Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os Centenos são centenas

Rui Gomes, em 10.01.18

 

O Estado não pode ir ver o Benfica há 45 anos. Nem o FC Porto. Nem o Sporting. Mas vai e já não tem margem para isso.

 

19668301_GZJst.jpg

Nos nossos dias, dizer a verdade é uma arma que não se pode usar só quando achamos conveniente. E a verdade desta última semana é que o circuito dos convites para jogos nunca foi exclusivo do Benfica, nem de Mário Centeno. Na tribuna presidencial ou dois metros ao lado, sempre houve ministros e adjacentes. Se formos vasculhar a correspondência de todos os clubes, concluiremos que, com ou sem pedido, são enviados para chefes da polícia, das repartições de Finanças, e outros. E não há qualquer problema, até ao dia em que um jornal conecta um perdão fiscal a um email do ministro das Finanças a solicitar lugar nos camarotes.

 

Centeno explicou que vai ao estádio ver o Benfica há 45 anos: errado. Isso era o Mário Centeno economista; o Mário Centeno ministro das Finanças é o Estado. Se o Estado for ver o Benfica de borla e houver um perdão fiscal, os cidadãos passam a desconfiar do Estado. O próprio Mário Centeno passou a ser um activo do país; flagelando-se, prejudica-nos. Não é uma questão apenas do Benfica, nem dos emails (ao contrário dos convites e ressarcimento de favores a quadros intermédios da Liga). Diz respeito a todos, e ultrapassa o futebol.

 

Só não aceito que, à conta de oportunismos sacanas, misturem nesse aparte os jornalistas, cuja função é mesmo ter acesso às fontes de notícia: é para gerir esse relacionamento inevitável que há um código deontológico. Política e justiça não têm a mesma explicação para um contacto permanente, nem gozam, infelizmente, de um ambiente higiénico que nos faça transbordar de confiança no próximo. Vivemos num mundo que é o oposto da higiene. Se os emails não provarem mais nada, ao menos essa parte ficou cristalina de uma vez por todas.

 

José Manuel Ribeiro, jornal O Jogo

 

 

NOTA: Em assunto relacionado, a Federação Portuguesa de Futebol revelou em comunicado oficial que, a partir desta quarta-feira, os elementos que fazem parte do Conselho de Disciplina da FPF estão proibidos de pedir aos clubes "convites, bilhetes ou ofertas para eventos desportivos ou outros relacionados com futebol".

 

Esta é a novidade de destaque do novo Regimento do Conselho de Disciplina e que está sustendada na introdução de um novo artigo, o 11.º, que fala em 'Dever de Reserva' dos membros que compõem o órgão disciplinar.

 

publicado às 04:52

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Leal da Silva a 10.01.2018 às 10:02

É uma canalhice insinuar que se pode corromper seja quem for com 2 ou 3 convites para um jogo de futebol, em Alvalade, na Luz ou no Dragão.
Jornalismo de sarjeta é o que isto é, corruptos são eles (alguns) os jornalistas.
-Chama-lhe pu#$ta filha antes que ela te chame a ti.
Vi este senhor ministro na tribuna de Alavalade, vejo o senhor ministro do ambiente na tribuna do Dragão, vejo o primeiro ministro na Luz, são todos coruptos?
Haja decoro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.01.2018 às 11:16

É por de mais óbvio que o caro não vive em Portugal e/ou não se identifica minimamente com a sociedade portuguesa, para não reconhecer as más "tradições" portuguesas. E isto não tem a ver apenas com desporto.
Sem imagem de perfil

De Hugo Gomes a 10.01.2018 às 10:37

Bom dia
O problema é hoje qualquer jornalista pode escrever o que quiser que não acontece nada,ainda ontem o jornal Record menciona uma notícia sobre o Benfica mensionando um blog do Sporting Como fonte, e outro exemplo é terem escondido que o Xico do porto foi a tribunal,pediu desculpa ter mentido e foi condenado a pagar mais 100 vezes do que estava a pagar antes,portanto onde está o jornalismo de hoje? E isso funciona para todos os lados.isto são exemplos dos últimos dois dias.para onde vamos desta maneira é até quando para as devidas autoridades atuarem e porém no lugar a comunicação social?
Cumprimentos a todos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.01.2018 às 11:20

Portanto, o que José Manuel Ribeiro refere sobre o que acontece na sociedade portuguesa não corresponde à verdade, na sua óptica.

Em que Portugal é que o caro Hugo Gomes vive?... Ou será que a paixão clubística ultrapassa toda a sensatez ?
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 10.01.2018 às 13:45

Só poderei fazer julgamentos com toda a informação e não com boatos,no ano passado centeno foi ver o jogo do Benfica em alvalade, pagou bilhete? Até agora ninguém sequer falou nisso,de certeza que o Sporting tbm teve nalgum negócio exencao fiscal ( atenção não estou a afirmar indevida) será considerada corrupção também?
Acho é que só com jornalistas exentos e que é possível julgar. E por isso que depois os casos na maioria são arquivados pois não se sabe tudo.nos temos uma memória curta pois antes do 25 de abril como se sabe os meios de informação controlados fazia. A cabeça da sociedade e parece me que estamos a voltar ao mesmo
Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 10.01.2018 às 14:01

Eu não concordo com ofertas, mas acho que 90 % das notícias são facciosas e não contam a verdade toda e não são esentas. E vou ser sincero sou cético em relação a emails pessoais pois se visse. O meu em conversas com amigos, muitas vezes gozando com coisas não da maneira mais correta é aceitável na sociedade.como exemplo já tive várias conversas com amigos meus que se alguém toca se indevidamente nalgum. Dos meus filhos não iria a polícia resolvia com as próprias mãos e falamos ,eu e .eu amigo sobre como fazê-lo,posso ser acusado de intenção de assassinar? Mais se eu tiver acesso a sua password de email e de outra pessoa, posso enviar emails entre vosses sem vocês saberem e incriminar vos, não digo que aconteceu mas há essa possibilidade ou não? E todos partem do princípio que é tudo verdade.esquecem se que o ónus da prova compete a quem acusa. E para mim não é por aparecer na NET uns e-mails que eu acredito que são verdadeiros.
Sem imagem de perfil

De João a 10.01.2018 às 11:23

O s comentadores de cima são benfiquistas? os e-mails estão a mexer com tudo.
O Sr. ministro pode ver os jogos que quiser, onde quiser, mas deve ocupar os lugares VIP por questões de segurança. Que saiba, em qualquer país civilizado as figuras de estado só estão nas tribunas dos estádios em jogos da seleção do país, excetuando Silvio Berlusconi.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 10.01.2018 às 13:53

Sou benfiquista sim senhor mas diga me uma coisa alguma coisa que disse e mentira? E acredite se fosse com outro clube diria o mesmo,ou acha bem se a bola fizesse uma peça pondo como fonte o blogue hugogil? Acha credível alguma notícia por como fonte um blogue?
Ps- peço desculpa por ter mencionado o nome de outro blogue mas só o fiz para dar um claro exemplo.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 10.01.2018 às 14:47

Se a Bola identificasse correctamente a fonte não estou a ver o problema. Ficaria ao meu critério a avaliação da credibilidade a dar à noticia.

Já quando me aparecem, por exemplo, as manchetes do implacável negociador Vieira e uns meses depois vai-se ver que a definição de implacavel é algo diferente da minha, fico sempre com muita pena de não saber qual teria sido a fonte...se calhar é a mesma do Hugo Gil...
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 10.01.2018 às 15:24

Concordo plenamente consigo e sinceramente acho que as devidas autoridades deveriam fazer algo.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 10.01.2018 às 15:27

O problema é se a fonte não é credível não deveriam fazer notícias na comunicação social.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 10.01.2018 às 17:25

Há que vender, obter visitas ao site, etc... Money talks
Sem imagem de perfil

De Adepto zero a 10.01.2018 às 12:00

De facto está a ficar engraçado isto, ministros, secretários de estado não podem ir ao futebol, mesmo que paguem do próprio bolso mas se forem fotografados no estádio estão logo tramados pois não são sérios. Mas pior ainda, pessoal da federação, conselho de disciplina e afins também não podem ir ao estádio, estão proibidos. Isto faz sentido? Quem está na fpf não pode ir ao estádio? Eles não vão ser corruptos por ir ao estádio, pelo contrário, estando no estádio estão vigiados.
Mas agora ninguém estando em cargos de poder pode ir ao estádio? Quem é corrupto tem de estar preso, não tem nada a haver com a presença no estádio. Qq dia ninguém pode ir ver um jogo de futebol pois na saída vai preso
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.01.2018 às 13:45

Pelos vistos, leu mal e interpretou pior as novas regras da FPF. Onde está indicado que as partes "não podem ir aos estádios" ???
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 10.01.2018 às 13:47

Está enganado eles podem ir ao estádio ver os jogos,não podem e pedirbilhetes mas podem pagar do seu próprio bolso sem informarem ninguém .pelo menos é a minha interpretação.
Sem imagem de perfil

De Adepto zero a 10.01.2018 às 14:31

Claramente se forem vistos no estádio vão ser conotados com o clube em questão e claramente vão ser considerados incompetentes, tem sido assim nos últimos tempos. Ir ao estádio não é crime, assim como não é crime ter clube. Não é por o Centeno ter ido ver o Benfica que comete crime, mas sim se praticou algo ilícito.
Não é por o F.Gomes ir ver um jogo na tribuna que vai ser corrupto, ir ao estádio não é crime, mas não é isso que passa para a opinião pública. Pessoal da federação e liga devia ter acesso grátis a todos os estádios, são as pessoas do futebol. Só deviam informar os clubes/associação para terem lugar vago. Quando eu era jogador federado na associação distrital podia entrar em qq estádio/campo do distrito.
Sem imagem de perfil

De João a 10.01.2018 às 14:42

Há um protocolo das forças policiais encarregues da segurança das figuras de estado e passa por assistir aos jogos no camarote VIP.
Claro que Centeno, estou a falar do cidadão respeitável, não desconhece o risco de um jogo de futebol, por exemplo o assassinato de um adepto do Sporting em 18/05/1996 na final da taça de Portugal, jogo Benfica x Sporting.
Sem imagem de perfil

De BlueDragon a 10.01.2018 às 13:46

Como ponto prévio, sou contra a presença de altas individualidades do Estado em eventos de clubes de carácter nacional. A razão é simples. Um representante do Estado é representante de TODOS os portugueses. Ao apoiar determinado clube, seja ele qual for, está a tomar partido por uma facção em detrimento de outra, a qual ele também é OFICIALMENTE representante.

Dado o estranho déficit cognitivo que adeptos de determinado clube parecem demonstrar ao falar de certos temas, vou recorrer a uma analogia simples:

Apoiar publicamente um clube, é a mesma coisa que um pai apoiar um filho contra o outro. Get it?

Questões éticas e morais à parte, não há nada que impeça qualquer cidadão de ir ver um jogo ao estádio DESDE QUE adquira o próprio ingresso.

A partir do momento em que se aceita uma oferta, seja ela qual for, está-se a por a jeito. Ninguém oferece nada de borla, sem esperar um qualquer benefício futuro. Quem não perceber isso não pode sentir-se insultado por ser apelidado de parvo.

Se têm dúvidas, quantos de nós receberam convites dos nossos respectivos clubes para ver jogos?

Como tal, o perdão fiscal recebido pelo filho do LFV, pela proximidade temporal da oferta é, no mínimo, muito suspeito.

Cumprimentos Portistas,

BlueDragon
Sem imagem de perfil

De João a 10.01.2018 às 14:49

Clubites à parte, disse tudo; neste caso o Sr Ministro não esteve como Ronaldo, talvez como Jonas, mas cuidado com as piscinas.
Sem imagem de perfil

De antonio a 10.01.2018 às 15:08

A única coisa que se aproveita no seu comentário é que o timing da coisa é muito suspeito.

O resto é o típico discurso de vários conhecidos assalariados do FCP. Já quando o presidente da República afirma que é do Braga, isso nao o revoltou. No fundo esta discrepancia mostra bem o objetivo do seu comentário.
Sem imagem de perfil

De antonio a 10.01.2018 às 15:00

Alguém me sabe dizer se o seguinte:

os elementos que fazem parte do Conselho de Disciplina da FPF estão proibidos de pedir aos clubes "convites, bilhetes ou ofertas para eventos desportivos ou outros relacionados com futebol".

signfica que os clubes nao podem convidar esses mesmos agentes?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.01.2018 às 15:13

O contorcionismo é tanto, que até isto necessita de explicação ???

Santa paciência... !!!
Sem imagem de perfil

De antonio a 10.01.2018 às 17:19

Oh meu caro apenas quis dizer que as trapaceiras vão continuar precisamente pq estas regras não são suficientemente objetivas.
Sem imagem de perfil

De Madrugador a 10.01.2018 às 15:22

Conclusão:
-Os politicos podem ser de todos os clubes, só não podem ser do Benfica.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 10.01.2018 às 16:58

ora aqui está um conclusão óbvia

O Madrugador acordou agora não foi?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo