Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os valores da Champions

Rui Gomes, em 10.03.21

abf8ba796987032e7cb922eed1b74ceb.jpg

O caso corrente do FC Porto é um exemplo que esclarece sem margem para dúvidas o que está em jogo com o apuramento para a Champions, nomeadamente com o acesso directo à fase de grupos. Ao mesmo tempo, serve também para pontificar alguns dos manejos que se têm verificado no futebol português, no que à actual liderança do Sporting diz respeito.

O FC Porto já assegurou mais de 73 milhões de euros na actual edição da Champions, ao atingir esta terça-feira os quartos de final, apesar do desaire por 3-2, após prolongamento, no reduto da Juventus.

Depois do triunfo caseiro por 2-1, os dragões conseguiram a qualificação graças aos dois golos fora, ambos apontados por Sérgio Oliveira, o primeiro de penálti (19 minutos) e o segundo de livre directo (115), que valeram 10,5 milhões de euros.

No total, o FC Porto totaliza, para já, 73,542 milhões de euros, próximo do valor da última presença (78,440 em 2018/19), e vai agora à procura de mais 12 milhões, o montante reservado para as quatro equipas que atingirem as meias-finais.

Depois, há ainda mais 15 milhões para os finalistas, com o vencedor, o sucessor do Bayern Munique, a ter direito a três suplementares, pelo que o FC Porto ainda pode superar os 100 milhões de euros, caso consiga repetir os títulos de 1986/87 e 2003/04.

Antes de iniciar a participação, o conjunto portista já tinha quase 42 milhões no bolso, mais precisamente 41,842, 15,25 como valor fixo pela presença na fase de grupos e 26,592 pelo nono lugar, entre os presentes, no ranking da UEFA a 10 anos.

Uma prova milionária, no verdadeiro sentido do termo, que governa as altas ambições de muitos clubes europeus.

*** Em nota separada; com estes avultados milhões da Champions ano após ano e a venda de activos, pasma que o clube portista tenha problemas com o fair-play financeiro e um passivo de cerca de 500 milhões de euros. Deve ser muito caro sustentar Jorge Nuno Pinto da Costa e a sua seita de 'capangas'.

publicado às 04:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.03.2021 às 07:46

A sua seita de "capangas" que tomaram de assalto o futebol português e que manejam a confusão a seu bel prazer, puseram-lhes os cordelinhos nas mãos.

Contra tudo isso o Sporting só consegue mesmo defender-se com os golos do Coates e do Pote e com a mestria de um excelente treinador mas que até ser matemáticamente possível perder a vantagem que tem no campeonato terá forçosamente que continuar a lutar em cada jogo como se fosse o ultimo das suas vidas.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.03.2021 às 09:50

Vamos falar de futebol?

Eu sou português e ontem fiquei surpreendido pela positiva com a grande exibição do Porto. Tenho de elevar a exibição do Pepe, que com 38 anos demonstra uma vitalidade que muitos jovens não a têm, simplesmente espetacular.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.03.2021 às 10:08

Por acaso aconteceu o cenário que mais queria que acontecesse, o Porto passar a eliminatória são mais 2 joguinhos para se entreterem e de preferência com prolongamento só faltou mesmo o desgaste psicológico dos penaltis.Tudo foi perfeito.

Quanto ao jogo vimos uma equipa de estrelas, de milionários com o rei na barriga a cometerem erros de juniores, a saltarem do extraordinário para o decepcionante varias vezes num só jogo, esta Juventus não tem estofo para a Champion League e mereceu ser humilhada, percebe-se que se deixou envolver em muitos egos entre os seus jogadores viu-se em muitos movimentos deles em que deram prioridade ao pessoal em detrimento do colectivo.

Eu detestaria ser o treinador de uma equipa assim, o importante ali na maioria deles é o dinheirinho entrar na conta todos os finais de mês o resto são pinners.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.03.2021 às 10:18

O problema da Juventus chama-se Pirlo..... esta coisa de transformar jogadores de futebol em treinadores sem provas dadas, dá nisto......

Por outro lado tem de ser reconhecido o grande espirito coletivo do Porto, fazer aquele prolongamento com 10 jogadores, é obra!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.03.2021 às 11:06

Óbviamente que quando uma equipa não é equipa mas sim um conjunto de jogadores que demonstram um mundo de varios egos a culpa será sempre do treinador isso é clarissimo.

Em Portugal existem no momento 3 equipas que são de facto equipas e funcionam como equipas ( Sporting, Porto e Braga) e que dessa forma estão mais vezes em dia sim que em dia não e nesses dias são muito dificeis de bater.

Vi varias "equipas" dentro da equipa da Juventus, ficou à vista porque estão a fazer a época muito má que têm feito.
Sem imagem de perfil

De Everton Costa a 10.03.2021 às 10:55

Tinha algum receio em como o Pepe chegaria à Euro, mas pelo jogo de ontem penso que estamos bem servidos com Rubén Dias e Pepe.

Diria até que ele está em melhor forma do que em 2020. Meu único 'se não' na defesa é Fernando Santos insistir em Nelson Semedo.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.03.2021 às 12:20

Pepe ontem a acabar o jogo fez uma bicicleta no alivio de uma bola na grande área..... isto depois de 120 minutos de alta intensidade..... se alguém tinha dúvidas, Pepe é um craque!

Em relação ao Nelson Semedo, sempre achei um jogador banal...... veremos por exemplo se dão a oportunidade ao Nuno Mendes, que esse sim é outro craque, já que seria importante para o Sporting valorizar o jogador como jogador de Selecção A, mas já sabemos como Fernando Santos funciona.....
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 10.03.2021 às 10:58

Na minha opinião o Porto não fez uma grande exibição.
Tiveram o mérito de lutar o jogo todo, mas a eliminatória foi "oferecida" pela Juventus. É inadmissível uma equipa com aquela qualidade jogar daquela forma... e contra 10! Parecia que estavam a passar o tempo. Quando aceleravam um pouco, o Porto (com exceção do Pepe) ficava "às aranhas", mas logo depois voltavam ao desleixo.
O Pirlo como treinador tem de evoluir muito. Não se nota qualquer trabalho ou jogo colectivo e os jogadores parecem andar cada um por si.
Talvez pelo esforço o Porto foi protegido pela sorte. Foram "bafejados" por todo o lado. Não sei a quantos santinhos se encomendaram, mas foram totalmente correspondidos.
Até no golo do livre tudo colaborou.

No fundo, e sem ter culpa da "miséria" da Juventus, o Porto agarrou-se ao habitual, muita luta e nunca desistir.
Fica o aviso para o campeonato!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.03.2021 às 11:07

A Juventus e o Manchester United são muito parecidos; equipas milionárias, mal estruturadas e mal treinadas.

Isto explica quase tudo.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.03.2021 às 12:14

Leão do Norte,

O Porto fez uma boa 1ª parte, na 2ª parte a Juventus entrou forte e acho que toda a gente que estava a ver o jogo quando aconteceu o 2-1 todos dissemos que o jogo iria acabar 4 ou 5-1...... Não concordo quando diz que foi só sorte..... o Porto no prolongamento jogou de igual para igual, teve outras oportunidades para além do golo do Sérgio Oliveira, acho que o Porto teve fibra, a capacidade física foi determinante. Vi o Porto no prolongamento a pressionar a saida de bola na área da Juventus..... isto é mérito!

Concordo num ponto que é o desleixo da Juventus, jogadores que ganham o que ganham não podem jogar tão pouco..... no fundo não é um acaso 9 anos depois a Juventus pode perder o titulo em Itália. Continuo na mesma ideia de que o treinador é fraco.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 10.03.2021 às 13:09

Schmeichel,

O serem bafejados por todo o lado foi uma forma de expressão. Obviamente não foi só sorte.
Mas que tiveram a sorte do seu lado foi um facto. Quando se vê um remate indefensável, que decide a eliminatória aos 92 minutos, e que vai à barra daquela forma, temos de agraceder à "divina providência". Para além daquela jogada do Chiesa, que com a baliza aberta atrapalha-se e a bola vai ao poste.

O Porto no prolongamento até equilibrou, mas mais do que a capacidade física foi a inconsequência do jogo da Juventus. Várias vezes em transição, mudavam o lado do jogo, ficavam em superioridade numérica face aos defesas do Porto e o portador da bola tentava a jogada individual, quando com um passe podia isolar um colega.
Mas muito disto tem como causa o que refere, o treinador é fraco. Ou pelo menos pouco habilitado para "conduzir um veículo desta cilindrada".
Sem imagem de perfil

De Greenhill a 11.03.2021 às 20:59

O Porto tem jogadores físicos, portanto é normal que se sinta confortável a defender ou a pressionar o adversário. Mas em toda a 2da parte e prolongamento teve 2 oportunidades para marcar golo.
O Porto passou porque a Juve é incompetente. Falhavam passes, ou o passe ficava muito atrás ou muito à frente.. Uma falta de qualidade atroz. O único jogador a tratar bem a bola era o Chiesa. O resto pareciam da distrital..
Imagem de perfil

De Greenlight a 10.03.2021 às 09:58

Ontem, a equipa do FCP passou aos quartos de final da Liga dos Campeões, com merecimento. Claro que se eu quisesse fazer como os críticos do primeiro lugar do Sporting fazem, diria que a Juventus joga muito pouco e por isso, contrariamente ao habitual, não vai vencer o Scudetto; a Juventus joga tão pouco, que com mais um jogador, durante quase 1 hora, não conseguiu matar o jogo; ou também que o penalti cometido por Demiral foi infantil, ou que no livre de Sérgio Oliveira os jogadores da Juventus traíram o seu GR, etc e tal.
Quanto à quadrilha de PdC nem vale a pena discorrer, pois já foi tudo dito.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.03.2021 às 10:10

Não conseguiu matar o jogo porque não são uma equipa mas sim um conjunto de jogadores e cada um deles com o seu objectivo pessoal a realizar, a Juventus necessita de uma pá e uma vassoura e meter outro tipo de mentalidade a quem só joga quando lhe apetece.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.03.2021 às 11:10

Além de muito mais, despediram o seu melhor treinador: Allegri.

Como já referi noutro comentário, Juventus e Man United; equipas mal estruturadas e mal treinadas, apesar dos muitos milhões disponíveis.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.03.2021 às 11:53

Despediram o Allegri e ficaram sem "allegria"
Sem imagem de perfil

De Everton Costa a 10.03.2021 às 10:47

O Porto mereceu ou talvez a Juventus não o tenha merecido mas o VAR teve influência em dois lances capitais, penalti por mão de Otavio uns minutos antes do segundo golo e expulsão de Marchesin por agressão à Morata depois do segundo golo da Juve.

Ao menos foi bom para Portugal pontuar no ranking da UEFA.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 10.03.2021 às 11:29

A juventus foi uma decepção a par de Cristiano que passou completamente ao lado do jogo..! Até o director de futebol da JUV, coloca a hipótese de Ronaldo não acabar o seu contrato, mas culpados foram todos jogando de uma forma muito lenta. De qualquer forma, vão ter mais uma eliminatória para se "entreterem", e nós só temos que fazer o nosso trabalho que é somar mais 3 pontos contra o Tondela.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.03.2021 às 11:36

A dúvida com Cristiano Ronaldo é se ele vai renovar pela Juventus e não se vai acabar o seu contrato.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.03.2021 às 11:53

O futebol é tramado, quando se perde fica tudo em causa e dá-se o assalto das duvidas.

Por isso escrevi há dia que os contratos valem pouco por muito dinheiro que envolvam e os resultados valem muito.
Sem imagem de perfil

De RuiRui a 10.03.2021 às 13:02

Também me parece estranha a questão financeira, deve haver boas comissões de agentes pelo meio.
Gostava de ver o Sporting não só lutar pelos primeiros lugares nos próximos anos como também encontrar estofo europeu. Não será fácil mas vamos acreditar.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 10.03.2021 às 13:44

A Juventus joga pouco nem parece equipa que ganhou nove anos seguidos podia ter feito história ganhar dez anos seguidos, e uma equipa de burgueses o Ronaldo já não tem a velocidade, o porto estava com a corda toda, mas tem uma boa equipa, digo com pena minha tem melhores jogadores que o próprio Sporting tem mais estaleca, criam mais situações tem mais banco, o campeonato ainda não está ganho, mas acredito,mas o Sporting tem que jogar mais ,como no princípio da época pois há o Braga que está a jogar muito, além disso o porto tem as arbitragens ,o apito dourado ainda mexe mistura com toupeiras, como se viu no caso Ruben Amorim , por isso estou pessimista não deixam o Sporting crescer
Sem imagem de perfil

De José Gonçalves a 10.03.2021 às 18:29

Isso de ter melhores jogadores que o Sporting , é muito relativo; de momento parece terem uma cotação mais elevada ( são mais caros e ganham mais), mas depois no campo, aparecem outras variáveis que baralham essa apreciação, senão vejamos: um jogador que corra mais, que salte mais que se entregue em concentração de corpo e alma so jogo, pode superar as qualidades técnicas dos ditos craques, os exemplos sobram , basta olhar para Manchester e Juventus e do lado oposto Sporting Braga e Sporting!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo