Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

steaua-bucuresti-sporting-cp_large.jpg

 

Muito satisfeito pelo resultado final e pela qualificação para a fase final da Liga dos Campeões, mas confesso que cheguei ao intervalo irritadíssimo com a equipa.

 

O Sporting entrou em campo a fazer precisamente o que era exigido; assumiu a iniciativa de jogo, colocou enorme pressão no Steaua e marcou o tão desejado golo. Até este ponto, uma exibição praticamente imaculada.

 

Com a vantagem no marcador, notou-se imediatamente a equipa baixar o ritmo de jogo e a intensidade, os erros começaram a surgir e, inevitavelmente, acabou por sofrer o golo do empate. Sentiu-se a intranquilidade da equipa a partir deste ponto e até no início da segunda-parte, com o Steaua então a assumir a iniciativa de jogo.

 

Como sempre, no futebol, os golos resolvem tudo, e assim  foi que sensivelmente no espaço de cinco minutos o Sporting marcou dois golos, através de Marcus Acuña e Gelson Martins, e tanto o jogo como a eliminatória ficaram resolvidos. O quarto golo leonino, por intermédio de Bas Dost, apenas selou o marcador definitivamente. Battaglia com o quinto golo, já eu escrevia esta crónica.

 

A equipa leonina entrou em campo com Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão; Rodrigo Battaglia e Adrien Silva; Gelson Martins, Bruno Fernandes e Marcus Acuña; Doumbia.

 

Suplentes: Salin, Tobias Figueiredo, Petrovic, Iuri Medeiros, Bruno César, Alan Ruiz e Bas Dost.

 

Não crítico a opção de Doumbia em detrimento de Bas Dost, mas sinto muita curiosidade em ouvir a explicação de Jorge Jesus, que decerto enaltecerá a sua decisão.

 

Não se esperava uma goleada depos do primeiro jogo em Alvalade e, ainda menos, quando se chegou ao intervalo, mas tudo bem que acaba bem. Alguns jogadores em muito bom nível, a exemplo de Adrien Silva, Bruno Fernandes e Gelson Martins.

 

O Sporting vai assim para o pote 4 do sorteio para a fase de grupos da Champions - a ser realizado esta quinta-feira às 17h00 - e veremos então que "tubarões" nos vão sair. Pela composição dos potes, é praticamente garantido que serão todas equipas fortes.

 

ADENDA: A explicação de Jorge Jesus para a aposta em Doumbia:

 

"Fazia parte da estratégia. Nestes jogos, quando jogas com os mesmos, corres dois perigos. Um deles é físico, que os jogadores podem ficar mais próximos de ter lesões. O Bas Dost é um jogador que temos de saber defender pela sua estrutura física. O Doumbia dava segurança, mais velocidade com bola. Perdemos nuns aspectos, ganhámos noutros. Quero realçar o excelente jogo dos jogadores. Na Champions não podes cometer erros - cometemos um e sofremos golo".

 

Respeita-se a decisão estratégica. Uma aposta arriscada que acabou por dar resultado, e quando assim é não há nada a criticar.

 

publicado às 05:25

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


57 comentários

Sem imagem de perfil

De Pastor a 23.08.2017 às 21:51

Jogo muito bem conseguido do SCP. Gostei da exibição apesar de a espaços (mormente nos ultimos 20 minutos da primeira parte) haver uma certa falta de discernimento.

A opção do Doubia em lugar do Bas Dost creio ter sido tactica para melhor aproveitamento da velocidade dele contra uma certa dureza de rins da defesa do Steua mas posso estar enganado.

Estou deveras satisfeito com o resultado e com a exibição. Golos por parte de vários jogadores o que considero importante. Parece nesta época não haver tanta dependencia de Bas Dost. Grande parte dos golos foram bolas para as costas da defensiva do Steua. Gostei deste aproveitamento.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2017 às 22:04

Caro Pastor,

Agradeço a sua outra intervenção, pelo imbecil que tem o mau hábito de aparecer aqui. Ao apagar a estupidez dele, a sua resposta foi arrastada automaticamente.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 23.08.2017 às 22:30

Eu é que agradeço a sua moderação caro Rui Gomes. Gostei da sua analise ao jogo. Que o SCP nos permita muitas mais alegrias. Quanto á minha resposta só fazia sentido estando cá a imbecilidade do outro sujeito sem personalidade juridica. Prefiro não estar nenhuma das duas.

Força para a continuação deste blog,

SL.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 24.08.2017 às 14:50

Sim, mas ainda assim JJ consegui-me irritar ao apostar em Bruno César, com 4-1 e 10min para jogar em vez de dar minutos e confiança a Iuri Medeiros. Ou seja apostar num jogador que não vai trazer nada de novo em vez de Iuri que ainda pode trazer algum retorno financeiro. Falou-se de 5milhões do Krasnodar, depois 10milhões... Com muita pena minha, mas começo a pensar que se oferecerem 10milhões é melhor vender, pois temo que com JJ não tenha muitas hipóteses de brilhar.. a menos que Bruno César saia...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2017 às 15:03

A outra alternativa é novo empréstimo, para ele poder jogar com regularidade. Neste momento ainda não está valorizado o suficiente para justificar uma venda, mas vai ser difícil ele ter muitos minutos com Jesus. Talvez na Taça da Liga tenha maior oportunidade.
Sem imagem de perfil

De Luis a 23.08.2017 às 21:56

Parabéns por este resultado e pela entrada na fase de grupos. Mas contra um adversário com muitas debilidades. Mal seria se o Sporting não passasse. E foi sobre esta equipa que o treinador do Sporting disse que era uma grande equipa na Europa tendo inclusive relembrado que O Steaua já foi campeão europeu. Comparar o Steaua desse tempo com o de agora é, a meu ver, uma barbaridade !

Bruno Fernandes - um verdadeiro espetáculo. Ele e Gelson on 2 melhores em campo hoje.

Continuo a não gostar de Batagglia - demasiados passes falhados. Não me parece jogador para o Sporting.

Aliás, o Sporting nas últimas épocas, tem feito demasiadas contratações que são enormes fiascos. Não é um ou outro jogador... são vários.

E continua a ver-se muitas falhas nas combinações de passes. Para um treinador com um nível salarial como tem este treinador, tem que se exigir mais !

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2017 às 22:05

Caro Luís,

Pelas mesmas razões que já expliquei ao leitor Pastor, também agradeço o seu outro comentário.
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 23.08.2017 às 22:07

R Gomes:
Aos Adrien Silva, Bruno Fernandes e Gelson Martins proponho que adicione o Picini e o Coentrão (crescem de jogo para jogo!!), e o Battaglia (o que o homem corre!!).

A comentadoria lampiânica da SIC e da TVI está a fartar-se de gaguejar e tentar arranjar alguém que tenha jogado mal ou outra coisa qualquer (sorte?) que a ausência de "celulinas cinzentas" há quem chame neurónios lhes permitem!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2017 às 22:09

Estiveram bem, sem dúvida, mas na minha opinião não ao nível dos outros três.

Mas aceita-se...
Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.08.2017 às 22:17

JJ teve uma aposta audaciosa... e ganhou. Doumbia foi o avancado certo para a tarefa inicial, e quando Bas Dost entrou beneficiou de estar mais fresco.

Os reforcos este ano finalmente voltam a ser de muito bom nível.
Battaglia retira-nos precisao de passe (William é imbatível nisso) mas ganha em agressividade na ocupacao de espacos.
Piccini é afinal um upgrade na posicao de lateral-direito. Esperemos que dure mais do que o arranque de temporada.
Coentrao parece decidido a calar os críticos. E empresta uma calma à equipa... faz falta ter jogadores com experiencia ao mais alto nível. Veremos se os níveis físicos se aguentam.
Bruno Fernandes... no comments needed.
Doumbia será alternativa a Bas Dost sempre que for necessário. Tem outras características e poderá ser muito útil ao nosso clube.
Acuna é um jogador de nível superior; esperemos que o Iuri Medeiros consiga ter minutos qb.
Mathieu parece-me também um bom reforco, apesar de ser também um jogador menos rápido do que Semedo.
Com a venda de William teremos que fazer figas para que Petrovic chegue para as sobras de Battaglia (que vao acontecer).

O que mais me agrada é ver um colectivo solidário e com muito mais nervo do que em 2017-18. Toda a gente parece unida e sem prima-donnas (comparar com 2016-17). Os emprestados Doumbia e Coentrao estao integrados no grupo de forma totalmente diferente do que Markovic e Campbell estiveram o ano passado.
Isso reflecte-se nos comentários que os jogadores fazem na flash interview e no que JJ diz. Geralmente costuma ser o apanágio das equipas bem-sucedidas.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.08.2017 às 22:19

*com muito mais nervo do que em 2016-17
Sem imagem de perfil

De Leão do campo a 23.08.2017 às 22:18

Beijinho no ombro das invejosas.
E apoiem esse ricardo leão que vai ser o próximo saco de pancada em vez do city lion....

Isto se não for também para a apanha de caranguejo no Canadá.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.08.2017 às 22:22

Nao há necessidade... todos ficamos muito contentes pela exibicao, pela goleada e pela passagem à fase de grupos. Matando um borrego - há quase 20 anos que nao conseguíamos passar um playoff de acesso à Champions League. Arre!
Sem imagem de perfil

De Pastor a 23.08.2017 às 22:23

A sério? O SCP goleia e o comentário que tem é de bota abaixo um cronista? Benza-o Deus moço.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2017 às 15:05

leão de campo,

A profundidade intelectual do seu comentário é estrondosa. Fica para os anais históricos do blogue. Lamenta-se tanta ignorância...
Imagem de perfil

De PSousa a 23.08.2017 às 22:58

Estou mesmo contente com este jogo!
20 minutos de luxo a cair em cima deles, depois "pararam" (como o Rui diz até irritaram) e à grande exibição de Bruno Fernandes só tenho de lhe fazer um "aponte" a ganhar 1-0 com um ataque em progresso não se para e depois se passa a bola a um colega, ainda mais Piccini, que estava com dois jogadores e que perdeu a bola que deu o contra-ataque do golo adversário...Não havia necessidade!
De resto vi em grande forma, Gelson, Bruno Fernandes e Battaglia.
Dumbia até foi uma boa aposta para cair nas costas da lenta defesa do Steaua.

PARABÉNS ao Sporting pelo jogo, pela vitória e pela entrada na CHAMPIGNONS.. ó porra enganei-me, será que posso enganar-me?
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 23.08.2017 às 23:33

No golo do Steaua aconteceram 4 situações muito raras de acontecerem e em sequência .
1- Piccini perde a bola de forma infantil e fica-se
2- Coates faz um passe para o adversário
3- Mathieu entra atrasado no corte atacando o lance ficando a geito á finta para as suas costas.
4- Coentrão nao acredita no ressalto á defesa do Patrício e abre a zona central da area onde apareceu nas costas o marcador do golo que só teve que encostar .

Isto dificilmente voltará a suceder , 4 abordagens seguidas mal interpretadas pelos jogadores.
Os Deuses tentaram!!!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2017 às 00:32

A realidade é que a equipa acusou o golo, já depois de ter reduzido o ritmo do jogo, inexplicavelmente. Até gostava de saber se foi uma reacção natural dos jogadores ou se foi por ordens de Jorge Jesus. De qualquer modo, permitiram ao Steaua entram num jogo em que eles andavam completamente abafados até esse ponto.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 24.08.2017 às 01:00

Na minha ideia , após o primeiro golo os nossos jogadores refrearam a pressão lá na frente , o facto do Steaua ter que marcar já 2 golos pesou no seu sub consciente ,afinal é normal que Guimarens tenha deixado algumas marcas físicas e houve ali uma descompressão que até prova a forma displicente que alguns jogadores abordaram nessa fase do jogo alguns lances e num deles resultou o golo do empate.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2017 às 09:35

Não houve instinto de matador quando o Steaua estava encostado à parede.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2017 às 15:09

Ainda... o problema é que com o que o Julius chama "descompressão" começaram a surgir erros, alguns dos quais que levaram ao golo do empate e, sobretudo, permitiram ao Steaua entrar no jogo. A coisa não estava "rosas" ao intervalo, apesar do que eventualmente ocorreu na segunda-parte.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 24.08.2017 às 18:24

Eu tambem tive momentos que me irritei bastante naquela fase apos o nosso primeiro golo.
A equipa tem que crescer ainda em varios aspectos que determinem o contrôle do jogo e nao se deixem cair a pique colocando-se a geito ao risco de deitar tudo a perder.
Essa é sem duvida a parte mais negativa e preocupante ainda existente na equipa.
Nao vou branquear essa realidade.
Mas à margem de crescimento ainda é total.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2017 às 18:30

Já era de esperar que o Steaua reagisse ao nosso golo, mas o que me exasperou foi ver a nossa equipa reduzir o ritmo e a intensidade espontaneamente logo após o golo. Isto, quando eles estavam mesmo a "pedir" a machadada final. Devíamos ter mantido a pressão e ir atrás do segundo golo.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 24.08.2017 às 18:38

Quando um elemento "cai" os outros caiam por arrastro e aí faltou a voz de comando, falhou a voz de Adrian nesse momento ,imagino porque no limite da fatiga.
Esses aspectos negativos ainda me preocupam porque fazem com que a equipa oscille entre o céu e o inferno.
Tudo pode passar!!
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 23.08.2017 às 23:21

Boa noite

VIOLA NO SACO

Nao comentei o jogo com o Guimarens porque na minha opinião o Sporting ainda estava a meio do enorme teste bipartido que a correr mal teria seguramente consequências negativas para toda a época.
Escrevi após o empate em Alvalade com os romenos que sería esse (este) o momento em que o balneário tería que demonstrar se estava ou não com o treinador e foi dada a resposta de forma clara e sem espinhas..
É dos momentos que maior prazer me deu em meter a minha viola no saco depois das fortes criticas e desconfiança que apresentei antes deste primeiro grande teste da época .
Agora já pode dizer-se que o Sporting passou com distinção .
O treinador aliviou substancialmente a carga de pressão que já estava a acumular-se sobre a sua cabeça e voltou a ganhar crédito perante todos nós.

Em Guimarens foram imperiais e hoje, mesmo com uma primeira parte jogada por vezes de forma estranha apos o 1º golo , Piccini , Coates e Mathieu entraram mal no jogo fizeram depois uma 2ª parte ao nível do Sporting que ambicionamos .
Gelson e Fernandes deram cabo dos romenos e do sonho pelo chorudo premio que iriam ganhar caso eliminassem o Sporting , num só jogo ganhariam mais do que irão ganhar em toda a época.
Adrian deu uma temenda estabilidade e confiança para que os colegas da equipa jogassem com a tecnica que possuem.
Que pena William ter que ir , que trio seria aquele maio campo com ele , Adrian e Fernandes apoiados com 2 extremos de luxo.
Jesus alcançou o que queria ter 2 extremos na equipa (Acuna e Gelson) que desçam a fechar na ajuda aos 2 laterais , tem sido esse um dos segredos porque o Sporting passou a sofrer menos golos e ser mais compacto a defender.

Com a passagem á fase seguinte e com a garantia dos 15Milhões volto á minha ideia inicial que o Sporting vai trazer mais um avançado de caratrísticas tecnicas evoluídas no segurar a bola , extremo ou 2ºavançado. ( volto a insistir que o Sporting deveria trazer da Roménia mais qualquer coisa .....aquele 7 do Steaua , que jogadorzaço!!!!

Agora á que descansar para atacarmos o Estoril , o adversário mais dificil a defrontar agora é o Estoril.
Parabens a todos os jogadores e tecnicos por estas 2 excelentes vitórias.



Imagem de perfil

De PSousa a 23.08.2017 às 23:37

Acho que vinha o 7 e o 12 (Defesa Esquerdo), o que marcou o golo!
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 24.08.2017 às 00:17

O defesa esquerdo (brasileiro) vai ter pesadelos com o Gelson durante as proximas semanas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2017 às 00:29

O presidente do Steaua, a quem não falta dinheiro, disse esta semana que quem quiser o #7 é "só" 20 milhões!
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 24.08.2017 às 00:53

E comprou-o por 2 milhoes.
O mais curioso é que este jogador foi inclusive oferecido a clubes portugueses e ninguem o quis .
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 24.08.2017 às 08:26

Rui salvo erro os 20M€ seriam se passa-se à fase de grupos caso não acontece isso o preço seriam 10M€ ... sim o homem disse isto :)
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 24.08.2017 às 09:48

Eu dava já os €10M e vendia o Allan Ruiz e o Doumbia se fosse preciso.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 24.08.2017 às 09:50

Que exagero Mike :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2017 às 10:06

Haverá alguma não transparente explicação sobre este jogador. O Steaua é o seu sexto clube desde os 19 anos e ainda só regista 7 internacionalizações pela Roménia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.08.2017 às 23:21

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 23.08.2017 às 23:59

Comentar depois da hora de jantar é o que dá. O problema é que gajos como tu votam.

Vá rapaz vai lá dormir e amanhã vai ver como te podes matricular nas novas oportunidades para acabres essa quarta classe.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 23.08.2017 às 23:59

Comentar depois da hora de jantar é o que dá. O problema é que gajos como tu votam.

Vá rapaz vai lá dormir e amanhã vai ver como te podes matricular nas novas oportunidades para acabares essa quarta classe.
Sem imagem de perfil

De Puro a 23.08.2017 às 23:29

Até a noite de hoje temos um grande plantel, que nos obriga a ser campeões, mas vamos aguardar até ao fecho do mercado. Era bom que não saísse nenhum craque.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 24.08.2017 às 08:51

Para além da passagem e dos 15M€ o dia ontem significa que o William só sairá por um valor próximo da Clausula.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2017 às 10:09

Creio que o valor já foi estipulado nas negociações. Este impasse, para mim, não faz sentido algum, especialmente com o William a não jogar. Acho que a gestão deste caso tem sido absurda.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 24.08.2017 às 10:22

A leitura que faço é:

- O SCP já definiu o valor;
- Os Hammers estão a tentar fazer valer o acordo que se diz já existir com o William;

Caso o SCP não o venda recusando a proposta dos Hammers o William terá direito a receber um valor significativo do SCP (foi o que ficou definido na última renovação do contrato do William).

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2017 às 10:28

No mínimo, verá o seu salário subir significativamente.

Mas a gestão tem sido absurda. Se tivéssemos sido eliminados, as críticas hoje seriam impiedosas.

P.S.: Não acredito de modo algum que ele esteja lesionado.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 24.08.2017 às 10:42

Sobre o salário não sei Rui mas que está prevista uma compensação caso o SCP recuse propostas acima de um determinado valor está.

Se tivéssemos sido eliminados muito provavelmente estaríamos já hoje a dizer adeus ao William.

Salvo erro li não me recordo agora onde, mas foi por opção técnica a não convocatória do William o que para mim faz "sentido" (entendo o porque) embora não fosse desejável que assim fosse, mas a força do €€€ mexe com a cabeça de todos, William não será exceção.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 24.08.2017 às 11:13

Se existir uma proposta real de 35M e o Sporting decidir nao aceitar dara 5M ao William é esse o acordo.
Imagem de perfil

De PSousa a 24.08.2017 às 12:49

Entretanto o Chelsea entra na corrida.
O russo que abra a bolsa recheada e que nos pague bem.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 24.08.2017 às 18:29

O russo perdeu milhoes com a desvalorizaçao da moeda na Russia .A sua fortuna foi drasticamente reduzida .
Nao haverá ,seguro, extras para dar ao Sporting.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo