Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os primeiros três pontos da época

Rui Gomes, em 13.08.16

 

naom_57af5b6fad377.jpg

 

O Sporting conquistou os primeiros três pontos da época pela visita do Marítimo, num jogo em que foi claramente superior, mas que demonstrou que ainda tem muito trabalho pela frente para chegar ao nível de performance que lhe vai ser exigido esta época, tendo em conta os objectivos.

 

O resultado ao intervalo (1-0) é um pouco enganador, não tanto em termos de controle de jogo mas sim pelas oportunidades criadas. Valeu uma enorme defesa de Rui Patrício, sensivelmente aos 14', e mais tarde um lance algo fortuito em que a bola acaba por ir à trave da baliza leonina.

 

Depois do que ocorreu na época passada e que ninguém esquece, Bryan Ruiz deve ser o homem mais feliz do plantel por ter marcado logo no primeiro embate da nova temporada. Esperamos que lhe venha a dar a confiança para lhe permitir melhor aproveitamento das balizas adversárias.

 

Jorge Jesus terá surpreendido com o seu onze inicial, mas apenas com as escolhas dos laterais: João Pereira à direita e Jefferson à esquerda. A julgar pelo que se viu na pré-época, creio que se esperava Schilotto e Zeegelaar.

 

Com Slimani a cumprir castigo e sem outras alternativas, Alan Ruiz jogou a ponta de lança, claramente fora de posição, embora tenha deixado algumas boas indicações do que poderá vir a fazer onde lhe compete jogar.

 

A exemplo do que se viu nos jogos de preparação, a defesa continua a ter lapsos ocasionais que poderão sair bem caros, com adversários mais oportunos.

 

Foi o primeiro jogo oficial. Temos uma longa campanha pela frente e será prematuro apurar conclusões, salvo, porventura, a evidente necessidade de atacantes.

 

image.jpg

 

Terá sido este o último jogo de João Mário de "leão ao peito" ?... A substituição mesmo ao cair do pano deixou um ar de despedida, muito embora o «capitão» Adrien Silva tenha dito depois do jogo que não acredita nisso. Creio que segunda ou terça-feira esta questão será definitivamente esclarecida.

 

publicado às 20:23

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 13.08.2016 às 22:26

Boa entrada do Sporting no campeonato, ainda que defensivamente estejamos muitos furos abaixo do que fizemos na parte final da última época. Apesar de alguns calafrios, o resultado nunca pareceu estar em causa.

Nota amiga para o City Lion: Ruben Semedo e Gelson Martins titulares, a demonstrar a evidente falta de aposta em Jorge Jesus nos jovens da nossa formação (ainda que ambos, em particular o Gelson, não tenham estado muito felizes).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.08.2016 às 22:28

Já começa essa lenga lenga logo no primeiro jogo ? Esses casos já foram aqui bastante debatidos. Vamos voltar à mesma discussão todos os dias ?
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 14.08.2016 às 20:19

A lenga-lenga então vem do seu próprio blog, visto que respondo a um post do City Lion publicado esta mesma semana.
Sem imagem de perfil

De Implacável a 13.08.2016 às 22:54

No final a única coisa que fica, sempre, é o resultado!
Uma muito boa 2ª parte.
Um excelente jogo de João Pereira - eu que tantas vezes o critico pela gritante falta de inteligência do seu jogo.
Para os que repetem incessantemente que Bryan Ruiz é um grande jogador (a não ser que se refiram ao tamanho) revejam o jogo e contabilizem quantas das suas acções foram consequentes...
Dos jogadores do SCP com potencial para serem vendidos, o que menos me preocupa que saia é mesmo João Mário. A sua relação difícil com o golo é uma lacuna que custa demasiado caro. Hoje, foi um abuso.
Foi por esse índice de concretização medíocre de boa parte dos seus jogadores que o SCP perdeu o campeonato passado. Para aquela posição do terreno não podemos ter um jogador que precisa desperdiçar (pelo menos) 10 oportunidades para marcar. Para isso já lá temos o Bryan.
Uma referência para o "outro" Ruiz que fez um jogo muito interessante.

De resto, mais do mesmo! Como cantava a moldura humana no Templo de Alvalade "cá estaremos, cá estaremos, para jogarmos outra vez, o campeonato da mentira, o campeonato português".
É bom que não percamos a noção dessa realidade incontornável.
Num outro jogo que se realizou esta noite, a que eu não assisti (não perco tempo com ficção de tão baixo nível), tivemos duas equipas aliadas a encenar um jogo e no final, deverá ter ganho a do costume por goleada. Mesmo que os tondeleiros possam ter fingido jogar muito - talvez nem isso tenham feito - lá deverão ter aparecido os habituais falhanços inexplicáveis. O tal índice de concretização zero contra eles e 100% contra SCP e fcp, etc.
Não podemos adormecer! Isto está tudo minado!
Sem imagem de perfil

De MG a 14.08.2016 às 08:28

É impressionante.

Ainda agora começou e já começam com a choradeira.
Sem imagem de perfil

De Implacável a 14.08.2016 às 12:26

Mas que cheiro é este? Abriram alguma conduta na ETAR que está junto ao Colombo?!
Como? Foi um lampião que abriu a boca? Ah OK, está justificado...
Sem imagem de perfil

De Marco a 14.08.2016 às 15:42

Boa tarde

Faz mais sentido referir a "choradeira" que mencionar toda uma conspiração inter-equipas, em que se chega ao ponto de dizer que "fingem que jogam muito" e bla bla bla. Isso é doentio.

Quanto ao jogo, tanto Benfica como Sporting (e com letra maiúscula, que tão mau como um lagarto é um lampião) levaram de vencida os seus desafios sem utilizarem os principais goleadores. A época promete ser de novo bastante competitiva.

Espera-se que seja bonita como a última mas com menos parvoíces do exterior, tanto dos dirigentes como dos adeptos. É raríssimo nestes dias ter uma caixa de comentários que não seja completamente degradante em qualquer página de Internet que fale de futebol. Há esta, felizmente, embora de vez em quando se leiam "pérolas" como esta
Sem imagem de perfil

De Implacável a 14.08.2016 às 16:23

Marco, sempre que vocês ganham é bonito e limpo...
Durante a segunda metade da década de 80 e as décadas de 90 e 00, já nada era bonito. O futebol estava podre e os outros ganhavam sempre na batota. Era o fcp que ganhava nos anos 80 porque se dopavam, nas décadas seguintes porque corrompiam os árbitros, em 2001/2002 o SCP ganhou porque marcavam penalties a seu favor etc.
Ora para o Marco a época passada foi bonita?! Pois, compreendo...
Se me explicar como é que o braga, que teve o desempenho relevante contra SCP e fcp, se esqueceu de jogar sempre que defrontou o beifica (e mantêm-se com o 20 milhões a falhar golos cantados sempre que defronta o beifica), porque é que o Mika (Boavista) fez um pinote ao invés de se fazer a uma bola "passada" pelo jonas, porque é que o Nascimento (Académica) de encolheu para deixar o grego cabecear, porque é que o Tondela tirou pontos a SCP e fcp e foi goleado sempre goleado pelo beifica e, a pérola das pérolas, porque é que uma equipa do beifica que perdeu 9 pontos em 12 possíveis contra os grandes, evidenciando gritantes fragilidade, ganhou de goleada ao restante "maranhal", então, sim, eu também acharei bonita a época passada.
Depois disso, o Marco acorda e percebe que não adamos aqui todos a dormir...

PS- eu NUNCA pensei sequer em abrir um blogue do beifica. A vossa presença aqui atesta a nossa COLOSSAL GRANDEZA. Pelo facto, aqui deixo o meu agradecimento.
Sem imagem de perfil

De Marco a 14.08.2016 às 17:29

Caro Implacável,

não vou entrar nessa ladainha da troca de listas de lances, que só de me lembrar do Naldo a atirar se para cima do rapaz do Arouca e o arbitro a mandar seguir fico mal disposto :-) E mais se arranjava, mas não tenho nem paciência nem esse tipo de carácter.

O Sporting em 2001 teve penalties a mais, mas tinha uma dupla atacante do melhor também. Quanto ao Porto dos últimos 30 anos, prefiro não comentar.

P.S. confunde a qualidade deste blog com "a grandeza". Teria de perder tempo a ler os outros 20 blogs do Sporting para essa afirmação fazer sentido. Sem desrespeito para o clube, é mais "apesar de ser do Sporting, este é um blog de qualidade". E sendo de qualidade, sendo o futebol um desporto que exige adversários, e gostando eu de futebol, é normal que o leia (isto para pessoas normais)

Passar bem
Sem imagem de perfil

De Implacável a 14.08.2016 às 19:29

Carácter? Parece-me que o Marco precisa rever alguns conceitos...

Já agora, caso não tenha reparado, não fiz UMA ÚNICA referência á arbitragem. Vocês usou essa arma de arremesso como único argumento. Vocês não precisam de erros de arbitragem que vos beneficiem, os adversários tratam de se deixar perder.
Confirma-se a sua louvável devoção ao Sporting Clube de Portugal. Conhece mais blogues do SCP do que eu. Não se preocupe, não é caso único! Aparecem muitos mais transexuais clubísticos - pessoas que amam o SCP mas que, por algum motivo, carregam o fardo de terem que se identificar como lampiões - por cá.

Sem desrespeito para o clube, é mais "apesar de ser do Sporting, este é um blog de qualidade". E falou o Marco em carácter? O seu fica demonstrado nesta frase...

Já eu afirmo que o SLB é uma grandiosa instituição que os seus adeptos (como você) se encarregam de transformar em microscópica...

Pessoas normais não vão a um blogue de um clube cuja grandeza não têm capacidade para entender, insultar o clube, o blogue e os seus comentadores por mero despeito de não reunirem os requisitos para pertencer á sua Nobre Família.

Lamento o seu sofrimento...
Sem imagem de perfil

De Marco a 14.08.2016 às 19:45

Peco desculpa então, vamos lá á conversa de taberna

Tonel, União da Madeira, etc etc

O resto do seu discurso não merece resposta
Sem imagem de perfil

De Implacável a 14.08.2016 às 21:16

"não merece resposta" = não tenho argumentos...

PS- você é lampião, queria o quê? Ter conversa de restaurante de hotel 6 estrelas?! Isso seria retirá-lo do seu habitat natural...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 13.08.2016 às 23:02

São três pontos e nada mais. É bom começar a vencer e estávamos "obrigados" a isso!
Gostei do jogo, é verdade que o Marítimo podia ter marcado um golo, mas nós com alguém possante na área... acho que seriam uns 4... aquilo que eu disse num outro POST. A certa altura, eu teria jogado com BARCOS e retirava o BRuiz.
B Ruiz para mim é um excelente jogador, tem pormenores que são uma delícia, mas a tendência para ser "lento" a executar, por vezes deixa-me critico com ele.
Alan Ruiz, será um excelente "ultimo passe", vê-se qualidade naqueles pés!
De resto uma equipa que nos habituou o ano passado a ser assim!
Uma ultima palavra para William Carvalho e Adrien, que JOGÃO!
Siga o campeonato.... para a semana há mais!
Sem imagem de perfil

De Implacável a 14.08.2016 às 12:43

Psousa, a parte do seu comentário sobre o Bryan vai de encontro ao que acima escrevo.
Contudo, gostaria, de uma vez por todas, que me esclarecessem acerca desse tão curioso conceito de "excelente jogador".
Bryan Ruiz fez apenas uma época no SCP e o que mais me lembro nele é dos falhanços - 3 deles (Rio Ave, Guimarães e beifica) retiraram-nos objectivamente o título de campeão mas muitos mais houve que só não tiveram pior consequência porque alguém marcou o ganhámos o jogo.
O futebol de hoje, principalmente a liga portuguesa, não se compadece com toques habilidosos na bola ou floreados inconsequentes. Acham que Bryan Ruiz teria sido colocado a jogar na selecção que recentemente se sagrou campeã da Europa?
Naquele torneio não havia espaço para malabaristas! Houve necessidade de pragmatismo, objectividade e competência. Por isso somos CAMPEÕES!
O PSousa considera o Eder um excelente jogador?
Referia-o várias vezes (antes do jogo contra o beifica) quando assistia aos jogos e as pessoas endeusavam Bryan Ruiz e a sua capacidade em marcar golos bonitos que, NUNCA, dizia eu, o Bryan marca golos quando a equipa precisa. Ele só faz as habilidades dele quando o jogo já está ganho ou estamos em vantagem - salvo raríssimas excepções.
Ontem ficou, mais uma vez, provado que Bryan Ruiz não entende minimamente a lógica do futebol português e da sua necessidade em vestir o fato macaco. Da mesmíssima maneira que o carrillo nunca o entendeu e , por isso, nunca foi um indiscutível.
Bryan é o tipo de jogador que não está disponível quando a equipa precisa de um "pedreiro" porque ele só usa fato engomado e papillon. Não sabe jogar de outra forma. Ele é bom para entrar quando a equipa está com uma vantagem minimamente confortável para fazer umas graçolas e entreter a malta mas, para esse efeito, é um jogador estupidamente caro...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 15.08.2016 às 19:47

Respeito a sua opinião, mas eu gosto de o ver jogar. Sei que JJ deveria falar com ele para ser mais pragmático. Por exemplo gostei de Alan Ruiz que também me parece com uma boa técnica e ainda o acho mais rápido e batalhador que Brian. Vamos ver o que dará o campeonato.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 14.08.2016 às 17:41

Penso que fizemos um jogo sólido,sobretudo na 2ª parte.
Mesmo na 1ª não estivemos mal e os lances que deram as oportunidades ao Marítimo nascem mais de erros individuais-como A Ruiz que perde uma bola quando já estamos posicionados para o ataque com JP e Gelson já adiantados em relação à linha da bola ou Gelson que não acompanha a desmarcação de rotura do jogador adversário-do que propriamente erros coletivos

Jefferson ,muitas vezes mal posicionado às vezes parecendo displicente.
Bola que passe Semedo... é meio golo.

Portanto vimos um Sporting muito à imagem do ano passado ,o que não espanta porque os jogadores são praticamente os mesmos.

Boas exibições na defesa.Gostei muito de Semedo que deu uma resposta categórica.Coates apareceu ao nível do ano passado e integrou-se bem ofensivamente.
J. Pereira fez um jogo ao nível do JP que passou por Alvalade.
Sempre em alta rotação,muito bem.

Dos restantes gostei de Gelson.Tecnicamente tem pouco para aprender.Está a jogar muito melhor no corredor central.Joga em espaços reduzidos com um conforto crescente.Está mais consequente nas ações.
Estou com um bom "feeling" acerca deste miúdo.

A. Ruiz teve momentos de muito talento e dá muitos sinais de ser um excelente jogador.Também muita disponibilidade para o jogo,raçudo.Aqui parece-me que acertámos.

Só um apontamento sobre JM.É um 8 mas com características ofensivas.
Não é um finalizador ,como muitos dos jogadores que jogam nesta posição não são.
Por exemplo Modric marcou na época passada,no campeonato, 2 golos e fez 4 assistências.Mas é o jogador fantástico que é.

JM é muito forte na 2ª fase de construção e na criação de oportunidades,com muitos passes para golo e assistências.

No ano passado fez 11 assistências e marcou 6 golos.
Defende também muito bem ,como se viu no Euro e também no nosso campeonato tendo evoluído bastante.

Se fosse mais concretizador estaríamos a falar de um jogador potencialmente de top mundial,o que é para muito poucos mas...pode lá chegar.
Nesse caso o Inter-a fazer fé na CS-teria comprado barato.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo