Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




cies-1024x576.jpg

O Famalicão é a equipa da Liga portuguesa de futebol que mais apostou em recrutar em jovens desde 2019, seguido pelo Vitória SC e pelo Sporting.

O Observatório do Futebol (CIES) recolheu as idades dos jogadores contratados pelos clubes nas últimas dez janelas de transferências (desde o verão de 2019) e calculou a média dessas idades. O estudo foi realizado para 48 campeonatos dos cinco continentes e, no caso português, a média mais baixa é referente ao Famalicão.

Os atletas contratados por aquele clube no período em análise tinham em média 23,75 anos quando assinaram contrato. Segue-se o Vitória SC (23,86 anos), sendo estes os dois clubes cuja média de idades ficou abaixo dos 24 anos. O Sporting (24,18 anos) completa o pódio das equipas que mais recrutam jovens futebolistas.

Olhando aos restantes elementos dos “três grandes”, o FC das Antas (24,61 anos) surge na sexta posição, ao passo que o Benfica (25,27 anos) se fixou no 12º lugar do ranking.

O Farense (27,40 anos) regista a média de idades mais elevada no principal escalão do futebol português, seguido pelo GD Chaves (26,43 anos) e Casa Pia (25,98 anos).

Lá fora, o grupo Red Bull destaca-se, já que a liderança pertence aos austríacos do RB Salzburg (20,93 anos), seguido pelo parceiro brasileiro RB Bragantino (21,72 anos). Os bascos do Athletic Bilbao (21,90 anos) completam o pódio.

publicado às 02:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.03.2024 às 15:07

Contratar jovens jogadores para os desenvolver, rentabilizar desportivamente e depois financeiramente é o caminho do Sporting.

Interessante como os dois primeiros deste ranking apostam em jovens por razões diametralmente opostas.
O Famalicão, clube com uma situação financeira saudável, faz da aposta na contratação de jovens, de elevado potencial com custos consideráveis, o seu modelo de negócio, com posterior rentabilização dessa aposta.
O Vitória, clube com dificuldades económicas, asfixiado pela necessidade de cumprir compromissos assumidos, é obrigado a contratar jovens jogadores, a maioria a custo zerozero, para equilibrar as suas contas e com a esperança de uma rentabilização futura.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 15:21

-"Contratar jovens jogadores para os desenvolver, rentabilizar desportivamente e depois financeiramente é o caminho do Sporting."-
Sou muito e bastante contra essa opinião.
Espero igualmente que os nossos directores, dessa mesma opinião do Leão do Norte e também de muitos outros sportinguistas.
- Não dá titulos!. 💶
- Não atrae novos adeptos!. 💶
- Não é atractivo para Sponsors!. 💶
Etc, etc, etc...
Não é negócio rentável, especialmente longo prazo.

Não conheço nenhum clube grande e de sucesso que tenha essa formula como ganhadora.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 15:23

Espero igualmente que os nossos directores ... não sejam...dessa mesma opinião do Leão do Norte e também de muitos outros sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 15:27

Nos etc, etc... podemos pôr
- Não enche estádios💶
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.03.2024 às 16:14

Acho que o Carlos não está a ver o enquadramento total.

Nada impede a rentabilização de jovens jogadores e, em simultâneo, adquirir outros activos de qualidade superior para contribuir no imediato para a equipa principal.

São duas questões ligadas mas ao mesmo tempo separadas.

Só para dar um exemplo, o Sporting já lucrou bastante, por vias diferentes, das contratações de Ungarte e Pote, ambos vindos do Famalicão. Um foi vendido por 60 milhões e o outro ainda está a contribuir para a equipa no relvado.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.03.2024 às 16:10

É uma irrealidade pensar que vamos conseguir manter os jogadores todas as épocas, por todo o dinheiro.
Por mais dinheiro que possamos oferecer, a atractividade de outros campeonatos e de outras equipas é inatingível para um clube que disputa o campeonato nacional.

Contratar jovens jogadores a preços razoáveis, rentabilizá-los desportivamente pelas épocas possíveis e, quando for inevitável, negociá-los com mais valia financeira é o modelo de sucesso para o futebol português. É aquele que dará títulos, atrai novos adeptos e é atractivo para os sponsors.
Os clubes portugueses, por mais receitas que tenham da Liga dos Campeões, sem vendas são deficitários!

A fórmula ganhadora num clube português não é a mesma que num clube inglês, espanhol ou italiano.
No futebol português o tempo dos jogadores ficarem num clube para a vida acabou. A menos que queiremos ter uma equipa de jogadores médios e medíocres.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 17:47

Rui Gomes & Leão do Norte,

Temos muitas diferenças de visão de um futuro para o Sporting.
Eu concibo um Sporting prioritáriamente europeu.. aí é que está o ouro.💰
E casualmente estamos num momento ideal da história do Sporting, como há muito tempo não viamos. Podemos e devemos aproveitar esta maré cheia(o plantel actual, a grande melhoria financeira conseguida por esta direcção, um treinador brilhante e CR7). Bora lá, todos juntos. Que comece o trabalho, já!.

Não concibo um Sporting como tem sido até esta data.. Vencer umas Liguitas e tacitas portuguesas e sem expressão alguma no contexto europeu. Um Sporting desconhecido ou sem valor para a generalidade dos adeptos do futebol mundial.
Não suporto mais ver um Sporting numa luta titânica com o sistema, para tão só amealhar migalhas(Tal e qual os outros dois)
Não desejo ver o Sporting, ser campeão das vendas como FCP ou Benfas.
Não desejo ver o Sporting ser um Famalicão ou Red Bull qualquer coisa, ser o abastecedor dos grandes clubes europeus. Queremos ser um desses grandes clubes europeus.✌️
Quero ver o Sporting ao lado dos grandes de verdade e sim, isso é possível e sem utopias.
Não desejo ver o Sporting, cada nova época refazer o seu plantel e sempre na incógnita do futuro.
A Liga portuguesa é demasido pequena para alimentar sonhos e também pouco interessante, à parte dos jogos entre os 3 estarolas(como anologia, um ditado trasmontano: são 3 meses de inverno e 9 de inferno😄)

O futuro é brilhante se pensarmos brilhantemente no futuro!.💫

Um grande abraço a esses dois grandes Sportinguistas.
(Esperando ansiosamente o jogo..☺️)
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.03.2024 às 18:34

Carlos, conceptualmente estou de acordo com o seu comentário, mas o problema é a realidade.
Certamente que estamos em maré cheia (o plantel actual, a grannde melhoria financeira conseguida por esta direcção, um treinador brilhante), mas o realismo também nos ilucida sobre dois factos.
Nunca atingiriamos essa maré cheia se não tivéssemos vendido o Nuno Mendes, o Matheus Nunes, o Ugarte, o Porro, o
Palhinha... e por mais que a nossa maré esteja cheia, nunca atingirá a cota do City, do Liverpool, do Real Madrid, do PSG, do Bayern, do Inter...

É preciso perceber o nosso enquadramento e não dar passos maiores que a perna. A queda pode ser um desastre.
No justo equilíbrio entre o aproveitamento desportivo e as vendas está o nosso sucesso. Normalmente quem tudo quer, tudo perde.

Um grande abraço para um grande sportinguista, a usufruir de um clima bem mais agradável que o nosso.
E que da Reboleira tragamos mais 3 pontos rumo ao título.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 19:16

-" Normalmente quem tudo quer, tudo perde."-
Eu.. quem não arrisca, não petisca
Nunca esqueçam(plural) a marca CR7, (o nosso menino) que agora mesmo é mais valiosa que o Sporting ou qualquer clube português.

O Bayern, é realmente um bom exemplo, como tudo é possível. E não é porque joga na Bundesliga. Outros há nessa Bundesliga e nem de perto, nem de longe conseguem parecer-se.
O Bayern até empresta(emprestou) dinheiro ao Borussia Dortmund para que sobreviva e a outras empresta(chamam-lhe ajudas financeiras😅😅)
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.03.2024 às 19:45

O Bayern nunca pode ser um exemplo. É sim uma excepção.
É um clube riquíssimo, que domina completamente o mercado alemão e esmaga os concorrentes internos quando se trata de transferências. Tem um potencial de gerar receitas incomparável a qualquer clube português.
E mesmo assim, contra vontade, perdeu jogadores como Alaba, Toni Kroos, Lewandovski, Thiago Alcântara...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 20:05

Era um clube vindo da segunda divisão nos anos 60.
O gigante de essa cidade era o 1860 Müchen e da região era o Nuremberg.

Mesmo depois de já ter vencido a Taça dos Campeões Europeus nos anos 70 voltou ao quase anonimato. Classificações em décimo lugar na Bundesliga, dividas, etc..

Hoje, a história conta-se diferente. Un gigante europeu.
Uli Höness o maestro dessa obra de arte.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.03.2024 às 20:35

Não esqueçamos a história.
O Bayern, como muitos clubes alemães, teve de se reconstruir após a segunda guerra mundial. Mas a partir dos anos 60 foi o gigante que se conhece.
Anonimato? Não brinquemos. Teve períodos com piores prestações desportivas, tal como já teve o Real Madrid, o Man United, a Juventus, mas o potencial esteve semnpre lá.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 21:27

Antes das guerras mundiais e mesmo depois, os campeonatos na Alemanha era coisa muito regional.
A Bundesliga apareceu em 63/64.
Antes disso na Alemanha não tinham uma Liga como tal. Eram campeonatos por região e depois a eliminar.
O Bayern não era um clube grande nesses tempos e menos gigante.
Não foi fundador dessa Bundesliga..andava por os campeonatos regionais.
O referido anonimato é sim, um pouco como o Leão do Norte refere...pois, eles recuperaram.
Mas, o Nuremberg, o Kaiserslautern nunca recuperaram até hoje(anonimato) e o grande Hamburg SV, um dos maiores clubes de Alemanha ainda hoje, desde à dez anos que está na segunda divisão(anonimato).
Na cidade de Munique o clube grande era este clube, o 1860 München.
A ascenção do Bayern começou até com muita sorte, com os miúdos Beckenbauer & Gerd Müller, hoje íconos mundiais.

A história dos campeonatos e clubes alemães, tem pouco a ver com o resto dos campeonatos conhecidos.
(Lembre-se que eu sou meio, meio alemãozinho. A minha mãe é francesa de descendêcia alemã e eu vivi lá 30 anos e a minha familia é de lá. O T no N.T. é alemão 😉)
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.03.2024 às 22:54

Carlos, que eu conheça não tenho ascendência alemã, mas sempre gostei dos campeonatos alemães, não só a Bundesliga, e os programas desportivos sobre esses campeonatos são os que mais aprecio.
Também conheço bem a história do futebol alemão e por curiosidade digo-lhe que torço por duas equipas do futebol germânico. O Arminia Bielefeld (não sei bem porque comecei a apoiá-los e que neste momento está na Liga 3 mal classificado) e a equipa que joga contra o Bayern!
O Hamburgo, até ter descido há poucos anos e que na época passada foi afastado da subida nos descontos, era a única equipa com presenças em todas as edições da Bundesliga.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 20:13

Isso de contra a vontade, tem que se lhe diga.😉
Eles perdem um jogador quando querem.
O Kroos não o queriam, primeiro emprestado ao B.Leverkusen e depois, nem era titular.
Alaba, Lewa já deram ao clube o que eles pediam..agora com 30 e tal anos, dizem-lhes, Obrigado.
Aparte disso, todos os que saem, já têm substituto normalmente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.03.2024 às 20:47

Toni Kroos?
Carlos, desculpe-me mas não sabe o que escreveu.
O Toni Kroos foi emprestado ao Leverkusen na habitual rodagem de jovens que o Bayern faz. E a sua saída para o Real Madrid foi uma das novelas do Bayern. Era um jogador essencial para o Guardiola e o Bayern desesperou pela sua renovação. A sua saída foi rica em declarações agressivas de ambas as partes.
O Alaba não foi muito diferente. Saiu com os dirigentes do Bayern a chamarem-lhe ingrato.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 21:30

As histórias públicas e a verdade...Um tema!..😊
Quem conheça os alemães e mais ainda o Uli Höness e os compre.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.03.2024 às 22:57

Até pelo tempo que passou preso, o Uli Höeness tem muitas histórias para contar.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 21:39

O Guardiola e o Bayern..outra história interessante.
A verdade é bem diferente da realidade conhecida.
O Bayern queria era mesmo, conhecer como o Barcelona fazia as suas mistelas que as faz até hoje, diga-se de passagem. Por isso, pagaram 40 milhões e trazer igualmente o Staff Médico e tinham um consultório na cidade mas, não ligado em si, ao clube. Etc, etc...
A história é....
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 29.03.2024 às 20:20

-" Não concibo.."-
Sou um Ás do teclado.
Eu dando caneladas no verbo conceber. Pareço o JJ.😅😅😅
Limpinho, limpinho...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo