Eu acredito na equipa e sei que vamos dar a volta a este mau começo.
De Implacável a 24.10.2016 às 11:23
É esse mesmo o nosso problema. Acreditarmos demasiado...
Quando damos por ela, já passaram 18 campeonatos e, agora, mais 15 com a malta sempre a acreditar. Aliás, agora é a acarditar...
De Profeta a 24.10.2016 às 12:30
Ainda há pouco tempo tinha a ideia que até estavas satisfeito com o caminho traçado...
De Implacável a 24.10.2016 às 13:09
Quando ganho estou, com maior ou menor grau, sempre satisfeito!
Quando perco estou sempre num altíssimo grau de insatisfação.
O SCP tem que ser intolerante para com o fracasso e a incompetência, SEMPRE!
TU (ja que te arrogas a tratar-me dessa maneira) estás chateado com a forma, com minudências comportamentais dos nossos dirigentes.
A mim, preocupa-me a grandeza do clube que, como qualquer outro no mundo, se expressa apenas pêlos títulos conquistados.
A mim preocupa-me a assustadora quantidade de CRIANÇAS (que é para não atacares o caracter das mesmas) que MUDAM DE CLUBE e deixam de ser Sportinguistas por estarem fartas de perder.
A mim preocupam-me devotos Sportinguistas que já nem pela TV visionam os jogos do nosso clube.
Estamos a definhar e gente como TU anda preocupada com a cor da gravata que o Presidente enverga...
De Profeta a 24.10.2016 às 16:13
"Estamos a definhar e gente como TU anda preocupada com a cor da gravata que o Presidente enverga..."
Népia! No domínio da indumentária, o Azevedo é muito mais rigoroso. Então o "outro" não foi despedido por causa do fato?
Mas agora que a "coisa" está a dar para o torto, já se viram contra o treinador milionário que só ganhava títulos à custa do #colinho?
E sim, a forma é muito importante. Ou achas que um clube como o Sporting não seria ainda mais ridicularizado se jogasse em Inglaterra ou em Espanha por ter gente desta que não nos orgulha nem representa?
Eu sempre disse que iriam ser os devotos a correr com ele, e ai estão os primeiros indícios.
De Implacável a 24.10.2016 às 16:37
"...E sim, a forma é muito importante. Ou achas que um clube como o Sporting não seria ainda mais ridicularizado se jogasse em Inglaterra ou em Espanha por ter gente desta que não nos orgulha nem representa?..."
Se isso fosse verdade, nunca o Mourinho lá teria posto os coutos...
PS- NUNCA fui devoto de nenhum dos dois. Ainda acreditei em BdC até contratar JJ. Aí percebi que os conhecimentos de futebol dele são ZERO!
Meu caro, o SCP ser mais ridicularizado do que tem sido há décadas consecutivas, por não ganhar, é impossível! As palermices do BdC só ridicularizam o SCP porque... não ganhamos.
Lembra-se da época com o Marco Silva? Durante a semana que antecedeu a eliminatória da Taça de Portugal contra o fcp, BdC fartou-se de provocar o adversário nortenho afirmando aquilo que são evidências para todos mas verdades incomodativas para o clube portuense. Acha que fomos chacoteados e ridicularizados por essas declarações? NÃO!
Porquê? Porque lá fomos ganhar categoricamente por 1-3.
Percebe a diferença entre o essencial e o acessório?!!!
De Profeta a 24.10.2016 às 16:41
O Mourinho é um treinador. Não é o máximo representante de um clube.
Aliás, o Mourinho tem classe e é inteligente mesmo quando quer picar adversários.
Já eu, as derrotas nunca me envergonharam. Como sportinguista sempre estivesse de cabeça erguida e sem complexos. O que me envergonha são as pessoas.
Enfim, pontos de vista.
De Leão 1906 a 24.10.2016 às 17:34
Caro implacável,tenho notado esta surpreendente mudança de posição,
Agora anda a pedir a saída do treinador,do presidente,a extinção do futebol profissional do clube...
Realmente o Sporting desde o seu período de glória e em particular desde 74-antes tínhamos aquela situação dos ciclos em que o clube de Carnide ganhava 3 campeonatos e nós 1 e que começou em 62/63-que o futebol profissional do clube,que é a nossa alavanca principal,quase só nos tem dado desgostos.
Vou só apresentar alguns números.
Desde 1973/74 até 2015/16,portanto 42 anos:
Cinco campeonatos ganhos
Nove 2ºs lugares
Dezoito 3ºs lugares
Oito 4ºs lugares
Um 5º lugar
Um 7º lugar
Curiosidades:Quatro dos 2ºs foram de 2005/06 a 2008/09-com FSF-e dois em 2013/14 e 2015/16-com BdC.
Portanto apenas três 2ºs lugares em 32 anos!
O que eu considero extraordinário no Sporting-e nisto é que somos diferentes-é a resiliência dos adeptos perante tanta adversidade.Continuamos a ser milhões e
a manter a nossa força social e associativa.
Notar que o ecletismo tem sido um importante fator de compensação no nosso clube.Muito importante.
Ao contrário do que afirma os sportinguistas estão numa fase de reaproximação ao clube como se constata pelo crescimento do número de sócios e das assistências em Alvalade.Aliás em parte por isto se verifica este grande aumento de exigência...e bem.
Ainda me lembro quando a maior assistência do ano foi para os adeptos se despedirem de Liedson...mas também me lembro dos tempos em que o velhinho Alvalade tinha sempre grandes casas apesar do currículo atrás referido.
Esta situação mereceria grandes reflexões...mas fica para outra ocasião.
Aliás temos neste blogue o Leão Zargo que faz excelentes análises históricas.
Portanto eu não me preocuparia com a resiliência dos sportinguistas...mas também não a podemos dar de barato,se é que me entende.
Ao longo de todos estes anos,se alguma constante houve foram as contínuas chicotadas psicológicas,com os resultados referidos.
Portanto não defendo a saída do treinador,quer ele seja JJ,Sá pinto ou outro qualquer.
Agora até inaugurámos a situação da substituição...do presidente.
Sempre na vanguarda mas não necessariamente do que interessa.
Por isto tudo estranho um pouco este seu discurso...quem o ler pensa que o Sporting tem sido um clube ganhador, que nunca passou por inúmeras frustrações...
Que não se habitue a isso acho muito bem,eu também não ,eu quero ganhar e toda a vida me bati contra muitas situações no nosso clube.
Mas não é com revoluções a seguir aos maus resultados que poderemos ter sucesso.
Até porque é um ciclo que nunca acaba e não serve a ninguém.Nem aos que estão nem aos que,mais cedo ou mais tarde, virão.
Quanto a este texto do RL é a história do "quem com ferros mata..." porque este tipo de descontentamento vai sempre existir nos maus momentos e alimentar isto é alimentar a instabilidade permanente no nosso clube.
Neste aspeto a abordagem do CL é a correta,no meu ponto de vista.
E já agora eu gostaria de ver um candidato forte de oposição ao atual presidente.Não pelos resultados desportivos mas pelo clube.
Era um sinal de vitalidade,de força.
De Profeta a 24.10.2016 às 17:50
Leão, gostei do seu comentário.
O Sporting pela sua forma de estar (de uma maneira-geral) e pela sua importância nacional, sempre soube chamar a si muitos jovens. Uma cultura que pouco tem a ver com este Sporting de Bruno de Carvalho.
Eu até sou a favor que haja uma limpeza de alto a baixo no próximo mês de Março para se iniciar um novo ciclo.
Só não me identifico com aqueles que há uns dias tudo estava bem, e que agora é preciso cortar cabeças a torto e a direito. Esse não pode ser o caminho.
De Implacável a 25.10.2016 às 01:03
Excelente trabalho, Leão 1906. Apesar de longo, foi um prazer ler o seu texto.
Aproveito também para responder ao Profeta, até porque, a conversa se estendeu a mais intervenientes e isso é muito salutar.
Não me parece que vocês estejam a vislumbrar o país real.
Não que não se vejam crianças com adereços do SCP mas são num número preocupantemente reduzido face aos dos outros dois clubes.
Com já aqui relatei, tenho conhecimento de alguns casos de crianças que deixaram de ser Sportinguistas por não aguentarem o massacre dos seus colegas e amigos beifiquistas - não nos esqueçamos que estamos a falar de crianças e de a fanfarronice lampião estar mais agressiva do que nunca.
Quando eu era adolescente, na minha cidade perguntavam "és do Sporting ou do beifica?". Actualmente os portistas têm uma implantação verdadeiramente nacional.
A mim, enquanto Sportinguista, as derrotas envergonham-me sempre e ando DEMASIADAS vezes cabisbaixo por causa das mesmas. E, infelizmente, o SCP tem-nos brindado com muitas e algumas sarcasticamente humilhantes.
Tendo como exemplo a última (empatar com o Tondela é sempre uma derrota pesada), ela é servida com demasiados ingredientes cáusticos e que mais do que revelarem falta de brio profissional, revelam mesmo uma certa ausência de amor próprio enquanto profissional. O jogador que marcou o golo dos tondelenses é emprestado pelo beifica. JJ nunca ganhou ao petit que, como sabemos, foi atleta do beifica. O SCP nunca ganhou ao Tondela em casa. Quando vi (na net) o croquis que o Nuno Espírito Santo fez, lembrou-me logo esta disposição Leonina para a humilhação e a TOTAL ausência de uma cultura de jogador "á Sporting".
Lembro aqui há uns anitos atrás o fcp ter sido surpreendido no Mário Duarte em Aveiro onde perdeu diante do Beira Mar por 2-1. Na segunda volta, os dragões cilindraram os Aveirenses por 7-0. Sim, essa conversa de que no futebol não há vinganças é discurso politicamente correcto. É obvio que há e os Homens mostram-nos nessas ocasiões. Até para mostrar poder e colocar em respeito os adversários.
Todos temos bem presente o que sucedeu na época passada no jogo caseiro do SCP frente ao oponente do passado Sábado. Houve demasiada gente do SCP que não ficou incomodada com o resultado da época passada porque não se mostrou motivada para limpar a má imagem deixada.
Meus Caros, isso do "perder ou ganhar é desporto" é muito bonito nos jogos de solteiros contra casados. Em alta competição existe ganhar ou fracassar.
E nenhum clube é grande sem títulos e nenhum clube tem vitalidade sem sucesso.
Nunca confundam o estado de espírito de toda a família Sportinguista durante o período do primeiro jejum com o desânimo a que se assiste neste.
A malta está cansada de perder!
O mais ilustrativo que posso trazer aqui acerca desse estado de espírito, a que me refiro, pode ler-se num blogue Sportinguista de indefectíveis de BdC , é um comentário postado na noite de Sábado e que diz tão somente "Há mais de 40 anos, nisto!..da-se!" Julgo que é perfeitamente esclarecedor...
Tal como escrevi, por estes dias, nesse outro blogue, deixo aqui a pergunta; alguém se lembra do finalista vencido da primeira edição da Taça dos clube campeões europeus?
Foi um tal de Stade de Reims que, agora, resurge de uma longa - a maior parte da sua existência - travessia do deserto que chegou a descer até aos escalões amadores.
Imaginem o que teria sido do clube francês se tem ganho aquela final...
SL
De mlm a 24.10.2016 às 11:11
Como eu previa saiu mais um comunicado a atacar os dos outro lado da circular. Agora de encomenda no J. de Notícias, grupo donde o Saraiva saiu. Mas esta gente pensa mesmo que os adeptos e sócios são tontos?
De Sérgio Palhas a 24.10.2016 às 12:45
DN <> JN
Continuam a bater na mesma tecla.
De Tiago a 24.10.2016 às 16:07
O grupo proprietário dos jornais não é o mesmo?
De Sérgio Palhas a 24.10.2016 às 16:35
LOL sim os téntaculos do ex sub-director do DN estendem-se ao JN e quiça ao resto da CS portuguesa.
De Tiago a 24.10.2016 às 20:37
Mas ambos os jornais têm ou não o mesmo proprietário?
De Sérgio Palhas a 24.10.2016 às 21:09
Mas é o "proprietário" ou o Saraiva que lá manda !?
Decida-se!? é que nem entendo porque afinal foi o SLB que pediu par ser investigado segundo o Rascord.
De Tiago a 24.10.2016 às 22:11
Você gosta de desconversar, não é?
O mlm escreveu: [...]"grupo donde o Saraiva saiu."
O Sérgio retorquiu que o "DN <>JN"
Eu só perguntei se o grupo proprietário é ou não o mesmo.
É ou não?
De Sérgio Palhas a 24.10.2016 às 22:23
Se sabe a resposta porque pergunta !? tem alguma coisa a dizer diga não insinue seja homenzinho.
De Tiago a 24.10.2016 às 22:29
O Sérgio escreveu que os jornais são diferentes, o que é verdade.
Mas há ligações entre ambos.
A minha questão era se o Sérgio sabia dessa ligação ou não?
De Sérgio Palhas a 24.10.2016 às 22:35
É pertença do Global Media qq coisa um dos sócios é o Oliveira mais não sei.
Dito isto em que é que o Saraiva manda ou deixa de mandar no JN !?
Eu trabalho num grupo com empresas por esse mundo fora, não conheço nenhum director que mande ou tome decisões noutras empresas, num grupo de comunicação presumo que não seja diferente.
De Sérgio Palhas a 24.10.2016 às 22:36
melhor ex-director!
De Tiago a 24.10.2016 às 22:47
Eu não disse que o Saraiva manda ou não manda. Não tenho provas em nenhum dos sentidos.
Mas que pode ter influências pode, quer neste grupo, quer em jornais de outros grupos.
Mas quem diz o Saraiva, diz qualquer um outro responsável pela área de comunicação, de clubes ou empresas. Estes tipos de conhecimentos são mais valias nesta área em particular.
Boa noite Sérgio
De mlm a 24.10.2016 às 14:17
mlm,
""Mas esta gente pensa mesmo que os adeptos e sócios são........ tontos?""
Infelizmente sao, "somos"!!
Só falando do futebol...
Projecto inexistente ! É comprar e comprar, esperando que o Jesus faca um milagre, porque supostamente ele faz do bronze, ouro!!!....
Alquimistas e mágicos nunca foram bons conselheiros.
Ver isto, com olhos de ver ...nao é para todos. Uns nao querem ver, outros nao vem mesmo !!...E ainda aqueles que veem e aceitam, porque se alguma coisa arder, eles nao se chamuscam
Estou para ver de onde saíra o petróleo em Alvalade.....A coisa está difícil !!
Ricardo,
Os ventos só mudaram se nao houver vitórias. O futebol sempre foi e sempre assim será.
Por isso, entretanto e por enquanto o alquimista nao transforma o bronze em ouro, mandam-se comunicados e panfletos e sei mais lá o que para distraír os "tontos"
De Carlos N.T. a 24.10.2016 às 14:25
É meu o comentário..em resposta ao mlm.
Desculpem o incómodo !!
De Implacável a 24.10.2016 às 11:37
É obvio que eu preferia ter alguém na presidência do SCP com uma postura irrepreensível mas o que me chateia mesmo no mandato do BdC é ter-se saldado apenas numa Taça de Portugal e uma supertaça.
Eu estou chateado por não GANHAR porque no futebol de COMPETIÇÃO (na brincadeira é que ganhar ou perder é desporto) é a ÚNICA coisa que interessa e confere grandeza, o resto é fogo de artifício e paleio de perdedor...
Ou acha que a investigação da PJ ao beifica vai dar em alguma coisa?
Ou acha que as autoridades, tal como qualquer ser minimamente racional, já não perceberam que grande parte dos adversários se deixa perder com o beifica por acordos previamente firmados?
Ainda me lembro no período dourado do beifica, de ver pela TV um adepto encarnado á entrada do Estádio dos Balaídos dizer,«ser do beifica é uma forma de ser superior e inteligente». Chegou lá dentro levou SETE...
Esse tipo de balela do ser diferente e do perder com classe é típico de quem não ganha. Estamos todos muito fartos de a repetir. Eu já desisti há 16 anos - aquando da quebra do primeiro jejum. Agora tenho que me render ás evidências e reconhecer que temos cultivado um paradigma de perdedor alegre e ou mudamos o chip (para usar um termo muito em voga) ou mais vale acabarmos com o futebol profissional do clube.
Estamos a perder dimensão de dia para dia. É bom que estejamos todos alerta para essa realidade.
Deixemo-nos de floreados fúteis e inúteis e serremos os dentes para encarar os adversários e GANHAR!!!
De Pedro Miguel a 24.10.2016 às 14:31
É muito engraçado quando vemos defeitos apenas nos outros...
O Implacável lembra uma situação que terá ouvido a um adepto do Benfica (não esquecer a troca pejorativa do nome), à porta do Estádio do Celta de Vigo, sobre o que ele achava que era ser do Benfica.
E isso serve-lhe para tipificar um siposto "sentimento de superioridade" que atribuiu aos benfiquistas.
Mesmo que ele em nada tenha injuriado o Celta. Apenas caracterizou como ELE PRÓPRIO se sente no papel de Benfiquista.
Mas, como os adeptos do SCP são diferentes, foi certamente um adepto do Benfica que foi à Eslovénia dar uma entrevista para uma TV local, e dizer que "o Zahovic é paneleiro". Isso sim, é que é uma postura elogiável!!!! E com o resultado que também se conhece...
De Implacável a 24.10.2016 às 15:04
Nada disso Pedro Miguel!
Eu referi esse exemplo como sendo igual ao usado durante o primeiro jejum pelos Sportinguistas do "ser diferente" como meio de passar por cima da inevitável chacota resultante da perda de importância do SCP no panorama competitivo nacional.
Nesse fase em que aconteceu a derrota com o Celta, o beifica perdia com qualquer equipa que tivesse vontade em ganhar-lhe - embora em menor número do que hoje, já havia equipas que deixavam ganhar o beifica.
O desabafo desse adepto surge em resultado da falta de vitórias.
O que eu queria dizer é que esse tipo de argumento bacoco é usado quando não se ganha. Hoje, qualquer adepto do beifica diz - infelizmente, com demasiada sobranceria, má educação e fanfarronice - apenas «o beifica é o maior e/ou somos tricampeões e/ou não damos hipótese» etc.
Percebe a diferença ou está difícil?
Quanto ao que refere, não tive conhecimento e embora adore o SCP, não chego ao ponto de saber o que dizem os adeptos todos do meu clube a quem quer que seja.
Louvo-lhe, e compreendo, a extrema paixão que sente pelo meu clube...
Muito menos me interessa a orientação sexual do referido jogador ou o seu hobby - se é que o rapaz faz panelas de forma artesanal.
E julgo que reconhecerá haver uma diferença substancial entre empatar por culpa própria com o Maribor no último segundo do jogo e levar apenas SETE do Celta de Vigo porque eles pararam de jogar ao 58º minuto...
De Pedro Miguel a 24.10.2016 às 15:57
Em relação à sua pergunta "Percebe ou está difícil", tenho de confessar que a minha resposta è mesmo: "Está difícil"!!
É que não entendi nada da sua lógica.
De resto, eu não tenho qualquer memória da tal declaração do adepto do Benfica.
No entanto, entendi que o adepto falou antes do jogo e não entendo como fanfarronice. Dependendo da pergunta, podemos sempre pensar que o entrevistador lhe tenha perguntado se, apesar do momento da equipa, continuava a apoiar os jogadores, e ele deu a resposta aqui relatada.
E esta resposta, em nada revela fanfarronice ou menosprezo em relação ao Celta de Vigo. Daí que não vejo o "salto" que dá, no seu raciocício, ao que se passou nos 90 minutos.
Mas, confesso que continuo a achar graça que, apesar de eu lhe ter referido uma situação em que um adepto do SCP foi sobranceiro e mal-criado, o Implacável continua a generalizar esses atributos em relação aos Benfiquistas.
E, como diz que não se lembra, deixo-lhe o link do tal entrevista em Maribor:
h_t_t_p_s://www.youtube.com/watch?v=aecCZdRJMcA
Para visionar, basta tirar os "_" do endereço supra.
Em nota de rodapé, e porque volta a ironizar sobre os 7 a 0, e mesmo reconhecendo a mediania que era a equipa do Benfica naquela data, conviduo a consultar a equipa do Celta de Vigo. Estava muito longe de ser uma equipa qualquer...
Pontificavam jogadores como Valery Karpin, Claude Makelele, Alexander Mostovoi, Benny McCarthy, Juanfran, Claudio Lopez e o Dutruel.
De Amaf a 24.10.2016 às 16:24
Pedro Miguel, como parece estar difícil, vou tentar dizer-lhe o que eu acho que o Implacável está a querer dizer.
Quando as equipas tem falta de vitorias/títulos, os adeptos tem tendência a menosprezar os resultados com argumentos do género , somos superiores, somos diferentes. Ficou o exemplo do adepto na Corunha, mas também ficou o exemplo dos adeptos do Sporting antes da quebra do jejum de títulos em 1999/00.
Acho que é tão simples quanto isto, não quer dizer que eu esteja de acordo, mas julgo que foi esta ideia que o Implacável procurou transmitir.
De Pedro Miguel a 24.10.2016 às 16:37
Amaf,
Eu entendi onde o Implacável queria chegar, e entendi exactamente da mesma maneira que aqui expõe.
O que ele deduz a partir daí é que eu não entendi!!
1º Para o adepto ser "fanfarrão" aquelas palavras teriam de menorizar o Celta, o que não me parece que tenha acontecido.
2º Pretendi demonstrar, uma vez mais, que a generalização de comportamentos é sempre perigosa, especialmente quando temos telhados de vidro, e pretendemos dar ares de superioridade. E, através de um adepto sportinguista, pretendi demonstrar que o SCP também tem adeptos "desta estirpe", sendo que, neste caso, acho que a atitude do entrevistado foi muito mais indigna.
De Implacável a 24.10.2016 às 16:46
Obrigadíssimo Amaf! Sim, é exactamente isso!
Dei o exemplo de um adepto do beifica porque passaram por um período de jejum durante o qual o argumento deles era de serem muitos, de terem um estádio grande e de terem vencido muitos títulos na era jurássica.
Não poderia dar um exemplo de um portista porque, desde que me interesso por futebol, eles têm dominado isto a seu bel prazer.
Ocorreu-me aquele mas poderia ser uma infinidade deles. Pouco interessa o momento. Não foi com intensão de provocar que dei esse exemplo mas apenas para alertar para a falácia desse tipo de argumentos tal como o nosso "ser diferente".
De Joao a 24.10.2016 às 12:25
É verdade, com os maus resultados é que o descontentamento aparece. O ano passado foi um grande ano do sporting e isso deu a esperança aos adeptos que apesar do estilo de claque de Bruno de Carvalho, apoiam incondicionalmente.
Mas os adeptos não são cegos, sabem que jesus ganha demais, ja ganhava no Benfica. Sabem que a equipa está a vacilar, se calhar não aguenta 2 competições e já o ano passado desistiu da Europa. Ou seja, tudo tem sido desculpado (e não foi pouco) na esperança de resultados e eles cada vez se esfumam mais.
Só pergunto, se os vouchers não derem em nada, como será o caso pois está mais que provado que são valores dentro do que se oferece pela Europa. Não é esta difamação mais um processo que o Sporting vai perder milhões?
De Amaf a 24.10.2016 às 12:50
Caro João, pode informar-nos quais são os países da Europa onde são oferecidos jantares a observadores e delegados?
E já agora, como prova o valor, dado que a oferta não foi em numerário mas sim em géneros, ainda por cima que ficarão dependentes do apetite dos acompanhantes no banquete oferecido.
Convenhamos, que 28 refeições por jogo, é um banquete e muita curiosidade em saber em quais países da Europa fazem ofertas deste nível.
De Joao a 24.10.2016 às 13:02
Desculpa lá mas acho que estás a ir na doença do Bruno de Carvalho. Então o arbitro era "comprado" porque podia ir empanturra-se mais a família e amigos no dia seguinte? mas isto faz algum sentido para ti? Bem ou mal todos os clubes dão comida ou lembranças aos árbitros. Ganhem ou percam...
Retirado das regras da UEFA.
Referees also undertake not to accept any gifts worth more than CHF200 (or of an equivalent value) from bodies and/or persons directly and/or indirectly connected with the UEFA matches for which they have been appointed. Match souvenirs such as pennants and replica team shirts are acceptable. Under no circumstances are Referees allowed to keep the match ball(s).
De Amaf a 24.10.2016 às 15:39
João, que faz sentido para mim é o seguinte:
Quando visito ou sou visitado por fornecedores em que a concorrência é maior, eles pagam o alojamento nos melhores hotéis e as refeições nos melhores restaurantes, pensando, como é óbvio, que essa cortesia, possa fazer a diferença.
Quando diz, "bem ou mal todos os clubes dão comida e lembranças a árbitros", será que pode informar se todos os clubes também dão comida e lembranças aos observadores e delegados e respectivas famílias?
De Daniel a 24.10.2016 às 13:04
O Bayern oferece uma Mont Blanc no valor de 560€ a todos os arbitros e observadores...
De Luis a 24.10.2016 às 13:27
Nao sei onde foi buscar essa dos 28 jantares por jogo. O que apos inquérito da Liga ficou provado (e e um documento aberto a consulta) e que o valor máximo da oferta pode atingir os €180. Ora, isso configura um valor bem inferior ao que o BdC andou a dizer nas TV's, bem como bem inferior ao permitido pela UEFA. Mas se existem esses documentos, ainda esta a tempo de serem apresentados no MP e serem anexados ao processo (lembrar que esses documentos nunca chegaram quando pedidos pela FPF).
Se isto não der em nada, tal como não deu após a investigação da Liga, sera o SCP quem ira pagar pelos processos que se seguirão? E que o BdC falou na qualidade de presidente do clube.
De Informador a 24.10.2016 às 13:53
Amaf, vou responder-te a tua pergunta. Por exemplo, o Bayern já ofereceu canetas cujo o valor é superior a 500€ e o Sporting oferece catering e fisioterapia (e esta ultima não é um serviço barato se for pessoal fora do clube e mesmo que seja pessoal do clube a fazer esse serviço não devera ser barato).
De Amaf a 24.10.2016 às 15:28
Luís, já que não consegues eu faço as contas:
- 4 arbitros + 2 delegados + 1 observador = 7 Vouchers, cada vouchers contém 4 jantares, 7 x 4 = 28 jantares no Restaurante de Luxo Museu da Cerveja, oferecidos em todos os jogos em casa das equipas A e B do Benfica.
Já agora talvez possa explicar como é que o inquérito da Liga chegou aos 180 euros, será que investigaram a ementa servida a cada um dos árbitros/delegados e observadores? Julgo que o amigo é inteligente para perceber que o que conta é o valor comercial e não o valor da aquisição, se assim não fosse, por exemplo os donos do Wolfsburg (Volkswagen) poderiam oferecer um carro topo de gama a todos os árbitros que facturavam ao clube por 180 Euros e o problema estava resolvido.
Informador, pode informar se o Bayern oferece 7 Montblancs por jogos e em todos os jogos da equipa A e B ?? Tenho curiosidade.
Quanto ao catering e fisioterapia, pode informar se é apenas oferecidos aos arbitros, delegados e observadores ou se também contempla as suas famílias?
E já agora, é oferecido no estádio no final do jogo, ou é entregue um voucher para eles utilizarem quando e onde lhes apetecer?
Tem a certeza que oferecem fisioterapia aos observadores? e delegados?
De Informador a 25.10.2016 às 17:40
Não consigo lhe dizer se oferece só na A ou se é também na B. Quanto ao catering e fisioterapia você pode se informar facilmente ou talvez não. Pergunte ao Bruno de Carvalho. E outra coisa aonde é que arranjou esse numero de 28 jantares (4 para cada um)? Foi mais uma mentira do BdC? E esqueci-me de por no meu comentario anterior que o Sporting também oferece a camisola que esta a venda por 72€ para socios e 80 não socio se não me engano.
De Anónimo a 24.10.2016 às 21:20
"Caro João, pode informar-nos quais são os países da Europa onde são oferecidos jantares a observadores e delegados?"
Ora aí é que está o busílis...?
Que jantares? A quem? Quantos? Que valores?
É isso mesmo que o BdC vai ter que provar?!
Ou pensa que é aquele rascunho muito mal parido que ele levou ao programa, que serve de prova!?
De Amaf a 24.10.2016 às 22:32
Anonimo, fica o alerta que o moderador deste blog, não aceita comentários anónimos, sejam de Sportinguistas, sejam de Benfiquistas.
Quanto à sua questão, o anónimo não deve acompanhar as noticias, já foi provado na CII, que os vouchers existem, cada voucher contém 4 refeições, que eram entregues aos árbitros, delegados e observador num total de 28 refeições por jogo, e que de acordo com a CII tinham um custo de 30 euros por refeição.
Tudo o que havia para provar, ficou provado, a grande questão é perceber até onde foi a analise para concluírem que o custo era apenas de 30 euros, talvez agora, embora eu duvide, a investigação judicial, consiga determinar com clareza quanto custava efectivamente cada refeição e se a sua oferta constitui algum tipo de crime.
Lembro, que nesta analise, o que deveria contar, tal como acontece em situações similares, como por exemplo as ofertas das farmacêuticas, o que deveria contar é o valor comercial das ofertas. Vamos, aguardar com serenidade ...
De Pedro a 24.10.2016 às 22:51
Coloque aqui então essa prova!
Coloque aqui, que os vouchers têm um valor de 30 euros por pessoa!
É que eu lembro-me bem de ver o programa, e quando o BdC pediu ao moderador para ler o que dizia o voucher, não estava lá nada disso...
Mas eu é que devo andar muito distraído com certeza...
Ou essa prova é de um tal artista do dia...?!
É que se é assim, não conta...
Investigações 'à lá lagarto' não contam...
Mas fico à espera dessas provas.
De Amaf a 24.10.2016 às 23:30
Pedro, vou deixar de seguida uns excertos do despacho de arquivamento do Processo de Inquérito levado a efeito pela Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, se mesmo assim tiver duvidas, apenas o posso convidar a procurar no google o processo de inquérito nº 6-15/16:
Cito:
"O Kit Eusébio poderá chegar ao valor de €59,90, o que acresceria, caso fosse usado, o voucher para 4 refeições (30,00€/Pax) - €120,00 -, num total de €179,90."
sobre o que BdC vai ter de provar:
"também se não vislumbra que atinjam o patamar da dignidade disciplinar. É assim porque tais declarações assentam num facto principal que corresponde à verdade, a existência daquele kit e a oferta de vouchers"
O que todos estamos à espera, é de saber como a CII apurou um custo máximo de 30 euros por refeição (estaria alguém a controlar a ementa servida), algo que provavelmente ou talvez não a justiça civil se vai encarregar de verificar.
De Joao a 24.10.2016 às 12:53
E aquela história dos campeonatos nacionais, 18 ou 22 é uma vergonha, existem registos oficiais com certeza, confirme-se e acabou a conversa. Agora andar a inventar 4 títulos é algo não digno de um clube que quer ser respeitado.
Faz me lembrar quem conta uma supertaça como titulo de mesmo valor de um campeonato com 50 jogos...
De Sérgio Palhas a 24.10.2016 às 13:48
É como comparar uma prova experimental com 8 equipas!
De Zé Bastos a 24.10.2016 às 14:38
Experimental, só no sentido de aferir as possibilidades dos clubes em manter as despesas de deslocação pelo território nacional, diz lá em que campeonato o Peyroteo bateu o recorde de golos?? Será no experimental??
De Sérgio Palhas a 24.10.2016 às 15:50
O seu recorde pessoal de 43 golos apontados no campeonato nacional de 1947/48 (com 14 equipas).
O último campeonato experimental foi em 1938, acho que consegue ver o absurdo da sua afirmação.
SL,
De Anónimo a 24.10.2016 às 21:27
Mas sendo assim o Eusébio passará a ser o melhor marcador no que a campeonatos nacionais diz respeito!
De Sérgio Palhas a 24.10.2016 às 21:31
Olhe sabe onde pode meter o Eusébio e os campeonatos não sabe!?
A minha paciencia para aturar anormais armados em imbecis tem os seus limites.
De Zé Bastos a 25.10.2016 às 10:31
O recorde de golos foi em 47/48, mas quem foi o melhor marcador do "campeonato" em 37???