Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Palavras imortalizadas de presidentes do Sporting Clube de Portugal que, por reflectirem a pura verdade, merecem ser reiteradas vezes sem conta, caso hajam memórias deficientes.

diasdacunhalusa.artigo.jpg

António Dias da Cunha, no programa Grande Entrevista da RTP 1, 12 Fevereiro 2004...

"O poder assenta numa estrutura de facto, que é uma autêntica autocracia, com duas faces: o sr. Pinto da Costa e o sr. major. A estrutura em que assenta o poder tem dois rostos".

E ainda...

"Enquanto que o Sporting tem sido prejudicado, Benfica e FC Porto são levados ao colo. Enfim, está tudo na mesma, a arbitragem portuguesa é miserável e há uma enorme sensação de impunidade!... Mas o Benfica que tome cuidado, porque vai ser o próximo! Vai chegar um momento em que o FC Porto passará a ser o único destinatário das benesses dos árbitros".

Screenshot (947).png

Frederico Varandas, no Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa, 20 Outubro 2020...

"Colocaram-lhe a questão do Apito Dourado e ele diz que é mais um processo em que muitos portugueses são arguidos mas nao houve condenação. Mas há um pormenor: há dias fui ao Google e ouvi as escutas. E ouço Pinto da Costa a dizer tudo o que disse. Desafio todos os comentadores e jornalistas a ouvir novamente as escutas e perguntem-lhe o que ele acha. Se as escutas podiam ser válidas ou não, isso é problema da Justiça. Outra coisa é o que ouvimos e o que ele fez. Num país de primeiro mundo Pinto da Costa não podia ser dirigente do que quer que fosse.

Falando para todos os sócios do Sporting, sei que eles merecem há decadas ouvir isto... todos os portugueses merecem que isto seja dito: pode ter um grande sentido de humor, ser uma pessoa algo acima da média culturalmente e um currículo com muitas vitórias, mas um bandido será sempre um bandido e no final um bandido será sempre recordado como um bandido. Quando ele se retirar, ou for obrigado a retirar-se, prestará um grande serviço ao futebol português e contribuirá para que o país seja de primeiro Mundo".

O meu mais sincero e caloroso aplauso a Dias da Cunha e Frederico Varandas. 

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 29.05.2022 às 10:04

Infelizmente desde as palavras sábias do Dr. Dias da Cunha, praticamente nada mudou. O futebol em Portugal só mudará para melhor, quando pessoas como o bandido e o Fernando “ sonso” Gomes desaparecerem de cena.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 10:09

Considerando que se trata de Portugal, até não sei se isso será o suficiente para haver a mudança radical que se exige.
Sem imagem de perfil

De Rui Noel a 29.05.2022 às 11:25

Mudou sim. Passámos a saber que havia o sistema que todos sabíamos mas ninguém, em destaque, podia falar. Falávamos entre nós mas ficava entre nós. Assim, passou a ser informça~pública e publicada.
Perfil Facebook

De Luis Carvalho a 29.05.2022 às 16:11

Com todo o respeito, no essencial não mudou nada, talvez até tenha feito com quem gere o futebol cá do burgo se tenha aprimorado, e aprimorou, na forma de controlar o futebol, já não há árbitros a ir a casa do bandido pedir dinheiro, nem viagens pagas pela Cosmos, etc, etc, está muito mais blindado, já aqui expliquei como se faz, já não há necessidade, tudo é feito com garantia de honestidade( 🥵) e legalidade( 🤥) , mudou a percepção, diz o meu caro, só para quem não via futebol com olhos críticos há muitos anos( anterior a João Rocha no Sporting). Dias da Cunha foi audaz, foi sincero, foi corajoso, sem dúvida, infelizmente não deixou grandes seguidores, nem Soares Franco( que conheci pessoalmente e era muito pedante, e demasiado agarrado aos negócios, que misturava como o Sporting) nem JEB( um menino da banca, pouco perspicaz, para ser simpático com ele) souberam ter a coragem de Dias da Cunha. Sabemos como é que isto foi correndo, veio Godinho Lopes( pessoa que estimo, com quem fiz negócios muito antes da sua entrada no Sporting como Presidente, colega mais velho das engenharias, quando fundou a saudosa Sóconstroi, nos anos 90 do século passado, depois o destituído, até chegarmos aos tempos de FV. Nada mudou e se mudou foi para pior, porque a corrupção clara, básica, passou a um modelo de tráfico de influências quase impossível de perscrutar, baseado na “ ocupação” de cargos, com conivência política( já viu como o bandido sempre que alguém tutela o desporto, vomita críticas). Nada mudou meu caro, e se mudou foi para quem andava distraído, ou é mais novo( eufemismo para quem como eu já viveu muito), para pior. SL.
Sem imagem de perfil

De Rui Noel a 29.05.2022 às 22:47

Tem toda a razão. Quando eu disse que mudou, sei que nada mudou a não ser o modus operandi que menciona, com o novo modelo mais os comentaleiros a conspurcar vómitos nas TV's. Há programas sem ninguém do Sporting e, por vezes, a discutir coisas do Sporting. É a banditização do que chamam de "desporto".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 23:02

No entanto, há pessoas como eu, por exemplo, que se recusam a assistir a esses programas. Um desperdício do meu tempo e uma ofensa à minha inteligência.
Perfil Facebook

De Nuno Brederode Falcão Sacadura a 29.05.2022 às 16:37

É isso mesmo, enquanto não houver uma “limpeza” na FPF e mafiosos como o Pinto 🐥 não forem presos, a porcaria continua e o Sporting continua a ser prejudicado
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 23:07

Há muito que eu insisto que a haver uma limpeza no futebol português, tem de começar por cima.

A questão é... quem o fará?
Sem imagem de perfil

De Profeta a 29.05.2022 às 10:36

E o que é grave é que sabemos que isto será sempre assim. Fomos campeões em circunstâncias especiais e quando nada faria prever. Quando em Braga viram ali uma oportunidade, não hesitaram em deixar o Sporting a jogar com 10 o jogo quase todo! Mas não conseguiram. Agora que sabem o que valemos, até poderemos fazer 100 pontos, que o Porto fará 101!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 23:05

"E o que é grave é que sabemos que isto será sempre assim"...

É de facto difícil não vaticinar esse cenário!
Sem imagem de perfil

De José Silva a 29.05.2022 às 12:11

As criticas de Frederico Varandas ao " Papa" das Antas, foram até hoje, um dos ataques mais letais e quem sabe mais profícuos que se fez nestes últimos anos. Parece que lhe fez bastante mossa, porque ainda há três dias atrás no concelho da Feira. o bandido tornou a "picar" o nosso Presidente mas sem resultados porque obteve como resposta, o silêncio e muito bem digo eu.Responder a bandalhos e corruptos, exige alguma inteligència e só tem impacto, se a resposta,for na altura certa. Se na época passada nos deixaram a jogar com dez em Braga, este ano deixaram-nos também a jogar com menos um jogador ( Coates), quando o mergulhador das Antas "enganou" o Pinheiro no jogo no " Ladrão" e assim se vai ganhando campeonatos....Curiosamente ou não, a dita comuncação social da especialidade e não só, fez " orelhas moucas" da ausência de árbitros, fiscais de linha ou video- árbitros, no mundial do Catar. E porquè ? Terá sido pela coincidência de precisamente neste ano, o "clube do apito dourado" se ter sagrado campeão..?
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.05.2022 às 17:38

"... o bandido tornou a "picar" o nosso Presidente mas sem resultados porque obteve como resposta, o silêncio e muito bem digo eu"

Li há pouco na Net a resposta com um ataque cerrado do Varandas ao Bimbo, no aniversário do Núcleo de Carregal do Sal.

Mais uma vez chamou "bois pelos nomes".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 23:03

Será publicado aqui amanhã, já tenho um post preparado.
Sem imagem de perfil

De Carlos Cunha a 29.05.2022 às 12:31

Parece que estou a ouvir o Presidente João Rocha a dizer aquelas palavras. Infelizmente até agora além de as entidades que deveriam considerar aquelas trafulhices do bandido, como tão bem descreveu o Presidente Varandas, nada terem feito este foi mais um campeonato roubado ao Sporting, fundamentalmente nos jogos entre ambos.
De nada adianta inclusive comentadores supostamente Sportinguistas dizerem que o f c antas foi justo campeão porque não foi.
Sporting foi espoliado de mais um título a favor do f c ladrão.
Sporting sempre. Onde vai um vão todos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 23:09

O que esses 'comentadeiros' dizem não é mais que vender a banha da cobra, para consumo dos mais distraídos ou, em alguns casos, dos mais fanáticos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.05.2022 às 12:44

Louvar a coragem com que, em épocas distintas, Dias da Cunha e Frederico Varandas descreveram o plano estratégico do futebol português.
E a eles devemos a introdução de duas palavras no léxico do futebol português, sistema e bandido, que tão bem caracterizam o seu funcionamento e os seus protagonistas.
Por essa assertividade, expressa com grande poder de síntese em duas palavras, é que os destinatários não perdem uma oportunidade para os atacar.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 29.05.2022 às 13:16

Nem mais. O Benfica teve ali uns 4 ou ou 5 anos em que dominou a arbitragem, e o campeonato de 2015/16 foi o maior exemplo disso. O sucesso de que o Taremi se orgulha em enganar os árbitros é uma brincadeira comparado com os mergulhos do Jonas nesse ano.

Mas exceptuando esse hiato, é o Porto quem domina as arbitragens desde os anos 80. Seja por subornos ou por intimidação, como é claro exemplo Artur Soares Dias, os árbitros entram nos jogos do Porto apavorados e sempre que têm 1% de dúvidas decidem a favor destes miseráveis.

Nós, sportinguistas, gostamos sempre de malhar no Benfica, mas nenhum clube é tão corrupto como o Porto e nenhum bandido é ou foi tão poderoso como Pinto da Costa.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.05.2022 às 14:57

"Nós, sportinguistas, gostamos sempre de malhar no Benfica, mas nenhum clube é tão corrupto como o Porto e nenhum bandido é ou foi tão poderoso como Pinto da Costa.".
Há anos que digo que a rivalidade primária, e cega, entre o Sporting e o Benfica foi, e continua a ser, uma das principais razões do sucesso de Pinto da Costa e do Porto.
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.05.2022 às 17:40

Sem imagem de perfil

De Profeta a 29.05.2022 às 20:22

Não se iluda. O Benfica é igual ao Porto.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.05.2022 às 22:46

Não é uma questão de ilusão mas sim de constatação.
Nos últimos 40 anos, os "feitos" de cada um não se comparam. O Benfica tem tentado, e a espaços conseguido, equivaler-se aos das Antas, mas não passa de uma inconstante cópia de má qualidade. Nada se compara à máquina montada pelos portistas.
Convém que a rivalidade histórica e geográfica não nos tire a capacidade de distinguir a verdadeira realidade.
E Frederico Varandas já provou conhecer essa realidade. Como hoje comprovou.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 22:58

O extenso discurso dele, deste domingo, em Carregal do Sal, será publicado aqui amanhã e servirá para debate.
Sem imagem de perfil

De Carlos Falcão a 30.05.2022 às 18:33

O Benfica dominou esses anos porque eles estavam condicionados pelo escândalo do apito dourado e porque Vieira foi buscar Paulo Gonçalves, um especialista em tráfico de influências formado no Porto, que com o filho do major fez do Boavista campeão. Quando foram entalados pelos mails e pelas trapalhadas de LFV, voltámos aos anos 90, onde nem sequer falta a intimidação feita a partir do banco pelo senhor Luís Gonçalves, um homem que já tinha passado por lá nos tempos do apito dourado, um "old school" histérico, que encontrou almas gémeas no SC, no Pepe e no Otávio. Hoje basta fazer bulling durante o jogo e mandar os super Dragões "visitar" os árbitros da região, já nem é preciso "fruta".
SL
Sem imagem de perfil

De Santos a 29.05.2022 às 13:37

Caros Senhores,
Eu sou Benfiquista de coração e serei sempre Benfiquista, mesmo que não concorde com com todo o tipo de comunicação institucional do Benfica desde da era LFV.
No entanto como já afirmei no meu círculo de amigos: "O meu presidente é o Sr Varandas"
Desde da afirmação um bandido será sempre um bandido.
No entanto o expoente máximo de quando me senti totalmente revisto numa única afirmação, fui no jogo do dragão que os jogadores do Sporting foram agredidos por agentes oficiais no recinte (certificados pelo organizador (porto) do jogo).
"Vejo na tribuna Srs presidentes de câmara, ilustres secretários de estado e etc... toda gente vê no entanto ninguém faz nada... esta triste situação resume bem os 40 anos de pinto da costa."
Cumprimentos,
Santos
Sem imagem de perfil

De altaia a 29.05.2022 às 15:03

Caríssimo, reconheço que o seu desabafo tem algum sentido, porém lembro-lhe que os padres e as missas não são ficção, e para além disso negociantes de campeonatos são negociantes bandidos.
Sem imagem de perfil

De Santos a 29.05.2022 às 17:12

Caro Senhor,
Gostaria de endereçar a seguinte questão. O Sr sabe de quem e para quem foi o famoso email dos padres e missas? Foi entre o sr Adão Mendes, à data não pertencia a nenhum cargo ou função direta ou indiretamente da federação ou liga de Portugal (mas sim um ex árbitro) e Pedro Guerra (lamento mas não consigo identificar como senhor), à data director de conteúdos da BTV. Um aparte, só pela existência desta triste figura na BTV resume o meu desagrado com comunicação do Benfica.
Depois o senhor terá tido acesso ao relatório da ERC, onde cabalmente e inequivocamente afirma que os emails foram truncados e retirados do seu contexto de forma a ter uma conexão diantralmente oposta.
A mancha que foi lançada sobre o instituição Benfica nunca será retirada mesmo após todos os casos venham a ser julgados e com resultado da absoluta Inocência da instituição Benfica. É resumidamente por este facto que eu estou completamente revoltado com direcção que presidiu ao Benfica durante este vil ataque ao bom nome da instituição sem terem tido o mínimo de interesse em defendê-lo na opinião pública. A função primária e fundamental dos corpos eleitos para direcção de uma instituição centenária como Benfica é defender e engrandecer o seu bem mais valioso, o nome Benfica.
Por isso nunca irei perdoar o que fizeram e deixaram machar o bom nome do Benfica.

De seguida gostaria de completar o meu post com seguinte post:
"TERRORISMO COMUNICACIONAL É:
- Contactar um hacker amigo de um amigo, com currículo cadastro significativo, para espiar a correspondência privada de outro clube, procurar mensagens susceptíveis de, truncadas, causar o máximo folclore mediático, e servi-las gota a gota, semanalmente, num canal de clube, juntamente com o amigo do hacker e outro imbecil com cara de charolês;
- Criar a ideia de que essas mensagens teriam sido facultadas a partir de dentro do clube rival, para assim abrir no seu seio uma penosa caça às bruxas;
- Reunir com um clube parceiro num hotel de Lisboa para estabelecer uma estratégia comum visando empolar toda a correspondência roubada, servindo-se para isso de contactos privilegiados nas redacções de jornais e estações de rádio e TV;
- Arranjar uma transferência das arábias a um guarda-redes mediano em troca de depoimentos dizendo ter sido alvo de tentativa de suborno pelo clube rival;
- Pagar a dois figurantes para, numa estação de TV (servindo-se dos contactos atrás referidos, e identificados na reunião do hotel), se apresentarem como defesas-centrais brasileiros e alegarem também eles ter sido alvo de tentativa de suborno;
- Encher até à náusea as redes sociais de “trolls”, nomeadamente em sites, blogues e fóruns afectos ao clube rival, semeando crítica destrutiva e extremamente violenta visando dirigentes, técnicos e atletas, sob falsos perfis de "exigentes”, de modo a multiplicar a divisão, a contestação e a descrença nos adeptos, sobretudo nos mais jovens e mais influenciáveis;
- E tudo o que mais se hão de lembrar, pois os criminosos estão sempre um passo à frente do pensamento das vítimas dos seus crimes.
Isto sim, é terrorismo comunicacional, e tem rostos. Não uma simples reunião com representantes de vários órgãos de comunicação social, na qual se apresenta um novo treinador e conversa sobre futebol."

Cumprimentos
Santos
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.05.2022 às 17:51


A verdade é que não existiu apenas esse e-email que nomeia. Houve centenas deles, onde entre os quais os que nomeavam as ofertas aos observadores dos árbitros, observadores esses que formam ainda hoje, a "trave mestra" de todo o sistema corrupto que tem beneficiado, tanto o Benfica como o Porto. O conteúdo retirado pelo Rui Pinto dos computadores do seu clube, corresponde a cerca de 26 gigas!
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.05.2022 às 17:55

Acrescento mais, que o Jorge Coroado denunciou num programa de TV que o Benfica pagava prostitutas aos árbitros. E em seguida dessa denunciação grave, nunca se soube de algum processo judicial motivado pelo seu clube...

Posso-lhe dar o link no Youtube, mas só com a autorização do Rui Gomes.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.05.2022 às 15:32

Santos,
Não podemos negar o caminho seguido, em determinado momento, pelo seu clube, que em nada o dignifica e onde se evidenciam prácticas e atitudes condenáveis, mas é sempre de salientar quando um adepto consegue que a racionalidade se sobreponha à emotividade, permitindo ter a lucidez necessária para valorizar comportamentos, independentemente da origem clubistica.
Cumprimentos
Perfil Facebook

De Eloi Pereira de Almeida a 29.05.2022 às 14:54

Verdades irrefutáveis! Já ouvi as escutas há muito e é incrível como tudo passou sem qualquer consequência!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 23:12

Tantos anos pós facto e continua a ser inacreditável!!!
Sem imagem de perfil

De RCL a 29.05.2022 às 17:26

Varandas voltou a malhar no pinto, no núcleo de Carregal do Sal; mostrou o seu espanto quando o actual secretário de Estado da Juventude e Desporto diz que PdC é "uma referência do desporto nacional"
SL
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 29.05.2022 às 21:31

Está desatualizado o post é que o ataque hoje do Dr. Frederico Varandas foi muito maior
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 21:44

O discurso deste domingo do presidente do SCP será publicado aqui amanhã. Já tenho um post preparado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 22:09

P.S.: Este post nunca estará desactualizado meu caro Fúlvio Amaral. Pode levar adendas, como é o caso do post de amanhã, mas apenas isso.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 29.05.2022 às 22:39

Eu sei que o Rui está sempre atento, se calhar mais do que eu, que estava a ver os sub 17 e o craque Dário Essugo que eu já li num comentário no blog que não vai dar jogador.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.05.2022 às 22:55

Também já tenho um post preparado sobre os sub-17 com um vídeo do golaço do Dário Essugo.

Para ver amanhã...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo