Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




OS NOSSOS CAMPEÕES de 2021 (09)

Julius Coelho, em 31.07.21

"Os Nossos Campeões de 2021"... é uma colecção de 27 posts, exclusiva do Camarote Leonino, que tem como finalidade homenagear todos os elementos do futebol profissional do Sporting CP, pela conquista da Liga NOS 2020/21.

O leitor pode escrever a sua opinião sobre a importância de cada elemento campeão que nós apresentamos nesta colecção, registo que ficará para a bonita história deste espaço.

60d684a7cebf8.jpg

JOÃO MÁRIO, 28 anos, 1.78m, dupla nacionalidade Portugal e Angola, internacional português, volante ofensivo (8), no Sporting desde 2020 emprestado pelo Inter de Milão, ( assinou um contrato de 5 anos com o Benfica), utilizado em 28 jogos da I Liga, 24 como titular e 4 como suplente/1991 minutos, 2 golos (g.p.), 1 assistência, Notas do Camarote ( Notas de Julius) 3.5, destaque do Camarote uma vez (21.ª jornada).

Depois de quatro anos no estrangeiro, não conseguindo afirmar-se em nenhum dos clubes por onde passou (Inter, West Ham e Lokomotiv), o Sporting optou por fazer um enorme esforço financeiro para o trazer de volta para Alvalade a fim de enriquecer a equipa com toda a sua reconhecida experiência. O próprio jogador terá reflectido que poderia relançar a sua carreira e voltar à Selecção Nacional, mas a época irregular que realizou fê-lo ficar de fora dos seleccionados de Fernando Santos e, assim, falhar o Europeu.

Na realidade, realizou uma época algo aquém do que era esperado. Cumpriu num patamar invariavelmente mediano e apesar de competente e até importante na maioria dos jogos a que foi chamado, faltou sempre qualquer coisa mais que o impediu de rubricar exibições notáveis. Os números acabam por reflectir essa irregularidade: dois golos de penálti e uma só assistência, são manifestamente muito pouco para um médio ofensivo a quem já se viu fazer mais e melhor noutros tempos.

Foi o elemento da equipa mais vezes substituído por Rúben Amorim; dos 24 jogos em que alinhou como titular foi substituído em 17. Um jogador, que apesar de prender bem a bola, não conseguiu depois impulsionar mais intensidade ao seu próprio jogo e ao da equipa, raramente aparecendo junto à área dos adversários, e ainda com limitações no jogo aéreo. Mostrava sempre tristeza, mesmo na hora em que a equipa marcava os seus golos. O seu momento mais alto foi na assistência ao golo do Coates, o segundo infligido ao Santa Clara em Alvalade, já nos descontos, e que carimbou a vitória e os 3 pontos que já pareciam fora do alcance.

Jogou com a camisola de leão ao peito durante 19 anos, muito tempo de facto, e finalmente conseguiu ser campeão pelo Sporting. Agora escolheu outro destino para dar continuidade à sua carreira e foi de malas aviadas para o outro lado da Segunda Circular. Depois de uma rocambolesca novela italiana, aceitou rescindir o vínculo que o ligava ao Inter até Junho 2022, com o propósito único e exclusivo de ludibriar acordos contratuais com o Sporting. Se é assim que se sente bem na vida, que seja muito feliz!

publicado às 03:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


14 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 31.07.2021 às 10:56

Caro Julius

Gostei muito da sua análise sobre João Mário. Na verdade, ele foi importante na conquista do título, mas não integrou o núcleo de imprescindíveis. Admiro a forma como se movimenta no campo, como procura a bola, recupera o jogo e o conduz, seguro e sereno. No entanto, falta-lhe criatividade no último terço do campo, embora raramente perca a bola ou faça um passe defeituoso. Evita correr riscos excessivos, o que pode ser uma grave limitação.

É um 8, possui qualidade técnica, é sábio na movimentação, domina os tempos do jogo e passa a bola com mestria, mas não é o jogador que precisamos para aquela função. Creio que o Sporting estava disposto a pagar mais do que ele realmente vale para o manter em Alvalade, mas como sabemos a decisão de João Mário foi outra. Tenho pena, mas agora é um jogador adversário como Pizzi ou qualquer outro que vista de encarnado.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 31.07.2021 às 12:13

Assim é caro amigo Leão Zargo,

Ele chegou à equipa quando tudo ainda era só uma ideia, de certa forma era o centro das atenções, sendo o jogador do meio campo de maior currículo em todo o grupo, Matheus Nunes era todavia um miudo desconhecido, Tabata só chegou mais tarde, Palhinha tinha e tem outras funções, Daniel outro miudo sem estaleca e experiência ujma incógnita, tudo não passava de uma ideia.

Afinal a ideia tranformou-se em fantástica, cresceu, foi crescendo e tornou-se mais adulta, todos à volta do João Mário tornaram-se mais adultos, foi de facto importante nessa fase da transformação mas aos poucos percebeu-se que o único que não evoluía com a ideia era precisamente ele, felizmente tudo acabou em bem, ficaram todos de parabens, mas agora já não é só uma ideia, é uma certeza e a equipa, o treinador vai ter outras soluções quisá mais evoluídas masi de acordo com o patamar em que a equipa está agora.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 31.07.2021 às 12:29

Amigo Julius, é muito boa a sua afirmação que resume muito do que se passou com João Mário: "foi de facto importante nessa fase da transformação mas aos poucos percebeu-se que o único que não evoluía com a ideia era ele."

De facto, foi isso que aconteceu naqueles jogos em que João Mário, tendo recuperado a boa condição física, ajudou muito a equipa a crescer. Mas, depois ele próprio não foi capaz de evoluir de acordo com as novas necessidades da equipa.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 31.07.2021 às 12:33

São factos amigo, todos vimos e chegamos a essa conclusão.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 31.07.2021 às 20:32

Contrato de cinco anos era um risco muito grande ,quase 29 anos, jogador lento, mas tem algum valor não mais do que isso, dos milhões por ano e muito dinheiro ,no Benfica há sempre dinheiro a rodos e disponível não lhes custa a ganhar
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 31.07.2021 às 23:24

O Sporting fica com esse valor reservado na eventualidade de contratar mais alguém.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 31.07.2021 às 15:27

Em relação à parte desportiva, os caros amigos Julius e Leão Zargo já disseram tudo.
Em relação à parte humana desiludiu-me, especialmente na forma escolhida para seguir o seu caminho. Mas, com escreveu o Julius "Se é assim que se sente bem na vida, que seja muito feliz!"
Este já é passado e terá pouco relevo no nosso futuro.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 31.07.2021 às 17:18

De facto a sua atitude e a forma como as coisas foram feitas hipotecou qualquer futuro no Sporting no seu após carreira, estas coisas os adeptos não aceitam nem perdoam, existindo várias formas de seguir esse mesmo caminho conforme a sua decisão e que é livre de a ter, escolheu a pior, em que não o dignifica e tão pouco a todos os outros elementos envolvidos.

Ficou claro do que são capazes de fazer.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 31.07.2021 às 18:36

João Mário é um jogador de categoria. Titular da seleção que foi campeã da Europa aos 23/24 anos. Com João Mário a titular o Sporting foi campeão. Coincidência? Depende de como se quiser olhar a sua participação no futebol do Sporting campeão. Na minha opinião, foi preponderante.
Imprescindíveis, não existem, existem é escolhas para a equipa tipo e JM era titular indiscutível da equipa base do Sporting. Resumindo, grande jogador, que reforçou seriamente um candidato rival ao título e já de si fortíssimo. Trabalho a dobrar para o Sporting, portanto, para superar o nível do ano passado. O Sporting tem óptimas e várias soluções para o meio campo. Se perguntarmos ao Matheus Nunes, ao Daniel Bragança ou ao Tabata se estão contentes com a janela que se lhes abriu eles se calhar dirão que sim. Como Sportinguista eu também estou. Eu quero é ver o Bragança, o Matheus, o Tabata, o “Pote”, etc, etc..SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 31.07.2021 às 23:30

Todos os elementos que participaram na conquista do título estão de parabens, e ficam muito justamente registados na história do clube.

Agora só contam os que lá estão e é esses que vamos apoiar, hoje ja ficou provado que poderemos até ter soluções com elementos com um futebol mais arrojadao porque a experiência ganha-se jogo a jogo.

A surpresa maior do assunto João Mario foi o ter aceite sair daquela forma fazendo parte do plano tramposo.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 31.07.2021 às 23:51

Caro Julius, nem mais. Como disse Rúben Amorim ainda há dias numa declaração que irritou alguns mas que foi simples de entender e sem sofismas. João Mário fez a sua escolha, o Sporting fez as suas também. SL
Sem imagem de perfil

De RCL a 31.07.2021 às 20:30

Não vejo grande futuro profissional de João Mário no Benfica. Vai ter muita concorrência e JJ ,sem Vieira, vai à vida num fósforo.
Agora, 2ML € limpos/época por 5 épocas! Quem não gostaria.
Afinal Vieira ainda dexou muito caroço
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 31.07.2021 às 23:34

Ele tomou essa decisão, assumiu as responsabilidades, só que havia outras formas de sair, mais éticas, o Sporting merecia, nunca lhe faltou com nada.

saiu e entrou no outro lado de uma forma torta e esse tipo de coisas a tendência é nunca mais se endireitar.
Sem imagem de perfil

De JCR a 31.07.2021 às 23:41

De MAFIOSOS nojentos que só olham ao dinheiro, só desejo MÁ SORTE, e ainda bem que o Sporting se livrou de mais 1 MAÇÃ TOTALMENTE PODRE!!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo