Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Paroles, paroles, paroles

Naçao Valente, em 07.01.20

radio-futebol.jpg

Quando ainda na infância tomei contacto com a língua francesa havia um texto no livro oficial que me atraía quer pela sonoridade, quer pelo conteúdo. Tinha o título "Paroles, paroles, paroles".

Este texto veio-me à lembrança a propósito de certo "lupemproletariado do futebol". Isto é toda essa gente que come das muitas migalhas que caem da sua farta mesa, ora como comentadores profissionais de clubes, ora como jornalistas pretensamente isentos. Eles vivem de palavras, respiram palavras, com as quais rendilham opiniões, fazem juízos, destilam sabedoria, arriscam previsões, especulam. No fundo arrotam "postas de pescada" numa expressão mais brejeira.

Os comentários que se ouviu após o Sporting-FC Porto, para além das peripécias do jogo, bem espremidos, trazem pouco sumo, ou seja conteúdo irrelevante. Palavras, palavras, palavras. Eis alguns exemplos: quererão os melhores activos do Sporting, dizem, continuar no Clube quando já não há nenhuma motivação para jogar, por já estar afastado de títulos? E a resposta é indubitavelmente, não. E na mesma linha de raciocínio decretam que foi-se o campeonato, foi-se o segundo lugar, foi-se a Taça de Portugal, a Taça da Liga enfim, e a Liga Europa há-de ir.

Para não cair no mesmo erro e porque não gosto de discutir questões de "lana caprina" apenas me interrogo a quem interessa este destilar de verborreia futurista. Ao desporto, ao futebol, aos clubes ? Se neste país ou noutro há dois ou três títulos para ganhar, por três ou menos clubes, porque e para que jogam todos os outros? Os jogadores de grande qualidade que jogam nos clubes que não ganham títulos, andam todos desmotivados?

IMG_1094Thumb,0.jpg

Outro aspecto que me parece irrelevante e até ridículo tem a ver com previsões baseadas numa determinada lógica. Ora se há actividade onde a lógica é deveras  falível é no futebol. Lembro-me destes encartados da "ciência futebolística" terem posto "de caras" fora da final da Taça da Liga o Sporting, exactamente pela mesma lógica discursiva.Enganaram-se redondamente, engoliram o sapo, mas continuaram no mesmo registo.

Crucificam-se jogadores porque erram, treinadores porque perdem, dirigentes porque se enganam, mas estes "entertainers" são intocáveis. Inventam, erram como ninguém, mas nunca caem do pedestal comunicativo. Talvez porque nada produzem. São, por exemplo, como os notórios críticos literários que nunca escreveram um livro, nem o sabem escrever, mas arrasam quem o faz.

E as discussões sobre as arbitragens, senhores? Dão vontade de rir para não chorar. São sempre moldadas pelas bitolas do clubismo. E a apreciação dos penáltis? Os expert, os ex-árbitros, são grandes contorcionistas, na justificação do que querem provar. Dou como exemplo a última jornada. Nos lances "duvidosos" nos jogos do Benfica e Porto, tanto podiam ser como não ser, concluíram. É questão de critério pessoal. Pois, à conveniência...

E a continuação da selvajaria levada para os estádios pelas claques organizadas ou "não organizadas"? Repúdio e mais repúdio. Mais conversa fiada. Acção zero. Uma vergonha sem limites, com a inércia dos clubes, com a apatia dos órgãos oficiais e do Governo. 

Diz um ditado: "quem não tem mais nada para fazer, faz colheres". Entendo o sentido, mas as colheres ainda servem para alguma coisa. Agora este "lupem" que gravita à volta do futebol que ocupa horas e horas de debates "inúteis" para que serve?  Circo, sem pão?

publicado às 11:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 07.01.2020 às 11:52

Excelente texto.
Concordo completamente consigo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.01.2020 às 12:02

Obrigado Hugo Gomes, pelo comentário. Saudações leoninas.
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 07.01.2020 às 12:16

Só faltou acrescentar os bloggers....
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.01.2020 às 12:40

Robbie Fowler

Muita oportuna observação. Não é que me esquecesse deles, mas o texto estava a ficar longo, o que não convém nestes espaços.

Mas aproveito a deixa para fazer breve referência. Os bloggers, incluindo os que publicam e os que comentam assemelham-se de certo modo aqueles que refiro, mas com uma grande diferença, com uma ou outra excepção: não tiram qualquer proveito económico dessa participação.

A "malta das redes sociais" nas quais me incluo,também se pronuncia sobre tudo, muitas vezes sem saber de nada. Por exemplo leio aqui no blogue apreciações ( e não são das piores ) de bradar aos céus. A propósito do último jogo Sporting/Porto, que até é um assunto concreto e objectivo, li análises que considero sem nenhum. sentido. No entanto, é justo dizer, que também, aparecem textos muito interessantes.

Estas análises comparo-as com conversas de café, que servem para fazer catarse, mas não têm, na minha perspectiva, o mesmo impacto, nem as mesmas consequências.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.01.2020 às 11:52

Muito bem, ao nível do que nos tem habituado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.01.2020 às 12:04

Obrigado, mas tem de se identificar. Regra do blogue.
Sem imagem de perfil

De Jorge Pereira a 07.01.2020 às 12:57

Caro Nação Valente

Revejo-me totalmente no seu post, incluindo a adenda relativa aos bloggers. Parabéns.

Bom ano a todos
Saudações Sportinguistas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.01.2020 às 13:24

Jorge Pereira,

Obrigado.

Saudações Sportinguistas
Imagem de perfil

De Greenlight a 07.01.2020 às 13:55

Caro Nação Valente,

Não há de facto "pachorra" para ouvir esses palradores nos tais "debates inúteis". Já adoptei a "táctica" de mudar de canal, para ver um filme, ou um jogo da NFL ou simplesmente usufruir do Silêncio mas que não seja o Silêncio dos Inocentes, em inglês "The silence of lambs" e muito menos que seja a "lamb to the slaughter".

SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.01.2020 às 17:09

Caro Greenligt,

Já somos dois e haverá muitos mais, a mudar de canal. É uma perda inútil de tempo. Por mim ficavam a falar sozinhos.

SL

Sem imagem de perfil

De antonio a 07.01.2020 às 13:55

Excelente texto. Para mim um problema ESSENCIAL do futebol nacional é a imprensa desportiva.
Arrastam polémicas vergonhosas até à exaustao e dao tempo de antena a tipos NOJENTOS como Pedro Guerra, Francisco J Marques e muitos muitos outros.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.01.2020 às 14:43

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.01.2020 às 15:09


António,

De acordo, mas desses não espero outra coisa. Esperava um comportamento mais comedido é dos jornalistas/comentadores, que à sombra do direito de opinião traçam cenários que apenas têm sustentação na sua cabeça.
Sem imagem de perfil

De antonio a 07.01.2020 às 15:22

Nacao Valente, alguns desses jornalistas vendem-se a certas linhas editoriais a troco de um chocolate. Os comentadores entao fazem disto um modo de vida.
Sem imagem de perfil

De Pedro Piedade a 07.01.2020 às 15:32

Citou os nojentos azuis e vermelhos. E então os nojentos verdes?
Sem imagem de perfil

De antonio a 07.01.2020 às 15:43

Meu caro,
eu sou benfiquista e apenas referi dois nomes de personagens nojentos. Tambem os há afetos ao Sporting e nao sao poucos.

A essencia do meu comentário nao é sobre pessoas especificas, mas dei alguns exemplos.
Sem imagem de perfil

De RASR a 07.01.2020 às 14:00

"Este texto veio-me à lembrança a propósito de certo "lupemproletariado do futebol". Isto é toda essa gente que come das muitas migalhas que caem da sua farta mesa, ora como comentadores profissionais de clubes, ora como jornalistas pretensamente isentos."

É aqui que está o cerne da questão quanto à amplitude e abrangência dos "profissionais do comentário" desportivo. Apenas porque um dia, muitos anos passados, deram um toque numa bola de futebol ou foram um treinador de putos, já têm Curriculum para comentar aspectos futebolísticos. Mas, como bom programa tuga que são, não se ficam por aqui. Comentam também direito, comentam finanças, comentam psicologia, comentam saúde e, ainda haverá o dia que irão comentar a meteorologia ou a astrologia... São verdadeiros profissionais do comentário que exige que vertam sobre toda a realidade humana.

A verdade é que, enquanto o mundo do futebol continuar a movimentar o volume de dinheiro que movimenta, especialmente os principais clubes de cada nação que cada vez mais investimento estrangeiro asseguram e seduzem, todos os restantes rastejantes pensam também ter direito a uma pequena parte do bolo, sob uma pretensa antiga glória que justifica a sua continuação no palco público, sem outras obras a sustentar a sua vivência.

Porém, culpo-nos a nós, todos os adeptos que vemos estes programas, nem que por 1min que seja. É o suficiente para gerar audiências e "receita" publicitária. Se fôssemos mais exigentes com as direções dos respectivos programas, independentemente do clube em questão, a situação teria que melhorar. Mas todos nós mantemos um clubismo e uma clubite remanescente, mesmo que minimamente. No entanto, devemos colocar, quando procuramos informações isentas, esse clubismo de lado e tentar apelar a melhores programas informativos, não em comentários, porque opiniões todos temos uma e valem todas como as daqueles que lá estão.

Só para dar um exemplo, o dinheiro atualmente para um comentador desportivo deve ser tal que até o deputado André Ventura não desiste do seu programa de comentário desportivo em prol do seu pelouro como deputado, tal deve ser a diferença de remuneração para a sua vida quotidiana (especulativamente, apenas!!!!!!). Não entendo outra justificação para já não ter desistido do programa semanal em prol das suas funções enquanto deputado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.01.2020 às 15:21

Rasr

É verdade que esses programas existem que dão audiências, mas culpados também somos todos nós que é quem as alimenta. Creio que não há dia da semana que não tenha um desses programas, em todos os canais, onde comentadores inventam transferências, anunciam o que não acontecerá (em primeira mão) e por aí fora. No fundo não são mais que o espelho da sociedade que temos.
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 07.01.2020 às 16:40

Bom post, que subscrevo, até no que se refere à questão dos bloguers.

Só que os bloguers escrevem por paixão clubistica, e é sempre interessante perceber o que "sentem" os nossos rivais.

Eu deixei de ver a maioria desses programas, mas ontem, tinha curiosidade de ver a analise ao putativo penalty de Ruben Dias, e acabei a pensar que estava num País de malucos.

Tanto o programa da TVI como o do esgoto da manha tv, deram um loop de imagens desse lance, durante mais de 20 minutos !!!!, ultrapassando a centena de repetições.

É este o panorama dos incendiários de serviço, onde se nota a tentativa bem sucedida de provocar polémica, de incendiar animos, usando imagens selectivas para a promoção desses objectivos.

O que têm em comum Gary Neville, Scholes, Lineker, Rio Ferdinand, Owen e Carragherr com Pedro Guerra, Manuel Serrão, Menezes, Ventura, Anibal Pinto, Carlos Dolbeth?

Uns comentam em Inglaterra sobre jogos de futebol tácticas e estratégias, os outros comentam em Portugal sobre penaltys, expulsões, casos e casinhos.

A maioria destes programas metem asco, não passam de pontas de lança em representação de clubes, e os piores, como Manuel Queiroz, Baldaia, Luis Avilar e outros, sao os ditos "isentos", aos quais nem é preciso cachecol para saber o clube que ali representam.

Será que ao verem-se ao espelho não têm um pingo de vergonha na cara?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.01.2020 às 17:29

ChakraIndigo,

Aceito programas onde se discuta as estratégias e tácticas a seguir aos jogos para quem estiver interessado. O que acontece é que maior parte privilegia "casos", mesmo naqueles em participam jornalistas "especializados". Que interesse tem especular sobre se Bruno Fernandes sai neste mercado porque não tem objectivos? E para o clube que, eventualmente, fosse, iria tê-los? Como podem jornalistas como Joaquim Rita e outros, andar a dizer durante semanas que o Rio Ave estaria no final da Taça da Liga e Sporting estava de fora, antes dos jogos acontecerem?
Com discussão de lances de arbitragem não perco tempo. Cada cor seu paladar. E sobre outros assuntos, cada vez menos.
Sem imagem de perfil

De António Vieira a 07.01.2020 às 20:33

Belo texto Nação Valente. Na verdade todos eles e elas, que nos canais de televisão, ou jornais falam de futebol como se fossem mais sábios que os outros, que tiraram cursos na universidade da vida, se calhar andaram em universidades da expertice saloia, da má língua, do calão, da mentira e que só sabem bem olhar para o lado que lhes interessa melhor ou em seminários onde lhes deram uma cartilha...
Eu jornais desportivos não compro, só compro o jornal do meu clube, não vejo esses canais da má língua e quando dá futebol na televisão em directo tiro o som. Só conheço dois clubes o meu Sporting e o clube dos outros...
E viva o Sporting Clube de Portugal...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.01.2020 às 21:24

E faz muito bem António Vieira. Jornais desportivos inventam e especulam. Nem podia ser de outro modo. Em tempos idos saiam três vezes por semana, antes e após os jogos. Os programas televisivos de desporto falam de tudo menos do jogo, dentro das quatro linhas, e quando o fazem é para satisfazer as suas clientelas.

SL
Sem imagem de perfil

De Antonio Vieira a 08.01.2020 às 15:41

Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 08.01.2020 às 01:27

Estimado Nação Valente!

Leio sempre as suas crónicas, nem sempre comento e peço desculpa por isso!

O que penso deste seu texto... está tudo dito nos comentários elogiosos aqui expressos! De si, não se pode esperar se não grandes verdades, ditas com precisão e no tempo certo!

Beijinho amigo e com a mais elevada consideração!

Carlinha MR

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo