Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 24.05.17

 

18547267_Zq5hz.jpg

 

«Para o ano, no campo das probabilidades, o Sporting estará mais fraco. Ainda.

Sem Gelson Martins, Adrien Silva e William de Carvalho, em todos estes está na cara que anseiam sair para não só irem para outras ligas como também deixarem de ser homens ricos... para se tornarem milionários. E porque há comboios que podem voltar a não passar, qualquer um destes que fique, ficará contrariado, com as consequências que se conhecem.

E os jogadores que foram contratados? Todos de valor duvidoso, Matheus não presta, Piccini pelo que se diz é banal, André Pinto é um central de banco ou nem isso.... além daquilo que já sabemos por experimentação: Rúben Semedo, Palhinha, Ricardo Esgaio, Francisco Geraldes os tais de que nos orgulhamos de serem "da casa" não são jogadores para o Sporting. Veremos o que rendem Podence e Gelson Dala no próximo ano.

Penso que a melhor aposta de Jorge Jesus será montar uma equipa à volta de Bas Dost, o holandês que esteja sentado numa poltrona dentro da área, à espera que a equipa lhe faça chegar a bola, e PROIBIDO de se lesionar, ou seja em situação alguma "meter o pé" em bolas disputadas a ferro e fogo!

Boloni também o fez com Jardel e que saudades....

Veremos o que nos trazem os próximos dias, desconfio que vem aí muito dinheiro mas também o desgosto de ver os nossos melhores partir e não serem substituídos à altura».

 

 

Leitor: JUSKOWIAK

 

publicado às 04:23

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Sem imagem de perfil

De JDC a 24.05.2017 às 07:16

O velho do restelo não diria melhor...
Sem imagem de perfil

De Leila Coutinho a 24.05.2017 às 09:29

É de facto uma realidade. Sem ovos não há omeletes.

SL.
Sem imagem de perfil

De Rui Sampaio a 24.05.2017 às 09:46

Só barbaridades neste texto, Francisco Geraldes, Palhinha e Rúben Semedo não são jogadores para o Sporting?

Francisco Geraldes e Palhinha têm muito talento, só precisam de oportunidades.

Há um ano ninguém dizia isto de Rúben Semedo, precisa é de estabilizar e de um treinador em condições.

Ricardo Esgaio é o único que concordo.

Temos de ter paciência com estes miúdos, eles são o futuro do clube. Vejam o exemplo do Rui Patrício.
Sem imagem de perfil

De Maria a 24.05.2017 às 10:41

Apesar de apontado como "no campo das probabilidades" as assertivas observações de Juskowiak (só pelo nome já tinha lugar no plantel com JJ ;) )
falam do presente do Sporting.

Sim, crescendo, todos os jogadores têm potencial para o Sporting. Neste momento ainda demonstram imaturidade e falta de alguém que os faça maiores e melhores. Que não há. Não adianta pensarmos o que estes jovens fariam ou seriam com outro treinador porque o treinador parece ser o único em que não se mexe. Logo... até poderão crescer sozinhos mas será difícil convenhamos.


Rui Patrício é um caso diferente. Pela posição em que joga. E porque sabe aguardar o futuro de Campeão que o ilude há quanto tempo no Sporting? Qualquer pessoa vê que Patrício termina ali, independentemente das conquistas do SCP; já nas outras posições não será assim tão fácil de aguentar - o talento, o tempo, as incertezas.


Mais um ano de Rúben Semedo em banho maria o que fará ao jogador e à performance e à sua carreira?


Ainda mais se JJ der vazão ao seu habitual "eu é que sei o que é bom" e continuar a adquirir valores como se estivesse no Bingo". JJ não dará oportunidade (de jeito) a quem lhe foi imposto um pouco por força das caldeiradas ou birrinhas do presidente.
Até os pode usar aqui e ali - o que é muito pouco para jovens que estão a desenvolver a filosofia de jogo em equipa - mas as mães dos moços que rezem muito para que corra tudo bem porque JJ só espera um deslize para os devolver ao banco e trazer a sua armada.


Na próxima época JJ vai TENTAR fazer um brilharete com as suas ideias e estes jovens vão ficar sentados nos mesmos ses que menciona no seu post: "Francisco Geraldes e Palhinha têm muito talento"SE tiverem oportunidades /// Rúben Semedo" SE tiver "treinador em condições."


Temo que na próxima época teremos estes jovens, promissores e talentosos, a fazerem aparições de minutos ou em jogos para queimar... o jogo e os jovens.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 24.05.2017 às 10:21

Nem 8 nem 80....

Algumas pessoas dizem que só por serem da formação... são logo os melhores do mundo... outras como o Juskowiak duvidam de tudo.... acho que a verdade está no meio termo.

R.Semedo - jogador com muito potencial... forte e rápido, falta-lhe maior concentração no seu jogo... com a idade creio que será um jogador de alto nível, tal como o B.Alves ou o Pepe quando eram jovens faziam muitos disparates.

Palhinha - pode ser uma grande surpresa para muitos sportinguistas, e que trará maior consistência defensiva... jogador muito diferente do William... grande capacidade de roubo de bola, e vejo grande evolução no passe nos últimos jogos....

Esgaio - teve as suas oportunidades... é um André Almeida...

Geraldes - jogador ainda muito verde... não tem capacidade fisica para ser o 8 do JJ... mas pode ser o João Mário, ou mesmo um apoio ao ponta de lança.... acho que deveria ser emprestado para ganhar maturidade e físico.

Podence - grande aposta de JJ.... jogador rápido e desequilibrador, traz coisas únicas ao jogo do Sporting.

Gelson Dala - parece-me um bom 2º avançado... mas tem muito a provar!

Iuri - este tem de ser o ano para ficar no Sporting... tem de aguentar a pressão de jogar de verde e branco... pode ser uma boa opção nas faixas ou 2º avançado...

Matheus - igual ao Iuri.... tem de mostrar um pouco mais no Sporting...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 24.05.2017 às 10:43

Este meu comentário é de certa maneira estranho ao "Post" original mas, nao tanto assim :)))

Hoje joga o Ajax mais uma final europeia!!!
O Ajax é dos poucos clubes que ganharam todas as tacas europeias.
O Ajax tal como Sporting, pertencem a dois países com mais ou menos 15 milhoes de pessoas com a nacionalidade respectiva.
O Ajax tal como o Sporting aposta e faz da formacao um trunfo.

Pois, meus meus senhores tomem hoje muita atencao a esse Sporting da Holanda.
Quanto gastam ??
Como se financiam?
Que craques de topo teem??
Quantos da formacao??.. Que jogam no onze, que jogam regurlarmente .

Pergunto:
Se eles conseguem, porque nao conseguimos nós ser regulares vencedores ???.....
(Sporting/Ajax = Da mesma natureza, análogos, equivalentes, semelhantes, parecidos, similares, etc....)
(Portugal/Holanda = Ambos os países teem tres clubes mais destacados(grandes))
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 24.05.2017 às 11:07

Carlos,

É um bom paralelo.... mas existem muitas diferenças entre Holanda e Portugal... é verdade que têm 3 grandes, mas não existe uma cultura de apenas 3 grandes, existem clubes como o Vitesse, o AzAlkmaar, Groenigen, etc, que quando vemos os seus estádios a maioria não são dos grandes... existe uma cultura muito mais desportiva do que em Portugal.

Depois esqueces-te que o Ajax já é há muito tempo um dos melhores clubes do mundo da formação... chegou a ganhar Liga dos Campeões.... o Sporting quando começou a ser conhecido pela sua formação? é relativamente recente...

Tens razão quando dizes que o Ajax é um modelo a seguir para o Sporting.... mas temos de perceber de que na Holanda, talvez com excepção do PSV todos têm esse modelo de formação... é um aspecto cultural.... enquanto em Portugal, apenas o Sporting assume essa matriz de formação.

Na Holanda todos competem sobre o prisma da formação, já em Portugal nós
temos de competir com clubes que têm uma filosofia em que o principio é ganhar, onde vale tudo... é difícil comparar países com mentalidades tão distintas!

Outro aspecto a ter em conta... é que o modelo do Ajax, faz com que sejam um clube pouco constante... hoje estão na final da Liga Europa, mas não foram campeões este ano, e há pouco tempo estiveram bastante mal.... não é tudo um mar de rosas!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 24.05.2017 às 11:54

-" ..e há pouco tempo estiveram bastante mal.... não é tudo um mar de rosas! "-
Pois nao!!... Quem disse que era ou deve ser. Isso é utópico!!
No entanto, o mar de rosas deles é bem mais extenso que o nosso...
Nao é constante?? Em 40 anos vencem Taca Uefa, Taca das Tacas, Taca Campeoeos (3 vezes ou 4 vezes)
Campeonatos holandeses, Tacas ..
Que houve um momento de fraqueza, sim!!... E o Sporting???

O Schmeichel e outros!....
Desculpa mas, o teu comentário é tao carregado de dúvida, negativismo que melhor nao digo mais nada.
Eu digo: SE os outros podem o SPORTING também pode!!!!
Usemos e utilizemos a inteligencia!! O tesouro mais bem guardado do ser humano.

Nada é igual, nao há cópias(clonagem) sim, parecido, semelhante, similar, etc......
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 24.05.2017 às 12:06

-" O Schmeichel e outros!...."-
Outros = Benfica, Porto, etc...

P.S.. Vou falar com a Liga, FPF para fazer um campeonato melhor, mais rico, atractivo com
Participantes : Sporting, Sporting, Sporting, Sporting, Sporting, Sporting
Jornada 1 da Primeira Liga portuguesa
Sporting Vs. Sporting (Alvalade)
Sporting vs. Sporting (Alvalade)
Sporting vs. Sporting (Alvalade)
Etc, etc,......
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL!!

Desculpa a brincadeira !!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 24.05.2017 às 12:18

Carlos,

Não percebeste... eu concordo com o que escreveste!

Eu apenas alertei as diferenças com o Sporting e um modelo de formação com 40 anos e unico no mundo...

SL
Sem imagem de perfil

De Peão de Alvalade a 24.05.2017 às 12:19

O Sporting é conhecido pela sua formação “relativamente recente” ? Como assim ?

Ou está a confundir Academia com Formação ou então vê jogos do Sporting há muito tempo. Eu já vi, desde o início dos 70’s, aparecerem jogadores lançados pela Formação do Sporting (a Academia é um sucedâneo modernizado ou um rebranding, se quiser)

Damas, Bastos, Valter, Carlos Pereira, José Carlos, Morato, Venâncio, Mário Jorge, Ademar, Barão, Cerdeira, Matos, Inácio, Freire, Futre, Dani, Litos, etc, etc.

O culto da formação no Sporting é sensivelmente igual ao do Ajax. Os holandeses têm melhor historial colectivo fruto da fornada do Ajax, tricampeão europeu, e da Holanda, bi vice-campeã mundial. Nós por cá apenas se começarem a abrir as portas dos grande clube europeus no pós-Paulo Futre. Porque senão muitos dos jogadores que referi teriam tido mais destaque.

Lembro-me inclusive de ir ao velhinho Alvalade ver um jogo de juniores apenas para observar a dupla-maravilha Futre e Litos - um espectáculo !!!! Podia não ser conhecida internacionalmente mas tem obra feita em Portugal desde 1970's.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 24.05.2017 às 12:27

Peão de Alvalade,
O benfica só admitiu estrangeiros na década de 80 e no passado eram a base da selecção.... o Sporting teve grandes jogadores vindos da sua formação, mas não tinha um objectivo de matriz de aposta na formação.

Após a criação da academia começamos a formar muitos e bons jogadores para todas as posições do terreno, e passamos a ser reconhecidos internacionalmente por isso.
Sem imagem de perfil

De Peão de Alvalade a 24.05.2017 às 13:12

Scheimchel,

Querer reduzir a Formação do Sporting à Academia não é correcto. César Nascimento e Aurélio Pereira são anteriores à Academia. Agora se quiser falar em “matriz de formação” é uma coisa mais tipo futebol-negócio dos dias de hoje, mas não pode descurar que culto da formação já existia no Sporting de então (anos 70’) ou também não o sentiu mais tarde na equipa de Allison com todos os seus leõezinhos ?

Se tivesse vivido o ambiente das bancadas na altura não diria isso. Então os jogadores citados são fruto do acaso ?? Lembro-me bem, por exemplo, do lançamento do médio Barão que pôs o meu sector impressionado e orgulhoso com mais um “jovem da formação” que deliciava pelos seus “pézinhos “e óptimos passes e que não foi grande jogador, sabe-se lá porquê ?

Há mais de 40 anos que formamos, isso é uma realidade.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 24.05.2017 às 13:31

Eu sei formámos... você próprio deu o exemplos de grandes jogadores no passado...

Eu estou a falar de modelo de negócio, da criação do conceito de sermos uma potência na formação de jogadores... e ai, começámos a evidenciar-nos dos nossos rivais no final da década de 90, porque até ai, tanto o porto como o benfica também formavam bons jogadores... e nós não dominávamos a Selecção como hoje em dia.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 24.05.2017 às 13:38

-" Há mais de 40 anos que formamos, isso é uma realidade. "-
Correto !!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 24.05.2017 às 13:46

Vocês estão a confundir as coisas... o Barreirense também forma jogadores há 40 anos... isso muitos clubes o fazem.... a diferença está em criar um modelo vencedor baseado na formação... e nisso não existem muitos clubes no mundo que o façam.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 24.05.2017 às 14:24

É isso mesmo.

Há aqui uma grande confusão de conceitos...

Logicamente, que o SCP forma jogadores, não só há 40 anos mas, certamente, há muitos mais. E, como é do conhecimento geral, formou jogadores de qualidade.

A questão subjacente a esta troca de mensagens é mesmo um modelo de clube assente na formação, e isso o SCP nunca teve e nunca terá (digo eu)!

O único período que o SCP teve em que se convencionou depender quase exclusivamente da sua formação, foi na era Paulo Bento, e foi por falta de dinheiro, e não por mudança de paradigma.

Os adeptos em Portugal querem ganhar. E quanto mais rápido melhor!!

Não têm paciência para o tal modelo que muitos sportinguistas dizem ter mas, na realidade, não têm.

O Ajax trabalha a sua formação com o mesmo modelo de jogo da equipa principal, trabalha todos os jogadores como se fossem o próximo craque dos AA. Uns lá chegarão, a maior parte, nem por isso. Mas não têm medo de arriscar.

Em Portugal isso é impossível. Os sócios não têm paciência.

O único real caso no actual Sporting é mesmo o Patrício. E, mesmo assim, foi mesmo porque não havia outro. De resto, ele só entra na equipa por lesão do Ricardo e do Tiago.

E, diga-se de passagem, deu frangos atrás de frangos no início da carreira, até chegar ao grande guarda-redes que é hoje.

O Adrien (e o Cédric), por exemplo, ninguém apostou nele até ele ter feito uma época excelente na Académica e ter roubado uma Taça de Portugal ao SCP.

E na época seguinte, só ficou, porque se falou que poderia ir para um dos rivais históricos do SCP.

O William Carvalho foi resgatado ao Cercle Bruge por onde andava emprestado.

O Iuri Medeiros, apesar de todas as qualidades que se lhe apontam, também não ficou esta época no plantel principal.

E o que eu quero assinalar com estes exemplos (poderia dar mais), é que é uma falácia dizer que o SCP (ou qualquer outro em Portugal) aposta na formação para fortalecer a sua equipa principal.

Formam os jogadores. É um facto. Mas depois emprestam-nos à espera de ver o que dá...

O Ajax não. Eles compram jogadores para suprir necessidades, mas a sua matriz é mesmo subir os jogadores da formação até à equipa principal.

Enfim, pelo menos essa é a minha opinião...
Sem imagem de perfil

De pato a 24.05.2017 às 11:11

Bom dia, posso discordar do seguinte: Sporting da Holanda(Ajax) ganhou todas as taças da europa, já o Sporting de Portugal... pois nem a nível nacional...
No restante concordo em absoluto com a observação.
Sem imagem de perfil

De Nelson a 24.05.2017 às 11:55

Meus amigos, ainda é muito cedo para especular sobre a próxima época, muito menos com visões estilo velho do restelo.
Muita coisa vai acontecer na pré-época, muitas vendas e compras de jogadores em todos os clubes.
Se saírem pérolas do sporting, o dinheiro que entra também serve para comprar. Os jovens certamente irão evoluir.
Por outro lado, como irão estar os nossos adversários?
Como ficará o Porto que está à perna com o fair-play financeiro.
Como ficará o Benfica após a compra e venda de jogadores que fará.
É certo que o sporting parte em desvantagem e tem mais terreno para recuperar, mas relembro que das duas últimas vezes que fomos campeões também vinhamos de épocas desastrosas. Quando vencemos em 99/2000, na época anterior tinhamos sido 4º classificado e em 2002 vinhamos de um terceiro lugar em 2001.
Ainda é prematuro, mas uma coisa é certa. Os primeiros jogos oficiais da época e o primeiro terço do campeonato serão determinantes. Se a trajetória inicial for vencedora, irá criar-se a tal dinâmica de vitória, caso contrário será muito dificil.
Como bom leão, pensamento positivo.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 24.05.2017 às 12:03

Perante esta frase: "...Matheus não presta, Piccini pelo que se diz é banal, André Pinto é um central de banco ou nem isso.... além daquilo que já sabemos por experimentação: Rúben Semedo, Palhinha, Ricardo Esgaio, Francisco Geraldes os tais de que nos orgulhamos de serem "da casa" não são jogadores para o Sporting..."

...nem sei o que hei-de comentar.
Portanto, à partida o leitor já sabe que ninguém dos reforços presta, sem sequer os ver jogar no SCP. O leitor também sabe que Geraldes não é jogador para o SCP.
A minha conclusão é que o leitor sabe....pouco.

Sim, se Gelson, William e Adrien sairem o SCP fica mais fraco. Espero mesmo que Gelson não saia para ficarmos com uma frente de ataque forte. No entanto não me importo que William e Adrien saiam e passo a explicar. Se queremos jogar com uma frente atacante forte, temos que ter uma retaguarda forte defensivamente. Ora, nós perdemos 2 jogadores que ajudavam muito defensivamente (Slimani e João Mário) sem ter as devidas compensações em qualidade.

Se jogarmos com Gelson, Podence e Mattheus (o novo contratado), faltam 2 no meio-campo. Eu experimentaria assim (admitindo que vendemos William e Adrien):

---------- Palhinha
--------- Mattheus
Gelson --- Geraldes ---- Podence
------------ Dost
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2017 às 13:46

Esse meio-campo é irrisório. Além de Palhinha, quem é que vai defender ?

Au até gostava de ver o Francisco Geraldes integrado, nomeadamente como o construtor/criativo do meio-campo, mas para isso teremos de ter dois homens fortes nas suas costas, como é hoje o caso de William e Adrien.

O problema é que Jesus não vai abdicar de jogar em 4x2x4, com um avançado a apoiar Bas Dost e dois extremos. Sendo assim, só há lugar para dois médios; um "6" e um "8". E, deste modo, continuaremos sem jogo pelo corredor central, com a previsibilidade que já é bem conhecida, especialmente pelos adversários.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 24.05.2017 às 14:17

Todos os que estão ali vêm habituados a defender das equipas onde estiveram. Com alguns ajustes taticos, esta equipa seria muito boa quer defensiva, quer ofensivamente.
Sem imagem de perfil

De Nelson a 24.05.2017 às 15:37

Integrar em cada ano no plantel principal mais do que 2 jogadores da formação (mesmo que tenham estado a rodar por empréstimo) e querer ser campeão é pura utupia. E dois por época já é algo de extraordinário.
Olhemos o exemplo do tetra campão do outro lado da 2ª circular. Quantos elementos da formação promoveu o R. Vitória para o onze titular? Não me falem do Nelson Semedo, pois esse não é da formação do Benfica. Aliás, nem a uefa o considera como tal para efeitos de inscrever mais um jogador suplementar nas competições europeias.
Se queremos ser campeões temos de seguir o exemplo de quem ganha.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo