Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




OS NOSSOS CAMPEÕES de 2021 (17)

Julius Coelho, em 23.07.21

"Os Nossos Campeões de 2021"... é uma colecção de 27 posts, exclusiva do Camarote Leonino, que tem como finalidade homenagear todos os elementos do futebol profissional do Sporting CP, pela conquista da Liga NOS 2020/21.

O leitor pode escrever a sua opinião sobre a importância de cada elemento campeão que nós apresentamos nesta colecção, registo que ficará para a bonita história deste espaço.

EmEXQVDXUAc5dQQ.jpg

DANIEL BRAGANÇA, 22 anos, 1.76m, médio central, internacional português sub-21, no Sporting desde 2006 com contrato até 2024, utilizado em 21 jogos na Liga, 6 como titular e 15 como suplente/679 minutos, 2 assistências, notas do Camarote (Notas de Julius), 3.1.

O facto de ter sido considerado o melhor jogador da 2ª Liga na época 2019/20, quando representava o Estoril, por empréstimo do Sporting, valeu-lhe a chamada para fazer a pré-época junto com os seleccionados de Rúben Amorim na época seguinte. Aí convenceu a equipa técnica do Sporting e fez parte do plantel que havia de tornar-se campeão nacional.

Tem sido notória a sua evolução. Todos presenciámos, por exemplo, as boas exibições que arrancou nos jogos da selecção sub-21. O Daniel é daqueles jogadores que não sabe jogar mal e não surpreendeu ter sido dos que mais vezes foi chamado pelo treinador na época passada, quando chegou a hora das substituições.

Jogou em todas as posições do meio campo, cumprindo com uma utilidade notável e quase sempre com notas positivas; muito consistente e competente, podendo o treinador confiar -lhe as missões estratégicas mais difíceis do jogo e em momentos mais complicados.

Faz parte do grupo dos mais jovens da equipa, é um jogador muito do agrado dos adeptos que depositam muita esperança no seu futuro. Prevê-se que seja utilizado mais vezes nesta nova época, assegurando, aos poucos, o seu espaço na equipa.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.07.2021 às 10:30

Caro amigo Julius,
A técnica, a inteligência e a rapidez de pensamento colocam o Daniel Bragança numa posição única no plantel do Sporting.
O problema está em saber se já adquiriu a maturidade e a regularidade suficientes para ser o maestro do Sporting ao longo de uma época inteira e não numa dezena de jogos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.07.2021 às 13:30

Eu creio caro amigo que se trata também de pulmão, o meio campo do Sporting tem que trabalhar muito e nas vezes que jogou a titular foi dos primeiros a estoirar, esperamos que para esta época ja tenha ganho mais resistência, quisá tenha aprendido a dosear melhor o esforço. Tem outro aspecto que tinha forçosamente que melhorar, o físico, nos encostos cedia.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 23.07.2021 às 11:33

Bom dia Julius

Gostando eu que este rapaz faça esquecer João Mário, gostava de deixar aqui um nome para apreciação, não sei se viu o jogo ontem do Santa Clara, provavelmente não, mas gostava de destacar Hidemasa Morita é uma máquina que alia o incrível índice de trabalho a uma qualidade técnica requintada nos últimos 30 metros.

Seria uma excelente alternativa no nosso meio campo.

Abraço Julius.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.07.2021 às 13:06

Caro Fúlvio, desculpe a intromissão, mas a sua referência ao Morita é totalmente lógica e muito apropriada.
Nos jogos que vi dele achei-o fortíssimo no momento defensivo, mas com potencial e qualidades para se transformar num 8 de grande valia.
O problema parece-me estar na sua valorização e na concorrência pela sua aquisição. Estou mesmo convencido que ainda antes do encerramento do mercado vai sair do Santa Clara.
Segundo já li o Santa Clara rejeitou uma oferta de 3 milhões do Braga e tem ofertas na ordem dos 5/6 milhões de clubes estrangeiros. Acredito que por esses valoes, e apesar do potencial do jogador, o Sporting pondere muito bem uma possível aquisição.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2021 às 14:14

O problema parece-me ser o Sporting poder encaixar tantos no meio campo, tendo presente os que já estão na equipa e ainda a muito provável vinda de Ugarte.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.07.2021 às 15:20

Quer-me parecer que a aposta do Rúben Amorim passa por "converter" o Ugarte para a posição 8.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 23.07.2021 às 15:23

Intromissão nenhuma, uma intervenção muito apropriada é uma avaliação com a qual estou plenamente de acordo
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.07.2021 às 13:34

Caro amigo obrigado pelo registo sobre o Morita, vou estar mais atento, confesso que não lhe tenho prestado atenção, mas o amigo Fúlvio um ex jogador de futebol se tem essa certeza é porque vê nele boas capacidades, vou registar e ficar atento aos próximos jogos do Santa Clara.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 23.07.2021 às 15:28

Este é daqueles que não engana Julius, nota-se que é craque, o Santa Clara subiu muito de produção desde a sua chegada em Janeiro
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.07.2021 às 15:59

Agora temos uma boa equipa de scouting no Sporting, activa e com mais know How sobre futebol, Amorim tem também muita facilidade de perceber o que é melhor para a equipa e age, claro que não podemos contratar toda a gente que apresenta qualidades mas confesso que também sou de opinião que a força de uma equipa é manter o máximos dos seus elementos fundamentais e contratar só cirurgicamente, dessa forma consegue-se manter o balneário estável na base do que é justo.

O Japonês Hidemasa tem 26 anos e é ja um jogador feito, ja sabe tudo do jogo, é consistente e competente mas assim tambem o parecia ser o Nakajima e depois deu para ver quando chegou ao FC Porto, encontrou ali tudo maior que ele e acabou esmagado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2021 às 18:22

Este Morita chegou de facto ao Santa Clara em Janeiro, directamente do Japão. Esta é a sua primeira experiência na Europa.

O seu passe está avaliado em 3,3 milhões de euros, mas parece que chegou ao clube açoriano a custo zero.

Concordo com o Julius em que é uma incógnita num dos grandes, neste caso no Sporting.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 23.07.2021 às 11:58

Gosto muito de Daniel Bragança ... e tenho a certeza que nos dará muitas alegrias

Beijinhos, amigo Julius
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.07.2021 às 13:38

Amiga Luisa, o Daniel agora ainda mais experiente e mais identificado com o que tem que fazer será dos elementos que poderá estar mais em foco na equipa para esta nova época.Ainda não deu 50% do que poderá vir a ser capaz de fazer.

Beijinhos amiga e um resto de um explendoroso dia na Madeira.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 23.07.2021 às 12:38

Fã incondicional de Daniel Bragança, desde os primeiros passos no Sporting. Um grande jogador, que é um emblema muito fiel do Sporting. Espero que passe muitos e bons anos da sua carreira desportiva de leão ao peito. SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.07.2021 às 13:44

Aaaah sim, este Daniel é mesmo dos nossos, sente a camisola que veste como poucos, temos a certeza que dará sempre tudo, o que tem e não tem, caro amigo João Gil. À razões para estarmos muito confiantes no futuro do nosso Sporting, está a ser bem conduzido ao detalhe, voltaremos a ter a nossa equipa como das mais jovens da Liga e agora já sabemos do que são capazes de fazer.

O Daniel faz parte dessas peças importantes para o presente e futuro próximo.
Sem imagem de perfil

De AHR a 23.07.2021 às 16:26

O Daniel Bragança tem físico de adolescente. É um puto de Cascais. Nunca ultrapassará a mediania. O seu destino é o do Francisco Geraldes e do Miguel Luís. Sem intensidade nem velocidade, não se vai longe no futebol actual.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.07.2021 às 16:41

Sim caro amigo AHR, é esse o seu principal problema, sabe pensar rápido mas depois falta-lhe o fisico para poder acompanhar, não vamos já desistir dele porque com 22 anos pode ainda melhorar nesse aspecto, dou o exemplo do Franco Cervi que com um peso similar ao Daniel desenvolveu bastante as caractristicas do fisico e da intensidade, ele bate-se muito bem lá na confusão.

Ser um miudo de Cascais entendo o que pretende dizer, tipo betinho, mas o futebol é para homens e se quer fazer carreira a sério terá que "armar-se" de físico e ainda pode fazê-lo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.07.2021 às 16:50

Percebo a expressão "puto de Cascais", mas não vamos generalizar.
Curiosamente o Tiago Tomás é mesmo natural de Cascais e é tudo menos betinho. Se há alguém que nunca vira a cara à luta e não se acomoda é ele.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.07.2021 às 17:13

Claro que sim. "puto de Cascais" é metafórico. Tem o sentido de "Betinho", e não digo isto com maldade. Não coloco em causa a disponibilidade que o Daniel Bragança empresta ao seu futebol. Percebe-se que ele dá tudo o que tem. Mas os seus problemas de falta de intensidade e velocidade, necessários para se impor numa equipa de "top", vêm de trás, da fase de formação. Nesta fase da carreira acho difícil que ele consiga corrigi-los. Para o bem e para o mal, é um jogador formado. Não iremos assistir a grandes modificações do seu futebol. O seu futebol é aquele que nos vem mostrando. Portanto, a pergunta que se impõe é: o seu futebol é suficiente para se impor na equipa do Sporting? No meu entender, e por muito que me custe dizê-lo, não. A minha apreciação do Daniel Bragança é semelhante à do Quaresma. Muita expectativa, muitas boas indicações dos escalões mais jovens, mas depois quando chega a hora da verdade, de todas as decisões, que é o futebol sénior de alta competição, não correspondem. Este é um cenário que se repete com muitos jogadores, sobre os quais recaem grandes expectativas, não só do Sporting mas também do Benfica e do Porto. Às Academias cabe um trabalho importante de perceber antecipadamente se um jogador tem capacidade ou não para singrar na primeira equipa do clube. Pelo que temos visto, têm saído dessas fábricas de jogadores muitos equívocos. Por isso, há muito trabalho a fazer nesta matéria.
AHR
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2021 às 17:16

Caro AHR,

Veja como eu fiz com o seu outro comentário e veja também como todos os outros leitores fazem, no que diz respeito a identificação, caso contrário arrisca-se a não ser publicado.

A resposta ao seu comentário não me compete.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 23.07.2021 às 17:44

AHR, nunca me passou a ideia de que a tivesse usado com maldade. O meu comentário prendeu-se mais com a coincidência do TT ser mesmo de Cascais e ser quase o oposto desse "protótipo".
Em relação ao Daniel Bragança o problema é realmente a intensidade, ou falta dela, e a questão que se coloca é se ainda conseguirá melhorar ou pelo menos colmatar a sua falta com outros atributos.
Não sei se é pelo meu desejo, mas eu ainda não "desisti" deste jogador.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.07.2021 às 22:24

Não devemos ainda passar essa certidão ao jovem jogador, o futebol é fértil em surpresas, temos outro exemplo vindo do Ryan Gauld, miudo franzino com peso de pena que quando em perfil de lado nem se via e ganhou consistência muscular, hoje faz os 90 minutos cheios de intensidade com uma perna ás costas.

Agora concordo, as duas próximas épocas do Daniel ditarão o seu futuro.
Sem imagem de perfil

De Rui a 23.07.2021 às 20:13

Com as devidas diferenças físicas (e sem desejar um destino parecido, claro!), o Bragança faz-me lembrar, até pela aparência, o Rui Filipe do FCP. Foi um ídolo de infância (cresci no Porto), e lembro-me da classe dele, até por comparação com o Semedo ou o P. Santos.
Sem imagem de perfil

De Rui a 23.07.2021 às 20:30

Queria dizer: "com as devidas diferenças clubísticas".
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 23.07.2021 às 22:28

O Daniel só precisa ganhar "corpazo" uns kg mais de massa muscular, no barulho parece uma "pena" e tem que ganhar outra capacidade, é um facto que a bola correrá sempre mais que o adversário e aí ele fá-la correr muito bem e com as trajectórias teleguiadas.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo