Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 08.02.23

Screenshot (1825).png

Todos concordamos, a avaliar pelos comentários às notas do Julius, que o Sporting não tem consistência exibicional, variando de jogos muito bem conseguidos para outros, como o de ontem, que são confrangedores - eu diria até desonrosos, face aos pergaminhos do Clube.

Nestes últimos, uma coisa se revela quase sempre: a lentidão de processos. Eu ontem estava a reparar e, em posse, às vezes quase ninguém da frente se mexia, talvez só o miúdo (Chermiti) procurasse quebrar o marasmo. Então o passe voltava a ser feito para trás, e eventualmente mais ainda, até que os defesas reiniciassem então algo a que os adeptos desesperavam por poder chamar "construção".

Ora, isto eu não acho mesmo aceitável. Não é assumir o que se fez, simplesmente, que resolve as coisas. É preciso explicar o porquê de não se ter feito diferente, é preciso ir ao grão e não ter medo de dizer o que se passa, se algo de errado se passa: falta de motivação, jogadores com pouco espírito competitivo, quebra de confiança, necessidade de novas propostas tácticas, eu sei lá. Mas não vejo isto abordado, vejo os adeptos a acompanhar a equipa, como deve ser, na grande esperança de que venham aí melhores dias, mas vejo-os frustrados com a ausência prolongada de sinais sólidos, e sublinho sólidos, de melhoria.

Parece-me, sinceramente, que estaria na hora de deixar um pouco de lado aquele discurso de "faz parte do processo, vamos melhorar" com que Rúben Amorim amacia os ânimos dos adeptos em cada conferência de imprensa pós-desilusão e ir desempoeiradamente às entranhas do problema. Porque se Amorim é honesto e genuíno quando se refere a si mesmo, aos seus "defeitos", por vezes até exagerando-os, e todos lhe temos reconhecido isso, estamos a precisar de que ele mostre a mesma honestidade e genuinidade a explicar porque é que o Sporting ainda joga tão mal - salvo raras excepções - e as melhorias não acontecem.

Dito isto, esclareço, para que não tirem conclusões precipitadas: não deito fora o bebé com a água do banho, acho que Amorim continua a ser o homem mais indicado para dar a volta à situação; o que sinto é que tem não apenas de ir mais fundo como tem de mostrar aos adeptos o que está a fazer, caso contrário vai diminuindo também um dos seus grandes trunfos: o capital de credibilidade que nos inspira.

Comentário do leitor Marcos Cruz

NOTA: O facto de publicar este extenso comentário do leitor, não significa que concordo de modo algum com tudo o que diz, a começar logo por o que ele entende serem "exibições desonrosas". Fundamentalmente, não obstante o adorno do último parágrafo, isto é um ataque a Rúben Amorim, e não é a primeira vez que este leitor o faz.

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.02.2023 às 08:27

A questão principal é puramente a falta de qualidade dos jogadores que temos versus os que já tivemos. As pessoas não se apercebem da grande diferença que é ter Sarabia, Palhinha, Matheus Nunes, Porro versus Edwards, Ugarte, Morita e Esgaio. E para mim, um jogador que é inconsistente nas suas exibições não pode ser chamado de bom jogador.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2023 às 17:28

E o que resolve andar a fazer comparações com jogadores que já não jogam no Sporting?

Em inglês há uma expressão adequada... “it's no use crying over spilled milk"!
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.02.2023 às 08:40

Uma no cravo, outra na ferradura.
Os médicos costumam dizer :"quem não sabe tratar, ensina"
O comentador é um lírico ,não percebe patavina de futebol. Ou tem uma agenda.
Não falou do estado do "relvado", não falou da tática do treinador do Rio Ave que colocou 5 jogadores no meio campo, reforçando o camião ,Não falou no Nuno Santos condicionado com 4 amarelos. Não falou de nada importante.
Está preocupado com o projeto, mas, provavelmente, não esteve no passado, quando o Sporting era a casa da sogra. Como explica que o clube só tenha sido campeão três vezes nos últimos 40 anos; o último título já neste projeto, a juntar o roubo do bicampeonato(2021/2022) coisa que o clube já não atinge há 62 anos. Este projeto ganhou mais títulos em 5 anos do que os outros juntos em 40.
O comentador parece preocupado com o sucesso deste projeto.
SL
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.02.2023 às 10:42

"O comentador parece preocupado com o sucesso deste projeto."

Não parece preocupado...está muito preocupado!
Dizem os especialistas, que alguém que passou anos da sua vida drogado, mesmo depois dum tratamento, nunca mais se curará definitivamente. Este, tem dentro dele restos brunoides, dos quais nunca mais se livrará. É mais um caso perdido.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 08.02.2023 às 09:20

Na minha opinião, independentemente da parte comercial do futebol, dos 4 jogadores titulares que saíram do clube nesta época - Palhinha, Matheus Nunes , Sarabia e agora Pedro Porro, estou a contar que Bellerin vai safar o lado direito, o que não não tem substituto num meio campo a 2 é Matheus Nunes. Morita é um belíssimo jogador mas não faz as transições rápidas do Matheus que em poucos segundos faltava uma data de metros com bola e depois quando era perdida vinha rapidamente defender. Nós víamos os jogos e os adversários mal a bola chegava ao Matheus iam logo dar-lhe trancada e era mais que um, porque ele com o seu arcaboiço cobria a bola como ninguém. Morita seria um grande jogador a 3 no meio campo, com a chegada á área mais facilmente e com outros 2 colegas na zona, até porque ele tem muito golo, assim perdemos o domínio do meio campo e sem isso não temos jogo. Essa é na minha opinião a grande pecha de Amorim , os 3 centrais, sai a jogar, mas depois não joga. Os adversários já estudaram o jogo do Sporting e cada vez estão mais aprimorados. Chegou a altura dele ter mais outro modelo de jogo, senão não vai ser o treinador com as possibilidades que tem de ser muito grande. Ou então o Sporting compra um médio á medida daquele jogo que também é uma grande possibilidade. Conheço um no que vejo jogar no São Paulo, que era capaz de ser o tal médio centro, Rodrigo Nestor
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2023 às 17:25

Nada melhor que treinadores do teclado!?!
Sem imagem de perfil

De De Perry a 08.02.2023 às 17:45

Concordo com o que diz Rui, mas há possibilidades de fazermos melhores jogos, ou não ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2023 às 17:52

Já fizemos excelentes jogos e quero acreditar que mais faremos no futuro, a começar já no domingo.

A esperança é a última a morrer...
Sem imagem de perfil

De De Perry a 08.02.2023 às 18:20

Também acredito e Oxalá que sim, mas depois não podemos dormir umas sonecas. Para mim falta ao plantel um médio centro diferente dos que temos. O Sporting para ser campeão necessita de regularidade e para isso precisa de um médio centro. Temos neste momento 3 médios para jogarmos a 2 no meio campo, defensivamente o Tanlongo e o Manuel Ugarte a 6, a 8 temos o Morita , não vai querer pôr ali o Pote pois não ? Aqui reside o problema e se o Sporting quer ter regularidade e não andar a encostar o Pote a 8 que é uma situação não boa para a equipa, tem que adquirir um jogador para aquela posição, assim como adquiriu o Tanlongo para a posição 6
Sem imagem de perfil

De Zé Manel a 08.02.2023 às 10:39

Concordo com alguns comentários já aqui publicados, já tivemos um plantel com mais qualidade do que agora. O Matheus Nunes era/é um jogador que não aparece todos os dias, o rapaz recebia na bola, rodava, esquivava-se do marcador directo e galgava metros com bola. Agora não temos esse jogador que pegue na bola tão atrás e a leve para a frente. E depois o Palhinha, não havia como ele a defender, basta ver o que tem feito na EPL. E atenção que eu gosto bastante do Ugarte que, a certa altura, até esteve melhor do que o Palhinha na época passada. Nem vale a pena falar do Sarabia, um jogador de topo, tratava a bola como ninguém, tinha golo, que falta nos tem feito esta época. Quanto à apatia em alguns jogos, não sei, tenho uma teoria, um plantel curto como o nosso, com algum desnível entre os habituais titulares e o banco, poderá fazer com que haja pouca competição no plantel pela titularidade. Poderá faltar a alguns jogadores aquela incerteza sobre a titularidade, saber que se não derem o máximo poderão ir para o banco no próximo jogo. Claro que há jogadores que não precisam disto, jogam sempre com raça naturalmente, por ex., Nuno Santos ou Porro, mas há outros que poderão precisar deste estímulo. É apenas uma teoria, vale o que vale. SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2023 às 17:24

Este jogo em Vila do Conde foi muito estranho e confesso que desconheço a total causa. Até jogadores por norma muito regulares, casos de Ugarte e Morita, estiveram longe do seu normal.

No entanto, esta é a mesma equipa que deu uma tareia ao SC Braga e um banho de bola ao FC das Antas na Taça da Liga, até ai apitador decidir que tinha de mudar o rumo do jogo.

Matheus Nunes, Palhinha e Sarabia fazem parte do passado, já não jogam no Sporting. Nada resolve estar sempre a falar neles.
Sem imagem de perfil

De Diogo Machado a 08.02.2023 às 12:08

Este jogo foi mau, jogámos de facto mal. Mas também temos de dar mérito ao Rio Ave, estudou muito bem o Sporting e soube anular o nosso jogo.
E há dias em que a equipa não está tão criativa e fluída, acontece com todas as equipas.

Mas não me parece que haja um padrão de exibições destas do Sporting. Aliás, acho que a equipa tem vindo a jogar melhor nos últimos jogos, mais ofensiva e com maior solidez defensiva.


Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.02.2023 às 13:17

Marcos,

1-A táctica de jogar com um ponta-de-lança fixo, trazem consigo esse problema..Ser muito estáctico nas movimentações atacantes!.
Repara que o golo aparece por uma iniciativa do Pedro Pote, na movimentação para a zona central e (suponho eu) "gritar" ao miúdo Chermiti para fazer a diagonal. Movimentação, certamente treinada!.
-Eu também gosto de jogar de outra maneira... mas, eu não conheço as interioridades da equipa, dos jogadores individualmente.
Exemplo: Não sei se são capazes de defender ordenadamente, na pérdida de bola, após movimentações rápidas e constantes em situação de ataque.
Parece fácil, mas não é..!

2-O Sporting não jogou mal em Vila do Conde. É mais, jogou bastante bem!.
Este Rio Ave em casa, não é pera doce.
Jâ sei que para nós adeptos foi uma 🤕.... dou-te a metade da razão!.

P.S.. Deixem de pensar que os jogadores do Sporting são estrelas(recentemente escrevi a minha opinião aqui no blog).
Além de não ser estrelas, são ainda muito jovens e sem experiência a nível de clube grande.
Calma!..
Exemplo: Matheus Reis cresceu uma enormidade.. em dois anos!. Percebem??.

Nota: O único conselho que eu daria ao Ruben desde o sofá da minha casa, na praia😄
Por favor, não inventar tanto na hora das substituições.
Analisa isso!..✌️
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.02.2023 às 13:31

-"Dito isto, esclareço, para que não tirem conclusões precipitadas: não deito fora o bebé com a água do banho, acho que Amorim continua a ser o homem mais indicado para dar a volta à situação."- 🤔
Qual situação!?.
- Traduzido: não desdenharia a sua demissão.

-"...com que Rúben Amorim amacia os ânimos dos adeptos em cada conferência..."- 😅😅😅
Ainda bem que o treinador do Sporting tem essa virtude.
A classe não se compra!..
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 08.02.2023 às 13:59

Já aqui comentei, algumas vezes, que a equipa do Sporting sofre de alguma bipolaridade ... e quero acreditar que se deve, muitas vezes, à estratégia de jogo das equipas adversárias.
Concordo com algumas partes do comentário do leitor Marcos Cruz, mas por favor, não vamos "crucificar" Rubem Amorim, para mim, ainda o melhor treinador para o Sporting.

Beijinhos, Rui
Feliz Dia
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 08.02.2023 às 16:12

Um diz: "O comentador é um lírico, não percebe patavina de futebol. Ou tem uma agenda". Outro acrescenta: "Dizem os especialistas, que alguém que passou anos da sua vida drogado, mesmo depois dum tratamento, nunca mais se curará definitivamente. Este, tem dentro dele restos brunoides, dos quais nunca mais se livrará. É mais um caso perdido". O denominador comum a ambos, para o que interessa aqui: não me conhecem de lado nenhum. Se ao menos o primeiro tivesse lido uma das muitas crónicas que assinei semanalmente no jornal O Jogo como representante do Sporting – https://www.ojogo.pt/opiniao/cronistas/marcos-cruz.html – perceberia que não apenas não caí aqui de pára-quedas como já escrevi inúmeras vezes, em fases boas e más, a defender o nosso treinador. Lamento que o Rui Gomes venha também difundir a ideia de que eu não digo o que realmente sinto mas encubro o que na realidade quero dizer. É feio. Vem de quem não me conhece e põe em causa a minha honestidade intelectual. A serem comentadores irresponsáveis, a valorização é uma; a ser o responsável por este blog, a valorização é outra. Sei que ele não se importa nada com isso, como adora deixar claro, mas a mim deixa-me triste. Paciência, é a vida. Já sobre o comentário do João F., vou abster-me de o analisar em termos de correcção gramatical, quanto a mim um indício claro da própria estrutura do pensamento, e dizer apenas que quem cita "os especialistas" no tratamento de toxicodependências cai com mais estrondo quando faz diagnósticos precoces. Se sabe tanto de mim, das minhas dependências, dos meus consumos, da minha Brunite [creio, a propósito, que o antigo presidente deve ter sido a maior "vítima" das minhas crónicas n'O Jogo], que tenha pelo menos a dignidade de sustentar o que diz.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2023 às 16:34

O que escreve ou escreveu noutros espaços desconheço, mas aqui tem sido muito crítico, por vezes exageradamente, e até já teve confrontações com outros leitores precisamente por isso.

O que realmente sente só o Marcos Cruz sabe, mas depois de um texto tão extenso e crítico, não é fácil aceitar a genuidade do último parágrafo.

Não subscrevo muito so que escreveu, mas mesmo assim dei destaque ao texto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2023 às 17:15

Perdão... "muito do que escreveu".
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.02.2023 às 17:26

Não o conheço, nem tenho qualquer interesse. Escrever nesse jornal, nem digo o nome, não dará grande prestígio, mas a vida não está fácil........
O comentador é do tempo : "jogaram como nunca, perderam como sempre".
A esmagadora maioria dos Sportinguistas prefere ganhar, mesmo jogando mal, e, se o golo da vitória for aos 90+8 minutos , melhor ainda.
O projeto está bem vivo, Chermiti é o mais recente exemplo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2023 às 17:55

É caso para perguntar ao leitor o que é que ele escreveu nesse jornal sobre a final da Taça da Liga.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 08.02.2023 às 17:58

Ou seja, quem escreve que o comentador "não percebe patavina de futebol" é alguém que diz, ainda por cima sem qualquer base estatística, que "a esmagadora maioria dos Sportinguistas prefere ganhar, mesmo jogando mal, e, se o golo da vitória for aos 90+8 minutos, melhor". Este senhor pode até perceber de futebol, não me atrevo a fazer o mesmo que ele e afirmar o contrário, porque simplesmente nunca o vi, nunca falei com ele e não me lembro de o ter lido. Mas dá aqui um claro indicador de que não gosta de futebol, pois quem gosta do jogo, quem ama o jogo, quer vê-lo bem tratado, valorizado, beneficiado. O futebol pode ser um jogo lindo e um aborrecimento. Quem gosta de futebol valoriza a qualidade do jogo, e digo-o de outra forma, mais concreta: quem gosta de futebol valoriza também a dimensão estética do jogo. Se não fosse assim, se eu só estivesse preocupado com o resultado, via apenas os jogos do sporting, porque sou sportinguista. Se calhar é isso que faz o RCL. Mas eu amo este jogo, mesmo podendo não perceber nada dele, então eu também vejo outros jogos do nosso campeonatos ou jogos de outros campeonatos em que não torço por ninguém, na esperança de poder ver bom futebol. As pessoas são diferentes, sim. Talvez seja novidade para o RCL, que pelos vistos estranha e decididamente não respeita essa diferença.
Com o meu comentário quis contribuir para uma discussão aberta, sem ofensas, sem insultos, procurando atrair diversidade de opiniões, porque creio ser dela que resulta a riqueza de discutir. O que concluo é que deveria ter analisado o terreno antes de lançar a semente.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 08.02.2023 às 18:31

E, Rui, já não escrevo há uns tempos. Despedi-me após uma crónica em que questionei a legitimidade da cláusula de compra do David Carmo que estipulava a transferência de mais meio milhão de euros do Porto para o Braga por cada ano em que o FC Porto fosse campeão. O então director do jornal, José Manuel Ribeiro, foi para o seu podcast dizer que só levantava essa questão quem era "muito burro" ou "não percebia nada de futebol" - olhe, pelos vistos concordava com o RCL. Quem tiver interesse nisso pode ler a minha crónica de despedida, cujo título é "Saio pela cláusula". Explico lá a razão de ser destas cláusulas e justifico a lacuna ética e o potencial lesivo da verdade desportiva que esta continha. E creio mostrar que não são interesses de espécie nenhuma o que me move no futebol.
Esclarecido isto, os meus cumprimentos a todos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2023 às 20:55

É livre de escrever onde desejar. Também o fiz em tempos, bastante até, inclusive no Jornal Sporting, mas confesso que o diário do Norte, pela sua reconhecida linha editorial, não seria escolha minha.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.02.2023 às 18:33

Marcos,

Os titulos e troféus não se ganham nas estéticas e belezas adjacentes à vitória!✌️
O jogo bonito depende muito e sempre dos jogadores que estão à disposição do treinador.

O Brasil 82 de Tele Santana, a Holanda 74 de Rinus Michels, Portugal 00 de Humberto Coelho, etc..
As equipas de Mourinho são estéticamente feias. A Itália 4 vezes campeões do mundo, mais que feio.
O jogo de possessão do Barcelona de Guardiola era aborrecido. O MCity actual também não é estético. Etc..

P.S.Estas são as minhas opiniões!.. Pois, cada um tem o seu próprio conceito de beleza e esteticismo.
Não imagino que todos concordem comigo, excepto no meu primeiro parágrafo.
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.02.2023 às 18:54

Sem imagem de perfil

De João F. a 08.02.2023 às 18:52

"não me conhecem de lado nenhum"

Não tente lançar a confusão com o propósito, que só se pode ter uma opinião de alguém se o conhecer pessoalmente!
A mim basta-me para ter uma opinião sobre alguém, ler aquilo que escreve ou fala, porque revela o fundo do seu pensamento! É sobre o que aqui tem dito, que o tenho criticado e nada mais! Não se justifique com desculpas esfarrapadas. Não invente...
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.02.2023 às 19:08

"Já sobre o comentário do João F., vou abster-me de o analisar em termos de correcção gramatical, quanto a mim um indício claro da própria estrutura do pensamento,"

Eu como estou sempre pronto para aprender, fico à espera que explique qual é
a correcção gramatical que devo fazer no texto que escrevi...

Diz que escreve n'O Jogo, um verdadeiro pasquim e um dos representantes da CS que maior propaganda faz do idioma português mal escrito e mal falado...
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.02.2023 às 19:52

" Se ao menos o primeiro tivesse lido uma das muitas crónicas que assinei semanalmente no jornal O Jogo como representante do Sporting"

Como representante do Sporting? E escolhido por quem?

Só pode ser mais um gabarola oportunista, que se serve do Sporting para ganhar mais uns tostões, como existem outros, infelizmente!...

Sem imagem de perfil

De Jorge a 09.02.2023 às 12:50

Passar um Natal com este rapz deve ser um encanto...
Sem imagem de perfil

De Carlos a 08.02.2023 às 16:36

Tal e qual o que penso. Totalmente. Dai as vezes se escreverem coisas que sao criticadas plos donos do blog. Nao se entende muitas vezes o Sporting. Nem se aceita. Algo nao esta bem. E nao se compreende que quem por direito nao se chegue a frente. Amorim??? Presidente? O desgaste e enorme..para todos..mas se nao se fizer nada de concreto nada importara
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2023 às 17:14

"Dai as vezes se escreverem coisas que sao criticadas plos donos do blog"...

Aqui não há "donos do blog", há uma equipa de redactores cada um livre de manifestar a sua opinião sobre qualquer tema e com pleno direito a esse exercício.

O blogue existe para defender o Sporting, primeiro e sobretudo. Há ocasiões em que a crítica é justa e merecida, mas cada um tem a sua opinião.

Se não concordarmos com uma qualquer opinião de um leitor, reservamos o direito de manfestar o nosso desacordo. O texto do leitor Marcos Cruz não me incomoda, simplesmente não subscrevo muito do que escreveu. Mas, mesmo assim, dei-lhe destaque em post.

O Carlos, deve escrever a sua opinião e deixar-se de reparos colaterais que acabam por ser inconsequentes.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.02.2023 às 22:41

Marcos não entro nas politiquices internas, um universo tão vasto de sportinguistas é impossível estarem todos de acordo, mesmo quando se ganha por 5-0 ao Braga como presenciamos, é legítima a opinião de cada um e nem todos podem perceber de futebol, compreendem melhor os que lá andaram dentro com os balneários ás costas.

Falo sobre o jogo e porque (na minha opinião) não foi possível jogar com mais nota artística em Vila do Conde, primeiro porque as expectativas dispararam pela estrondosa vitória ao Braga, um puro engano, sabemos que nunca poderá ser assim, daquela forma, depois porque o Rio Ave faz a vida bem difícil a todos no seu campo, aquela hora, quase ás 22h já a temperatura descia em flecha, o relvado não deixava rolar a bola direito e os jogadores do Rio Ave prepararam-se bem para não darem espaços no meio campo e nas alas, especialmente ao Nuno Santos, não ganham há algum tempo e fizeram das tripas coração para não perderem com o Sporting.
Os nossos rapazes sentiram que teriam que ir de novo para lá do limite das suas forças, para poderem fazer a diferença e depois também com o Porto, aí terão mesmo que o fazer, sabem disso.

A sorte sorriu-nos, e foi justo, foi a equipa que mais procurou os 3 pontos e não o empate. Se tirarmos a fífia do St. Juste que isolou o Boateng, o nosso Adán até podia ter ido sentar-se na bancada junto com os adeptos a ver o jogo.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo