Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Paulinho vai mesmo para o México

Rui Gomes, em 21.06.24

Screenshot (1998).png

Ainda não há palavra oficial do Sporting, mas a acreditar nas últimas notícias, já há acordo entre a SAD, o emblema mexicano Toluca e Paulinho.

O negócio estará fechado e o avançado vai render quase 8 milhões de euros - em concreto, a transferência faz-se por 7,75 milhões de euros, aos quais se podem acrescentar mais 250 mil euros mediante objectivos.

Acertados os derradeiros detalhes, o jogador é esperado no México nos próximos dias, onde irá assinar um contrato válido para as próximas três temporadas, com mais uma de opção. Assim, Renato Paiva irá receber o grande reforço que tanto desejava. Sublinhe-se que Paulinho passará a ser a contratação mais cara da história do Toluca, com um salário a quadruplicar o que recebia no Sporting.

O SC Braga, apesar de ter direito a 30% da venda, não colocou entraves à conclusão do negócio. Os dois clubes comprometeram-se a acertar contas depois da transferência, altura em que irão esclarecer os moldes de um entendimento: o emblema liderado por António Salvador prefere receber o valor correspondente aos referidos 30% do encaixe do Sporting, mas não está descartada a inclusão de um jogador.

Confirmando-se, lamento a saída de Paulinho, apesar de ocasionalmente me exasperar. Tem sido um excelente profissional no Sporting e na época passada marcou vários golos muito oportunos, contribuindo decisivamente para a conquista do título.

Em 2023/24 participou em 47 jogos, 22 como titular, com 21 golos marcados e ainda 6 assistências.

Não vai ser fácil encontrar um jogador da qualidade dele, que trabalha sempre para a equipa e a sair 25 vezes do banco nunca criou problemas, pelo contrário, contribuiu com golos importantes.

Reconhece-se que a transferência é concretizada muito pela insistência de Renato Paiva, o técnico português do Toluca, que já o conhece bem. Pela perspectiva do Paulinho, aos 31 anos, uma grande oportunidade para assegurar um contrato muito compensador.

Sai do Sporting CP pela porta grande. Boa sorte!

ADENDA

Face a alguns comentários dos leitores e comparações com outros antigos avançados do Sporting, publico as estatísticas de Paulinho a partir do seu primeiro jogo de leão ao peito, frente ao Marítimo, no dia 5 de Fevereiro de 2021.

Em todas as provas, até ao último jogo da época finda, Paulinho participou em 145 jogos, 107 dos quais como titular, com 53 golos marcados e 24 assistências.

Em termos de  minutos jogados, soma 9359 minutos, uma média de 65 minutos por jogo.

***No que refere aos minutos, o portal zerozero só contabiliza o tempo regulamentar, o que significa que Paulinho jogou muito mais que os 9359 minutos indicados.

publicado às 02:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.06.2024 às 07:14

Lamento a saída do Paulinho.
Muito dificilmente o Sporting encontrará um avançado "suplente" com a sua qualidade e produtividade, e sempre focado nos interesses da equipa.

Agora é que muitos adeptos do Sporting lhe vão dar o devido valor e sentir a sua falta.

Tirei saudades de cantar e ouvir a sua música!
Perfil Facebook

De Rocha Rocha Rocha a 21.06.2024 às 08:41

Certissimo
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 21.06.2024 às 10:19

Somos dois
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.06.2024 às 08:42

Bom negócio!.👍
Uma palavrinha ao nosso pinheiro
Paulinho, cuidado!.
Não te leves das aparências. No Mexico aos extrangeiros não os tratam/recebem bem. Não são como os portugueses, afavéis.
Resolve isso com muitos golos😁

Felizes todos!..✌️
Substituir o Paulinho não vai ser tão complicado assim.(Eu,... sem conhecer detalhes internos do Scouting do Sporting).
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 21.06.2024 às 09:36

A sua saída ainda com dois anos de contrato pela frente com o Sporting só se pode entender como dar a possibilidade de o Paulinho fazer um muito bom contrato aos 31 anos de idade, 32 em Setembro. Desportivamente Paulinho não sendo um craque é um jogador que aporta bons números à equipa e financeiramente a sua saída entre o que falta depreciar do seu passe e o valor a dar ao Braga, pouco ou nada resta. Enfim, confiemos que esta saída será compensada com entradas de boa qualidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2024 às 16:48

Acho que mais que o dinheiro da transferência, é o reconhecimento pela sua contribuição e elevado profissionalismo.
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 21.06.2024 às 23:17

Percebo, mas sou muito pouco dado a agradecimentos deste tipo. Paulinho custou muito dinheiro ao Sporting, certamente veio para ganhar muito mais do que auferia em Braga. Se o Sporting tem que agradecer a Paulinho o seu desempenho( eu agradeço), também Paulinho tem e muito que agradecer ao Sporting a melhor parte da sua carreira. Eu vou muito mais por Amorim entender que Paulinho já deu o que tinha a dar, sai, mas têm que chegar reforços, posso até entender que Amorim pressiona de uma forma inteligente a SAD a ir ao mercado com determinação e objectividade.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 21.06.2024 às 09:40

Um bom negócio, para o jogador e para o Sporting. Fará falta. Tem tudo para ter sucesso por lá.
E, daqui a dois anos ou três, regressa ao Sporting a custo livre, para acabar a carreira :D
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 21.06.2024 às 15:47

É um bom negócio para o Sporting porquê?
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 21.06.2024 às 16:18

8M por um jogador de 31 anos, que não é titular (apesar de importante), parece-me um bom negócio. O Bas Dost, que era titular indiscutível, saiu por 7M.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2024 às 16:50

O Sporting terá que dar 30% ao SC Braga em dinheiro e/ou jogadores.
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 21.06.2024 às 23:08

Não são situações comparáveis, o tempo de saída de Bas Dost, onde não havia dinheiro para nada e o salário do mesmo, nunca poderiam dar azo a um bom negócio. No caso de Paulinho, em termos financeiros é mau, não traz mais valias, só o entendo por um pedido expresso do Paulinho de fazer um bom contrato de fim de carreira. Se for um contrato de 3 anos, nunca voltará, nem tal faz sentido, regressaria com quase 35 anos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.06.2024 às 23:32

Luís Carvalho, tenho o palpite que pode voltar daqui a 1 ano.
A menos que o Sporting não esteja interessado.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.06.2024 às 11:03

Concordo com tudo excepto com a parte de que não será fácil substituir Paulinho.

Os plantéis também se fazem com os Paulinhos desta vida, que "ah e tal que dão tudo em campo" e "constroem balneário, e tal..."

Mas como jogador..... apenas um jogador mediano. Eventualmente até arranjariamos um de igual valia dentro do nosso campeonato.

Seja como for, que seja sempre bem-vindo a Alvalade, pois dentro das suas limitações soube sempre honrar a camisola do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.06.2024 às 11:24

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.06.2024 às 12:35

Continuo a achar que se desvaloriza em demasia o Paulinho. O futuro mostará se tenho ou não razão.
Não esquecer que foi também com ele que, em 4 épocas, fomos 2 vezes campeões. Não me venham com a conversa que foi apesar dele. O rapaz marcou golos decisivos e deu o seu contributo.

Arranjar alguém para fazer as suas funções não será fácil. Existirão atletas de maior qualidade mas que não se adaptarão ou queiram adaptar ao seu papel. Nem só a qualidade conta.

No campeonato nacional não vejo grandes opções. A melhor de todas, o Mujica, já saiu para o Qatar. O Essende do Vizela parece a caminho da Alemanha. Talvez o Bozenik do Boavista, que está no Europeu com a Eslováquia, mas tem muitos pretendentes.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.06.2024 às 13:40

Leão do Norte, quando falarmos de Paulinho iremos sempre parar ao mesmo ponto de quando falamos de Luiz Philiippe, Postiga, Wolfswinkel, Vietto, Bolasie, sei lá quantos mais...

"Aaaaaah, mas ao menos davam tudo pela camisola!" Isto já para não falar do preço absurdamente alto que pagámos por ele.

Bons avançados foram Juskowiak, Jardel, Liedson, Bas Dost, Gyokeres.... estes sim. E Paulinho não cabe neste pote.

Obrigado a Paulinho pelo esforço, mas por favor que o seu substituto seja melhor.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.06.2024 às 14:03

Juskowiak, o preço do Paulinho é "outra conversa". Foi elevadíssimo.

O Paulinho está muito para lá do "Aaaaaah, mas ao menos davam tudo pela camisola!". E teve um rendimento muito superior ao Juskowiak. Em todas as épocas completas marcou mais golos que o jogador polaco.

O Paulinho não tem o "glamour", a empatia, o carisma de outros, mas foi de uma utilidade extrema.
Com o Gyökeres e outro avançado com rendimento igual ao do Paulinho já fico satisfeito para a próxima época.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 21.06.2024 às 14:37

Eu acho que Wolfswinkel está no grupo de Liedson e Bas Dost, como um grande ponta-de-lança. Apanhou o Sporting numa altura deprimente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.06.2024 às 14:50

Também apreciei o Wolfswinkel. Um ponta de lança com uma qualidade técnica muito acima da média e com instinto goleador.
Naquele período o Sporting só "enterrava" jogadores.
Sem imagem de perfil

De Satori a 21.06.2024 às 20:30

Juskowiak na lista dos craques e Wolfswinkel na lista dos cepos??
Sem imagem de perfil

De Zé Manel a 21.06.2024 às 11:10

O Paulinho fez uma excelente época, marcou golos muito importantes. Em termos de golos por 90min ficou até à frente do Gyokeres. Com a chegada do sueco goleador, o Paulinho deixou de ter a pressão de ser o avançado principal do Sporting e libertou-se, mostrou que sabe marcar golos. Com a sua saída, penso que perde-se também mais um jogador experiente (já serão 3) e isso também não é bom para o grupo. Se realmente sair desejo-lhe tudo de bom. Apesar dos muitos críticos (eu muitas vezes incluído), mostrou ser um excelente profissional, merecedor de vestir a verde e branca. SL
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 21.06.2024 às 11:48

Independentemente dos golos que marcou esta época penso que o Paulinho é um jogador útil mas está longe de ser um jogador fundamental no Sporting. Por isso não acho que seja difícil de substituir pois os jogadores brilham em função do que a equipa produz. Se a equipa continuar com o mesmo estilo (isso implica manter o Gyokeres) um Mujica ou um Bozenik provavelmente seriam um 2º avançado de banco com a mesma produtividade.
Acho que é muito mais complicado arranjar um avançado tipo Gyokeres do que um avançado tipo Paulinho.
Um avançado como Kaj Sierhuis do Fortuna Sittard da Eredivise, fez uma boa época, remate fácil, apesar de ser a sua primeira época afirmativa, poderia dar uma segunda opção válida como Paulinho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2024 às 16:53

Quais foram os avançados da nossa Liga que marcaram 53 golos - vários até decisivos - em 3 1/2 épocas?
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 21.06.2024 às 20:03

Eu fiz questão de referir que a produção de um avançado reflete a capacidade da equipa. Muitos avançados que tivemos não tiveram uma equipa competente para os servir. Aliás podemos comparar a época passada com esta.
É que os números mentem consoante são apresentados. 3 épocas e meia 53 golos. Mas é omitido que apenas numa época (com gyokeres) marcou 21. Significa que nas outras 2.5 épocas marcou 32. O que dá pouco mais do que 12 golos por época. Nada de extraordinário.
Bas dost só na liga foram 34, 27 e 15. Em 3 épocas.
Slimani só na liga foram 12 e 27 em duas épocas.
Freddy Montero(dos piores avançados que tivemos) 11 e 13 golos só na liga em duas épocas. Se continuar para trás vou ver que todos tiveram melhores resultados..
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.06.2024 às 22:35

Os números são um indicador mas valem o que valem.
O extraordinário e insuspeito Gyökeres que esta época no Sporting em 50 jogos marcou 43 golos, curiosamente tinha disputado 116 jogos pelo Coventry nas 3 épocas anteriores e tinha marcado os mesmos 43 golos (média de 14 golos por época).
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 21.06.2024 às 12:15

Boa sorte e faz boa viagem, Paulinho!

Deste o que tinhas em campo, marcaste alguns golos importantes, mas as tuas perdidas flagrantes e as recorrentes simulações de faltas inexistentes deixam-me poucas saudades.

p.s: se por lá precisarem de um defesa direito, lembra-te de recomendar o teu amigo Esgaio!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2024 às 16:54

Excesso de negativismo!
Sem imagem de perfil

De enterra a 21.06.2024 às 13:14

Estou muitíssimo admirado, que ainda não tenham aparecido os habituais COVEIROS do Paulinho, a opinar sobre a sua saída do Sporting! Certamente que reconhecem, que feito agora o balanço da sua actividade, afinal a aquisição dele não foi um flop, como tanto afirmaram nestes últimos quatro anos! Elogiaram muito o Pote quando marcou 22 ou 23 golos em 2020/21, mas, penso eu, que deveriam ter esperado todo este tempo para o poder julgar. Mostrou ser um jogador resiliente e dum grande profissionalismo, sem se manifestar contra todos os insultos de que foi vítima dentro do campo e nas redes sociais, por bandalhos sem eira e nem beira, que se borrifaram para o facto de ele ser um HOMEM e de ter família.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 21.06.2024 às 14:04

Tenho pelo nosso Paulinho, neste caso refiro-me ao jogador de futebol, sentimentos de um merecido reconhecimento e gratidão, pela forma como interiorizou a cultura desportiva e social do Sporting CP, por toda a sua qualidade técnica e inquestionável brio profissional.
Por tal referência, faz e assim continuará sempre, por Honra e Mérito a fazer parte desta enorme e inigualável Família Leonina.
Posto isto, atendendo que na sua atual idade de 31 anos, surge uma entidade que lhe oferece grande e vantajosa oportunidade de assegurar um contrato, certamente, com excelentes condições e compensação, é de louvar a postura da Direção, presidida pelo Dr. Frederico Varandas.
Não só do ponto de vista humano, por «facilitar» a transferência em formato de reconhecimento humano e concertação com os interesses de Paulinho, uma vez que ainda tinha contrato válido por mais dois anos (salvo erro), mas também, quanto à vertente na defesa dos superiores interesses da instituição em termos económicos e financeiros.
Não que a verba obtida tenha uma expressão por aí além, mas a mesma não é despicienda e muito menos desprezível, levando em conta todas as nuances.
Sai do Sporting CP, pela porta grande e pela mesma reentrará no futuro enquanto e na qualidade de membro da Família. Apenas lhe desejo, as maiores felicidades, saúde e realizações, num sucinto "Boa sorte"!
Uma última palavra, ao mesmo tempo e simultâneo, referente a uma proposta, reflexão e/ou desafio à organização, porque se julga:
- garante de alguma continuidade «espiritual» da sua presença entre nós;
- empresta um contagiante entusiasmo de Alegria, Cor e Música;
- abrilhanta e cativa jovens e menos jovens, em acréscimo nos eventos desportivos realizados no Santuário de Alvalade.
Estou a aludir, à continuação do excerto musical alusivo e comemorativo, quando da marcação de um golo, por parte de Paulinho.
Não pretendendo alvitrar sobre qualquer eventual modelo de atribuição individual e, desde já, percepcionando que tal poderia despoletar focos discutíveis, desagregadores e ferir sensibilidades, que de todo são evitáveis e devem ser suprimidos, sugeria a manutenção musical em apreço, a qual poderia funcionar como uma espécie de Hino glorificador, válido para todos e independentemente de quem seja o autor do golo.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo