Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os usuais ruídos....

Rui Gomes, em 29.09.14

 

 

Acho sempre uma certa piada quando determinadas figuras do universo sportinguista aparecem na praça pública em ocasiões de maior relevo mediático. Em entrevista à Rádio renascença, o antigo presidente, José Sousa Cintra, pronunciou-se sobre o "grande empenho e vontade de vencer por parte dos jogadores do Sporting, perante uma equipa fortíssima, uma das melhores do mundo, senão a melhor", a sua ligação de amizade com outros clubes e presidentes, nomeadamente Jorge Nuno Pinto da Costa e, ainda, sobre a proposta a ser apresentada na Assembleia Geral da SAD, com o objectivo de levar a tribunal os já divulgados antigos dirigentes do Sporting, declarando que "os sócios e accionistas estão do lado de Bruno de Carvalho, que está a realizar um excelente trabalho na liderança do Sporting."

 

Um conhecido aliado do actual presidente, Sousa Cintra, por vezes, quase dá indicações que teme que o seu mandato também venha a ser alvo de alguma investigação, e até há ampla razão para o efeito, designadamente no que diz respeito às suas constantes interferências no balneário leonino, no foro de decisões do treinador e, sobretudo, por ter despedido o lendário Sir Bobby Robson, sem cerimónias, à entrada da Porta 10-A, com a equipa em primeiro lugar no campeonato. Isto, a propósito de decisões que prejudicaram o Sporting.

 

E... sobre tudo isto, sinto-me perfeitamente à vontade para comentar, por ter conhecimento de causa pessoal e directo, tendo assistido a algumas das suas peripécias enquanto presidente do Sporting.

 

publicado às 13:14

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


39 comentários

Sem imagem de perfil

De Jorge a 29.09.2014 às 14:09

Não acompanhei o tempo de Sousa Cintra (era apenas uma criança), mas naturalmente sei que, sendo um homem que vibrava com o Sporting, era muito mais emocional que racional e tomou algumas decisões erradas. Essa de despedir Bobby Robson foi um erro enorme que o próprio já se cansou de admitir.

No entanto, o que não percebo aqui é o Rui vir criticar um ex-presidente que elogia a actual direcção, quando omitiu, ou se colocou numa posição neutra, relativamente ao comunicado aberrante do Godinho Lopes.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 14:33

O que é que o cu tem a ver com as calças ?

Eu conheço o Sousa Cintra pessoalmente mesmo antes de ele ser presidente do Sporting, e o meu comentário tem a ver com a sua postura, já muito bem conhecida, há muito tempo.

Ele tinha a obrigação de estar calado sobre certas questões, porque também agiu mal em diversas ocasiões, mas sobretudo detest quando ele e outros aparecem sempre em ocasiões de grande impacte, como é agora a visita do Chelsea.

Eu não assumi posição no post sobre o comunicado de Godinho Lopes porque queria ler a reacção dos leitores. Como sempre, tenho opinião própria sobre a matéria. Pelos vistos, os usuais apoiantes do actual presidento não têm muito a dizer sobre esse comunicado. Porque será ?
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 29.09.2014 às 16:01

Porque será?

Partindo do principio que não terá havido reacções ( que houve e mais que muitas, em outros espaços, mas vamos fingir que não houve ), será certamente pela consideração elevada que as pessoas têm de Godinho Lopes e do excelente trabalho feito, de tal forma que o ex presidente pode dizer que os 90M de prejuízo em 2 anos não foram de sua responsabilidade e que abriu o caminho para um exercicio com lucro e que permite ao Sporting ter armas para se defender de uma eventual punição da Uefa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 16:18

O usual Lion73, sempre à espreita...

O que é que é dito em outros espaços - que eu nem sequer leio - tem a ver com o que é escrito neste espaço ?

O seu conceito de que por não simpatizar com o Bruno implica que aprovo gestão de Godinho Lopes, é mais da mesma irrisória demagogia em voga nos tempos em que vivemos.

Onde no comunicado de Godinho Lopes existe alguma referência à sua gestão, concretamente ?
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 29.09.2014 às 17:59

Precisamente pelo facto de não ter visto no seu blog referências ao comunicado de GL por parte dos "apoiantes " do Presidente do Sporting, não quer dizer que não as tenham havido. Houve. Muitas. E pode imaginar o sentido das mesmas.

Quanto ao resto... lá está. O Rui vive o clube influenciado por "simpatias" mais que propriamente por trabalho feito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 18:09

O comunicado de Godinho Lopes foi devidamente publicado, só não o comentou quem não quis. O resto é mera conversa sua...

Quanto a mim, não faça juízo de quem nem sequer conhece e apenas por termos visões diferentes sobre o actual estado das coisas no Sporting.

Por muito que eu não simpatize com o "Bruno", tenho capacidade, e objectividade, mais do que suficiente, para analisar as questões sobre a mesa. Posso não ir fora do caminho para louvar em determinados momentos, mas nunca critico apenas por criticar e/ou por não simpatizar com a pessoa. Quer acredite ou não !
Sem imagem de perfil

De Jorge a 29.09.2014 às 16:10

Talvez não se tenha comentado assim tanto porque é tão estúpido que nem o merece. O Sporting no comunicado do fair-play financeiro limitou-se a comentar factos. Godinho Lopes enfiou a carapuça, e veio tecer considerações ridículas como o Presidente querer que o Sporting seja punido. Além de o acusar de narcisismo, quando ele próprio em entrevista declarou que "Se não tivesse entrado, o Sporting tinha acabado", e não me esqueço da famosa capa do jornal com GL como Jesus na Última Ceia. É verdade que o actual Presidente também tem um ego bastante elevado, e admito que por vezes exagera, mas tem muito mais razões para o ter que o ex-presidente Godinho Lopes. Quero ver se ele vai às próximas AG's para se defender...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 16:24

A qualidade da gestão de Godinho Lopes não é para aqui chamada, por duas razões muito simpes: nunca me leu a defendê-la e o comunicado não tem a ver com essa gestão, directamente, mas sim com o comportamento de um presidente do Sporting, neste caso concreto de Bruno de Carvalho, em defesa dos interesses do Clube, que inclui actos do passado, quer tenham sido positivos ou negativos.

Se não consegue fazer essa distinção, nada posso acrescentar.
Sem imagem de perfil

De jose a 29.09.2014 às 18:20

Caro Rui,
Uma pessoa de bom senso, seja ex presidente ou simplesmente um adepto, olhando para o trabalho que esta direcção tem vindo a fazer, é natural que seja elogiada ou consegue indicar algum ex presidente que tenha feito mais em tão pouco tempo?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 18:51

É curioso como aparecem logo defensores de todos os cantos, quando não há acusação alguma no post. O meu ponto é dirigido ao aproveitamento mediático de Sousa Cintra, e não à discussão dos (de) méritos da gestão do actual presidente.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 29.09.2014 às 14:34

Enfim, lembro-me muito bem do tempo de Sousa Cintra como presidente do Sporting e, apesar de ter cometido os seus erros, também é verdade que construiu os melhores plantéis que o Sporting teve nos últimos 30 anos. Com ele o Sporting nunca foi aborrecido. E só o facto de ter sido o responsável pela vinda do Balakov (que para mim foi o melhor jogador que vi jogar no Sporting) já era suficiente para ser recordado com satisfação.
E obviamente que este post seria completamente diferente se Sousa Cintra criticasse a actual direcção. Aí já seria bom, com certeza...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 16:31

"Cometido os seus erros" ?.... Sabe muito pouco sobre o mandato de Sousa Cintra.

É verdade que contratou bons jogadores, mas quantos tíltulos conquistou e a que custo ?

Quanto, mais tarde, teve o Sporting que pagar como compensação ao Benfica por ele ter ido buscar o Paulo Sousa e o Pacheco.

Qual foi a real razão que o levou a despedir Bobby Robson ?

Enfim... e há muito mais.

Meu caro, não venha com histórias da carochinha !... Eu critico determinadas questões sobre Sousa Cintra há muitos anos, não é de agora. Muito disto ocorreu no início da década de 90, ainda o Bruno andava na escola a aprender o a,b,c.
Sem imagem de perfil

De J.P. Ferreira -15.018 a 29.09.2014 às 16:56

Quase podia jurar que li no arquivo deste blogue que R. Gomes só não foi trabalhar para o S. Cintra no SCP porque não chegaram a acordo.

Mas devo estar bem enganado, porque quem tanto critica esse presidente jamais lhe poderia passar pela cabeça trabalhar para ele.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 17:05

É verdade que eu e Sousa Cintra não chegámos a um acordo contratual em 2013, por questões técnicas, que nada têm ver com valores - o Sporting nunca me poderia compensar ao nível do que eu usufruia naqueles tempos.

"Onde foi buscar essa do "tanto critica!" ?... Eu sempre critiquei Sousa Cintra por não perceber patavina de futebol e intervir diariamente no futebol do Sporting enquanto presidente, não obstante ter feito algumas boas contratações, referenciadas por terceiros. A nossas diferenças, então, recaiem exclusivamente sobre esta questão, que eu nunca aceitaria. Quem me conhece a trabalhar, sabe bem que é verdade.

Meu caro, deve evitar vir com sarcasm em comentário, especialmente sobre matéria que lhe é totalmente alheia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 17:28

Perdão, não foi em "2013" mas sim em "1993".
Sem imagem de perfil

De Parkzoide a 29.09.2014 às 15:36

O sentido profundo deste post é o de dar a Rui Gomes a chance de mostrar que andou pelos corredores do poder do Sporting, e não apenas pelos do Peniche de Toronto, SAD.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 16:40

Formidável, esta sua coragem de vir no anonimato da blogosfera dizer disparates lapidares.

Porque é que não se identifica e me confronta directamente sobre o que quer que seja ???

Para a informação de terceiros, quem, em tempos, dirigiu os destinos do Peniche de Toronto, entre outros clubes envolvidos no futebol, deu e ainda hoje daria lições em gestão desportiva aos chamados profissionais do momento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 17:48

P.S. Em breve, teremos ocasião de conversar "in loco", ocasião em que poderá então deslumbrar-me com a sua "sapiência" !!!
Sem imagem de perfil

De paulo a 29.09.2014 às 15:41

hoje aprendi muito :)

http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/73769.html
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 16:41

Sim, é de admitir isso, especialmente quando nem sabe copiar o URL de um post.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 29.09.2014 às 21:52

É impressionante o que acontece quando se diz apenas que um ex-presidente do Sporting, que tem os "telhados de vidro" que muitos sabemos que tem (apesar de ter uma figura..."simpática" para a maioria dos sportinguistas) vem falar nestas alturas mais "mediáticas" (como é seu hábito) para apoiar o "status-quo" (como é também seu hábito - quem é que Sousa Cintra não apoiou antes?). Só pela "perspectiva" de poder haver uma "crítica indirecta" ao "Bruno"...

Quanto ao off-topic relacionado com o URL que um leitor deixou acima, só tenho a dizer que teria muita pena do "braço esquerdo" do Rui se Godinho Lopes fosse o "braço direito".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 22:30

Caro Balajic,

Dizer que o clima que rodeia o Sporting do momento é incrível, é dizer pouco.

Quanto ao referido post (afinal eu é que estava a ver mal o URL) já nem me lembrava dele, escrito que foi em 2012. Eram as minhas impressões na altura, mas não conhecia a pessoa suficientemente bem, não me impressionou na campanha eleitoral e não o apoiei no acto.

Em função do resultado, ou seja, pelo que sabemos agora da sua gestão, retiraria algumas considerações, mas não necessariamente tudo. Uma das razões que me levou a respeitá-lo, precisamente no inverso do que sucede hoje em dia, é que critiquei algumas das medidas tomadas na minha coluna no jornal Sporting e nunca fui editado.

Disse então e reitero agora que poderia ser útil ao Sporting como dirigente, mas nunca como presidente. É por de mais óbvio que ele é o eventual responsável, mas não sei se é culpado por tudo. Acho que foi significativamente traído pela gestão da SAD por parte de Luís Duque e Carlos Freitas. Incrível é que tenha permitido que o estado das chegasse onde chegou.
Sem imagem de perfil

De Zé Paulo a 29.09.2014 às 16:46

Rui Gomes presidente, Godinho braço direito, senhor Vercauteren treinador da equipa e Jesualdo treinador do treinador.

Deixem-me sonhar...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 17:09

Estupidez absoluta !... Primeiro, ousa comentar quem nem sequer conhece. Segundo, nunca aspirei a exercer qualquer função como dirigente eleito do Sporting, muito menos presidente, posição para a qual eu reconheço que não sou suficientemente habilitado, contrário a outros.

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 29.09.2014 às 18:13

LOL esclarecedor este post ... "Ruido" ou a arte de apoiar BdC!
Sem imagem de perfil

De JRamos a 29.09.2014 às 18:51

Ou seja,

Só é legítimo a ex-presidentes vir a público se for para criticar a actual direcção, se for para apoiar aí já é porque têm uma agenda escondida qualquer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2014 às 18:55

Entenda o que desejar, já que não vale a pena explicar.

É incrível como ainda não compreenderam que quando eu pretendo somente criticar Bruno de Carvalho, faço-o sem hesitação e sem "papas na língua" e que a v/reacção não me vai persuadir seja do que for !
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.09.2014 às 01:02

Prefiro ás vezes ver o que se comenta aqui e tentar entender o significado de alguns comentários.
Sobre este post e sobre Sousa Sintra, creio que a maior parte que comentou aqui ainda andava de fraldas quando Sousa Sintra foi presidente por isso nao sabem ne podem dar opinião , mas mesmo assim fazem-no vá-ae lá entender porquê.~
Sousa Sintra nao deixou saudades a mim quase nenhumas, é verdade que trouxe alguns jogadores importantes ( Amunike contratado ao Zamalek de Chikabala; Cherbakov; Juskoviac; Careca; Valky, Paulo Sousa; Youdanov, Balakov, Naybet, ivkovich, Luizinho) e titulos ....zero , sempre baixou a crista ao Pinto da Costa nos tempos aureos dos apitos coloridos la no orte e ficou-se por aí , vivia-se a era dos mecenas, nao era necessario ter muita cabeça para se ser presidente mas sómente algum dinheiro..
Não á grandes diferenças na extrema e exagerada vaidade pessoal entre Sousa Sintra e Bruno de Carvalho e ambos ditadores e populistas quizá por isso se admiram.
Sousa Sintra, instável e desorganizado apresentou-se com uma tremenda inesperiencia do mundo do Futebol em Portugal, sempre mais preocupado com a sua imagem descurou muitas coisas importantes para a defesa da equipa durante todo o seu mandato. Tinhamos bons jogadores mas eramos facilmente comidos pelo "sistema". Fiquei sempre com a ideia que também comia da mao que tambem beijava, lá do "padrinho Corleone da Costa.O Sporting nunca foi tão roubado descaradamente como nessas epocas, Sousa Sintra passava a vida a protestar mas ninguem lhe fazia caso.
Fica tambem aquela imagem da sua viagem á antiga juguslávia para tentar contratar Pancev (o terror dos guarda redes nessas epocas) ao Estrela Vermelha, este pediu-lhe 2 milhoes de contos e ficou sem efeito. Levou consigo varios jornalistas que escreviam um diário da viagem , escreviam e escreviam Sousa Sintra.

Recordo quando este viajou á antiga juguslávia para contratar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2014 às 01:54

Poderia relatar diversos episódios sobre o que constava Sousa Cintra nessa altura. Recordo um, numa tarde de jogo em Alvalade, creio que era com o Paços de Ferreira, estava eu e o Hilário lá em cima a conversar, sensivelmente uma hora antes do início do jogo, quando de repente surge um muito furioso Stan Valckx, que eu já conhecia bem, a queixar-se que o presidente tinha ido ao balneário e não o deixou equipar. Aparentemente, o Stan tinha feito um comentário durante a semana que não agradou ao Sousa Cintra e mesmo em cima do jogo foi ao balneário exercer todo o seu poder.

Contratou bons jogadores, sem dúvida, mas com com a sua gestão do dia-a-dia e constante interferência, estragava tudo. Era um constante espalhafato naquele Sporting. Lembro-me também que o Vujacic foi contratado quase à minha frente e à revelia de Bobby Robson. Estavam os dois, o Juca, o Manel Fernandes e o empresário que também ele tinha sido jogador do Sporting. A conversa começou mesmo na minha presença e depois foram para um gabinete.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.09.2014 às 08:05

Para mim o episódio mais marcante de Sousa Cintra será aquele despedimento atroz de Bobby Robson ... tudo porque em Viena tudo aconteceu à equipa (azares e azelhice).

Como o RG relata com mais conhecimento de causa as suas ingerências no balneário não serão novidade, mesmo assim simpatizei sempre com a pessoa embora não aprecia-se o presidente.

SL,
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.09.2014 às 12:43

Sergio o Cintra era impulsivo e por vezes desconcertante, nao pensava 2 vezes quando deveria pensar, tinha o rei na barriga e gostava de dar espectáculo mesmo os espectaculos ridículos e foram vários, na falta de artistas fazia ele próprio de palhaço.
todos nós nos recordamos desse jogo em Viena quizá dos jogos que Robson nao foi feliz no estudo ao adversário. Recordo que optou jogar com 3 centrais nesse jogo e tinhamos equipa para ganhar mesmo em Viena mas a pior imagem que tenho desse jogo é quando na parte final a equipa ter-se desunido e Robson encostado ao banco assistia impávido, eu próprio recordo que fiquei fulo com essa apatia do treinador, a equipa nesse momento necessitava de voz de comando, da energia do seu treinador quizá de uns bons berros lá para dentro e Robson optou por assistir ao afundar da equipa até esta ficar sem oxigénio, foi esse o problema que fez irar o presidente Sousa Cintra que tomou a quente "aquela decisão " que o Corleone da Costa agradeceu.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2014 às 15:14

Esse episódio que descreve foi o pretrexto que Cintra procurava porque ele estava "em pulgas" para contratar Carlos Queiroz, que esperava impacientemente.

Privei diversas vezes com o Bobby, e a sua maior razão para descontentamento era as frequentes interferências por parte de Sousa Cintra e contratações à sua revelia.

Uma noite, estava eu, ele e o Stan Valcyx em Cascais, quando se aproximou a CS a perguntar-lhe a sua opinião sobre a contratação de Vujacic. Ele desconhecia-a , mas disfarçou o possível. Eu sabia, claro, porque como já disse em outro comentário, assisti a parte da reunião em relação Vujacic, mas não quis criar problemas e não lhe disse nada.

E há muitos casos deste género e outros. Na realidade, Cintra e BdC têm muito em comum. Ainda vou pensar escrever um texto nesse sentido. Ambos entraram para a presidência do clube na cauda de outras lideranças polémicas. Um, a de Jorge Gonçalves e o outro, claro, Godinho Lopes. Ambos assumiram-se sobre o futebol, com a mesma experiência e conhecimentos: NADA. Etc., etc.

Um não conseguiu vencer nenhum campeonato muito pela sua postura, o outro veremos...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.09.2014 às 15:19

E ambos vaidosos , populistas e ditadores.
So têm uma grande diferença ........no cabelo e na falta dele.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2014 às 15:28

E extremamente rudes. Ambos vendedores da "banha da cobra" com uma distinta diferença. Cintra foi um empresário de sucesso e BdC um falhado. Cintra emprestou dinheiro ao Clube (posteriormente pago com juros bem elevados) e BdC vive à custa do seu salário e afins.

Outra: BdC gosta de ir para o banco para se fazer importante, Cintra preferia a Tribuna, com a "companheira" do dia e o seu charuto, pela mesma razão.

Ambos roderam-se completamente de "yes men". Enfim....
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.09.2014 às 16:19

Nao é na verdade disparatado ver-se fortes semelhanças entre os 2 , os mais parecidos dos presidentes do Sporting que conheçi.
Cintra tambem adorava as entrevistas estar constantemente na ribalta , nas páginas dos jornais só que muitas das vezes lá esteve não pelos melhores motivos.
uma outra diferença Bruno tem o dom da palavra Cintra andou na mesma universidade do Jorge Jesus.
E é um facto que Cintra imitava também D. Corleone da Costa (definitivamente passou para mim a ser este o seu nome) com "as conquistas" do dia e levá-las para a tribuna para os jogos presas ao pescoço por um cordel feito de notas.. Ostentaçao!!!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.09.2014 às 01:49

Desculpe Rui mas o meu anterior comentário apresenta varios erros ortográficos, a altas horas da noite a viagem das ideias do cérebro até chegar aos dedos fica mais longa e chegam cansadas :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2014 às 02:02

Acontece-me o mesmo. Não tem importância alguma. Precisa de descansar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2014 às 15:22

Caro Jorge Silva,

Peço imensa desculpa, mas só há instantes reparei, através dos emails de alerta que recebemos por cada comentário, que editei o seu inadvertidamente. Procureio-o para responder e não se encontra na caixa de comentários.

Tive ocasião de o ler e se desejar repetir o comentário, terei muito prazer em responder.
Sem imagem de perfil

De L a 01.10.2014 às 11:29


No tempo do Cintra ainda não se faziam contas no futebol mas que alguém teve que chegar para pagar a luz e a água teve. E as contas que se fazem agora dizem mais ou menos o mesmo, nada! As direcções começam todas no céu com um orçamento zero e nem há equipas antes ou depois, uma maravilha. A excepção é o Bruno porque não pode deixar de falar no passado. Também não deve ser por acaso, a agência de comunicação até foi a mesma, que Portugal está a pagar a mesma factura. No futebol o que se critica sempre são os resultados porque os grandes críticos do futebol fazem todos o totobola à segunda-feira. Valia a pena ter gravado muitos no jogo de apresentação contra o Valência.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo