Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 13.10.16

 

18547267_Zq5hz.jpg

 

«O Benfica montou uma estrutura profissional de comunicação, precisamente no silêncio da noite.

O Sporting, perdão, o seu presidente, tem uma estratégia de afirmação e perpetuação no poder. Para isso, criou também a sua estratégia: elegeu um inimigo - o Benfica. Não é um adversário, é um inimigo. E dispara sistematicamente sobre este. Relembrar que, das últimas 10 comunicações, 8 (OITO) se referem ao Benfica. Também isso é calculado, no sentido de despertar os instintos mais primários dos sócios mais básicos e primários que vêem nos adversários inimigos e são anti antes de serem propriamente pró o seu clube. Neste blogue, há claramente duas ou três pessoas que são assim e que acusam os outros de hipocrisia por não se afirmarem da mesma estirpe, sem compreenderem que há adeptos que pensam e agem de forma diferenciada. O ódio cega.

O problema, porém, da estratégia de Bruno de Carvalho centra-se em dois planos: (1) a falta de resultados desportivos no futebol; (2) o excesso de comunicação. Tão mau como não comunicar é comunicar em excesso e / ou mal. É o que o Sporting tem feito.

Dito isto, por mim podem pegar nos 3 presidentes e colocá-los num deserto. Não «gosto» de nenhum e considero que todos acabam por prejudicar a indústria de que vivem maioritariamente, supostamente em defesa dos seus clubes. Não me revejo na postura de nenhum, começando pelo «meu» presidente, em quem nunca votei. Essa gente está a mais no futebol e no desporto. E não há virgens neste processo, nem justificações que podem sustentar a sua postura e acção
».

 

 

Leitor: OCEANO VERMELHO

 

publicado às 13:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


37 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.10.2016 às 14:05

Eu fico perplexo.... um blogue leonino com post assinados por benfiquistas..... os gestores deste blogue lá deverão saber se é este o caminho a seguir! É mais um blogue a ir pelo mesmo caminho... o de ser invadido e controlado pelos comentadores benfiquistas.

Em relação ao post, tenho apenas este comentário:

".... O Sporting, perdão, o seu presidente, tem uma estratégia de afirmação e perpetuação no poder."

Porque razão no caso do Sporting é o presidente a definir uma estratégia de perpetuação no poder?! e no benfica, não?!?!?!

Eu já não percebo nada.... o director de comunicação do benfica pelos vistos nada tem a haver com o benfica, o vice-presidente também não, e chamam a isto "...estrutura profissional de comunicação" ?!?!?!

Das duas um:
-ou existe igualmente uma estratégia de comunicação definida pela direcção do benfica, e essa estratégia de ataque a BdC e JJ, está à vista de todos....
- ou não existe uma estratégia definida, e é uma anarquia.... já que cada um faz e diz o que querem.... o que também não abona muito a favor de LFV.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.10.2016 às 14:12

O Schmeichel fica "perplexo" por muito coisa, nomeadamente porque não compreende a intenção do que é dito e feito.

Quem controla este blogue são os seus redactores e mais ninguém. A diversidade de leitores e opiniões é parte integral da riqueza deste espaço.

Somos verde-e-branco mas não somos os únicos neste Mundo. Há, portanto, o interesse de incluir todos no debate que aqui ocorre diariamente, indiferente de simpatias clubistas.

Ou será que o Schmeichel pretende monopólio para a sua já bem conhecida demagogia ?
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 13.10.2016 às 14:15

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.10.2016 às 15:23

Rui Gomes,

Uma coisa é aparecer um ou outro benfiquista, outra coisa é eles serem a maioria.... que é o caso do camarote leonino nos últimos dias. É esse o objectivo?

Com esta estratégia do camarote leonino, não é possível comentar abertamente entre sportinguistas, porque vamos ter dezenas de comentários de benfiquistas a dizer que só amam o benfica e as tretas do costume.... no meu ponto de vista, esse tipo de blogues (onde se discute futebol entre vários adeptos ) já existem....
Se o objectivo é o camarote leonino deixar de ser um blogue de sportinguistas, o direito é todo seu... a mim reserva-me apenas o direito de continuar ou não a participar neste blogue!
Verei a evolução nos próximos dias, mas registo que não é possível ter um blogue para discussão sobre a temática Sporting, onde mais de metade dos comentadores são benfiquistas.... pelo menos na minha visão! Devo estar ultrapassado...

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.10.2016 às 15:44

Não diga palermices !!!

Mas alguém impede sportinguistas de comentar ?... Ou será que o Schmeichel pretende censura assente em simpatias clubistas ?

Se o seu objectivo com este comentário disparatado é condicionar os redactores do blogue, está muito enganado.
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 13.10.2016 às 15:58

É mais uma amostra do admirável mundo de fantasia que vai na cabeça de alguns Sportinguistas deste tempo. O Schmeichel sente-se cada vez mais só nas suas convicções brunistas e, na senda do seu grande líder, faz birra e culpa os outros (em especial o benfica). Muitos - não todos, claro - daqueles que acusa de benfiquismo são apenas Sportinguistas que não se revêm no comportamento desta direcção. E essa sua postura é apenas mais um exemplo do quão tóxica é esta guerrilha, sobretudo internamente, por transformar, DELIBERADAMENTE, opositores da estratégia de BdC como "apoiantes" do benfica. É uma atentado ao Sportinguismo dos críticos completamente reles e nojento. Pense nisso com calma, se tiver vontade, e veja o ridículo a que estamos a chegar. Eu próprio já tenho de medir cada palavra porque de facto se torna difícil criticar estas política de comunicação escabrosa sem eu, próprio, me ver obrigado a comentar coisas que não me interessam para nada, como sejam assuntos internos do benfica.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.10.2016 às 16:18

Gonçalo,

Tem toda a razão.... deixarei de comentar neste blogue!

Não consigo me identificar com um blogue que prefere moderar o que dizem sportinguistas como eu.... em detrimento de um acumular de comentários de típicos lampiões, que passam o tempo a gozar com o Sporting!

Cada qual vê e defende o Sporting como acha melhor.... eu vou deixar de comentar no camarote leonino!

Até sempre!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.10.2016 às 16:32

Além de ser um autêntico fanático é mentiroso. Quando é que foi moderado neste espaço ?

Plena hipocrisia sua, esta postura, assente única e exclusivamente no reconhecimento que cada vez tem menos "fregueses" para o seu fanatismo em tudo quanto é Bruno de Carvalho. É mais fácil fugir !
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.10.2016 às 16:43

Caro Rui Gomes,

Não é uma questão de fugir.... é uma questão de eu não pretender andar a discutir Sporting com benfiquistas! Não é para isso que venho para aqui comentar....

Segundo o Rui, eu digo palermices, já a lampionagem tem direito a post....

Aprecio o seu trabalho neste blogue, apesar de não me rever no seu conteúdo, mas não me consigo identificar com esta invasão de lampiões.... desculpe mas não é para isso que cá venho!

Fique bem!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.10.2016 às 17:07

Meu caro,

Apesar das nossas diferenças de opinião, não deixa de ser apreciado como leitor assíduo do blogue. Acho que deve reflectir um pouco e não assumir uma posição tão drástica, até porque eu sei que gosta de participar nos debates.

Os leitores escolhem com quem debatem, embora nós como redactores estamos numa posição menos flexível. Se não aprecia a postura de certos leitores, no que a comentários diz respeito, não os deve integrar em debate consigo.

Ainda não lhe digo adeus.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 13.10.2016 às 17:14

Que bonito.

E esse rótulo de brunistas a apoiantes desta direcção que até são a larga maioria, faz parte de que mundo? Fantasia, também?

É que esses apoiantes têm dados objectivos e estruturantes que sustentem essa opinião. O que tem o Gonçalo?
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 13.10.2016 às 17:38

A fantasia a que me refiro é a ilha onde esta direcção, de forma soez, está a tentar colocar os críticos: lá longe, onde não se oiçam, com uma placa onde se lê "benfica lovers". Os brunistas (não vejo qualquer ofensa no rótulo) se estão ou não em larga maioria, sinceramente não sei, mas que existem não tenho dúvidas, são bem reais. E fazem-se ouvir. Mas, veja só o desplante, eu não partilho com eles/convosco os ideias de Sportinguismo. O caro Lion73 dá-me essa licença? Dá-me o caro licença de manter o meu Sportinguismo intacto e, em simultâneo, manter espírito crítico e preferir um rumo diferente para o Sporting daquele que apoia? Talvez não dê, porque deduzo - talvez mal - do seu desafio que acredita que apenas os apoiantes de BdC estão em posse de "dados objectivos e estruturantes". O resto são loucos, mentirosos, infiltrados, lampiões... Enfim. Não vou aqui fazer uma lista das largas dezenas de situações "objectivas e estruturantes" que me deixam preocupado (no mínimo), mas só para não ser acusado de não concretizar, posso apontá-lo para os posts do Drake Wilson e do Rui Gomes, por exemplo. Encontra lá muito "food for thought", caso consiga engolir as palavras que esses "Benfica lovers" escrevem...
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 13.10.2016 às 17:48

O Gonçalo pode ter a opinião que bem entender. Da mesma forma pode-se arvorar de ter espírito crítico e opinião livre e insurgir-se contra rótulos, quando faz exactamente a mesma coisa que acusa. Curioso, não é?

Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 13.10.2016 às 18:18

O caro Lion73 ou não percebe o que escrevo ou finge não perceber. Não quer ser brunista, pronto homem, é apenas apoiante do Bruno de Carvalho. Muito melhor, já não é rótulo. A mim pode-me rotular anti-BdC à vontade. Mas o que é realmente curioso é que o meu primeiro comentário foi precisamente um lamento de como esta direcção coloca sportinguistas contra sportinguistas, tendo como factor de selecção o apoio ao presidente vigente e sempre numa base de ódio ao diferente (veja só que magnífico sentido de Estado). Isso já não o incomoda nada. E tantos os seus como também os meus comentários seguintes são prova disso mesmo, quando no fundo queremos todos o mesmo objectivo (ainda que com formas de lá chegar diferentes). Mas parece que isso agora é que é normal, andar por blogs e facebooks e estúdios de TV com ódio na ponta da língua dirigido aos de outras cores mas também aos da mesma cor mas que ousam pensar de outra forma. Uma paranóia doentia que vê infiltrados e inimigos em todos os cantos, tal qual todos os ditadores por esse mundo fora, que acabam sempre numa solidão patética.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 13.10.2016 às 18:45

Com todo o respeito, tretas.

O seu comentário aparece na sequência de um post de um user que transmitia o seu desagrado por na sua opinião se dar demasiada relevância às opiniões de benfiquistas no que ao Sporting diz respeito, neste espaço.

Não querendo fazer juízo de valor dessa hipotética relevância que, se é dada, é legitimamente dada, é factual o crescimento da opinião vermelha no blog e o Gonçalo aproveitou e continua a aproveitar para rotular a opinião de outros Sportinguistas e mais, a sustentar que o eventual apoio a esta direcção é na base do ódio a terceiros.

Eu ( e os casos que conheço e são centenas) , apoio o que apoio pela evolução desportiva, patrimonial e financeira do clube, evidente a todos os níveis, mesmo que me desgradem aspectos comunicacionais e de perfil do presidente e da equipa que lidera e não me reveja em determinados actos de gestão.

Da mesma forma, perante os ataques do rival que acontecem unicamente porque sentem o seu lugar e a hegemonia conquistada ameaçados, fico do lado dos meus e não de quem nos quer mal.

Ou acha que quem comenta aqui e é benfiquista, o faz porque está preocupado com o futuro do Sporting? Porque não o faziam antes, então?
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 13.10.2016 às 14:19

Sportinguistas ou Benfiquistas, desde que sejam pessoas decentes, que respeitem os adversários e as suas opiniões, podem perfeitamente encontrar-se num blogue para discutir futebol.
Mas sei que isso é coisa complicada para si. Segue a mesma linha de quem está à frente dos dois clubes, juntando-lhe uma boa dose de ódio...
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 13.10.2016 às 14:28

Schmeichel,

Não estou de acordo contigo. Comentários de adeptos de outros clubes são bem vindos desde que não estejam revestidos de atrasadice mental. O Oceano Vermelho fez um comentário bastante lúcido.

Oceano Vermelho,

Comentário bastante realista e bom, no entanto apenas 2 comentários em relação a 2 frases:

"...dos sócios mais básicos e primários que vêem nos adversários inimigos e são anti antes de serem propriamente pró o seu clube."

Eu sou Sportinguista mas sou anti os outros grandes. Quero sempre que percam e que sejam despromovidos de divisão, no extremo. Isto não significa que seja primeiro anti outros e só depois adepto do SCP. Significa que sou as 2 coisas ao mesmo tempo. Gosto que o SCP ganhe e que os outros percam, sinto gozo nas 2 situações. Tão simples quanto isso. Essa treta de ser mais anti do que do SCP é uma treta psicológica que os adeptos dum clube dizem sobre os adeptos do outro clube para se sentirem superiores.


"Neste blogue, há claramente duas ou três pessoas que são assim e que acusam os outros de hipocrisia por não se afirmarem da mesma estirpe, sem compreenderem que há adeptos que pensam e agem de forma diferenciada."

Tal como tu no post dizes que somos mais anti que do SCP. Há uns que são e outros que não. Há quem aqui comente que diz que não é anti-SCP, mas é, tal como há os que dizem a verdade.
Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 13.10.2016 às 17:13

Mike, ser primeiro anti não é isso que refere. Claro que eu quero (quase) sempre que Sporting e Porto não ganhem, até porque, caso contrário, nunca seria campeão. O ser anti é, para não me estender, destilar ódio, considerar o «outro» um inimigo e não um adversário a cada fim de semana.

E não disse que os sportinguistas são todos assim ou assado. A maioria são pessoas saudáveis: família, amigos, colegas de trabalho, etc. O máximo que acontece é a troca de «piropos» após cada jogo e amigos como dantes. A minha referência era àquela escassa minoria que, apesar de minoria, chateia imenso porque é incapaz de escapar à lógica e do mínimo de tolerância.

Um abraço desportivo. :)
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 13.10.2016 às 14:14

Subscrevo quase a 100%.
Faltou dizer que BdC elegeu LFV e o Benfica como inimigos, mas no fundo, está a copiar exactamente a mesma estratégia de Vieira num passado recente, e que o levou ao poder para dificilmente de lá voltar a sair...
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 13.10.2016 às 14:22

Sim? E fala exactamente de quê? De mudança de estatutos ou ex candidatos e rivais a serem integrados nas listas?
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 13.10.2016 às 16:38

Não queira comparar 3 anos com 13 ou 14...
A seu tempo, se BdC por lá continuar, se verá.
Para já a base é mais o "ou eu, ou o caos". Para isso vale tudo, desde acabar com a oposição até se auto-denominar como o Salvador da Pátria Sportinguista.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 13.10.2016 às 17:10

Ah! Futurologia!

Muito bom.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 13.10.2016 às 15:08

Sou anti hipocritas falsos moralistas ... isso faz de mim anti-benfica !? muitas vezes :).

SL,
Sem imagem de perfil

De O Corvo. a 13.10.2016 às 15:25

E eu sou anti-antis.
Desde que o Benfica ganhe, soma e siga, o Sporting pode continuar a senda do fracasso que eu não tenho nada com isso nem sou anti a nada.
De preferência que perca bastante, pode começar já por hoje, a ver se alguém me ouve dizer que sou anti-Sporting.
Muito pelo contrário sou bastante solidário com ele e, sobretudo, com a indelével direcção que tão auspiciosamente lhe rege o destino.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 13.10.2016 às 15:35

Não fosse esta direcção e com o porto no modo implosão, fenómeno colado ao Sporting nos últimos largos anos, vocês faziam o que bem entendiam e tinham todo o conforto do mundo para pôr e dispôr, durante anos e anos.

E é isto que vos faz comichão. Caiu-vos o titulo do céu no ano passado, competindo com um Sporting que há 3 anos estava na falência e a lutar com os Rios Aves desta vida.

Pensam que enganam quem, nesse chavão de longa ida a BdC no Sporting? Vocês querem exactamente o contrário.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 13.10.2016 às 15:41

Lion73,

Vai dar precisamente ao que escrevi :).
Imagem de perfil

De Corvo a 13.10.2016 às 16:07

O título não nos caiu do Céu.
Se sabe tão bem analisar as coisas, então analisemos-nas todas com a mesma correcção.
O título foi conseguido com muito esforço e dedicação, e, sobretudo, enquanto outros falavam nós trabalhávamos.
O que me faz pensar que por as coisas não terem mudado, conseguiremos também o deste ano.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 13.10.2016 às 17:03

Eu não retiro méritos desportivos ao Benfica, seu treinador e jogadores. O que digo é que o título foi decidido por contingências do jogo, mínimas, como demonstram os 2 pontos de diferença e que favoreceram o Benfica e penalizaram o Sporting. Exemplos? Numa mesma semana, o Sporting e numa altura decisiva, em 2 jogos consecutivos falha golos com a baliza deserta.

Essa do silêncio é comprada por quem quer. Como se as pessoas não tivessem memória, como se não tivesse havido processos judiciais a um treinador que mandaram embora, como se não se plantassem notícias falsas como no caso dos sms, como se não andassem a promover petições públicas a AR sobre questões internas do Sporting, como se não tivessem atacado o rival com boataria e falsidades, exactamente como estão a fazer agora.
Sem imagem de perfil

De Poeta Benfiquista a 13.10.2016 às 17:14

Infelizmente, para meu lamento, o comportamento do Benfica não tem sido de grande nível. E tentar desculpar o comportamento do Benfica com o comportamento de outros clubes não me serve. Michele Obama teve uma frase exemplar: "Se os outros baixarem de nível, eleva o teu."
Para mim esse devia ser o comportamento do Benfica sempre. Infelizmente não o é.
Quanto ao campeonato anterior, a diferença esteve em pormenores e alguma sorte. O Sporting podia perfeitamente ter sido campeão e também o merecia. Provavelmente para o futebol português teria sido o melhor. Felizmente para mim assim não aconteceu.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 13.10.2016 às 15:50

Falando em hipocrisia:

"Benfica não tem um presidente, tem um 'dono'"
19.05.2012 às 9h00

Fernando Tavares, antigo vice-presidente do Benfica nos tempos de Vieira, crítica o presidente e os dirigentes que o aconselham mal. "Não há comunicação, há propaganda. Vive-se um período de 'venezualização'"

Hoje é vice da lista do LFV :).
Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 13.10.2016 às 17:05

Sérgio, diga lá se Pimenta Machado não foi um dos primeiros filósofos cínicos do futebol: «O que hoje é verdade, amanhã será mentira.»

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 13.10.2016 às 17:12

No futebol passamos a vida a ser desmentidos pela verdade :).

P.S: Gostei do seu "post" :).
Sem imagem de perfil

De Poeta Benfiquista a 13.10.2016 às 17:07

Efectivamente esse novamente candidato a vice-presidente disse isso e mais coisas. Inclusive foi apoiante de uma candidatura contra o LFV. Agora ao retornar assumiu que boa parte do que ele considerava estar mal foi corrigido. E é por isso que aceitou o convite.
É bom ter numa direcção alguém que tem opiniões próprias e as assume. Ajuda a equilibrar a balança. É uma situação parecida com a de Jaime Marta Soares. Outrora apontou o dedo a BDC e agora é totalmente leal. Parece-me salutar.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 13.10.2016 às 17:10

Gosto de ironia, deu bem a volta ao assunto no entanto permita-me discordar, JMS nunca se dirigiu nestes termos (usados por Fernando Tavares) a BdC nem BdC tem arranjado poleiro para todos os que lhe fazem oposição ou o confrontam ... Alvalade seria pequeno para tal enchente de gente :).

Sem imagem de perfil

De Oceano vermelho a 13.10.2016 às 17:17

A Luz também é pequena para tamanha enchente de gente, por isso é que, para entrar o Tavares, saiu o da Silva.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 13.10.2016 às 17:22

RGS agradece sendo vice não se podia exprimir livremente e tinha de seguir o "guião" de LFV, no programa "Dia Seguinte" era confrangedor ver alguém assim desprovido de emoção completamente amordaçado :).
Sem imagem de perfil

De Poeta Benfiquista a 14.10.2016 às 11:29

Claramente os termos usados por JMS foram diferentes e concordo que menos fortes.
Contudo não deixam de ser fortes.
Só para picar um bocadinho mas sem querer ofender... O Rui Barreiro mostrou ter pensamento próprio e discordar da actual direcção. Como consequência foi ameaçado. insultado e considerado "persona non grata". No Benfica aqueles que mostraram ter ideias próprias, visão abrangente para o clube, espírito critico e coragem para assumir divergências, foram convidados a sentar à mesa, trocar ideias, e quando demonstraram potencial para serem mais valias foram convidados para a direcção.
É óbvio que as coisas não foram bem assim, mas acho que é um argumento tão válido como outros.
Saudações desportivas.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo