os quatro alvos de preferência da Sporting SAD para assumir a liderança técnica da equipa principal do Sporting. As apreciações que acompanham os nomes são do jornal e não minhas:
Sá Pinto - O trabalho meritório feito na Bélgica (Standard Liège) e o facto de ser um assumido leão fazem de Sá Pinto um forte candidato.
Rui Faria - O antigo adjunto de Mourinho é um dos nomes mais fortes para a sucessão de Mihajlovic. No entanto, a incerteza que rodeia o clube leonino não dá garantias de continuidade a Rui Faria, que tem interessados na Premier League.
José Couceiro - Tal como Rui Faria, Couceiro é um treinador livre mas tem propostas do estrangeiro. Do ponto de vista teórico, seria o candidato ideal ao cargo.
Carlos Carvalhal - O bom trabalho feito em Inglaterra é um excelente cartão de visita. Tem interessados na Premier e no Championship.
Eis a minha opinião sobre os quatro nomes referidos:
- Já aqui se comentou a possibilidade de Sá Pinto regressar a Alvalade. Não obstante o seu passado de "leão ao peito", não lhe reconheço as qualidades exigidas para assumir o leme.
- O caso do antigo adjunto de José Mourinho, Rui Faria, não deixa de ser interessante, muito embora, como já disse no outro post de hoje, tenho algumas reticências quanto à sua personalidade, no contexto de treinador principal. Dito isto, consta que tem problemas de saúde - a razão que o levou a demitir-se do Manchester United - e é muito provável que não aceite treinar nenhum clube num futuro próximo.
- Há muito que admiro e respeito José Couceiro, mas confesso que o preferia ver como o administrador-geral de todo o futebol do Sporting e não tanto como treinador. Este meu parecer não obstante, seria uma excelente hipótese, até porque ninguém melhor do que ele saberia aproveitar os talentos oriundos da formação.
- Carlos Carvalhal intriga. Ainda há quem entenda que ele foi prematura e injustamente despedido pela sua primeira passagem pelo Sporting. Tem feito de facto um bom trabalho em Inglaterra, em circunstâncias muito difíceis. Seria uma aposta em Alvalade que eu apoiaria, até porque conhece bem o Sporting e o futebol português. Creio, contudo, que havendo interesse, ele optará por um clube inglês, de preferência da Premier League.