
O Sporting, com Jorge Jesus ao leme, viu a quinta grande penalidade assinalada a seu favor no Campeonato, contra o Estoril, e é a equipa da I Liga mais beneficiada pelos penáltis. Tondela, Académica (duas vezes), Rio Ave e Estoril foram as equipas que cometeram faltas assinaladas para o castigo máximo.
Num Campeonato em que o FC Porto ainda não teve nenhuma grande penalidade a favor e o Benfica apenas uma, precisamente contra o Estoril, na primeira jornada do Campeonato, o SC Braga surge ainda com quatro assinaladas a favor (três concretizadas) e o Paços de Ferreira três, tendo marcado apenas duas.
A equipa que mais grandes penalidades soma contra é o Marítimo, com quatro. O Sporting já teve duas contra, enquanto Benfica e FC Porto não têm nenhuma.
É tudo muito relativo, como bem sabemos, até porque as "contas" só se fazem no fim de tudo. Sobretudo, o penálti é apenas um dos muitos factores que integram o futebol e nenhuma equipa pode estar dependente dessas decisões da arbitragem para realizar os seus objectivos. Na realidade, o exacto inverso é verdade, porque mais vezes do que não as faltas passíveis de grande penalidade não são assinaladas.