Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Perguntar não ofende"

Rui Gomes, em 02.11.18

 

45090991_2068829483184488_4985678739632291840_n.jp

 

Entrevista ao presidente do Sporting, Frederico Varandas, pelo jornalista Daniel Oliveira, no programa radiofónico online Perguntar Não Ofendefeita um dia depois da vitória do Sporting frente ao Boavista mas antes da derrota com o Estoril. Nela, Frederico Varandas já deixava entender que Peseiro não era o seu treinador, dependia dos resultados e poderia não durar uma época:

 

"Defendo os interesses do Sporting e muito dos que votaram em mim disseram-me 'Frederico, agora é correr com o Peseiro'. Eu sei o que significa mudar o treinador a meio da época, os riscos e as vantagens que pode ter (...) José Peseiro sabe o que é o futebol português e sabe que está dependente dele".

 

Não menos curioso, a sua afirmação sobre a disponibilidade de Leonardo Jardim, quase deixando a entender que já tinha contactado o técnico madeirense que saiu do Mónaco há poucos dias:

 

"Um dia o Sporting vai ter novamente Leonardo Jardim e comigo como presidente. E quando ele regressar não será por dinheiro. Mas não é a fase em que ele está neste momento. Leonardo Jardim não quer voltar a Portugal a curto prazo".

 

Em nota separada, e a título de curiosidade, sabe-se agora que José Peseiro soube do seu despedimento através de Hugo Viana, logo após o jogo com o Estoril.

 

No que a novos treinadores diz respeito, Jorge Jesus, Leonardo Jardim, Rui Faria e Rui Jorge já foram descartados, e que sobre a mesa estão os nomes de Paulo Sousa (não vai ser muito barato), Aitor Karanka (antigo adjunto de José Mourinho e actual treinador do Nottingham Forest da Segunda Liga inglesa) e Miguel Cardoso (ex-treinador do Rio Ave, despedido do Nantes no dia 1 de Outubro).

 

publicado às 07:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 02.11.2018 às 08:22

Contentes? Pois, ficamos à espera de outro que não é, novamente, primeira opção! Infelizmente, o "mau tempo" vai continuar por Alvalade...
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 02.11.2018 às 09:56

Só acrescentar. Depois de ter ouvido ontem na SICN o que Rita Garcia Pereira disse àcerca de Rogério Alves, mais me convenço que isto não vai no bom caminho!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.11.2018 às 09:14

Escrevi aqui..
Ainda vamos chorar Marco Silva.
Agora escrevo..
Ainda vamos chorar Zé Peseiro

Tanto nome e o difícil que está encontrar um treinador. 😢
"Sempre pensei que o Sporting era um clube apetecível.."

P. S.. Viva as claques e as bancadas centrais.
Eles é que sabem disto! 🤔
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.11.2018 às 10:20

Aviso...
Treinador que chegue, por favor trazer..
O seu próprio corpo técnico, o normal hoje em dia e agregar um novo elemento, o desminador. LOOOOOOLL!

O que um desminador?!.. É um desmonta minas. 😂😂😂
É issso mesmo que tantos criticam, mal criticado por certo. Os cartilheiros!
Aquilo que não temos no Sporting e só nós, nós e nós orgulhosamente sós que por os vistos não vamos ter nunca.
A comunicação hoje em dia, mais que nunca é o factor.. Dos factores.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 02.11.2018 às 09:25

Não aprendem.

Vir um treinador sabendo de antemão que não é o preferido, não é o melhor começo.

Dos dois nomes mais falados hoje, nem tenho grande coisa a dizer - podem resultar ou uso não - que tenham a melhor das sortes e também o apoio que peseiro não teve.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 02.11.2018 às 09:46

Uma vergonhosa decisão sem alternativa já definida ,varandas miserável
Sem imagem de perfil

De Andre a 02.11.2018 às 09:48

Fomos de cavalo para burro.
Sem imagem de perfil

De Blue Dragon a 02.11.2018 às 10:20

Apesar de adepto de um clube rival, penso que os maiores inimigos do Sporting, são os próprios sportinguistas.

Se o vosso presidente não concordava com o treinador, tinha que ter os t... no sítio para o despedir assim que assumiu o cargo. Não esperar cobardemente por um resultado ou período menos favorável, para o fazer. Com a agravante que, dado o que se passou no defeso, a vossa posição nas diversas competições até estará acima das expectativas iniciais.

Sem entrar em hipocrisias, obviamente esta vossa decisão dá (mais uma vez) um balão de oxigénio ao nosso arqui-rival, que até estava - ironicamente - na iminência de poder ser ultrapassado pelo próprio Sporting.

Se querem extinguir o Sporting, estão no vosso direito. Mas parem, por favor, de serem a muleta mediática do Slb.

Cumprimentos Portistas,

Blue Dragon
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 02.11.2018 às 12:05

Quando vemos os rivais a dizer que despedir o Peseiro foi uma má decisão, fico ainda com mais certeza que foi uma boa decisão. Os cartilheiros vermelhos também dizem a mesma coisa.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.11.2018 às 11:20

BdC era maluco mas nunca despediu um treinador a meio da época.... Fica por perceber se o Varandas despediu como impulso ou se é pensado.... se o que se diz é verdade que despediu via Hugo Viana demonstra pouca personalidade.
Veremos quem é o próximo treinador.... mas voltamos à questão.... quem quererá treinar o Sporting? Se o Varandas alega que não temos condições para ser campeão, o que pretendia mais do Peseiro? Quando temos um presidente que não comunica torna-se complicado perceber os objectivos....
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 02.11.2018 às 11:30

Se fosse pensado, já teria apresentado o novo treinador.
O problema é que não é o “presidente” quem manda!
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 02.11.2018 às 12:00

Volta Bruno, estás perdoado. Rogério Alves parece que quer dar uma ajuda...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.11.2018 às 12:20

É tudo conspiração.... onde já se viu alguém tentar unir brunistas e varandistas? E depois dizem que querem união? A união só se consegue com todos.... não é excluindo uma parte do Sporting que conseguem a tão falada união.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 02.11.2018 às 12:49

👏👏👏
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 02.11.2018 às 12:03

Eu penso que o presidente já tinha planeado o despedimento de Peseiro há algumas semanas e até penso que deve ter contactado Leonardo Jardim e mais alguns nomes, o problema é que a malta que está no estrangeiro consegue ganhar muito mais dinheiro lá fora do que por cá, portanto é muito complicado convencê-los (sem lhes dar grandes ordenados) a vir.

Um golpe de mestre seria ele conseguir ir buscar o Abel, mas duvido que o Braga deixe e que o próprio Abel queira deixar o Braga a meio da época.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.11.2018 às 12:16

Mas o que era pretendido do Peseiro? Varandas diz que não somos candidatos.... parece-me uma contradição utilizar os resultados como argumento porque foi dito recorrentemente que nós não temos hipóteses... portanto fica a duvida sobre o que era realmente pretendido ao Peseiro?
Quanto ao novo treinador.... acredito que vai ser um nome surpresa, recomendado pelo Jorge Mendes.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 02.11.2018 às 16:32

A Peseiro era pedido o que é pedido a qualquer treinador do SCP quando não lhe exigem o título: que meta a equipa a jogar futebol para podermos ter boas assistências no estádio. Agora, Peseiro nem o mais básico trabalho de treinador consegue fazer.
Sem imagem de perfil

De luís a 02.11.2018 às 12:10

Os anos passam mas o Sporting continua igual a si próprio.

Obviamente que todos sabíamos que Peseiro era um treinador a prazo. E era inevitável a sua saída. Porque não era o treinador do Presidente eleito.
Porque não conseguiu colocar a equipa a jogar futebol, porque não sabia comunicar, porque não era querido da massa associativa e por muitas outras razões.

Para ajudar à festa o Sousa Cintra colocou a fasquia muito alta e ajudou a colocar pressão no treinador e nos jogadores. Para cumulo deu uma entrevista para salvar a face e colocar o seu treinador em causa.
Pelo que sabemos agora a herança de Sousa Cintra pode ser muito pesada e sobretudo imensamente cara.

Frederico Varandas começou bem e reservou-se, pois havia muito trabalho a fazer. Mas como todos sabemos os Presidentes do Sporting não consegue estar calados muito tempo e muitos deles nem sabem comunicar e borram a pintura toda. E foi o que aconteceu com Varandas, não sabe comunicar e meteu os pés pelas mãos nas entrevistas que deu. Se queria mandar recados, podia manda-los cara a cara e não pelos jornais e rádios.
Peseiro já estava despedido depois da entrevista ao Expresso e mais ficou com esta entrevista.

O primeiro grande ato público e notório do Presidente deu nisto, pois um mero ato de gestão, embora seja um ato importante e estruturante, não deixa de ser um ato de gestão que bem efectuado nunca pode degenerar em crise e que no futebol é coisa usual, não devia ser, mas tornou-se nisso.
Frederico Varandas já sabia que iria despedir Peseiro e por isso não se percebe a maneira imprópria como foi feito. O treinador do Sporting, apesar de não gostar dele como treinador, merece muito mais e o homem ainda mais. E o Presidente do Sporting tem de ser homem com H grande e assumir os seus actos. Deveria ter dado a cara e dito o que tinha a dizer ao treinador. Somos homens, não somos ratos.
Depois não se percebe como estando a pensar nisto há semanas não teve o bom senso de perceber que no momento que despedisse Peseiro, tinha de apresentar logo o novo treinador, para não dar aso a especulações e horas e mais horas de Sporting. Nesta situação o clube dispensava muito bem mais este circo mediático.
Um mero ato de gestão e na sua primeira grande medida de fundo para o clube, degenerou numa CRISE.

Infelizmente Frederico Varandas está a começar muito mal e pelo boca de Eduardo Barroso, está tomar medidas por pressões internas. Se assim for não estamos nada bem. Com este tipo de actos de gestão o clube vai continuar ingovernável como ele apregoa.
Agora iremos ter o treinador do Presidente e a sua cabeça vai estar no cepo e pior ainda com todo este circo mediático.

Não votei Varandas e não será somente por este acto que o vou colocar em causa, mas espero que tenha percebido e aprendido com os erros e que doravante tenha mais parcimónia e bom senso em tudo, mas sobretudo na hora de comunicar. Faça como outros e remeta-se ao silencio e dê entrevista de fundo, porque de certeza que o tempo útil deve ser todo para os problemas do clube. Não dê entrevista prematuras e para passar recados. Que os dê cara a cara e a quem tiver de dar.

PS: Frederico Varandas deve muito da sua eleição a Rogério Alves, mas parafraseando uma sócia do Sporting "Rogério Alves, igual a Rogério Alves". Vocês sabem do que estou a falar...
Sem imagem de perfil

De aracaçu a 02.11.2018 às 14:59

Boa tarde a todos.

Nos últimos dias não tive a possibilidade de vir aqui ao blog, certamente que já muito se escreveu, discutiu, analisou... mas eu só queria dar uma pequena nota:

Imaginemos que na quarta-feira, o Sporting tinha alinhado com uma equipa mais semelhante àquela que defrontou o Boavista, com as "principais linhas". Provavelmente até tinha ganho o jogo contra o Estoril com alguma facilidade, e a questão da Taça da Liga estaria bem encaminhada, bastando um empate em Santa Maria da Feira... José Peseiro acabaria por se aguentar no cargo mais algum tempo (mesmo que a curtíssimo prazo)...

De qualquer forma saía, como saiu, esta entrevista de Varandas a esse blog "Perguntar Não Ofende" em que disse: "Houve muita malta que votou em mim, que depois de ganhar a eleição, me disse "agora Frederico, "bora" correr com o Peseiro"...

Como é que ficaria a situação do treinador? Ainda pior do que já estava, e no jogo seguinte nem era preciso uma derrota, bastaria um ponto perdido que fosse e o destino de Peseiro estaria imediatamente traçado. Estas declarações são de uma grande irresponsabilidade pelo recém-empossado presidente do Sporting, e que demonstram sinceramente, não ter também, uma estrutura emocional forte para presidir a um clube desta dimensão... Vai ter que melhorar e muito neste capítulo (e não só) da comunicação, Frederico Varandas...

Por fim, agora que Peseiro já não está, quando houver uma série de maus resultados (obviamente esperando que não aconteça), as pessoas já não terão o técnico ribatejano para criticar fortemente, porque ele já não está lá, e não se virarão logo contra qualquer treinador que venha assumir a equipa, nem só os jogadores... As pessoas acabarão por se virar para a tribuna e pedir explicações a quem de direito, Peseiro nos últimos anos já está mais que habituado a críticas e assobios, e Varandas? Será que estará, sem no imediato tomar outra vez a opção da chicotada psicológica??

Por falar em Peseiro, quando ele treinava o Porto há 2 anos, sofreram uma derrota que o próprio Pinto da Costa disse que foi o bater no fundo, contra o Tondela no Dragão... mas as pessoas pelo que li uma vez, não se viraram no final, para o banco onde estava Peseiro, mas viraram-se para a tribuna presidencial contra o presidente azul e branco, a pedir explicações por 3 anos de insucesso, que não estavam de todo habituados... Pode servir também de reflexão.

Cumprimentos a todos.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo