Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Há quem acusa a Federação Portuguesa de Futebol e o Governo português de dois pesos, duas medidas, no que refere às decisões tomadas sobre os três principais escalões de futebol no país.
Em princípio, a I Liga vai ter oportunidade de concluir a época, a II Liga, cancelada a época com o Nacional e Farense a serem promovidos ao escalão superior, e depois temos ainda o Campeonato de Portugal.
Vejamos o que a FPF teve para dizer, em comunicado, sobre esta prova:
"A Direcção da Federação Portuguesa de Futebol deu por terminadas, a 8 de Abril, as provas nacionais seniores não-profissionais que organiza.
Na mesma data, decidiu que analisaria "de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol".
O Decreto-Lei 18-A/2020, de 23 de Abril, autorizou as federações a proceder às alterações regulamentares necessárias para dar resposta adequada a constrangimentos causados pela emergência de saúde pública relacionada com a pandemia COVID-19.
No dia 24 de Abril, a UEFA indicou às federações que deveriam ter em conta o mérito desportivo sempre que não fosse possível terminar em campo uma competição.
No dia 30 de Abril, o Conselho de Ministros decidiu que só autorizará a realização de jogos da Liga NOS e a final da Taça de Portugal.
A FPF assinou com a Liga Portugal, a 1 de Julho de 2016, um contrato que estabelece, entre outros pontos, que ascendem à II Liga dois clubes do Campeonato de Portugal, em função do mérito desportivo.
O Campeonato de Portugal é uma competição em duas fases. Na primeira, 72 clubes competem em 4 séries de 18 equipas. Os dois primeiros de cada série disputam um play-off para encontrar os dois a indicar à II Liga.
O Campeonato de Portugal foi interrompido em Março, quando faltavam disputar nove jornadas da primeira fase e todos os clubes se encontravam com o mesmo número de jogos.
É manifesta a impossibilidade de utilizar o play-off para indicar à Liga Portugal os dois clubes com acesso à II Liga.
Assim, a Direcção da FPF reconhece o mérito desportivo e indicará, de entre os líderes das séries à data em que a prova foi dada por concluída, os dois clubes com maior número de pontos.
Na época 2019/20 serão indicados para ascender à II Liga o Futebol Clube de Vizela, Futebol SAD (Série A) e o Futebol Clube de Arouca, Futebol SDUQ LDA (Série B)".
Mediante o formato do Campeonato de Portugal, seis clubes acabam por serem preteridos e acusam a Federação de ter optado por uma decisão 'habilidosa" que lhes causam danos injustos.
Além dos óbvios prejuízos económicos, estamos perante mais um caso em que a verdade desportiva foi desvirtuada, mesmo considerando a excepcionalidade do período de crise que atravessamos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.