Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Para lá da generosidade

Rui Gomes, em 21.02.24

boaventura.jpg

Um grupo de sócios, do "Movimento Hoje e Sempre Sporting", apelou à direcção do Sporting para utilizar "todos os mecanismos legais à sua disposição no âmbito da justiça desportiva e não desportiva, em instâncias nacionais e internacionais", na defesa dos interesses do Clube. Isto, na sequência da condenação judicial de um agente desportivo por crimes de corrupção.

A recém-condenação de César Boaventura é interpretada por este grupo de sócios como uma infame mancha na verdade desportiva e na integridade das competições do futebol português.

A inércia das estruturas competentes do futebol português exigirá a acção de todos aqueles que procuram esclarecer os reais contornos deste caso, no que concerne às verdadeiras interligações e à assunção de responsabilidades para todos os intervenientes.

Os mais variados expedientes e a habitual conivência por parte dos principais responsáveis do futebol português, não podem continuar a insultar a inteligência dos adeptos.

Texto da autoria de Leão do Norte

publicado às 02:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 21.02.2024 às 09:25

É chover no molhado, não vale a pena insistir.
Em primeiro lugar, o que se pode criticar é a decisão do Ministério Público de, quando acusou o Cesar Malas, não ter investigado ou conseguido achar provas da ligação ao Benfica.
A questão não é o que nós achamos que aconteceu, é as provas que é necessário ter.
Quase que o MP achou que para achar a ligação era preciso uma declaração de LFV com reconhecimento notarial a assumir que tinha encomendado ao Malas a compra dos jogadores. Quando o mais "fácil" seria seguir o dinheiro, i.e, as "ofertas" de vários negócios que passaram a ser agenciados pelo Boaventura, que começaram, só por acaso, em 2016. A título de exemplo, lembro a de Mika, GR do Boavista (na verdade era do Benfica, foi um negócio feito para fintar a lei da proibição de empréstimos) para Inglaterra.
O Sporting na altura fez recurso hierárquico, chumbado naturalmente como o anúncio da água do Luso.
Porque o Benfica é uma instituição, acima dessas coisas terrenas de processos judiciais chatos

Depois, em segundo lugar, e pensando em termos de realpolitik, a Direção atual não tem grande interesse em reavivar um assunto que iria fazer levantar vários fantasmas. E acho que também é fácil perceber porquè.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.02.2024 às 10:18

LG,
A actuação não deve ser pautada pela percepção, ou "certezas", que o seu desfecho terá.
A "falta" de provas é algo sempre muito conveniente. Especialmente quando o conformismo dos lesados se instala.
Sem imagem de perfil

De LG a 21.02.2024 às 10:42

QED
"Depois, em segundo lugar, e pensando em termos de realpolitik, a Direção atual não tem grande interesse em reavivar um assunto..."

O que acho estranho é como nem um jogador dessa época diz alguma coisa.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.02.2024 às 13:21

Leão do Norte, à luz do Direito a "falta de provas" não é uma questão de conveniência. Acredite, se algum dia a prova ou não dos factos for irrelevante para os tribunais passaríamos a ter uma sociedade absolutamente ditatorial e em que basicamente os direitos cívicos não existiriam.

A menos que queiramos ter uma "justiça de café"....

Desculpe o reparo, mas não pude mesmo deixar de intervir. Deduções pessoais, achismos ou "parece-me que....." não podem, por si só, relevar para as decisões jurídicas e mal de todos nós se algum dia deixar de ser assim.






Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.02.2024 às 17:34

Juskowiak,
Porventura interpretou mal o sentido do meu comentário. A mencionada "falta" de provas não sugere a sua irrelevância para os tribunais.
A devida fundamentação das decisões é estruturante de um estado de direito e é essencial para salvaguardar direitos individuais. Como princípio geral é inatacável.

No entanto, o processo de recolha da prova é humano, voluntário, sujeito, como em todas as áreas de actividade, a bons e maus investigadores, bons e maus processos de investigação, bons e maus diagnósticos decorrentes.
Não transformemos um princípio geral estruturante, num acto de proclamação de fé. Confiar sim, mas mantendo um juízo crítico que também serve para "depurar" o sistema.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 21.02.2024 às 18:41

Nem mais. A justiça é feita pelo ser humano e obviamente não é perfeita.
Como em tudo na vida, há bons e maus profissionais e a justiça não é excepção.
Se estivermos a falar do sistema judicial e português, pior ainda.
Como dizia o grandíssimo Professor Gomes Canotilho nas aulas, “o bom senso é um dos princípios básicos do direito “.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 21.02.2024 às 09:29

Na minha opinião o SCP deve intervir porque estamos a falar da época em nos foi subtraído o título nacional.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.02.2024 às 10:23

José Sousa, quanto mais não seja para "publicitar" negativamente o comportamento de todos, repito todos, os intervenientes neste processo.
Há a noção que todos eles são imunes a este tipo de acções. Mas o desgaste que, ao longo do tempo, elas provocam é inexorável.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.02.2024 às 11:01

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De enterra a 21.02.2024 às 11:07

Ó lampião! Estás a comparar a merda com a marmelada! Também queres comparar esse dinheiro com os 335 milhões que o teu clube corrupto mamou ao BES durante 10 anos? E quem os pagou, também sabes quem foi?
Sem imagem de perfil

De enterra a 21.02.2024 às 11:02

Tentar-se reabrir o processo é tempo perdido, porque a Máfia Vermelha quando avançou para a corrupção dos vários organismos do futebol e de outros elementos ligados (ex: os jogadores) sabia antecipadamente, que tinha tudo controlado com a ocupação dos "lugares-chave" dos órgãos da justiça por gentalha sem escrúpulos, que a podiam condenar nos tribunais!
Assim, a FPF e os seus órgãos de Justiça; os Tribunais Cível e Criminal; Tribunais da Relação e Superior de Justiça, estão todos metidos dentro do seu "bolso". Desses lados não há mais nada a esperar, infelizmente, mas se for para realçar ao máximo a corrupção vergonhosa dessa cambada, que faz "justiça" contaminada pela CLUBITE fanática por um clube corrupto, borrifando-se pas as Leis da República e que deviam respeitar e aplicar em nome do povo Português...acho que sim!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.02.2024 às 18:16

" mas se for para realçar ao máximo a corrupção vergonhosa dessa cambada, que faz "justiça" contaminada pela CLUBITE fanática por um clube corrupto, borrifando-se pas as Leis da República e que deviam respeitar e aplicar em nome do povo Português...acho que sim!"

A "publicidade" a este tipo de práticas e a estes sujeitos é sempre importante.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.02.2024 às 11:04

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De enterra a 21.02.2024 às 11:39

Quem alterou os resultados desportivos dum campeonato passados 70 anos, foram o teu orelhas mais o merdail presidente da FPF em 2006, para roubar ao Sporting e incluir no palmarés vergonhoso do teu clube corrupto 3 campeonatos. Vê bem aqui em baixo, onde esses dois corruptos eliminaram os últimos 4 campeonatos de Portugal, para validar uma "liga" que foi experimental oficiosa como se fizesse parte do campeonato Nacional da 1ª. divisão que começou verdadeiramente na época 1938/39 e não em 1935/36, como esses dois vigaristas falsificaram!

CAMPEONATO DA I LIGA

1938 Benfica Porto
1937 Benfica Belenenses
1936 Benfica Porto
1935 Porto Sporting
------------

CAMPEONATO DE PORTUGAL
1938 Sporting Benfica
1937 Porto Sporting
1936 Sporting Belenenses
1935 Benfica Sporting
Sem imagem de perfil

De enterra a 21.02.2024 às 11:58

Lampião, informa-te aqui:


http://recordesdabola.blogspot.com/2006/12/sintese-histrica-do-futebol-portugus-o.html
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.02.2024 às 12:38

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Pedro Casimiro a 21.02.2024 às 13:34

Ficou provado em tribunal que voces ganharam pelo menos um campeonato com recurso à corrupçao. O que surpreende um total de 0 pessoas dado que a vossa historia esta cheia de esquemas, batotices, falcatruas das mais variadas.
Voces sao um clube corrupto, até ja a vossa massa adepta desdentada, acéfala e bebedora de vinho de pacote o aceita naturalmente.
Um clube sujo, onde a partir de agora vai sempre pairar a nuvem de suspeicao se as vitorias sao reais e baseadas no merito ou se foram "facilitadas".
Sem imagem de perfil

De enterra a 21.02.2024 às 13:38

És burro e teimoso! Não houve nenhum campeonato da Liga!
Essa tal Liga que era uma prova oficiosa, para se ver que seria possível criar um campeonato nacional com duas voltas, foi disputada no mesmo período que o campeonato de Portugal, entre 1935 e 1938!

Se tens duas gramas de inteligência, vês em cima a lista das duas provas, uma oficial que era o campeonato de Portugal e a outra, a tal liga, que era experimental. Mas alguma vez se viu duas provas disputadas simultaneamente para dar o título de campeão nacional?

Ninguém reconhece isso? Mas é evidente para todos os que não são corruptos e que não aceitam que se modifique os resultados dum campeonato 70 anos depois!

Toma nota no que está escrito aqui sobre as tais Ligas:

"O Campeonato das Ligas...

Em 1935 surgem os Campeonatos das Ligas (I e II), sugeridos pelos jornais da época, depois de clamorosa derrota com a Espanha.
Estes torneios foram organizados a título experimental para estudar a sua viabilidade económica, sem prejuízo do Campeonato de Portugal.

http://recordesdabola.blogspot.com/2006/12/sintese-histrica-do-futebol-portugus-o.html"

Está bem escrito organizadas "SEM PREJUÍZO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL"

Compreendeste? Mas não foi isso que os dois corruptos (Vieira e Madaíl) fizeram em 2006, pois violaram o que foi escrito na ACTA saída do AG da F.P.F em 1938 e ROUBARAM o Sporting, tendo decidido tudo na secretaria, sem sequer consultar a AG da FPF, para enriquecer o palmarés vergonhoso do teu clube!

E como os apoias...és como eles! Corrupto!
Sem imagem de perfil

De O fala verdades a 21.02.2024 às 13:45

Lampião,p.p.es a v.p.inteiro, atrasados
Sem imagem de perfil

De O fala verdades a 21.02.2024 às 13:43

Vocês inventaram três campeonatos ,,mais de metade dos campeonatos ganhos com roubalheira, não consegues ganhar um campeonato limpo, noutro pais ja tinham descido aos distritais
Sem imagem de perfil

De José Silva a 21.02.2024 às 11:55

A partir da altura em que o Ministério Público põe o clube do regime de lado em relação a este processo, não há muito mais a fazer. Que eles ( benfica), na pessoa de F. Vieira, andaram a corromper tudo e todos, pessoalmente não tenho a menor dúvida.Aliás, o Sporting ainda há dias se não me engano, enviou cá para fora, um comunicado sobre este processo, e só ouvimos praticamente de todos, um silêncio " ensurdecedor" sobretudo das instâncias desportivas nacionais...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.02.2024 às 12:35

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De enterra a 21.02.2024 às 13:58

O Sporting nunca foi o clube do regime estúpido! O Sporting construiu o seu estádio nos terrenos dados pelo fundador e vocês construíram o vosso primeiro com os terrenos dados pela C.M.Lisboa!

O novo, que construíram há 20 anos, vocês vigarizaram a C.M.Lisboa em 65 milhões de euros, como foi provado por um inquérito da PJ e que foi arquivado pela justiça! Lê aqui:

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/benfica_quotajudadoquot_em_65_milhotildees_conclui_pj

Já no caso CALABOTE vocês foram ilibados. porque a justiça fascista vos protegia, pois o vosso clube tinha como adepto um tal Salazar! Recordas-te ou nunca ouviste falar dele? Também foi uma pérola!

O Sporting tudo o que ganhou nunca ficou sujo com vouchers. e-emails, mala ciao, saco azul e portanto vocês tudo têm feito para arrastar o Sporting para o lodo onde estão enterrados até às orelhas. O tal Cashball foi o último e mesmo assim o denunciador e principal figura do caso confessou-se arrependido no tribunal e disse que lhe tinham pago para acusar o Sporting! Ele o tal Paulo Silva, que está metido no processo do Saco Azul, acusado pela PJ de ter servido de intermediário com a sua conta bancária, para a Benfica SAD pagar aqueles a quem subornou como por exemplo o ex-árbitro Bruno Paixão!

No teu clube corrupto, como se tem visto desde há muitos anos, é tudo gente boa!
Sem imagem de perfil

De enterra a 21.02.2024 às 14:23

Acrescento mais este link do YOUTUBE, para completar a informação ao lampião drogado pela propaganda lampiónica .

https://youtu.be/soxIZsCV7SU
Sem imagem de perfil

De RCL a 21.02.2024 às 14:40

Não vale a pena perder tempo com isto, o resultado será o de sempre. Eles, os corruptos, sempre tiveram as costas quentes(vide frequência da tribuna de honra da luz).

Salazar era benfiquista, talvez por interesse político. Quando o Inter de Milão quis comprar Eusébio, o homem de Santa Comba chumbou o negócio para não desfalcar "o seu Benfica".
Sem imagem de perfil

De enterra a 21.02.2024 às 15:19

Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 21.02.2024 às 15:19

O Sporting reagiu, veja-se o comunicado, não se ignorou o assunto, apesar do Pintinho da Costa ter mandado as suas bocas (mais para nível interno que outra coisa). O que pode estar em discussão é se se devia ter ido mais longe no comunicado, já que não se pode imiscuir no trabalho da Justiça.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo