Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os melhores 45 minutos da época

Rui Gomes, em 27.09.14

 

 

Antes de mais - e escrevi esta nota antes do início do jogo - os meus parabéns a Marco Silva pela coragem de incluir Jonathan Silva no onze inicial. Sugeri esta ideia na crónica do último jogo mas, para ser sincero, nunca imaginei que o treinador o fizesse. O jovem argentino teve alguns lapsos defensivos, mas no todo dos 90' +3, teve um desempenho muito positivo e até marcou um excelente golo, logo aos 2', na bela jogada iniciada por Nani e complementada por André Carrillo.

 

Na minha opinião, nos primeiros 45' da partida viu-se um Sporting em grande nível, de longe o melhor desta época, e o resultado ao intervalo peca por escasso. A equipa leonina foi sempre a mais perigosa e objectiva, controlou totalmente o meio campo, exerceu de forma quase perfeita a pressão alta e executou o jogo de transição com muita eficácia. Esteve sempre mais perto do dois ou três zero, do que o FC Porto igualar o marcador, superou-se em jogadas de ataque e remates, com João Mário, em duas ocasiões, com grandes oportunidades para golo, além de uma jogada espectacular de Carrillo, aos 39 minutos.

 

A segunda parte apresentou um cenário diferente. O treinador portista mexeu na equipa e esta entrou melhor no jogo. Recuperou o meio campo e começou a dar mais profundidade ao seu jogo ofensivo. O golo (autogolo) da igualdade, aos 56', surgiu em directo resultado desta profundidade, e já sete minutos antes, Rui Patrício tinha feito uma grande defesa diante um Jackson Martinez isolado. O lance do golo foi de infelicidade e fruto de alguma inexperiência de Naby Sarr, mas nada mais há para apontar, faz parte do futebol.

 

O maior problema para uma equipa que entra no jogo a exercer pressão alta, é o desgaste físico, e acho que o Sporting acusou por acusar esse desgaste no segundo tempo. Com a senhora da sorte a sorrir, Diego Capel mandou uma autêntica "bomba" à trave da baliza de Fabiano, aos 79', que poderia ter assegurado a vitória.

 

No resumo dos 90 minutos, o resultado não é injusto, mas acho que o Sporting perdeu a grande oportunidade de arrumar o jogo na primeira parte. Como nota final, penso que André Carrillo foi a grande figura do jogo e muito embora no ecrã televisivo não seja possível avaliar o desgaste físico dos jogadores, não vi de bons olhos a sua substituição, aos 65 minutos. Neste sentido, Marco Silva está a tornar-se excessivamente previsível. A entrada de Montero, em substituição de Slimani, aos 78', não acrescentou nada ao jogo, aliás, mesmo cansado que o argelino tivesse, sempre teria uma muito maior presença na área portista. Não vi a linha de jogo, mas não será surpresa alguma vir a verificar que Tanaka foi mais uma vez para a bancada. Já nem comento este tipo de decisões por parte de Marco Silva. Fredy Montero vai continuar a equipar-se até ao derradeiro suspiro. Veremos o que acontecerá em Janeiro, quando Slimani se juntar à selecção argelina na disputa da Taça das Nações Africanas.

 

O Sporting tem agora o Chelsea de José Mourinho pela frente - na terça-feira - e só então é que poderemos avaliar o impacte do clássico no rendimento dos jogadores do Sporting.

 

publicado às 03:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 26.09.2014 às 23:40

Uma grande primeira parte e no geral um jogo bem conseguido

Fica o amargo de boca por nos termos deixado empatar ( e logo com um auto-golo), mas o resultado acaba por ser justo, um pouco como o do benfica, mas desta vez tendo nós maior pendor ofensivo

De resto concordo com o Rui, destaco ainda o grande jogo e enorme entrega de Mauricio e já quase no final a inteligencia (nem sempre presente) em evitar o contacto com o jogador do porto que a acontecer, significaria a expusão

Deram-nos um calendario dificil logo a abrir o campeonato - estamos ainda vivos, embora a irregularidade da defesa e a boa produção ofensiva, me fizessem apostar no 3º lugar de caras - mas há ainda muito campeonato pela frente

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2014 às 00:06

Pela primeira vez "vi" o Marco Silva como treinador do Sporting, mas... e há sempre um mas, penso que não temos plantel para manter o nível da primeira parte durante 70 ou 80 minutos de jogo. Isto, e a constant substituição de Carrillo. Reconheço que o desgaste para os alas é extreme, mas creio que tem mais para oferecer que 60 minutos.
Sem imagem de perfil

De FCS a 27.09.2014 às 00:11

Para mim o Marco Silva só erra ao fazer entrar o Capel. A primeira opção a sair do banco tem que ser o Mané.

Ahh e realmente, o que se passa com o Montero?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2014 às 00:37

Também concordo. Em relação ao Montero, já não sei o que dizer. O nível de confiança dele está baixo que o leva a entrar em campo totalmente desmotivado.

Só posso insistir que devíamos dar uma oportunidade ao Tanaka, mas vai ser difícil isso acontecer, pelo andar das coisas.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2014 às 00:57

O Montero ???? Tá "fudido" ... LOOOLL (Lopetegui)
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 26.09.2014 às 23:43

Não á muito a comentar depois do que todos presenciámos neste execelente jogo bem rasgadinho.
Estivemos á altura do nivel que era exigido.
Debatime aqui durante algum tempo pela entrada de Jonathan Silva e só peca por tardia já no jogo contra o Maribol deveria ter jogado.
Desagradáveis, surpreendentes e ridículas as já constantes lementações do treinador do Porto. Quando insiste na ideia que tudo está contra o Porto, só demonstra uma personalidade fraca e patética.
Dois os momentos do jogo o remate de Capel na barra que daria um golo do outro mundo e aquela defesa do Rui que me fez recordar Victor damas.
João Mario chegou para ficar.
Temos uma frente de ataque ao nível das grandes equipas mundiais, assim tievessemos também defesa e vamos marcar ao Chelsea.
A notícia do dia que poderá vir a ser a do ano, as declarações de Joseph Blater afirmando que A FIFA VAI PROIBIR OS PASSES DOS JOGADORES PARTILHADOS COM FUNDOS DE INVESTIMENTO.
A ser verdade esta poderá vir ser a grande vitória do D.Quixote Bruno de Carvalho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2014 às 00:10

Por favor, caro Júlio José, neste post vamos discutir apenas o jogo/futebol e deixe essa outra temática para uma ocasião mais adequada.

Estou a ficar saturado com estes constantes "off-topics". Vou começar a editar todos.

Digo isto com o máximo de respeito por quem eu estimo bastante, como leitor assíduo deste espaço.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.09.2014 às 00:46

De acordo tambem me parece bem posteriorment o Rui lançar esse tema que na minha opinião tem todo o interesse para o futebol em geral.
Só comentei porque foi foi hoje que saiu essa noticia
Do jogo comentei os pontos que mais o marcaram na minha opinião.
Podia ter sido melhor, da mesma forma que tudo tambem podia ter desabado.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2014 às 00:51

Meu caro, esse tema é muito mais complexo do que se pode imaginar e envolve bastante preparação para o comentar em profundidade. Aliás, se fizer pesquisa no blogue verificará que já escrevi um muito extenso artigo sobre isto e acho que nem um comentário teve.

Se não evocar o "Bruno", e não é essa a minha intenção se voltar a acordar o tema, a participação é insignificante. Sei bem o que a "casa" gasta.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.09.2014 às 01:23

falemos entonces do jogo pues!!!
Sem imagem de perfil

De F. Pais a 27.09.2014 às 00:35

Amigo Rui, concordo em tudo consigo. Só não percebo a substituição do Slimani, por o Montero. Pelo simples facto, de a equipa estar desgastada, e fazer um futebol mais directo. A partir da substituição não ganhámos mais nenhuma bola, aos centrais do Porto. Quanto ao árbitro, só tenho a lamentar na 1.ª parte (e isso passou-se ao pé de onde eu estava, ameaçou o Nani com o cartão amarelo (fazendo o gesto com a mão que ir o tirar do bolso) por ele protestar uma falta não assinalada. Mas na 2.ª parte cumpriu.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2014 às 00:40

Meu caro, como eu digo no post, com a saída de Slimani perdemos uma presença forte junto à defesa portista.

O Benquerença teve critérios discutíveis com os amarelos, mas acabou por não ter influência no resultado.
Sem imagem de perfil

De FCS a 27.09.2014 às 00:46

Há uma falta clara do Indi sobre o Slimani à entrada da grande área, que me ficou atravessada. Um livre mesmo ao jeito do Nani ou do João Mário.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2014 às 00:50

Totalmente de acordo, mas eu acho que o M.Silva, foi inteligente. O Slimani estava muito perto, mas mesmo muito perto de levar o segundo amarelo....
Acho mesmo que foi este o pensamento do Marco Silva.

Gato escaldado,............ :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2014 às 00:53

Também temos essa consideração, mas o problema é que depois entra o Montero e o resultado está à vista.
Sem imagem de perfil

De carlos a 27.09.2014 às 00:39

Quanto a mim, o problemas não está na pressão alta, está na inépcia, na quase absoluta incapacidade para ser muito perigoso no contra-ataque. É o grande defeito desta equipa. Ter tranquilidade a defender (que tem tido, apesar dos percalços), e ser venenosa nas saídas rápidas, onde acaba quase sempre por perder inexplicavelmente a bola, ou a fazer opções de passe errados.

A minha crítica é mordaz, para uma equipa que hoje teve momentos brilhantes e demonstrou poder bater-se com qualquer equipa - excepto umas 5 ou 6 multimilionárias que por aí andam a mostrar o Fair Play da UEFA.
Se melhorar isso, temos muitas alegrias em breve.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2014 às 00:43

Teremos de dar mais algum tempo, mas já lá vão 6 pontos, em 5 jogos. Espero estar errado, mas acho que não temos equipa para fazer aqueles mesmos 45 minutos com regularidade.
Sem imagem de perfil

De altaia a 27.09.2014 às 00:40

Para aqueles que acham o João Mário lento foi só o jogador que mais correu em km

O resultado é justo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2014 às 00:45

O João Mário tem um estilo próprio e foi apenas o seu segundo jogo a titular. Temos de lhe dar mais tempo.

Concordo que o resultado acaba por ser justo, embora lamente não termos arrumado o jogo na primeira parte.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 27.09.2014 às 01:06

Bom jogo do Sporting que teríamos ganho com toda a justiça ,não fosse a infelicidade de Sarr.
De facto grande 1ª parte,e seria quase impossível jogar da mesma maneira na 2ª.
O Sporting,pelos jogadores que tem,é uma equipa que tem dificuldade em controlar o jogo com bola.

Uma parte para cada lado ,com as equipas a expressarem claramente a forma perfeitamente distinta como jogam,nos seus melhores períodos.

A ideia que vou tendo é que temos uma excelente equipa,mas que tem nos DC o ponto menos bom.Sarr,sobretudo pela inexperiência e Maurício que não pode compensar tudo com a sua garra em campo ,que isso tem de sobra.

J. Silva parece-me um jogador de grande potencial.Nani ,o costume ,mas só na 1ª parte.
J. Mário a confirmar pela positiva...como William pelo menos positivo,ainda longe do que pode fazer.

Um má avaliação na constituição dos DCs,é na minha opinião a
"sombra" desta equipa.
E saber como vai ser quando tivermos que fazer a necessária rotação dos jogadores.
Que resposta teremos de jogadores que praticamente não têm jogado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2014 às 01:09

Concordo com tudo meu caro e, sobretudo, com o último parágrafo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2014 às 01:30

Relato a minha experiencia sobre o jogo de hoje.....

Nao pude ver, com muita pena minha a primeira parte.. Quando comecei a ver o jogo, tive que o seguir na Univision (TV mexicana)......
Rui, nao vi lá nenhuma bela reporter :( mas, dois gajos simpáticos. Falavam bem do Sporting, apesar do Herrera e o Reyes.

Fiquei entao saber que o Nani estava jogando um bolao..Patrao mesmo, a equipa, fenomenal 45 minutos, diversas oportunidades e o FCP, ZERO !!! Nem acreditei. Fiquei assim meio preplexo com tanto elogio.....Só aí é que percebi que estava ouvindo os comentários en espanhol/mexicano :)
E por ultimo....o penalty do Alex Sandro ao Slimani...e o suposto penalty do Maurício !!! Nao, nao foi......pois é !!! Ai estes mexicanos, torcendo por o FCP mas, dizendo averdade

Haveria ainda mais para relatar.....mas, fico por aqui.... Foi engracado ouvir estes dois rapazes simpáticos e ouvir mais tarde alguns programas da nossa TV

Spoooooorrrrrttttttiiinnnggg !!!!

P.S. 6 pontos ?? O Iorda9 já disse... calendário especialmente. Haverá alguns outros factores
O seu post, gostei "like" :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2014 às 01:36

Muito sinceramente, não vi esse lance do Mauricio. É possível que me tenha afastado do ecrã nesse instante, mas a falta não assinalada sobre Slimani foi for a da area.

Quanto às comentadoras - e há muitas lá - à sexta-feira estão reservadas :)

Caro Carlos, perdeu os melhores 45 minutos da época. Creio que todos concordaremos nisto.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2014 às 01:54

Parece que sim.... haverá mais 45 min. desses, de certeza :)

A situacao descrita, é um cruzamento do Capel e bola cae quase na pequena-área. O Slimani reclamou empurrao..
O Alex Sandro vem por trás salta e manda para canto mas antes para chegar à bola, claramente abalroa o dito Slimani...(os simpáticos rapazes até a camara-lenta mostraram..LOOOLL !! )
A outra falta, fora da área !!! Se calhar dava um vermelho... o Slimani ficava isolado

Mas deixemos os apitadores.. já sabemos como é o negócio... Se marcarmos os nossos golos, nao há apitador que os valha... SOMOS DIFERENTES

Sem imagem de perfil

De Pedro a 27.09.2014 às 09:01

Fugindo um pouco a história do jogo.. O porto não marcava um golo em Alvalade desde 2010, o porto não ganha em Alvalade desde 2008 em que ganhou ao sporting na taça de portugal por pênaltis.

Um resultado resumindo a história que são o Sporting -porto , bom resultado para o porto um resultado mediano para o Sporting.

Quanto ao jogo... Os primeiros 45 minutos para mim foram do melhor sporting de e está época. Realizamos uma grande exibição, pena não termos tido a destreza de levar os três pontos. A equipa está em crescendo e esse é o melhor que retiro do clássico. Espero que contra o chelsea se confirme o crescendo da equipa e que seja obtido um resultado igual ou melhor.

A partir do próximo fim de semana não podemos perder mais pontos, e visto somente a exibição contra o Gil e a de ontem temos condições para tal.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 27.09.2014 às 10:56

Bom dia,

Penso que o facto de o o jogo ter sido contra os andrades deu outra visibilidade à 1ª parte do Sporting, mas foi algo que já tinha sido visto nos jogos anteriores.

Continuamos a padecer do mesmo mal, de não conseguir ir para o intervalo com uma vantagem condizente com o futebol praticado, foi assim com a Académica, Arouca, Belém e Maribor e, novamente ontem.

Fiquei surpreso e satisfeito pela aposta em Jonathan, sendo um sinal, que Marco Silva prepara-se para ir mudando paulatinamente o que tem de ser mudado. Quero crer, que a breve prazo, Paulo Oliveira ou Tobias irão ter a sua oportunidade, espero que, para o lugar de Maurício.

E porquê Maurício?. Naby Sarr, apesar do autogolo, é um defesa central mais posicional que precisa de uma "muleta" ao lado que lhe ampare as falhas. Ontem foi por demais evidente as falhas de Maurício na saída de bola, e no tempo de entrada aos lances. Acredito que haja mais qualidade em Naby para evoluir do que em Maurício, sendo um bico de obra o que Marco Silva tem para resolver, tendo em conta que são dois jogos com erros individuais de Naby. Como defender o jogador? campo, banco ou bancada?

Se existiu demérito do Gil a semana, ontem houve demérito da nossa parte. A 2ª parte do Sporting foi muito má ,nos primeiros 20/25 minutos, demos a bola ao adversário. Um equipa como a nossa e tendo Marco Silva conhecimento das nossas dificuldades defensivas, não pode estar tanto tempo a correr atrás da bola, potenciando os erros defensivos.

Mau apoio de Nani a Jonathan, permitindo posteriormente cruzamento de Danilo para o autogolo, má prestação de Cedric, perdendo praticamente todos os duelos e cruzando sabe-se lá para onde, mas, treino de finalização precisa-se. Continuamos sem criar ocasiões de perigo a partir de cantos ou lançamentos laterais.

No meio campo, uma boa notícia. William pareceu-me mais próximo do que é capaz de fazer, João Mário, apesar de menos em foco do que no jogo anterior, oferece soluções ofensivas, que André não consegue, dando até dessa forma, outro raio de acção a Adrien e William, mas, treino de finalização precisa-se.

Ofensivamente, Carrillo e Nani em excelente forma, e Slimani, apesar de todas as suas limitações técnicas, conseguiu ter algumas combinações interessantes, mas, treino de finalização precisa-se.

Para finalizar, Marco Silva. Já é tempo, como já foi referido anteriormente por Rui Gomes - ainda concordamos em alguma coisa - , que o nosso processo defensivo precisa de outros recursos humanos para resultar, tendo em conta que o quatro base mais utilizado não oferece essa segurança. A pressão alta funciona, quando temos defesas rápidos a recuperar, que saibam receber uma bola e criar desequilíbrios. Ontem,sempre que perdíamos uma bola a meio campo, era um calafrio que parecia inverno.

Tirar Slimani por Montero, não fez muito sentido, e sim, Tanaka na bancada tendo em conta o que já aqui foi dito sobre Montero também "custa a engolir". Compreendo que ele precise de apoio e confiança, mas Tanaka também precisa.

Resumindo. Se os nossos processos defensivos melhorarem, penso que tenhamos tudo para lutar pelos primeiros 3 lugares da tabela. Espero sinceramente que a próxima mudança seja na zona central da defesa, saia quem sair, acredito que fique quem fique só irá melhorar.

SL
Sem imagem de perfil

De L a 29.09.2014 às 11:40

No futebol actual sempre que os milhões, não é não ganham, é não esmagam os tostões, sofrem no mínimo um grande revés, com todas as implicações sociológicas que os adeptos do desporto em geral tanto apreciam e por vezes a carga emocional associada é tanta que chega a toldar um bocado o raciocínio. Como por exemplo ouvir sportinguistas a queixarem-se da arbitragem no clássico. Eu confesso que quando vi o Slimani de cabeça perdida com o pescoço do Indi, ainda me ocorreram as recentes decapitações do ISIS.

E na exacta medida em que jogam na mesma sempre onze contra onze e independentemente dos orçamentos todas as equipas dependem de muito mais que o valor dos seus jogadores. E apesar de estarmos a começar a época o treinador do Porto já fez e disse coisas verdadeiramente inacreditáveis e é o principal responsável por ainda nem se poder dizer que o Porto tem uma equipa de futebol. Não tem, por conseguinte qualquer análise ao adversário de ontem e mesmo ao jogo tem que passar por este facto. O Porto que já ganhou uma série de campeonatos a gerir vantagens amealhadas logo nas primeiras jornadas. Ou Benfica a época passada que chegou ao título com 8 pts perdidos.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo