De m1950 a 15.04.2015 às 10:20
Ele não tem estrutura mental para ser jogador de alta competição apesar dos seus recursos técnicos e a sua fantasia. É psicologicamente fraco e não tem nervo competitivo para passar disto , e não tem lugar em nenhum lado em campo , nem a 10 nem a segundo avançado como quiserem , nem a ponta de lança , nem nas alas nem em lado nenhum.
Nenhum dos 3 avançados tem capacidade para ser titular numa equipa que pretenda o título, e o Sporting tem de resolver esta questão para aumentar a competitividade da equipa (nem estou a falar em ser campeão).
É vender os 3 , ou 2 dos 3 , sendo que pelo menos Montero e Slimani devem ser vendidos e com esse dinheiro compra-se um senhor avançado e fica-se com o troco. O Rusescu é o avançado ideal para as condições financeiras do SCP é suplente do Claudiu no St..Bucareste que é também goleador. Prevejo que vá crescer como o avançado que era do Barça B e está hoje na Austria no Salzburg que agora me falha o nome. O Rusescu se for aposta e tiver estabilidade visto que anda de empréstimo em empréstimo , é jogador para marcar 20 golos para cima numa época, não tenho a mínima dúvida disso.
Espero que o Inácio que é "romeno" esteja atento à sua situação.
De Mike Portugal a 15.04.2015 às 11:33
Vamos mas é buscar o Niculae. looool
De Mike Portugal a 15.04.2015 às 11:45
Agora mais a sério. Eu continuo a achar que estás enganado em relação ao Montero. Ele já marcou 10 golos em 1777m de jogo e o Slimani marcou 12 em 2005m. Nesse aspeto até Tanaka é melhor que eles os 2 pois tem melhor racio golo/minutos.
O Montero só irá jogar bem com a equipa assim:
------------- Patricio
M.Lopes P.Oliveira Ewerton Jefferson
------------- Nº6
Carrillo ----- Nº 8 ---------- Extremo
------------- Montero
------------ Tanaka
O nº6 pode ser: Wallyson, J.Mário, A.Martins
O nº 8 pode ser: Wallyson, J.Mário, Gauld, Mattheus, Iuri, Mané
O Extremo pode ser: Mané, Iuri
De Mike Portugal a 15.04.2015 às 11:50
Esqueci-me de acrescentar que este 11 é a pensar na próxima época em que vamos ficar sem Nani e quase garantidamente sem William.
De RRAleixo a 15.04.2015 às 12:37
Concordo com quase tudo o que disse Mike, apenas discordo em Matheus e Mané opção para 8 (extremo que poderá ser 10 no máximo). Gosto de 2 avançados móveis, aliás prefiro-os sempre em relação a um bicho de área mas isto sou eu que gosto de futebol interior, combinações e jogo apoiado.... Podemos sempre continuar a jogar por onde temos menos hipótese de marcar golo, nas alas, assobiando para o ar e culpando o fraco rendimento dos jogadores.
Quem tem Iuri, Gauld, AMartins, Adrien, JMário, Wallyson, William, Palhinha, Chaby, Gelson, Matheus, Montero, Tanaka, Geraldes (o de meio campo) só se for maluquinho é que anda a jogar pelas alas....
SL
De Margil a 15.04.2015 às 12:53
Quase que sou levado a concordar a 100% com RRAleixo . Parece haver matéria prima mais que suficiente para fazer um boa "espinha dorsal" da equipa. E talvez deixe de se justificar ver alguns elementos que parece arrastarem-se em campo, e darem 3 ou 4 voltas para passarem a bola a um colega sem marcação de adversários.
De m1950 a 15.04.2015 às 14:07
Qual é o comportamento sem bola ou sob pressão desse meio campo ?
Viu o que aconteceu no último lance do nosso jogo em Setúbal certo ? Onde William saiu em tabelas pelo meio , depois perdemos a bola , e não havia nem ele nem ninguém para fazer uma falta no último minuto do jogo , recuperaram a passo de caracol , o adversário ganhou o meio como tinha de fazer abriu espaço para o Lupeta entrar , e este por pouco não meteu o seu nome do marcador.
O jogo interior tem destas coisas , jogar pela ala é sempre mais seguro para não expor uma equipa à transição , não é por acaso que os treinadores gostam de meter os 10 nas alas , e os miúdos , querem que o elemento que tenha mais tempo a bola no pé não jogue no centro do terreno, a perder a bola que seja na ala.
Qual é o comportamento do Montero sem bola , já viu que tanto Adrien como William são muito lentos a recuperar certo ? Já viu que Adrien quase nunca dá coberturas certo ? Já viu que William deve ainda muito ao posicionamento para poder jogar mais subido certo? Isto é tudo muito bonito quando imaginamos eles com a bola no pé a tikitakear os adversários mas e depois, como é ?
Com o meio campo do SCP , o único futebol possível para ganhar é jogar atrás da linha da bola , e se for para estender terá sempre de ser pela ala.
Marco quando chegou tentou impor o seu jogo , dizia-se que a equipa jogava bem mas não marcava , e defensivamente deixava a desejar , de que vale criar 5 ou 6 chances de Golo quando tinha lá um Slimani que para marcar um golo com os pés tem de ter muita sorte , ou um Montero que nunca ataca os lances com a agressividade necessária ? O Sporting falhava , e depois quando perdia a bola estava sempre exposto a ser castigado na transição , e acabava por injustamente não ganhar os jogos.
Mesmo dentro desse jogo , a nível ofensivo , faltava verticalidade , e defensivo o que já disse acima. Não há nenhuma estratégia de recuperação de bola possível com jogadores tão lentos, simplesmente com estes não podemos ser uma equipa dominante , e se formos temos de jogar pelas alas.
Na época passada inicialmente também tínhamos jogo interior , depois não deu para mais , e Jardim jogou como todos vimos na segunda volta , que ainda era pior do que jogamos hoje.
Temos talento interno para fazer mais e melhor ? Sim
É uma das pechas de MS , mas como se tira um Adrien para meter um Mallmann de 20 ano , qual é o estatuto que Adrien tem perante o público de Alvalade e perante o balneário para ser sentado por um miúdo da equipa B ?
Há soluções , o melhor médio do SCP sem bola (já o dizia antes de ser propagado) é o Martins , seria o melhor médio de transição possível , sendo que Mallmann seria o mais talentoso.
Tecnicamente que é o que idealizam , o melhor meio campo do SCP seria , William/João Mário , Mallmann e Gauld ... Isto com bola meu Deus. Mas como se pode meter 2 miúdos da equipa B no miolo que sentariam titulares e jogadores com estatuto sendo que alguém teria provavelmente de ser descalçado? Secalhar com coordenação alguns jogadores tinham sido vendidos e haveria espaço para algumas subidas , e quiçá outros fossem contratados , isto é...trabalho da estrutura que não existiu este ano por falta de solidariedade e coesão entre as partes.
Antes como sportinguista que só tem olhos verdes , achei que MS tinha de ir para a rua por estar a queimar recursos , mas hoje quero e espero que fique e deixem-no implementar a sua ideia de jogo , para isso terá de ter coordenação com a direção nas entradas e saídas do plantel e ter direito a perfilar os jogadores pretende para o jogo que pretende.
Em Paços fizemos uma excelente exibição e note para os posicionamentos de Martins e William lado a lado , repare que William não jogou nada , mas tivemos jogo interior , fomos fluidos , criamos muitas oportunidades , dominamos o jogo todo , com e sem bola , anulando por completo uma das melhores equipas do campeonato , mas , mas , mas , mas empatámos...
O MS abdicou já da sua ideia de jogo há muito tempo , o meio campo do SCP é altamente sobrevalorizado , com imensas debilidades para poder assumir e mandar no jogo.
De RRAleixo a 15.04.2015 às 14:48
M1950,
Percebo o seu raciocínio e concordo em parte com ele mas o que é triste é ver principios de jogo a serem correctamente implementados e depois com 2 empates ou 1 derrota muda-se para a tática fácil de treinar, de jogar, apesar de depois se ter menos chances de marcar golos...
Se os principios eram os correctos porque é que à minima adversidade se mudou o rumo e agora é o que temos, um futebol pobre que dá idéia que tá tudo de rastos, sem idéias em que apenas se afunila pelas alas... E volto a dizer com Nani, Carrillo, Jmario, William e Adrien é um crime andar a lateralizar jogo...
WCarvalho pegou na bola tabelou e seguiu pelo meio e perdeu a bola e originou um contra-ataque... Nada mais normal amigo m1950, pouca rotinas a fazer aquele tipo de jogadas, poucos apoios para não levar a iniciativa individual tão longe. E os jogadores vão falhar e irão falhar ainda mais, são humanos, agora se tivessemos insistido nos principios se calhar hoje (em Setubal) essa jogada que se refere não se tinha perdido entre outras....
Diz que as equipas se concentram todas lá atrás e ficamos sem espaço no meio... É por isso que existe a circulação de bola para criar desequilíbrios e até matemáticamente e geométricamente é mais fácil faze-lo recorrendo a metade do terreno de jogo e em zona frontal à baliza (corredor central) do que em 1/4 do campo (1 das alas), longe da baliza e onde só podemos ir em frente ou para o lado de dentro (pouco usado).
Não conheço equipa de sucesso por essa europa fora que jogue pelas alas como nós, mas se calhar os outros é que estão errados...
De RRAleixo a 15.04.2015 às 14:51
E não vejo monstros fisicos em meio campos de barcelonas e afins para seguir a sua opinião que o meio campo do Sporting é permeável fisicamente. Com boa organização colectiva e bom posicionamento, até podiamos ter 3 AMartins no meio campo que ele iria funcionar.
Mas pronto vamos ter que concordar em discordar neste assunto.
SL
De m1950 a 15.04.2015 às 15:23
Não vê monstros físicos , mas vê agressividade na reação à perda e jogadores que individualmente são muito fortes a nível de posicionamento , e isto não existe no Sporting(nos 18 habituais).
De m1950 a 15.04.2015 às 16:04
O Sporting nas primeiras 5 jornadas tinha 3 empates...
O treinador ou mudava o que estava a fazer ou era despedido , e esteve quase. Tentou implementar uma ideia de jogo para a nossa equipa quando era um verdadeiro pano roto.
Jogava alto com uma defesa que não sabe controlar profundidade , com médios muitos lentos e pouco agressivos na reação à perda , com um extremo que não defende nem se disponibiliza , o outro disponibiliza-se mas não sabe defender , e enquanto criava esse volume para 5 oportunidades de golo para os avançados
fazerem um golo ou as vezes nenhum , ainda se estava a habilitar a ser castigado com uma transição ou um lançamento nas costas da defesa , enfim e por aí fora.
Com Jardim por esta altura ainda jogávamos mais hardcore que isto , o Sporting hoje ainda tem nuances ofensivas que entra pelo meio embora o jogo seja concentrado pelas alas , com o Jardim já era 100% pelas alas , e em vez de pobre era paupérrimo. Certamente não via o Sporting em sobressaltos como vemos hoje.
Pode vir qualquer treinador , ou estes jogadores evoluem magicamente ou estamos condenados a este futebol , ou então empatámos todos os jogos e voltámos ao 7º mas a jogar muito bom futebol.
Circulação de bola ? O que joga o Adrien com a bola no pé ?? Não é pobre ? Há criatividade para ultrapassar os blocos adversários ? O João Mário é que vai para cima tirar um drible para desequilibrar uma linha defensiva.
Imagine
Estamos os 2 a defender , e o Mike que é o Neymar vem para cima de nós , eu sou o elemento mais próximo da bola (referência) , você onde tem de estar ? Nunca alinhado a mim para ele não nos meter aos 2 fora da jogada... Os autocarros estão alinhados... e nós não temos essa capacidade de desequilíbrio.
A equipa do Sporting é altamente limitada.
Olhe para o Benfica na reação à perda , ou como são uma equipa que tem permanentemente a bola e nem são uma equipa que mastiga a bola , tem tudo haver com a agressividade de Lima coordenado o Luisão...A maioria das equipas não tem qualidade para sair com a bola em condução , pressionados por 2 avançados são obrigados a chutar , e se o campo estiver encurtado pela linha defensiva eles vão ter sempre a bola(quando os avançados do Benfica pressionam a linha defensiva sobe sempre). Parece que correm muito , mas corre mais a bola que eles.
No futebol não teem de ser monstros ou super-intensos , mas tem de haver agressividade , aliás em tudo na vida tem de haver agressividade.
De Mike Portugal a 15.04.2015 às 15:13
"...recuperaram a passo de caracol , o adversário ganhou o meio como tinha de fazer abriu espaço para o Lupeta entrar , e este por pouco não meteu o seu nome do marcador."
Depois de perdida a bola e de estar na posse deles, o erro maior que permitiu ao Lupeta entrar e chutar foi de Tobias Figueiredo que estava a tapar aquela linha de passe, mas que se deixou arrastar pela corrida de um jogador deles e, deixando assim a linha de passe completamente aberta. Foi burro nesse lance!!!
"...já viu que tanto Adrien como William são muito lentos a recuperar certo ? Já viu que Adrien quase nunca dá coberturas certo ? Já viu que William deve ainda muito ao posicionamento para poder jogar mais subido certo?"
Já sim. Por isso é que nenhum deles está no meu 11.
"O Sporting falhava , e depois quando perdia a bola estava sempre exposto a ser castigado na transição , e acabava por injustamente não ganhar os jogos."
Porque o modelo de transição defensiva do treinador não é o melhor, mas convinhamos que tendo Adrien, Mauricio e Saar na equipa titular também não ajudava muito.
"Em Paços fizemos uma excelente exibição e note para os posicionamentos de Martins e William lado a lado"
Sim, muito por isso de jogar o A.Martins que é, como dizes, o melhor médio defensivo do SCP em termos de inteligência e posicionamento conseguimos conter melhor o ataque deles, tanto que as 2 oportunidades que tiveram foram por erros tecnicos e não por erros taticos. Por acaso esqueci-me de acrescentar o André Martins na minha lista de 6s ou 8s, embora o André para render mais teria que ficar numa linha ao lado do 6 e não há frente como eu desenhei.
Em relação ao Montero, os números desmentem-te. Marca quase tantos golos como o Slimani com menos minutos jogados.
De m1950 a 15.04.2015 às 15:28
Parece-me que não percebeu que eu acho que o Sporting não tem ponta de lança à altura das suas ambições , nem Montero , nem Slimani , nem Tanaka.
A questão dos golos é uma verdade , e principalmente uma equipa como o Sporting que tem o 1º golo sempre muito tardio , e tem imensos mas imensos jogos sem abrir o marcador até ao descanso. Quando esse golo é muito importante , nas primeiras 3 oportunidades 1 tem de ser golo... isso não acontece no Sporting.
Lembre-se por exemplo do jogo com o mesmo Setubal em Alvalade , onde a equipa nos primeiros 30minutos podia tar com 5 golos devido ao volume ofensivo que criou , e só marcou aos 60 ou 70min num lance irregular de William e depois mata o jogo com um pontapé do Montero fora de area. Isto não pode acontecer numa equipa grande , os golos foram o Setubal já a subir no jogo , quando se soubesse mais como uma equipa do Machado por exemplo , poderiam até castigar o Sporting com um empate , isto não pode acontecer numa equipa grande.
De Mike Portugal a 15.04.2015 às 15:33
Concordamos nisso m1950,
Mas vai ter que partir do treinador fazer as alterações necessárias ao modelo para potenciar a matéria prima que tem. Veremos se ele tem unhas para isso. Mas para mim: Adrien tem que sair da equipa de preferencia vendido, William pode ser vendido, Slimani deve ser vendido, vamos perder Nani. Portanto vamos ter que reformular a nossa tatica com toda a certeza.
De m1950 a 15.04.2015 às 16:14
Exato vamos reformular se e só se , houver coordenação , comunicação e solidariedade , e acima de tudo o entender que o Sporting está acima de tudo e todos , seja quem ou o que for.
Ele bem tentou dar o regresso às suas origens em Paços... o que lhe aconteceu ? Pumba empatou...E os jogadores até estiveram bem defensivamente... mas não cumpriram no plano ofensivo ao não matar o jogo e depois houve um erro individual infantil lá atrás de um jogador que havia desperdiçado 2 ocasiões clamorosas.
O Marco não deve mandar na SAD , que é esta quem decide , mas que mostre o que pretende para o seu jogo e deixem-no perfilar os jogadores.