Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
"Os Nossos Campeões de 2021"... é uma colecção de 27 posts, exclusiva do Camarote Leonino, que tem como finalidade homenagear todos os elementos do futebol profissional do Sporting CP, pela conquista da Liga NOS 2020/21.
O leitor pode escrever a sua opinião sobre a importância de cada elemento campeão que nós apresentamos nesta colecção, registo que ficará para a bonita história deste espaço.
GONÇALO INÁCIO, 19 anos, 1.88m, central (pé esquerdo), no Sporting desde 2010 com contrato até 2025, utilizado em 20 jogos,15 como titular e 5 como suplente/ 1358 minutos, 1 golo, 2 assistências, notas do Camarote ( Notas de Julius) 3.2, destaque nos desportivos como homem do jogo, uma vez.
Um dos benjamins do plantel, entrou de estaca na equipa a partir da 17.ª jornada e já não mais saiu, atirando o Luís Neto para o banco e o Eduardo Quaresma para a bancada.
Foi uma das grandes e boas surpresas da I Liga, apesar de ter sido a sua primeira época como sénior e logo na equipa principal. Apresentou-se com tremenda personalidade, o desafio parecia inicialmente uma missão impossível, ainda com 19 anos e sem experiência para jogar ao lado dos internacionais Coates e Zouhair Feddal, mas cedo se percebeu que o miúdo tinha estaleca, ao ponto de conseguir agarrar o lugar no lado contrário da defesa, onde sempre jogou nas camadas jovens.
Não se amedrontou e assumiu o risco, conseguindo convencer o treinador que passaria por ele a solução de estancar os problemas que a equipa apresentou na primeira metade da época na sua defesa à direita. Teve os seus momentos altos como o golo da vitória no jogo contra o Guimarães, num jogo que parecia querer complicar-se.
Muito fino com a bola nos pés, felino na antecipação e boa visão de jogo, executando bons lançamentos teleguiados de contra ataque para as costas da defesa adversária. Com Luís Neto, Feddal e sobretudo Coates a seu lado, não podia ter melhores professores; ajudaram muito a potencializar as suas distintas capacidades e com uma evolução de forma muito acelerada. Será seguramente o grande central de futuro da equipa do Sporting.
Gonçalo Inácio ainda não tinha chegado à equipa principal e já era um ídolo dos jogadores mais jovens da Academia. Vêem-no como um exemplo a seguir, e agora ainda mais, depois de ter gravado o seu nome para a eternidade como um dos nossos heróis de 2021.
Seria de toda justiça Gonçalo ter sido convocado para a fase final do Europeu de Sub-21, mas o seleccionador Rui Jorge achou que tinha lá melhores soluções para centrais e depois viu-se que afinal não tinha.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.