Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




18092981_BA9FI.jpeg

Bruno Fernandes tem absoluta razão quando critica as horas absurdas, cada vez mais à noitinha, a que são realizados em Portugal uma importante parte dos jogos de futebol.

Trata-se de um bastante oportuno e legítimo alarme, que deve ser acolhido com a máxima consideração face a uma prática crescentemente abusiva que impede a grande maioria dos apaixonados pelo futebol de presenciar os encontros ao vivo (com excepção, claro, dos residentes na mesma área onde, eventualmente, os jogos têm lugar) – afastando dos estádios o público que prioritariamente interessa, nomeadamente as famílias, as crianças e os idosos.

Perante a realidade de que o futebol deixou de ser um desporto desde que foi confiscado ao povo para ser explorado como espectáculo nocturno televisivo, conclui-se, logicamente, que as televisões exercem um poder arbitrário sobre os horários dos jogos, sempre na expectativa de que a maior massa adepta possível opte por ver os desafios em casa – mesmo que irritantemente assediada pelas intermináveis cargas de publicidade comercial geralmente atracadas ao futebol e das quais, precisamente graças ao futebol, as estações televisivas essencialmente se alimentam. Rejubilando por aumentar as suas audiências à custa do público que, em prejuízo das receitas dos clubes, desvia dos estádios (a maior parte destes deprimentemente quase vazios).

Se, na realidade, não será exactamente assim, qual, então, o porquê da imbecilidade de se marcarem jogos para as 21h00 ou 21h30, precisamente nas vésperas de dias normais de trabalho e de escola (forçando grande parte do público a regressar a casa apenas no dia seguinte)? Porque não se insiste em realizá-los ao fim da tarde? Porque estranho motivo os desafios de futebol em Portugal têm de ser, normalmente, os de horário mais tardio em toda a Europa?

Apesar de o dinheiro ser hoje o que mais ordena, há que que reagir, por todos os meios, contra esta manifesta, insensível e abusiva prepotência de que são evidentes vítimas não só o futebol, os seus clubes e os seus artistas, como, muito em especial, todos os adeptos pagantes que o sustenta.

Texto da autoria de Leão da Guia

publicado às 03:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 23.08.2019 às 07:57

Há questões em que Bruno Fernandes tem razão, outras nem por isso.
è verdade que os clubes estão reféns dos horários televisivos, e poderia fazer-se mais jogos em horários matinais/início da tarde, como já aconteceu algumas vezes.

Também chateia quando dois clubes, tendo de jogar no mesmo dia por imperativos de calendário, é quase sempre o mesmo a jogar em último (pode ser sensação, mas parece-me que é mais normal os jogos do Sporting serem os últimos do dia, quando comparado com os outros grandes).

Agora, nada pode ser feito com o facto de o Sporting ser o "campeão" dos jogos à segunda-feira. Particiipação na Liga Europa oblige
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.08.2019 às 08:05

Como os horários da tarde têm os jogos das ligas principais, as TVs empurram os da Liga Portuguesa para a noite. Veremos até quando os clubes suportam isto.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 23.08.2019 às 08:36

Começando pelo fim, discordo com o Leão da Guia quando diz:

"Apesar de o dinheiro ser hoje o que mais ordena, há que que reagir, por todos os meios, contra esta manifesta, insensível e abusiva prepotência de que são evidentes vítimas não só o futebol, os seus clubes e os seus artistas, como, muito em especial, todos os adeptos pagantes que o sustenta."

É que não são os "adeptos pagantes" que sustentam o futebol. E quando digo pagantes, no sentido que aqui lhe dão de pagar para ir ver o jogo ao estádio.

De resto, para a grande maioria dos clubes, essa é uma receita mais ou menos irrisória.

A maior receita de todas são mesmos os direitos de TV. Lembremos-nos do que os adeptos (também do SCP) exultaram pelos valores pagos pela NOS.

A partir daí, e considerando que existem muitos outros jogos mais interessantes para os espectadores a passar em primetime, os jogos do nosso campeonato são empurrados para mais tarde.

Ainda assim, não nos devemos esquecer que, tradicionalmente, nós sempre tivemos jogos tarde. Culturalmente, isso sempre foi normal para nós, ao contrário de, por exemplo, jogar de manhã.

A juntar a isto, temos o facto de, em comparação com o resto da Europa, termos o fuso horário mais favorável a que isso aconteça.

Enfim, pessoalmente, acho que é um falso problema. Seria óptimo se os jogos pudessem ser todos ao sábado, de modo a permitir uma viagem para casa mais despreocupada a todos os adeptos, mas isso não é possível.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2019 às 10:40

A bilheteira nos recintos pode muito bem ser uma receita "mais ou menos irrisória", mas sem espectadores não há futebol.

Mas concordo que quem manda nisto é a TV.

Em análise final, é a ingrata realidade das coisas mas não é um "falso problema".
Sem imagem de perfil

De John billy a 23.08.2019 às 08:50

Em Espanha, os jogos são ainda mais tarde. Itália e França devem andar no mesmo horário que os portugueses. A exceção são mesmos os ingleses.
Acho que a grande diferença de Portugal para a Europa é que as pessoas não são adeptas do clube da cidade mas sim de um dos três grandes. E isso reflete se nas assistências dos clubes mais pequenos. Não deve haver muita diferença de espectadores nos jogos às 21h ou as 15h.
Sem imagem de perfil

De RCL a 23.08.2019 às 08:55

Ouçam Cristiano Ronaldo :" hoje, qualquer jogador vale 100 milhões, não falou dos 120, claro, o empresário é seu amigo. Há muito dinheiro no futebol, mas ainda bem!"
Claro, Ronaldo não poderia dizer outra coisa.
As quotas dos sócios dão para comprar chuteiras. é nisso que os adeptos tem que pensar : clube? ou SAD?
Sem imagem de perfil

De Borges a 23.08.2019 às 12:07

É lidar irmoum
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 23.08.2019 às 10:02

Um tema interessante, mas, quem realmente faz as marcações dos jogos são a SportTV e a NÓS (BTV), logo os clubes são reféns dos contratos assinados. Por exemplo, a liga de clubes afirmou que está época, jogos à segunda, só quem está na Europa e em casos excepcionais (esqueceu-se de dizer que também com acordo de ambos os clubes), mas já temos 2 jornadas efectuadas, e quem jogou nas segundas? O Tondela! Como todos sabemos joga o acesso à liga dos campeões!
PS: O Tondela reclamou na praça pública por causa dessa situação, mas no fim...
Sem imagem de perfil

De Alexandre a 23.08.2019 às 10:04

Raramente vou ao estádio, mas esta época decidi começar a ir mais vezes. Fui ver o jogo com o braga e cheguei a casa à meia-noite (e moro perto de Lisboa!), para no dia seguinte ter de me levantar às 6h30.
Resumo: jogos depois das 19h não me apanham lá mais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2019 às 10:45

Esse é que é o grande problema... os adeptos que vivem fora de Lisboa, nos casos do Sporting, Benfica, Belenenses e mais alguns.

Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 23.08.2019 às 10:55

Próxima jornada, dia 1 de Setembro:

18.30 - FCP - V. Guimarães

21.00 . SC Braga - Benfica

Porto e Guimarães, duas cidades relativamente próximas. Os adeptos do Guimarães que se deslocarem ao Dragão, chegam a casa às 22 ou 22.30, mais coisa menos coisa...

Lisboa e Braga, 360 kms de distância. Os adeptos do Benfica que se deslocarem a Braga, chegam a casa a que horas? 3 ou 4 da manhã? é um domingo à noite e no dia seguinte é dia de trabalho (para quem trabalha, claro).

Não seria de trocar a hora dos dois jogos?

Sei que estes dois exemplos dizem pouco aos Sportinguistas, dado que o Sporting não está envolvido em nenhum dos dois jogos, mas mais dia menos dia, haverá um Braga-Sporting, um Guimarães-Sporting e este horário absurdo poderá acontecer com o vosso clube...

De resto, e no geral, concordo com o artigo do leitor Leão da Guia.


Sem imagem de perfil

De RASR a 23.08.2019 às 10:58

Aí é que o caro se engana. O Sporting é tão envolvido como qualquer outro clube, visto que também teve que jogar no domingo passado às 21h. Assim como qualquer clube deveria suscitar o mesmo problema porque, mais dia menos dia, irá acontecer a si... Estamos entregues aos bichos, apenas isso.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 23.08.2019 às 15:56

Se bem me lembro as regras indicam que deverá haver um intervalo de 72 horas entre o final de um jogo e o principio do outro, excepto se os clubes aceitarem que seja menos que isso (provavelmente o que terá acontecido no Porto - Guimarães).

Tendo em conta que o Spartak - Braga é as 18.15 e acabará pelas 20.15, se não houver prolongamento, as 21 horas de Domingo são o que as regras ditam.

Nos nosso caso não é preocupante porque, como clube nacional que somos , é bastante fácil encher a nossa quota nos estádios. Não precisamos de mandar pessoal de Lisboa. Por outro lado, se vocês não andassem a lixar os Schetines desta vida ao Salvador, se calhar a coisa compunha-se.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 23.08.2019 às 16:30

Ok.
Não me tinha lembrado dessa questão da Liga Europa. Assim até compreendo.
Já agora, que costuma encher estádios por esse país fora é o Benfica. E os seus adeptos até costumam pagar valores bastante inflacionados pelos ingressos...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2019 às 17:01

Quer dizer com isso, então, que uma qualquer bilheteira tem ingressos a um preço para adeptos encarnados e a outros para adeptos de outros clubes?

Será que vendem um ingresso perguntam à pessoa qual é o clube da sua simpatia?
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 23.08.2019 às 19:07

Não. Simplesmente os preços dos bilhetes são inflacionados nos jogos do Benfica.
Nas ultimas jornadas dos campeonatos, chega a ser roubalheira.
Sem imagem de perfil

De RASR a 23.08.2019 às 10:55

Sem dúvida que os jogos são tarde, muito tarde. Jogar às 21h é pura estupidez! Na semana passada foi o Sporting, esta semana será o Benfica. Parece que vão rodando, mas, na realidade, nem deveriam existir jogos a esta hora. É desrespeitoso para com quem mais importa neste desporto, os adeptos. E fazerem isso ao domingo é mesmo uma mensagem para que os estádios estejam vazios. Mas, mesmo na eventualidade de não comparecer no estádio, não compro nenhum serviço de desporto. O café é mesmo ali na esquina e cada vez mais existem streams online. Nem pensem que fazem dinheiro comigo quando colocam horários destes por interesse. Se a Premier League consegue, nós também deveríamos conseguir, mas não há vontade.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 23.08.2019 às 10:58

Bom dia,

Muito bom texto do LDG assunto que muito deveria interessar a todos os adeptos os mesmos deveriam de alguma maneira fazer pressão junto das suas direções em AG para mais jogos de manhã tanto ao Sab como ao
Dom.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2019 às 17:01

Jogos de manhã???
Sem imagem de perfil

De Jorge a 23.08.2019 às 17:27

Tenho ideia de se terem feito uns testes aí há umas duas épocas (um deles um jogo em casa do Sporting, ainda houve outro de outro grande mas não me lembro qual) mas tenho ideia que eram por volta da 1 da tarde, não de manhã.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 23.08.2019 às 18:01

À 3 épocas atrás, havia jogos da primeira divisão, as 11:45h, foram pouco jogos, mas até o último que transmitiram, foi Porto X Nacional. Foi mais uma ideia da liga anunciado com pompa e circunstância!!
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 23.08.2019 às 17:27

Boa tarde,

E porque não !!!! A partir das 11h em Espanha já se fez isso . E estádios cheios.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2019 às 17:33

Não quer dizer que seja uma hora boa. Pessoalmente, não gosto. Para mim, os jogos deviam ser todos entre as 14h00 e as 19h00.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo