Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pinto da Costa, em declarações ao canal azul e branco, recordou toda a história por trás da ida de Paulo Futre para o FC Porto, em 1984, começando por um suposto "plano do Sporting para tentar destruir" a equipa azul e branca.

"O meio-campo da nossa equipa que jogou em Basileia [final da Taça das Taças] era muito forte: tinha o Frasco, o Pacheco e o Sousa. E o Sporting teve um plano para tentar destruir o FC Porto, levando os três jogadores do meio-campo, ou seja, o coração da nossa equipa. Conseguiram levar o Pacheco e o Sousa, porque na altura existia uma lei muito engraçada, em que o jogador não precisava de acabar contrato, nem havia cláusula de rescisão. Quem invocasse problemas psicológicos, podia deixar o clube.

Por exemplo: um jogador estava a jogar no FC Porto e queria ir para o Belenenses, dizia que psicologicamente não tinha condições para trabalhar aqui por não ir com a cara do presidente e estava feito. E foi assim que fizeram. Só não conseguiram o Frasco, a quem fizeram uma proposta ainda maior que aos outros, porque ele não aceitou de maneira nenhuma. Manteve-se sempre fiel ao FC Porto e continuou. Perante aquilo, falava-se que o FC Porto não reagia e eu disse que não o faríamos por jogadores que não precisávamos.

image (1).jpg

Curiosamente, tinha visto um FC Porto-Sporting em juniores e na segunda parte entrou um miúdo da equipa do Sporting, que era o Futre, mas eu não sabia quem era, que partiu tudo. Fiquei maluco e perguntei para mim quem era aquele miúdo e como não jogava. Disseram-me que era o Futre, um rapaz do Montijo, e eu disse que ele seria um génio. Diziam-me que ele nem era titular e eu disse: o que ele é, não sei. Agora, o que ele vai ser, eu sei. Perguntei a situação e ele estava para ser emprestado. A dúvida era se ele ia para a Académica ou o Casa Pia.

Então, se era assim, seria muito fácil. Psicologicamente também não tinha condições para o Sporting e invocava a lei, porque um jogador que estava para ser emprestado ao Casa Pia tinha mais do que razões para não se sentir psicologicamente bem lá. E assim foi.

Falámos com ele, foi o saudoso Domingos Pereira quem foi esperá-lo à famosa porta 10A depois de um treino, meteu-o num carro e ainda nessa noite, às 2h00, estava nas Antas a assinar pelo FC Porto. É uma figura querida no FC Porto e foi um dos maiores génios do futebol português. Se fosse hoje, era jogador para estar a ser disputado pelos clubes mais poderosos do mundo".

publicado às 05:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Imagem de perfil

De Greenlight a 17.06.2021 às 11:08

Futre foi um grande jogador mas, quando aparece na Tv, só diz baboseiras. Futre diz ser do Sporting mas venera PdC como se de um deus se tratasse. Obviamente que existe uma contradição insanável entre ser-se do Sporting e adorar PdC.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 17.06.2021 às 12:11

Esta não sabia, que Futre era suplente nos juniores antes de ir para o Porto. Sempre pensei que antes tivesse brilhado na equipa A do Sporting.

Um erro histórico do nosso clube!

PS Não sei quem seria o treinador dos juniores nesse tempo, mas só pode ter sido alguém extremamente incompetente!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.06.2021 às 12:33

Nao quero estar "fora" da realidade do sucedido mas creio que quem tomou a decisão foi Josef Venglos na altura treinador do Sporting que não iria contar com o Futre para a época seguinte e que seria melhor emprestá-lo, claro que foi um erro imperdoável, daqueles erros que ficam imortais na cabeça das pessoas e que nunca irão esquecer, eu era miudo mas já com veia de treinador via nesse Futre um fabuloso futuro, ele entrou algumas vezes nas segundas partes em alguns jogos e via-se que era fora do normal o que fazia, só os incompetentes dos treinadores e dirigentes que tinhamos nessa altura não viam. Estava na cara que aquele jogador podia fazer a diferença e de facto veio a marcar uma época, infelizmente noutra casa.

É a tal situação que nunca perdoei ao Presidente João Rocha, jamais poderei perdoar, mais ainda quando já se falava do ataque do Porto ao Futre e que oferecia 400 contos quando ele ganhava 150 no Sporting mas se o Presidente aceitasse dar-lhe mais 100, 250 no total ele ficaria e o João Rocha não lhos quis dar e depois foi dá-los ao Litos, que era claramente inferior ao Futre.

Enfim, são erros que nunca vamos conseguir entender, por vezes criam-se braços de ferros entre jogadores e presidente e no fim é sempre o clube que perde para que os seus egos saiam intactos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 17.06.2021 às 13:20

Julius, penso que foi o Toshack que tomou a decisão de emprestar o Futre.
Consta que o Venglos, que já não terminou a época anterior e foi quem o lançou na primeira equipa, apostava nele para a época seguinte.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.06.2021 às 19:15

Caro amigo confesso que já não me recordo de todos os detalhes, mas tinha a ideia que o Venglos ja tinha dado indicaçôes que deveria ser emprestado e depois começou a guerra dos dinheiros com o presidente João Rocha que acabou no divórcio e ele a rumar ao norte.

Reecordo sim que fiquei fulo com a decisão da Direção do Sporting, porque estava na cara que esse miudo ía explodir na época seguinte se lhe dessem a chance de jogar.
Sem imagem de perfil

De RCL a 17.06.2021 às 22:41

Leão do Norte
Sim , foi Tochack e o clube era a Académica. Erro imperdoável a juntar ao despedimento de Allison , 2 anos antes..
SL
Sem imagem de perfil

De João F. a 17.06.2021 às 13:00

Mais uma treta do Bimbo da Bosta de Cedofeita.
O Futre quando foi para o corrupto do Porto, já tinha jogado na equipa principal do Sporting e marcado golos.A tal lei engraçada, serviu-lhe para roubar o jogador ao Sporting, como já o tinha feito antes com o Inácio, Eurico e o Alhinho. E o Damas esteve por um fio!

Um bandido será sempre um bandido! Mesmo passados 40 anos.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 17.06.2021 às 12:27

Pinto da Costa tá equivocado no tempo, Futre foi para o Porto em 1984, Sousa e Jaime Pacheco vieram para o Sporting na mesma altura, portanto se o Sporting assediou os jogadores do Porto ele fez o mesmo na mesma altura, não foi em reação ao que o Sporting fez, além disso, o Sporting nunca falou sequer com o Frasco, pelo menos que se saiba.
Duas épocas depois, Sousa e Jaime Pacheco voltaram ao Porto, quanto ao senhor Futre, foi vendido ao Atlético de Madrid e quando voltou a Portugal, preferiu o Benfica, em mais uma grande demonstração de grande "sportinguismo", e apelida Pinto da Costa de "pai desportivo" e Viera de seu grande "amigo", mal fala no Sporting e quando fala raramente não sabe defender o Sporting como deve ser.
Por mim, pode juntar-se ao Porto ou ao Benfica, teve tanto de bom jogador como agora tem de mau adepto.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 17.06.2021 às 12:28

Isto para não falar na canalhice que o Porto fez quando o Sporting vendeu o Moutinho, fosse eu que mandasse e essa maça podre ficava uma época a treinar sozinho para aprender a respeitar o clube.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 17.06.2021 às 13:09

"..essa maça podre ficava uma época a treinar sozinho para aprender a respeitar o clube."

Por mim teria ficado até ao final do contrato. Esse indivíduo teve atitudes lamentáveis para com a direcção e consequentemente para com o Sporting.
Mas na altura não souberam, ou não poderam, dar-lhe o tratamento correcto!

E caro Paulo, a canalhice do Porto continuou na forma como vendeu essa maçã podre, num pack de jogadores para o Sporting ver a sua percentagem de venda diminuída.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 17.06.2021 às 13:57

Sim, para não falar na célebre história do pagamento do Moutinho...
Culpa clara da direção do Sporting, na venda da maça não soube acautelar os interesses do Sporting, e depois foi comida de cebolada pelo velho mafioso.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.06.2021 às 12:41

O ataque do Sporting ao Pacheco e ao Sousa foi em resposta do ataque do Porto ao Futre e de facto nunca se constou que o João Rocha tentou o Frasco isso é mentira, são flores que o Pinto da Costa junta á versão dele para que fique mais florida, tem que sair sempre como o heroi da fita, o mais inteligente (esperto), o mais tudo , mas nós ja sabemos o que a casa gasta daquele lado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.06.2021 às 12:47

Quanto à personalidade do Futre já sabemos também que nada vale, nunca valeu e fazem o frete de o deixar comentar naqueles programas rascas em que ele consegue estar à altura de todo o ambiente rasca à sua volta nos ditos programas.

É um sacrificio escutá-lo quando abre a boca, faz mais gestos que palavras pessimamente mal pronunciadas e quase sempre em esforço, é um constante desafio que faz à sua mente para encontrar as palavras que alguém consiga entender minimamente.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 17.06.2021 às 13:59

Como comentador é mau demais, só tem lugar porque é quem é....
Ter sido grande jogador faz milagres...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 17.06.2021 às 14:53

Fez pela vida, caro Julius. Quem o contratou aproveitou-se do desleixo dos dirigentes do Sporting.

Seguiu a sua vida, colocando sempre em primeiro lugar os seus interesses económicos, o que é comum a muitos outros. Os poucos que não o fazem são raras excepções.

O que me incomoda nessa personagem, nem são as suas prestações televisivas, para as quais não tem nenhuma apetência. O que me incomoda é que se apresente como sportinguista que não é. O que incomoda é que tenha feito parte de uma lista candidata a uma Direcção. O que me incomoda, ainda mais, é que tenha dado nome a um espaço na nossa Academia.

Essa personagem, se tivesse bom senso e vergonha, nem sequer se apresentava como sportinguista.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 17.06.2021 às 19:11

Amigo Nação Valente boa tarde,
nada tenho contra o facto de ele correr atrás do melhor contrato, afinal era uma diferença abismal entre o que ganhava e o que lhe foi oferecido pelos fruteiros, mas ele ficaría se o João Rocha aceita dar-lhe mais 100 contos e que não lhos quis dar, agora de 150 contos para 400 é uma enorme diferença e aí compreendo a sua decisão. Critico sim, e sempre critiquei desde esse momento, o facto de o terem deixado ir embora. O João Rocha nunca acreditou que o viessem buscar por tanto dinheiro e fregou-se e fregou-nos a todos.

Mas é curioso que o fruteiro venha agora com essas historietas depois de se ter vergado ao futebol do Sporting desta época, depois de levar no totiço vem com esses artificios para entretar palhaços, deve-lhe ter custado e muito engolir a vitória do Sporting no campeonato, liderado por um novato que publicamente o chamou de bandido.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.06.2021 às 15:06

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 17.06.2021 às 15:57

És um tontinho com ameaças, um andrade Fruteiro a ameaçar ir buscar o Nani e o J. Mário, podes ir buscá-los, pois com ou sem eles quando jogares connosco perdes, como é costume, então se forem finais perdes todas! Eheheh.

Cumprimentos com muita fruta e chocolatinhos para dormir no Calor da Noite.

Sem imagem de perfil

De José Silva a 17.06.2021 às 15:38

Não faz qualquer sentido estar a falar em coisas que se passaram há mais de trinta anos..! O que o "Papa" devia dizer, era porque é que com um orçamemto duas vezes superior ao do Sporting, só ganhou no...andebol...!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.06.2021 às 21:23

É sempre útil falar no passado, no presente e no futuro. Faz parte do ADN do adepto desportivo.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 17.06.2021 às 16:11

O treinador era Toshack, e se houvesse lei em Portugal na altura, até era uma boa ideia ele rodar um ano para vir como titular do Sporting. Futre já jogava na equipa principal, ia entrando, Mas o melhor jogador, mais adulto futebolisticamente falando dos jovens jogadores era Litos o capitão dos juniores.
Quem começou as hostilidades penso que foi P. Costa ao vir buscar o Futre. O Futre não só traiu o Sporting como traiu o grande capitão do Sporting - Manuel Fernandes - que todos os dias lhe dava boleia para a Margem Sul e lhe dava conselhos. O Futre é sócio do Sporting, mas não é sportinguista. Sportinguista é sem dúvidas Fernando Mendes, é o que eu penso.

SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 17.06.2021 às 22:30

É de facto extraordinário, e não é por acaso, que esta personagem venha recordar este episódio, 37 anos depois dele acontecer e, como disse o Julius, após uma época em que foi vergado ao futebol do Sporting e tendo de engolir a nossa vitória no campeonato.

Poderia antes lembrar-se da forma com ficou a sonhar com um grande jogador (Pedro Gonçalves "Pote"), que muito queria, mas que brilhantemente foi "desviado" pelo Sporting. Aqui também deve ter ficado maluco!
Sem imagem de perfil

De RCL a 17.06.2021 às 22:50

Leão do Norte
Ficou a sonhar com Pedro Gonçalves e Nuno Santos!
Também é verdade que terá sido a primeira vez que perdeu, antes Danilo e Marega foram para o Porto,
Parbéns à actual Direção do Sporting, ninguém dá por eles mas aparecem quando é necessário e sem fazer barulho.
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 17.06.2021 às 23:29

É verdade RCL. Foi a dobrar!
E os parabéns à actual direcção do Sporting são muito justos. Desde que essas contratações foram anunciadas que não me canso de enaltecer o feito do Sporting.
Durante anos habituamo-nos a ser "comidos" pelo Porto em contratações disputadas pelos dois clubes. A juntar aos exemplos que deu temos o Paulo Assunção, José Sá, Rúben Micael, Adriano, Kleber...
Mesmo que alguns não tenham justificado a aposta, revoltava a incapacidade que tinhamos na disputa de contratações com eles.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo