Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Poderá Óscar Estupiñán ser uma opção?

Leão do Norte, em 11.05.22

Com a saída de Slimani é notório que plantel do Sporting necessita de reforçar o seu sector atacante com um ponta de lança que apresente um registo de golos. Paulinho necessita de companhia no plantel e a solução não parece passar pelos regressos de TT ou Sporar.

O problema principal está no valor que um jogador com estes predicados custa. Creio que, no próximo mercado, o Sporting fará um forte investimento financeiro na defesa, pelo que não restará o valor para reforçar o sector atacante de acordo com as elevadas exigências do mercado. Neste contexto, não se tratando de mais um rumor nem tendo acesso a qualquer informação privilegiada, Óscar Estupiñán desperta-me atenção.

oscar-estupinan.jpg

O actual jogador do Vitória de Guimarães não é, para Rúben Amorim, o ponta de lança ou o avançado tipo, mas não deixa de apresentar credenciais e qualidades bem interessantes e benéficas para a equipa do Sporting. Apresenta uma elevada dimensão física, posiciona-se muito bem na área e tem um bom jogo de cabeça. Nas últimas épocas tem um interessante registo de golos, com a relevante marca de 15 golos em 32 jogos na presente época. Mesmo não sendo o avançado móvel muito apreciado por Rúben Amorim, tem um contributo para o jogo apoiado da equipa assinalável.

Um aspecto essencial para a hipótese da sua contratação reside no facto de se tratar de um jogador que termina contrato com o Vitória e que poderá chegar a Alvalade a custo "zero". Para mais falamos de alguém ainda jovem (25 anos), já integrado no futebol português e com margem para progressão e rentabilização.

Poderá não ser a opção ideal, e há certamente uma multiplicidade de outras opções, mas na diversidade necessária à equipa do Sporting e analisando as diversas condicionantes e possibilidades do mercado na actual realidade do Clube, penso que o jogador colombiano seria uma opção a considerar, especialmente pela relação custo/benefício.

Não tenho dúvidas que muito dificilmente estará em Guimarães na próxima época e não terei qualquer surpresa se vier a ser contratado por um clube de maior dimensão do nosso campeonato. Ninguém duvide que, quer em Portugal, quer no estrangeiro, são certamente vários os clubes a fazerem contas.

Se essas contas batem certo para o Sporting não sei, mas aqui fica a "sugestão".

publicado às 13:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Imagem de perfil

De PSousa a 11.05.2022 às 14:05

Acho que prefiro o Fran Navarro do Gil Vicente.
Gostei mais do que vi ao longo do campeonato.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 11.05.2022 às 14:27

PSousa,
Também preferiria, até porque encaixa melhor no estilo de jogo de Rúben Amorim.
A diferença está no custo e na eventual competição pela sua contratação, daí equacionar esta contratação.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 11.05.2022 às 15:57

Caro Leão do Norte é um prazer estar pela primeira vez em completo desacordo consigo

Grande abraço
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 11.05.2022 às 16:22

Caro Fúlvio,
Há sempre uma primeira vez!
Todas as opiniões são válidas e a discordância é salutar.
Posso conhecer as razões do completo desacordo?
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 11.05.2022 às 16:39

Leão do Norte
Devido às carências na finalização do nosso ataque, e antes da chegada de Slimani, eu comecei a olhar mais atentamente para este jogador, e a acompanhar os jogos do Vitória e sinceramente não me parece um upgrade para o que dispomos neste momento no plantel.
Para fazer número não vale a pena.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 11.05.2022 às 17:00

Também sigo este jogador há algum tempo e, não sendo nenhum fora de série, parece-me um jogador "aproveitável" e com carcaterísticas (dimensão física, presença da área) que seriam um upgrade ao que temos no plantel. Não seria uma primeira opção mas, ao longo da época, poderia ser útil em várias ocasiões.
O Óscar Estupiñán é um ponta de lança muito específico. Como se pode comprovar pela sua trajectória em Guimarães é necessário perceber as suas potencialidades para extrair o melhor do seu jogo.
Para além disso estabeleceu uma boa conexão com o Marcus Edwards.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 11.05.2022 às 17:14

Eu vou puxar a brasa à minha sardinha, não estou a dizer para contratar já, até porque quero-o ver melhor na próxima época, o jogador chegou em Janeiro e fez 5 golos em 11 jogos, Kyosuke Tagawa 23 anos, 181 cm, tem uma internacionalização pelo japão e um golo, fiquem atentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.05.2022 às 17:22

Esse também está no Santa Clara, salvo erro. Tem muito pouca experiência no futebol europeu, o Santa Clara é o seu primeiro clube.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 11.05.2022 às 17:34

Por isso eu disse puxar a brasa à minha sardinha, mas se não me enganei com o Moritta, e como diz o Rui tem pouca experiencia na Europa, pois marcou 5 golos em 11 jogos, o Estupinan que eu saiba tem 15 golos essa época, o Paulinho tem 14, Pedro Gonçalves tem 15 e 10 assistências (e toda a gente diz que está a fazer uma má época, imaginem se estivesse a fazer uma boa), já para não falar do Sarabia que tem 21 e diz sempre presente nos jogos grandes (que falta que vai fazer). Eu gosto da solução 3 avançados móveis acho que torna o nosso jogo mais dinâmico e imprevisível.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 11.05.2022 às 19:29

A hipótese Estupiñán não é para substituir a solução 3 avançados móveis. Apenas nos permite ter uma alternativa para as ocasiões em que essa opção se torne previsível.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 11.05.2022 às 18:02

Independentemente das questóes de precocidade ou adaptabilidade, falamos de um jogador com contrato até 2024 e é natural que o Santa Clara queira rentabilizar, desportiva e finaceiramente, o jogador e dificulte a sua saída.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 11.05.2022 às 18:06

Numa investigação mais aprofundada verifiquei que o jogador está emprestado ao Santa Clara até ao final da época 2022/23, o que ainda pode dificultar mais a situação.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 11.05.2022 às 17:37

De qualquer das formas Leão do Norte se vier para o Sporting, o que não vejo a acontecer eu sou o primeiro a apoiar, ainda mais se fizer 15 golos que é o máximo que já fez numa época na carreira.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 11.05.2022 às 16:40

Este jogador parece-me muito semelhante ao Luiz Philipe que está neste momento na Grécia a ter algum sucesso. Penso que não faria a diferença, para isso façam regressar os que têm emprestados como o Tiago Tomás e o Sporar
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 11.05.2022 às 17:13

De Perry,
Tem algumas semelhanças com o Luiz Phellype mas apresenta melhor jogo de cabeça e tem maior intensidade e componente física no seu jogo.
O regresso de Sporar parece-me descartado. Não vejo Rúben Amorim a alterar a opção que, de forma fundamentada, demonstrou anteriormente.
O futuro de TT é uma incógnita. Quer pela opção e futuro do Estugarda quer pelo desejo expresso do próprio em jogar regularmente.
Sem imagem de perfil

De Rui a 11.05.2022 às 16:55

Se o jogador termina agora o contrato com o Vitória, é estranho que ainda não tenha assinado com nenhum clube.
Não conheço o jogador, por isso não posso "opinar". Mas concordo com o Leão do Norte em que a prioridade será a defesa, como já se começou com St. Juste.
O ataque conta com P. Gonçalves, Paulinho, Edwards e Tabata. T. Tomás poderá voltar, tal como Jovane. R. Ribeiro também terá lugar. E há ainda N. Santos, que na época do título jogou na frente. Isso se R. Vinagre finalmente assumir a ala esquerda, como espero. Nos últimos 3 jogos, o Sporting marcou 10 golos, e teve caudal ofensivo para muitos mais. A defesa é que tem fraquejado.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 11.05.2022 às 17:50

Rui,
A ascensão do jogador foi significativa durante esta época, especialmente na segunda metade, com uma valorização de mercado que mais do que duplicou. Neste contexto o tempo corre a favor do jogador e é natural que ele e os representantes queiram aguardar pela melhor proposta, até porque o Vitória tem tentado, sem sucesso, renovar com o jogador.
O nosso ataque, como exemplificou, tem diversas opções mas a hipótese Óscar Estupiñán prende-se com a necessidade de diversificarmos as opções atacantes, especialmente com presença no jogo interior.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 11.05.2022 às 17:05

Caro amigo Leão do Norte

Confesso que não tenho grande conhecimento de Óscar Estupiñán, observei-o apenas nos jogos em que nos defrontou esta época e na passada. Gostei de o ver, principalmente no último jogo que disputámos em Guimarães onde ele esteve muito bem, foi um perigo constante para a nossa baliza.

Sendo um avançado-centro, reparei que tem mais mobilidade e dá mais apoio do que Slimani ou Luiz Phellype, por exemplo. Uma coisa é certa, precisamos de mais um avançado interior, até pode ser interessante um jogador como Estupiñán que traga um futebol diferente, crie outros movimentos ofensivos, desde que encaixe na nossa dinâmica colectiva, obviamente.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 11.05.2022 às 18:14

Caro amigo Leão Zargo,

A seu comentário é extremamente pertinente e adequado, especialmente quando refere que precisamos de mais um avançado interior e que traga um futebol diferente e que crie outros movimentos ofensivos.
São esses aspectos que me levaram a considerar a hipótese Óscar Estupiñán.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 11.05.2022 às 17:51

Preferia TT de volta ao Sporting, mas para jogar. O Sporting vai quase de certeza vender um ou dois jogadores. Inácio, Matheus, Porro, Palhinha, por aqui haverá saídas. Não será por falta de dinheiro, mesmo agora que está confirmado o central desejado. Mas RA tem de acreditar que qualquer que seja pode mesmo relegar o Paulinho para o banco, por ser melhor avançado. E RA já repetiu n vezes que acha Paulinho o melhor avançado português da actualidade. Esta é das difíceis de contrariar. SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 11.05.2022 às 18:24

João Gil,
Continuo a considerar que é difícil o TT voltar ao Sporting para jogar.
Quando lancei o nome do jogador em discussão, não foi para primeira opção, nem para o lugar do Paulinho. Foi, aproveitando uma oportunidade do mercado, para ter um avançado interior com outros movimentos ofensivos.
Até porque também acredito que Rúben Amorim muito dificilmente abdicará de Paulinho.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 11.05.2022 às 21:50

Viva, Leão do Norte
Também acho. Em todo o caso, RA disse que iria falar com TT e com a direção sobre um possível regresso do jogador. Acho que até partilha algumas características com Slimani. Para ter um jogador que seja suplente e marque uma meia dúzia de golos por temporada já temos o Sporar, que está pago e de volta do Championship. Mas não acho que RA queira um ou outro assim com muita convicção. SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 12.05.2022 às 00:27

Por mais ideias que tenhamos, o que conta é a vontade do Rúben Amorim.
A minha curiosidade é verificar se, após esta epoca, ele irá alterar a sua ideia ao nível das ditas segundas escolhas ou das pontuais variações no estilo de jogo.
Sem imagem de perfil

De Leão da Pontinha a 11.05.2022 às 22:51

Caro Leão do Norte,
Convido-o a rever com atenção o desafio entre o Benfica e o Vitória Sport Clube.
Estupidan tem falhanços inacreditáveis, não me parece um jogador que faça a diferença, que tenha capacidade para jogar grandes jogos, só se for para rodar em desafios da Taça e Portugal ou da Taça da Liga.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 12.05.2022 às 00:01

Caro Leão da Pontinha,
Certamente que Estupiñán não esteve com pontaria afinada no jogo com o Benfica, mas não vamos utilizar apenas um jogo como representativo da qualidade e eficácia de um jogador.
A mim ficou-me mais na memória a sua frieza na cara do Adán para marcar o golo contra nós ou as excelentes antecipações para marcar de cabeça ao Braga e ao Boavista.
Sem imagem de perfil

De RCL a 11.05.2022 às 23:06

Parece que o FCAntas entrou na parada, eles tem muita sorte com colombianos. Estupiñán estará em fim de contrato e o VG não terá capacidade financeira para o renovar.
Também gostei do Fran Navarro, bom toque de bola, excelente mobilidade, sentido de oportunidade e inteligente QB; julgo que se adaptaria mais facilmente ao esquema de Amorim.
SL
Sem imagem de perfil

De RCL a 11.05.2022 às 23:15

O FCAntas tem sorte com os colombianos, nos temos com espanhois
Fran Navarro poderia substituir Sarabia.
Tem 24 anos e um valor de mercado de 3ML€.
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 12.05.2022 às 00:11

RCL,
Repito que não me admiro nada que o Óscar Estupiñán desperte interesse de clubes de outra dimensão (parece também haver forte interesse do Braga). É essencialmente uma questão de oportunidade face à sua situação contractual. E o FC Antas é pródigo em aproveitar essas situações.
Já referi em anterior comentário que, em comparação com Fran Navarro, escolheria sem qualquer dúvida o jogador espanhol. O problema está no valor do passe e na forte concorrência que encontraremos para contratar o atleta do Gil Vicente.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 12.05.2022 às 00:51

Sinceramente eu não quero um suplente dos que cá estão e neste caso do Paulinho, eu quero um jogador para a frente que seja efectivo de caras na equipe

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo