Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




OS NOSSOS CAMPEÕES de 2021 (03)

Julius Coelho, em 06.08.21

"Os Nossos Campeões de 2021"... é uma colecção de 27 posts, exclusiva do Camarote Leonino, que tem como finalidade homenagear todos os elementos do futebol profissional do Sporting CP,  pela conquista da Liga NOS 2020/21.

O leitor pode escrever a sua opinião sobre a importância de cada elemento campeão que nós apresentamos nesta colecção, registo que ficará para a bonita história deste espaço.

gettyimages-1314499638-612x612.jpg

SEBASTIÁN COATES - 30 anos, 1.96, defesa central, internacional Uruguaio, no Sporting desde 2015 com contrato até 2023. Utilizado em 33 jogos na Primeira Liga sempre como titular/2970 minutos, 5 golos. Notas do Camarote 4, destaque do Camarote 3 vezes (18.ª, 22.ª e 29.ª) destaque nos desportivos nacionais 7 vezes ( 2.ª, 18.ª, 20.ª, 22.ª. 26.ª, 28.ª e 29.ª) e ainda eleito o melhor jogador da Liga 2020/21.

Um gigante o nosso grande capitão, não o é só na altura, mas também no muito que fez e deu à equipa durante toda a época. Foi o jogador com mais minutos jogados, falhando um único jogo ( 24.ª jornada), suportando, sem lesões e com um registo mínimo de cartões amarelos, a esmagadora maioria dos jogos, numa altíssima rotação. O facto de ter sido eleito o melhor jogador do campeonato por toda a crítica e pela esmagadora maioria dos adeptos em geral, diz muito sobre a tremenda época que realizou, a melhor da sua carreira até hoje e que terminou com um justíssimo triunfo no campeonato. Se alguém mereceu ser campeão nacional, esse alguém foi sem dúvida Sebastián Coates.

Foi o elemento mais regular, assumindo a liderança do navio, mantendo sempre o cabo de aço seguro e firme; nunca o largou e a sua voz de comando fez-se ouvir sempre por todos os elementos da equipa em todos os jogos. Foi a principal base de inspiração para a fibra, audácia, persistência, fé, coragem e tantas vezes para a confiança e tranquilidade que a equipa necessitava. Ganhou com tudo isso o respeito de todos, que o admiram, desde os próprios adversários, adeptos e treinadores rivais, árbitros, incluindo a difícil e hipócrita comunicação social. Está a escrever com letras bem douradas uma bonita e extraordinária história no Clube que irá ficar para a eternidade. É já dos melhores centrais e profissionais que passaram pelo Sporting Clube de Portugal.

A época que realizou foi um sonho que se tornou realidade aos olhos de todos; nunca se rendeu nas horas de aflição e empurrou sempre a equipa na busca da vitória. Resolveu ele próprio vários jogos com golos em momentos mágicos, como aconteceu em Barcelos na 18.ª jornada marcando os dois golos da reviravolta, já nos derradeiros minutos de um jogo épico para toda a equipa, ou aquele golo no último lance do jogo contra o Santa Clara em Alvalade, que carimbou os três pontos. Por três vezes foi-lhe atribuída a nota máxima "6" no Camarote,  marcou 5 golos no campeonato o que para um defesa central é um número fantástico mesmo ao nível das melhores Ligas do Mundo.

A Direcção do Sporting, reconhecida pela excelente época que fez e também pela  postura irrepreensível como profissional em defesa do Clube, vai oferecer-lhe um novo contrato com aumento salarial, que o manterá de leão ao peito até 2025.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.08.2021 às 08:28

Caro amigo Julius

Sebastián Coates foi o nosso grande capitão na gloriosa época de 2020-21. É um caso extraordinário de espírito e dedicação ao Sporting (e de lição para muitos jogadores que se dizem sportinguistas desde pequeninos) e revelador de como o treinador é capaz de fazer evidenciar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos de um jogador. Foi, em diversos jogos, o nosso São Coates!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.08.2021 às 10:53

Bom amigo Leão Zargo

A frase, " se alguém mereceu ser campeão nacional esse alguém foi Sebastián Coates" aplica-se com toda a justiça. Segurou sempre a barra por todos e foi gigante nos momentos de aflição. É o elemento mais respeitado por todos, com ele tocam mais fino.
Sem imagem de perfil

De MAV a 06.08.2021 às 10:03

Sempre vi a importância de Coates mesmo depois dos autogolos que tantas críticas lhe valeram. Além de bom jogador é um indivíduo de muita classe e educação que há pouca no futebol tanto nos jogadores como nos dirigentes.
Mesmo com o acontecimento da academia não rescindiu e de certeza que um internacional do Uruguai iria ter procura.
Ao nível de Mathieu um SR°
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.08.2021 às 10:59

Amigo MAV,

Também o apoiei nessas horas dificeis pelo que passou, na minha opinião tinha e merecia créditos, são momentos maus que passam todos os jogadores de futebol.
Mas se para fazer o que fez de tão extraordinário na época passada tinha que acontecer aqueles momentos dificeis, pois o saldo é manifestamente positivo e imagino que todos nós estamos muito satisfeitos com ele.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.08.2021 às 10:25

Coates para mim foi o jogador mais importante do Sporting..... para além de ser o patrão da defesa, marcou golos essenciais na conquista do titulo.... e leia-se o que foi dito pelo Amorim na ultima conferencia de imprensa, isto é treinado, os golos são resultado do trabalho e resultado da qualidade do jogador.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.08.2021 às 11:14

Amigo Schmeichel,

O melhor elogio foi o que recebeu dos próprios treinadores adversários que temiam a hora que ele subia para o ataque , como disse o Petit estando com o seu Belem SAD a ganhar a 10 minutos do final em Alvalade, " o pior estava para vir, eu e toda a equipa temiamos a hora do Rúben fazer avançar o Coates para a nossa area, ja sabiamos que nos ía criar problemas como acabou por criar" isso diz tudo.
Coates tambem marcou muitos "golos" na defesa, tirando golos feitos ao adversário. Hoje ele sabe tudo do jogo e interpreta na perfeição os seus momentos do que ele pede.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.08.2021 às 11:27

Amigo Julius,

Tem de ser dito que o Coates adapta-se muito bem a este sistema de 3 centrais, como ele não tem muita velocidade, no sistema de 2 centrais era mais visível esta debilidade, no sistema de 3 centrais é mais protegido o espaço nas costas.

Uma coisa que eu não gosto de ver é os passes longos dele, para sair com a bola prefiro o Gonçalo Inácio.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.08.2021 às 11:37

Na America do Sul é chamado de 4º homem, o que comanda e fica nas dobras a limpar.
Mas não é assim tão lento num curto espaço, é por vezes um falso lento porque a sua excelente leitura consegue saber com antecedência onde vai cair a bola ou o que o avançado pensa fazer e com essa arma consegue antecipar-se com rapidez a maior parte das vezes.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 06.08.2021 às 11:48

Julius, uma suposta lentidão é muitas vezes compensada por um excelente sentido posicional e por uma apurada leitura de jogo.
Muitos defesas, com o avançar da idade, conseguem manter um excelente rendimento porque a experiência permitiu-lhes adquirir esses atributos. Quem não se lembra do Maldini, Aloísio, Baresi, que, apesar da idade avançada, dificilmente eram batidos por jovens muito mais rápidos?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.08.2021 às 11:50

Aprendem definitivamente a interpretar o jogo, que é o elemento mais dificil e leva tempo para ser entendido na perfeição, muitos fazem a sua carreira e nunca chegam a ser mestres dessa interpretação.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 06.08.2021 às 11:41

"Tem de ser dito que o Coates adapta-se muito bem a este sistema de 3 centrais"

Schmeichel, essa "pequena" nuance fez toda a diferença no rendimento do Coates.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 06.08.2021 às 11:37

Caro amigo Julius,

Sem desprimor para os restantes, o Coates foi "o Campeão dos Campeões"!
Uma época a todos os títulos extraordinária. A liderar a defesa, a impulsionar o ataque, a "comandar as tropas", a decidir jogos... o que não fez o Coates?
Só peço que esta época mantenha o mesmo nível. Ele e nós merecemos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.08.2021 às 11:44

Amigo Leão do Norte,

Foi para ele uma época altamente desgastante, recordo outros detalhes que passaram despercebidos a muitos adeptos mas que resultaram importantes, o facto de ele ter pedido ao seu selecionador do Uruguai não o convocar naqueles meses terríveis de Janeiro a Março, mantendo-se tranquilo na Academia a treinar com o resto do grupo que não foi para as seleções e evitou com essa atitude um desgaste altamente suplementar principalmente pelas longas viagens para o continente americano. Sâo detalhes que definem o quanto ele estava focado nos objectivos e na importancia que sentia que tinha na equipa, tudo isso só o dignificaram ainda mais.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 06.08.2021 às 14:28

O nosso comandante, o nosso capitão, o nosso grande Homem

Beijinhos, Julius
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.08.2021 às 16:19

El comandante Coates, que inventou um dos minutos mais importantes nos jogos do Sporting, o minuto noventa e coates!!

Beijinhos amiga Luísa

E um resto de uma tarde de sexta feira com muito sol e energia
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2021 às 14:29

Já não tenho ADJETIVOS para qualificar a época do SENHOR Coates, foi, sem sombra de dúvidas, o grande pilar dentro do campo das vitórias do Sporting, pelo que jogou e fez jogar, pelos golos que marcou, pela atitude e raça demonstradas em todos os jogos!
Fico feliz por este ENORME jogador pertencer ao meu clube!
SL
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 06.08.2021 às 14:30

O comentário acima é meu, não sei pq isto não preencheu os dados
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 06.08.2021 às 16:23

É de facto um homem e atleta muito leal aos príncípios que melhor defendem o clube, aprendeu a ser sportinguista e adora ser leão, dá tudo nos jogos pelo símbolo que tem na camisola e por isso ganhou o respeito dos adeptos sportinguistas..

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo