Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




GoalPoint-Belgium-Portugal-EURO-2020-90m.jpg

Estatísticas que evidenciam sem margem para dúvidas a superioridade de Portugal. A mais impressionante é a dos remates: Portugal fez 23, com 4 enquadrados, a Bélgica 6, com 1 enquadrado. Ninguém pretende culpar Rui Patrício pelo insucesso neste Europeu - recorde-se o jogo com a França -, mas no jogo de ontem só viu uma única bola ir à sua baliza e deu golo.

Além do mais, a mesma estatística ilustra a ineficácia de Portugal. 4 remates à baliza em 23, é uma paupérrima percentagem e vai longe para explicar a razão de termos ficado a zero no marcador.

FERNANDO SANTOS

"Mendes esteve lesionado e só recuperou há dois dias. Se o jogo tivesse corrido de outra forma... por isso é que ele esteve no banco, dadas as dificuldades do Raphael antes do jogo. Sobre o Pote, antes optei pelo Rafa. Hoje parecia-me que era para outro tipo de jogadores. Mas ele esteve aqui por ter qualidade. Fez um trabalho excelente enquanto esteve aqui".

Esta declaração de Fernando Santos merece atenção especial. Pote fez "um excelente trabalho", mas não mereceu um único minuto de jogo. Ainda, que o jogo com a Bélgica "era para outro tipo de jogadores"... Que tipo? Daqueles que não conseguem acertar na baliza, a exemplo do Diogo Jota que por duas vezes teve o guarda-redes à sua mercê e falhou comicamente. Na primeira vez, rematou dez metros ao lado, na segunda, da marca de penálti, rematou três metros por cima da trave.

É deveras tão fantástico como exasperante - e podem-se acusar de ser sportinguista -, mas Pedro Gonçalves fez um campeonato extraordinário, marcou 23 golos, e não merece a confiança do seleccionador.

__________________________________________________

JOÃO PALHINHA

"Golo da Bélgica foi um coelho da cartola. Faltou-nos a pontinha de sorte".

DANILO

"Demos muito jogo à Bélgica na primeira parte".

RAPHAEL GUERREIRO

"Ficámos tristes porque o adversário teve só uma oportunidade e fez golo. Agora faltou um bocadinho de sorte para nós. Fizemos um bom jogo mas o importante era a vitória e hoje não deu".

RÚBEN DIAS

"Não diria que foi um plano de jogo que falhou. Até diria que foi um plano de jogo que nos fez sentir bem e superiores. Infelizmente não conseguimos o que mais queríamos. Independentemente de termos um plano que nos fizesse jogar bem, mal ou mais ou menos, era conseguirmos a vitória".

THOMAS VERMAELEN (defesa da Bélgica)

"Na primeira parte, jogámos alto e pressionámos a seleção portuguesa, mas na segunda parte tivemos a sorte de ganhar. Portugal fez-nos a vida muito difícil. Tivemos que estar muito concentrados".

ROBERTO MARTÍNEZ (seleccionador da Bélgica)

"Esta noite não fomos tão bons como podemos ser, mas o mais importante foi sabermos adaptar-nos à forma como Portugal joga, e que passa por fazer tudo o que tem de fazer para ganhar. É por isso que eles eram os campeões europeus em título e ganharam a Liga das Nações. São uma equipa incrível, com muita experiência e sabem perfeitamente quais os momentos em que podem ferir o adversário".

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 28.06.2021 às 05:04

Em penso que o Pedro Gonçalves foi convocado simplesmente para não jogar nos sub-21 e não dar o prazer de ser campeão.
E’ a minha opinião e vale o que vale.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.06.2021 às 12:15

Bem... a chamada dele à Selecção AA foi lógica e justa, face à época que realizou.

Aliás, mesmo com Rui Jorge nem sempre era titular.
Imagem de perfil

De Greenlight a 28.06.2021 às 06:59

Quando se criticava Fernando Santos por a Selecção jogar mal, apareciam sempres uns "entendidos" na TV, contrapondo que com FS a Selecção vencia. E agora que a Selecção fez 4 jogos no Europeu, jogando quase sempre mal e foi eliminada nos oitavos de final o que têm para dizer os defensores de FS? É que quando se joga mal, mais tarde ou mais cedo perde-se. A não ser que as estrelas se conjuguem para que a vitória caia do Céu, aos trambolhões, que foi o que aconteceu em 2016, em França. Por quanto mais tempo teremos que ouvir ( eu já não ouço, há algum tempo) o discurso petulante e as explicações esdrúxulas de FS, nomeadamente acerca das suas escolhas incompreensíveis? Porque insistiu, ontem em Diogo Jota e Bernardo, claramente em baixo de forma? Porque lançou João Félix, o maior flop do futebol português, produto da Lavandaria SLB/Atletico Madrid? Porque convocou Guedes e Pote, para não jogarem um minuto sequer? Etc, etc.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 28.06.2021 às 09:59

Ontem vi uma notícia sobre o que o Roy Keane disse a achei certeira "Félix é um impostor, 100M€? Nem acerta na baliza! É que nem testam o GK pois não acertam na baliza". E de facto ele tem razão. FS pode dizer que fizemos 23 remates contra 6 da Bélgica mas a verdade é que rematamos muito mal - este sempre foi um problema tuga, o último jogador que me lembro com alguma regularidade de rematar forte e com qualidade era o Maniche.
Mas para se rematar bem tem de se estar enquadrado, tem de se chegar à entrada da área com qualidade e isso raramente aconteceu. Foi sempre um pouco aos repelões.
Quando vi a entrada do Félix comentei com os meus colegas: "já perdemos, vamos jogar o resto do jogo com -1 jogador" e de facto necessitávamos de um jogador que se colocasse no meio, à entrada da área, que não se atirasse para o chão, que se desse mais ao jogo e não foi isso que aconteceu. Félix andou vagabundo por onde quis quando fazia falta alguém no centro.
E isto é falta de treino, falta de rotinas em ataque continuado, independentemente de ser o jogador A ou B.
Escrevi aqui que não tinha esperanças num bom europeu porque ao contrário de 2004 e 2016 que se aproveitaram rotinas de jogadores dos clubes, FS continuava a apostar em apenas juntar peças. Estes torneios com tão poucos treinos, aproveitar rotinas dos clubes é essencial para o sucesso. Mas FS vai antes pelos nomes e pelo histórico dos jogadores e o resultado é este: lixou-se com uma bélgica que nem teve de se esforçar muito. Sim, porque a estatística é essa porque a Bélgica marcou primeiro. Até à Bélgica marcar, o jogo estava equilibrado com os Belgas a chegar de forma mais fácil à nossa área do que o contrário.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.06.2021 às 12:13

Os belgas não criaram muito perigo, mesmo naquele período que tiveram mais bola.

Não vão ganhar muitos jogos com apenas um remate à baliza. A sorte sorriu-lhes!
Sem imagem de perfil

De Lobo a 28.06.2021 às 07:45

Só jogam os que são agenciados pelo Mendes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.06.2021 às 12:10

Bem... quero crer que não seja esse o caso.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 28.06.2021 às 10:15

Deve haver hoje muita gente a desancar Fernando Santos. Eu não vou fazer tal mas gostaria que ele (ou alguém) me explicasse algumas duvidas que prá ki tenho. Bernardo Silva - claramente fora de forma, sem influência no jogo mas sempre titular. Porquê? Diogo Jota - baixando de rendimento de jogo para jogo. Porque não apostar noutro? João Félix - 2 anos de rendimento sofrível no Atlético de Madrid e medíocre na seleção. Porquê convocá-lo para uma fase final? Gonçalo Guedes - jogador que costuma ter bom rendimento na seleção, nem um minuto teve. Porquê? Pedro Gonçalves - o melhor marcador do campeonato, outro que nem um minuto teve. Porquê? Só mais uma dúvida que o texto já vai longo - não haverá mais NENHUM jogador português com jeito para marcar os livres além de Ronaldo?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.06.2021 às 12:09

Bem... nesta equipa temos Raphael Guerreiro quando ele está bem e quando se dá para o pé esquerdo, Bruno Fernandes quando está bem, que claramente não é o momento e Sérgio Oliveira, que jogou poucos minutos.

O problema não é a marcação de livres!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 28.06.2021 às 10:40

Só espero é que não esteja tudo a dormir e se aproveite para pôr o Eng a andar.
A divida de gratidão do Euro 2016 está paga e é criminoso que, 7 anos depois da entrada de FS, se jogue o que se joga. Isto para além das escolhas claramente enviesadas para valorizar os jogadores de determinado empresário, omissões inexplicáveis das convocatórias e comentários absurdos como o do PG ontem ou do Pahinha na semana passada.

FS sempre foi um treinador banal. Caiu-lhe no colo o penta do Porto, tal como o Euro e ganhou um estatuto que não corresponde ao que se vê dentro de campo.
Era a altura certa para iniciar novo ciclo. Este conjunto de jogadores merece melhor que um treinador que em 15 jogos em fases finais de Euros e Mundiais tem 3 vitorias, 10 empates e 2 derrotas nos 90 minutos.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 28.06.2021 às 10:55

Concordo, Portugal tem um grupo de jogadores de 1ª linha e outros nas camadas jovens que prometem um futuro risonho. Tem que se arranjar um treinador que saiba aproveitar as potencialidades dos jogadores e construir uma equipa competitiva e que jogue bom futebol. Mas duvido que Fernando Santos, que se julga o maior, tenha o bom senso de pôr o lugar à disposição.
Imagem de perfil

De Greenlight a 28.06.2021 às 11:11

FS é tão convencido ( ou despudoramente aldrabão ) que até conseguiu dizer, ontem, que agora há que ganhar o Mundial. Missão Impossível com FS ao leme, nem que contratem o Tom Cruise para adjunto.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.06.2021 às 11:09

FS não vao ser despedido porque está protegido pela desculpa "do grupo da morte onde Portugal estava" e porque perdeu "com a equipa que ocupa o 1º lugar do ranking da FIFA".

Ele não vai admitir que se enganou na escolha de jogadores, nunca. Ele só sai se Portugal por algum acaso não se apurar para o Mundial no Qatar ou se fizer um Mundial mau.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 28.06.2021 às 12:04

Concordo. Ele não vai sair. É extremamente solicito com quem deve ser e actualmente, com um grupo com Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão e ainda a possibilidade do play-off dos segundos, é quase impossivel não irmos lá.

É uma pena ver os ultimos anos de Ronaldo a serem desperdiçados com FS.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.06.2021 às 12:05

Tendo presente a ligação dele com Fernando Gomes, o status quo vai ser preservado.
Sem imagem de perfil

De MAV a 28.06.2021 às 11:25

Ora ai está o negativismo que tanta crítica causa quando não é do agrado de alguns que aqui escrevem.
Tudo a espera da eliminação da selecção para vir dizer que neste momento está tudo mal!! Penso que Pote vai ser melhor que Jota mas neste momento é? Não me parece.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.06.2021 às 12:04

Ora aí está a usual conversa da treta do caro MAV!

Não se trata de estar "tudo mal" e muito menos ainda se Pote é melhor ou pior que Jota.

Houve escolhas e decisões erradas da parte do seleccionador neste Europeu e a utilização de jogadores em muito má forma nesta altura da época.

Isto, para quem não se sustenta com retórica, está à vista!!!
Sem imagem de perfil

De MAV a 28.06.2021 às 13:04

RG

Não vale a pena justificar as SUAS opiniões com a treta da retórica isso sim um jogo conservador.
Eu respondi as questões do post se tivesse corrido tudo bem e as opções fossem todas certas ainda estavamos no europeu.
Agora o aproveitamento que se faz tipico português do 8 ou 80 para mim não cola.
Assuma o seu "gosto" por FS não jogue defensivamente, eu assumo as críticas que faço. Desde a convocatória que há um caminho do negativismo por aqui.
Eu não acho que FS seja o melhor treinador do Mundo mas têm feito um trabalho que NINGUÉM repito NINGUÉM fez Com TÍTULOS. que deu Humberto o Forever ou o Mata-Mata? BOLA...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.06.2021 às 16:59

A si, não pretendo justificar seja o que for. O que faço é tentar explicar o meu raciocínio. Apenas isso!

Já lhe expliquei que, salvo para questões do debate aqui, a sua pessoa é-me indiferente e não o pretendo convencer de coisa alguma.
Sem imagem de perfil

De João F. a 28.06.2021 às 19:15

(...mas têm feito um trabalho que NINGUÉM repito NINGUÉM fez Com TÍTULOS."


Ahhhh! E daqueles que nomeou, qual deles teve tanta qualidade e quantidade de jogadores com categoria acima da média, como o seu querido FS tem actualmente?!

Sem imagem de perfil

De MAV a 28.06.2021 às 21:40

João F

" Querido" está enganado FS não o é... O caro tem pouca memória ou pouca cultura futebolística só o mata-mata tinha a base do clube do norte campeão europeu.
O Humberto tinha Figos Rui Costa Baias etc não me faça rir.
Sem imagem de perfil

De João F. a 28.06.2021 às 23:15

A mim o que me faz rir, é o seu espirito de contradição compulsivo. E não é de agora.
Sem imagem de perfil

De RCL a 28.06.2021 às 16:07

Jota é bom no Liverpool no meio de grandes craques. Falhou várias ocasiões e ontem uma incrível.
Pedro Gonçalves mete a bola pelo buraco da agulha, teria sido o companheiro ideal para tabelar com CR7 que ontem esteve rodeado de belgas por todos os lados, não teve ajudas.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.06.2021 às 17:00

Nunca saberemos se o Pote teria aproveitado a oportunidade, mas a realidade é que não lhe doi dada, numa decisão com intenção de Fernando Santos.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.06.2021 às 18:14

MAV,

A crítica é completamente justa quando FS insiste em jogadores em fora de forma e não dá hipótese a outros.
Pote devia ter entrado no jogo e Bernardo Silva nem sequer devia ter jogado. Não fez nada em campo durante 3 jogos. Isto é apenas um exemplo, mas há mais erros de FS.
Sem imagem de perfil

De MAV a 28.06.2021 às 21:48

Mike

Concordo consigo no Bernardo para mim o mais.grave foi a cobertura defensiva que não fez.
Não concordo com Pote para mim vai ser um grande jogador mas ainda não é .
O que não tolero é esta dualidade, desde a convocatória que falam mal de FS mas não assumem e esquecem que estão a falar da Selecção ou seja do nosso país e não das tricas clubísticas
Sem imagem de perfil

De RCL a 28.06.2021 às 22:23

O Melhor marcador da Liga ainda não é um grande jogador? Pedro Gonçalves está há 1 ano no Sporting, como o outro : chegou, viu e venceu. Vai ser melhor? Aí não tenho dúvidas.

Há quem ainda não percebeu : o Sporting foi campeão Nacional, 6 jogadores foram eleitos os melhores da Liga. Pedro Gonçalves , o melhor na sua posição e também o artilheiro.
Para FS e alguns cromos ser o melhor jogador da Liga e o Maior marcador não conta .
SL
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 28.06.2021 às 23:58

A meu ver FS cometeu vários pecados "capitais".
É certo que ontem a equipa crescer, foi para cima da Bélgica e só por manifesta infelicidade não logrou pelo menos o empate, a Bélgica cerrou fileiras a ganhar 1 a zero e tudo se complicou.
Atacámos muito mas muitas vezes sem critério e remates sem nexo, assim é dificil, é certo que fizemos 23 remates mas desses 23 quantos foram enquadrados e criaram real perigo? Pois.... tirando a bola no poste pouco mais foi, Cortois pouco ou nada defendeu.
Havia jogadores nesta seleção que estavam em claro sub rendimento, muito por culpa da sobrecarga de jogos mas também pelas opções do treinador, BF jogou numa posição que não tira partido de todo o seu virtuosismo, que é muito, ontem recuou no terreno e o seu jogo foi claramente melhor, mas jogadores como Jota, William Carvalho e Bernardo Silva estiveram claramente abaixo do seu potencial, coisa que em relação aos que jogam no campeonato inglês facilmente se explica, só BF tem mais de 70 jogos, em todas as competições, a jogar pelo seu clube, não há milagres, os jogadores não são máquinas. Impunha-se dar frescura à seleção, mas FS insiste sempre nos mesmos, só muda quando se vê apertado, por mim também acho que ontem mexeu tardiamente na equipa, quando se quer virar um resultado não se espera tanto tempo, mete-se logo a carne no assador...
É verdade que FS já nos deu o que nenhum selecionador deu, mas está na hora de mudar o ciclo, este não vai para melhor, é preciso um treinador que dê uma identidade ao nosso jogo, temos de deixar de ser uma equipa reativa (jogar só em função daquilo que o jogo dá) e é preciso quem saiba realmente aproveitar as características de um grupo de jogadores de uma grande geração de futebolistas. Nada contra FS mas é hora de virar a página.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo