Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




OS NOSSOS CAMPEÕES de 2021 (18)

Julius Coelho, em 22.07.21

"Os Nossos Campeões de 2021"... é uma colecção de 27 posts, exclusiva do Camarote Leonino, que tem como finalidade homenagear todos os elementos do futebol profissional do Sporting CP, pela conquista da Liga NOS 2020/21.

O leitor pode escrever a sua opinião sobre a importância de cada elemento campeão que nós apresentamos nesta colecção, registo que ficará para a bonita história deste espaço.

image.jpg

LUÍS NETO, 33anos, 1.87m, central à direita, internacional português, no Sporting desde 2019 com contrato até 2022, utilizado em 22 jogos da Liga, 20 como titular e 2 como suplente/1692 minutos, 1 assistência, notas do Camarote (Notas de Julius) 2.9.

O mal amado da equipa verde e branca pelos adeptos, mas justiça lhe seja feita; foi de uma extrema utilidade em muitos dos jogos. Pensava-se no início da época que iría lutar com o jovem Eduardo Quaresma pela vaga de central à direita, mas à medida que o campeonato avançou, percebeu-se que era aquele o lado mais débil da equipa, os adversários cedo deram conta disso e era por aí que tentavam cada vez mais a sua sorte. Urgia estancar esse 'buraco'. O treinador testou então várias soluções e a que mais satisfez foi com outro jovem, o Gonçalo Inácio, que depois de ter feito alguns jogos ainda com hesitações acabou depois por agarrar o lugar e já não mais o perder.

Com essa alteração o Eduardo Quaresma saiu de vez de cena, ficando o veterano jogador (ex- Zenit) como suplente do miúdo Gonçalo, na segunda metade da época.

Luís Neto tem um nível elevado quando só é chamado a defender, o problema é nas saídas com bola e no passe sob pressão. Comete erros em zonas perigosas, o que obriga depois a equipa a esforços suplementares para os resolver.

Sendo dos jogadores mais velhos e mais experientes do plantel - jogou na Rússia, Itália e Turquia e conta ainda com 20 internacionalizações AA - teve um papel também muito importante no balneário, ajudando no crescimento dos mais jovens. É um profissional com uma postura excepcional, sempre na defesa do Clube e dos objectivos da equipa, basta ver os seus discursos sempre repletos de mensagens muito positivas para dentro e para fora.

Nesta nova época a ideia do treinador parece manter-se igual à anterior, Gonçalo Inácio e Luís Neto irão lutar pela vaga de central à direita.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.07.2021 às 09:56

Caro Julius

Em Luís Neto valorizo muito a atitude profissional em todas as circunstâncias e o discurso ganhador mesmo quando o futebol da nossa equipa foi menos fluente e eficaz. Como o amigo refere, foi capaz de o fazer sempre de forma positiva e equilibrada.

Creio que o discurso negativo tem pouca eficácia num clube como o Sporting, resulta apenas no curto prazo. Um grande projecto constrói-se com a definição clara e exequível de objectivos e, neste aspecto, o discurso de Rúben Amorim é revelador e exemplar. Não se desvia um milímetro do que deve ser dito e proposto, para dentro e para fora, sempre de forma serena e firme. Talvez no FC Porto resulte, tem um percurso histórico diferente, mas não é o caso do Sporting.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2021 às 10:22

"Creio que o discurso negativo tem pouca eficácia num clube como o Sporting, resulta apenas no curto prazo."

Caro Leão Zargo,
Partilho totalmente a opinião do amigo.
E ter um discurso positivo não significa ser amorfo, conformado ou alheio da realidade. Pode e deve significar ser assertivo, motivador e realista, mas de uma forma construtiva.
Creio que a falta desse discurso nos foi muito prejudicial ao longo de anos.
Como bem diz, talvez para outros, onde o ódio é o combustível, talvez funcione.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.07.2021 às 14:39

Amigo Leão do Norte

É isso mesmo, um discurso "assertivo, motivador e realista, mas de uma forma construtiva".
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.07.2021 às 13:13

Amigo Leão Zargo,

Um discurso positivo e ganhador num balneário, para ser bem recebido e ouvido terá que ser equilibrado, actual e com bases sólidas de verdades, nem todos têm essa capacidade de o fazer, alguns chamam-lhe liderança outros responsavel e decidido, para mim é um pouco de todas elas juntas.

Não é fácil passar mensagens que surtam efeito num balneário, a maior parte das vezes entra-lhes por um ouvido e sai pelo outro, um discurso para o grupo não pode nunca ser uma cassete.

Luis Neto tem essa virtude, vive a sua profissão de forma muito intensa e passa esse estado de espírito positivo para os colegas principalmente para os mais jovens que dão todavia os primeiros passos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 22.07.2021 às 14:46

Caro Julius

Sem dúvida, é precisamente por isso que a liderança, sendo complexa, só está ao alcance de alguns. Pelos vistos, Luís Neto tornou-se importante pelo que vale como jogador mas ainda mais como inspirador de ideias positivas e fortes dentro do grupo. Não é o único jogador a fazer isso, obviamente, mas o seu discurso esclarecido, equilibrado e realista contribuiu bastante para o sucesso.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2021 às 15:27

Mais valor tem quando estamos a falar de alguém que nunca tinha envergado a camisola leonina, nem há referência a, previamente, ter sido sportinguista.
No entanto encarnou o espírito do leão e defende-o até ao limite. Não tenho dúvidas que para sempre será um dos nossos!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.07.2021 às 15:30

Creio que terá uma razão muito simples, sente-se feliz, realizado, o que lhe dá motivações extra, áparte da sua forma de estar e viver, sempre num máximo de seriedade e exigência.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2021 às 15:40

Julius,
Concordo plenamente com a sua ideia, destacando especialmente a forma de estar e a seriedade.
Porque tivemos tantos exemplos de jogadores a quem proporcionamos felicidade e realização e, quando menos esperavamos, traíram-nos e hoje juram amor eterno a outros emblemas, esquecendo o passado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.07.2021 às 16:12

Vou-lhe dizer algo que pode chocar aqui os amigos leitores, mas, comungo em certa parte do que pensa e disse o Florentino Perez, os jogadores em geral são todos uns ingratos e só têm uma coisa em mente, $$$$$$

Em geral não prestam, mas existem raras excepções para quem o dinheiro não é tudo e só como o tempo vamos percebendo quem são essa excepções.
Nao se pode dar muita confiança aos jogadores, dá-lhes a mão e em pouco tempo querem o braço e todo o corpo, a grande parte abusa dessa confiança, e como se diz no Peru são quase todos uns "confianzudos", muitos deles com pouca formação nem sabem reconhecer quem lhes fez e faz bem.

Lidei com muitos e é muito perigoso dar-lhes demasiada confiança, será depois uma questão de tempo para ela (a confiança) voltar-se para quem lha deu com juros.

Quando vi por exemplo o imbecil do ex presidente dar toda aquela confiança aos jogadores no banco percebi imediatamente que ele não percebia nada daquilo e que seria uma questão de tempo até acabar mal, é inevitável, é sempre assim.

Dar confiança, sim, até um limite mas manter sempre a distância para não se perder o respeito.

Mas volto a dizer que existem raras excepções e o Luis Neto parece ser uma delas.

Creio que me expliquei bem.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2021 às 16:38

Explicou-se perfeitamente!
E a mim não me chocou em nada porque, apesar de ser uma pessoa que valoriza muito os sentimentos, conheço o suficiente da natureza humana para partilhar desse pensamento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.07.2021 às 16:39

Num contexto específico, há uma boa dose de verdade do que diz sobre jogadores.

E, eu, apesar de ter tido experiências do género com alguns ao longo dos meus anos no futebol, acabei por chegar à conclusão que, apesar disso, o melhor que o futebol tem são precisamente os jogadores.

Para isso, basta ver o histórico global de dirigentes e treinadores, especialmente os primeiros.

P.S.: Empresários fazem parte de conversa separada.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.07.2021 às 16:57

Sim sem duvida mas se entrarmos no campo da comparação com os dirigentes então teremos outro de de discussão, por acaso os treinadores que conheci pessoalmente, sacando os defeitos naturais de cada um fiquei com boa impressão e até deu para aprender algo. Mas se falarmos de certos trainadores conhecidos aí da praça uiiiiiiii só podemos falar de desastres e decepções.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.07.2021 às 17:02

Dirigentes é o que se sabe, especialmente em Portugal.

Alguns treinadores deixam muito a desejar e eu tive ocasião de lidar com vários.

Se há jogadores mercenários, também há técnicos do mesmo molde. Jorge Jesus será um exemplo clássico, mas não é o único.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.07.2021 às 17:05

Do Jorge Jesus já sabem o que penso dele e ainda ele andava por Braga ás turras com o Machado, mas aquela sua personalidade da treta afinal compensa, está cheio dele, dos milhôes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.07.2021 às 17:56

Que tenha muito proveito desses milhões todos. Não é o treinador que pensa que é, mas o ego fala mais alto.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2021 às 10:38

Caro amigo Julius,

Como escreveu o Neto é o mal amado dos adeptos do Sporting. Mas, como em diversas ocasiões na nossa vida, só nos apercebemos da importância de determinadas coisas, e as valorizamos, quando não as temos.
O Neto tem inegáveis limitações técnicas, mas compensa-as com um sentido de liderança, espírito de grupo e entrega assinaláveis, aspectos que são fundamentais para um projecto campeão. O seu invisível trabalho foi essencial no apoio e crescimento dos jovens jogadores.
Felizmente que, ao fim de muitos anos, o Sporting, especialmente pela acção do seu treinador, percebeu que para se ser campeão é necessário investir em diversas dimensões, que não só a vertente técnica e de qualidade.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.07.2021 às 13:24

Sem duvida caro amigo, o Neto faz parte desse tipo de dimensão que são importantíssimos num projecto que se pretenda de sucesso.

Entretanto no jogo ele até defende bem e é rápido, por vezes arrisca o corte entrando já nas milésimas do segundo, nunca terá aquela técnica do Coates mas com esforço e muito trabalho lá se vai desenrascando.
O jogo do Sporting obriga sempre à saída com a bola no pé e é necessária aquelas triangulaçôes com o guarda redes e é aí que nós adeptos deixamos de respirar quando o Neto entra cena e é um dos protagonistas nessas trocas de bola.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.07.2021 às 18:01

Acho que com a nova regra, muitas equipas, inclusive do Sporting, exageram perigosamente com a troca de bola com os guarda-redes.

Por outro lado, desde Schmeichel - e em grau inferior Ricardo - que não temos um guarda-redes que seja exímio a colocar a bola em jogo.

O Rui Patrício, ainda hoje, apesar da sua vasta experiência, continua a ser terrível nesse aspecto.

O Adán e Max não são horríveis, mas mesmo assim deixam muito a desejar.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 22.07.2021 às 11:29

Um profissional com uma postura muito amadurecida, dentro e fora dos relvados.
Acredito que seja um bom apaziguador no balneário


Beijinhos Rui
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.07.2021 às 12:35

Eu fico com os beijinhos e o resto do comentário é para o nosso amigo Julius.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 22.07.2021 às 16:45

Eu já lhe enviei também os beijinhos que lhe pertencem
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.07.2021 às 13:29

Manter o foco com muita concentração do que se vai fazer de seguida, Neto ajuda muito o treinador nessa missão sem dúvida.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 22.07.2021 às 11:30

Ai ... este post é do meu amigo Julius Coelho, desculpe-me esta gafe ...

Beijinhos Julius
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.07.2021 às 13:27

O Rui sempre atento a estas coisas , não deixa passar nada e não dá nada a ninguém.

Mas de César o que é de César, estas coisas também nao compartilho,
Beijinhos Luísa e um resto de bom dia para si
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 22.07.2021 às 16:46

Já tinha saudades destas "tertúlias"
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.07.2021 às 16:59

Querida amiga, é sinal que a nova época está ...a começar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.07.2021 às 16:56

Quando o amigo Julius chegar a César, agradeço que avise!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 22.07.2021 às 16:58

Com beijinhos de bonitas mulheres como a Luísa, sentirme-ei sempre um ....César

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo