Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 25.10.17

 

18547267_Zq5hz.jpg

 

«A segurança, o respeito e a necessária tranquilidade não existe. E todos sabemos há muito tempo de onde tudo isso vem.

Não culpo os árbitros. Culpo as "altas patentes" das autoridades do nosso país. Os chefes das várias forças e os juízes. Culpo quem manda e tem o dever de proteger e não cumpre a sua obrigação.

 

Soubemos que eles foram ao centro de treinos ameaçar a vida dos árbitros e das suas famílias. Isso saiu cá para fora. Mas há muita coisa que não sai.

Ninguém fala das visitas ao trabalho das esposas, de lojas desarrumadas e de dezenas de calças espalhadas pelo chão, por exemplo.

Ninguém fala das esperas à saída dos colégios e escolas dos filhos dos árbitros. Sem dizer nada só a "marcar presença" nos dias antes aos jogos. Só para verem e serem vistos.

Ninguém fala das dezenas de telefonemas seguidos nas madrugadas. Vinte, trinta, quarenta telefonemas que, quando são atendidos, logo são desligados e passado segundos voltam a tocar. Às três, quatro, cinco, seis da manhã.

Ninguém fala nos restaurantes de irmãos e familiares de alguns árbitros onde essa bandidagem impune vai comer e beber e à saída, depois de partir qualquer coisita e de escrever algumas reclamações inventadas no livro, dizem com ar de mauzões que "o filho da p... do teu irmão paga e se não se portar bem para a semana somos cinquenta".

Carros com os vidros partidos que logo após serem substituídos voltam a partir-se.

Esperas à porta de casa só para dizerem, "boa noite e bom jogo", mostrando desta forma que sabem onde as pessoas moram, quando árbitros e fiscais de linha chegam a casa.

Terror total, pessoas feridas na sua dignidade, tanta e tanta coisa que ninguém fala. E os árbitros vão denunciar para quê? Vão eles arriscar a vida de quem mais amam para quê? Ninguém quer saber, Portugal está feito mesmo para esta escumalha.

Não há muito tempo vimos todos na TV o segurança de Pinto da Costa (agora envolvido em assassínios em vários casos de máfia na noite do Porto) mandar o chefe da policia do Porto calar-se... Os gajos roubam à vista de toda a gente microfones e outro material à CMTV e em vez de se esconderem, exibem-se orgulhosos sob uma impunidade chocante que amedronta e serve de exemplo para todos os outros. Sim, eles roubam, ameaçam e agridem e exibem o que fazem para servir de exemplo a todos os outros.

Livros foram escritos e publicados referindo roubos, assaltos, agressões várias, consumo e tráfico de droga e ninguém se importou...

Os árbitros? Fazem o que têm de fazer para ter algum sossego e proteger quem mais amam e nós só os entendemos se nos metermos no lugar deles. Pensarmos nos nossos irmãos, pais, filhos e esposas a serem ameaçados e perturbados nos seu dia a dia por esta gente... Possivelmente fazíamos o mesmo...

Não, os grandes culpados do que passa e do que vai continuar a passar não são os árbitros! É de quem manda nesta triste "república das bananas" outrora "nação valente e imortal" que se chama Portugal.»

 

Leitor: João Carvalho

 

publicado às 05:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Sem imagem de perfil

De Hugo a 25.10.2017 às 08:34

Um benfiquista a defender os padres. Que conveniente. Estamos a falar do clube cujos adeptos partiram os dentes a um num centro comercial ou invadiram o campo para apertar o pescoco ao fiscal de linha. Mas acham que somos todos parvos? Ele que fale das suas claques llegais que ainda no domingo destruiram o bar do estadio.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 25.10.2017 às 09:07

Hugo,

Não deixa de ser curioso tb a vossa inversão no papel de defesa dos árbitros para o ataque aos árbitros.

Continuo a dizer os adeptos do FCP e do SLB são almas gémeas ... quando ganham tadinhos dos bois de preto quando perdem é partir-lhes a boca (onde já ouvi esta!?).
Sem imagem de perfil

De JB a 25.10.2017 às 09:46

"Continuo a dizer os adeptos do FCP e do SLB são almas gémeas"

Juventude leonina, grupo 1143 e rapaziada 1906 realmente são diferentes não deixando de ser a mesma bosta!

Membros de claques, organizadas ou não, o lugar deles é na prisão!
Sem imagem de perfil

De Manel a 25.10.2017 às 09:40

Mas isto é mentira?
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 25.10.2017 às 08:38

O João Carvalho bem com os recadinhos das altas patentes do seu clube!?
Vem com a cartilha da vitimização dos árbitros !???

Olhe e os adeptos que são assassinados, os que são agredidos pelos "GOA" do clube sem claques legalizadas !???

Tenho pena que o Rui Gomes ainda não tenha percebido ao que vem.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 25.10.2017 às 09:43

Eu percebe perfeitamente e á primeira ao que vem.

Eu nao entro nesse peditório para os coitadinhos dos arbitros. Eles proprios semearam o clima em que se vive no futebol portugues faz anos.
Fizessem eles arbitragens isentas e honestas e viveriam seguramente tranquilos.
Todos do futebol viveriam muito mais tranquilos.

Curioso que este texto fez-me recordar o Pedro Guerra e a forma acérrima como defende os arbitros e as suas familias.
Pois ! !!!.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.10.2017 às 10:23

Julius,

O Pedro Guerra não é chamado para esta conversa. Além do mais, pasma que quem supostamente andou no futebol não saiba reconhecer que nem tudo é a preto e branco, especialmente em Portugal.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 25.10.2017 às 10:42

Esse texto tem muito a haver com a cartilha actual escrita pelo Carlos Janela até pode ser coincidência.
E muito mais com a estrategia desse Pedro Guerra que quase finge chorar quando fala da perseguiçao aos arbitros

Andamos todos muito desconfiados meu caro Rui mas admitindo as boas intençoes nao é seguramente o melhor timing para se entrar nesse campo de profundos sentimentalismos com os arbitros.
Eles proprios têm ajudado a semear este clima em que vivem.
No passado fim de semana tivemos e de novo a prova disso.
Eles têm que resolver o problema entre eles se de facto o querem resolver.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.10.2017 às 10:55

Julius,

Num país civilizado, que não Portugal, bastava um simples telefonema para as autoridades competentes para começar a resolver quaisquer destas situações citadas relativamente a intimidação de elementos da arbitragem.

As circunstâncias da sociedade portuguesa são bem diferentes, embora, repito, nem tudo é a preto e branco, ou seja, não se trata apenas um caso de vítimas inocentes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.10.2017 às 10:18

Sérgio Palhas,

Não seja ingénuo !!!
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 25.10.2017 às 09:43

O que o João Carvalho escreveu está completamente correto. Os árbitros não têm uma vida facil, muitas vezes, sendo ameaçados, intimidados e chegando mesmo à sua família.

E porque é que não fazem algo sobre isso? A APAF, semana após semana, ignora todos os problemas que acontecem, chuta-os para canto, desculpabiliza, aponta o dedo aos dirigentes.....meus amigos, aqui ninguém é parvo e, como é óbvio, há atrasados mentais em todas as sociedades e clubes, portanto, teriam que saber que muita gente reagiria violentamente a isso.

Se querem mesmo diminuir o clima de violência e pressão nos árbitros, sejam homens e implementem as medidas que TODOS sabemos que têm que ser implementadas, com coragem. A falta de disciplina que há na arbitragem, propicía tudo aquilo que está a acontecer.

O outro lado da moeda é a falta de disciplina do lado dos dirigentes, jogadores, treinadores. Se um árbitro tem que ser severamente castigado depois de fazer algo grave, um jogador / treinador / dirigente também tem que ser.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 25.10.2017 às 10:05

Agora que fique claro que de forma alguma apoio qualquer açao violenta ou de intimidaçào muito menos envolvendo familiares de quem quer que seja.

O futebol move milhoes e permite excelentes vidas a muita gente ,é uma atraçao para muitos.
O futebol perdeu o auto-contrôle e permitiu um rol de guerrilhas sem tréguas parecendo a louca corrida ao ouro do oeste americano criando a sua propria lei .

Nao deixa de ser curioso o clube do poder, em investigação criminal por indicios de corrupçao passiva e corrupçao activa ser o defensor acérrimo dos arbitros ou de alguns deles.
Apelando ao sentimento popular para a vitimizaçao dos arbitros.
Chegámos finalmente ao centro da guerra e ninguem quer perder o bem bom.
Esperam-se mais surpresas.
Sem imagem de perfil

De Jose Nunes a 25.10.2017 às 11:09

Bom dia,

Mas alguma claque em Portugal é inocente de alguma coisa? Seja ela de que clube for? Querem ver que nas claques do sporting os membros são todos anjinhos???

Aquilo descrito neste post existe desde o final dos anos 80 e tem vindo a crescer, acontece que hoje, é um bocadinho mais visivel. A pratica aqui descrita estendia-se ao relvado das antes onde os funcionarios do clube, atras dos paineis publicitarios levavam o jogo inteiro a insultar e a ameaçar arbitros e fiscais de linha durante o jogo.

É verdade que o facto de muitos arbitros se terem deixado corromper no passado, e o clube azul e branco foi o máximo exemplo disso com os conselhos matrimoniais em vespera de jogo, não abona muito em nome da classe.

No entanto, isso não justifica o clima actual que se vive e a impunidade a que se chegou. O que acontece hoje foi “semeado” durante os anos 80 e 90 a norte do rio douro. Reverter isto vai levar muitos anos e com a impunidade a que se chegou, não sei se será possivel.

Cumprimentos a todos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.10.2017 às 14:28

É uma realidade de há muito que as claques em Portugal fazem parte do problema e não da solução. Umas mais do que outras, mas, à raiz, o problema é semelhante.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.10.2017 às 11:12

O Caro Rui Gomes fez um favor os árbitros e à arbitragem, porque o que está descrito no texto, que não foi escrito por mim mas por pessoas que conhecem o que se passa, não são invenções nem é propaganda, são factos! Factos!!! Acontece todos os dias, todas as semanas, todos os meses. E quem gosta de futebol não pode pactuar com esta situação. Temos todos de dizer basta!!! E temos de apontar os culpados!

O futebol sem árbitros não é possível. A indignação dos árbitros e a razão pela qual querem fazer greve vem da falta de segurança, não dentro do campo, mas fora dele, que atinge as suas famílias!
Porque a escumalha cobarde que pratica estes crimes não pode ter a simpatia nem a defesa de ninguém, porque não vale tudo na vida! Os fins não justificam os meios!

Colar o texto ao Benfica é um disparate completo! A defesa dos árbitros não é uma questão do Benfica, é uma questão que pertence a todos os amantes do desporto!
Coloquem-se na sua situação. Como reagiriam?

Saudações Desportivas

Assinado:
João Carvalho
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.10.2017 às 11:17

Eu compreendi o ponto do seu texto, embora reconheça, como já referi a outros leitores, que não é uma situação a preto e branco, ou seja, apenas de vítimas inocentes.

Nota: Agradeço que siga estas instruções para não aparecer como "anónimo" nos comentários:

http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/3531015.html

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 25.10.2017 às 11:51

Claro nao foi escrito por si, como sempre disse nao acredito em coincidencias
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.10.2017 às 14:31

Eu também depreendi isso logo à partida Julius, mas a questão importante para debater é a temática do texto e não quem o escreveu.

Acho que nos apresentam prós e contras sobre a arbitragem que necessitam de ser bem debatidos e revistos pelas entidades competentes. Se estas não agirem, tudo continuará na mesma, semana após semana, jogo após jogo.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 25.10.2017 às 14:49

Excelente texto.

Pena o país em que estamos... As pessoas não gostam de futebol, gostam apenas que os seus clubes ganhem, dê por onde der.

E é claro que haveria leitores deste blogue a colar o texto ao Benfica. Se fosse um blogue afecto ao Benfica, colariam ao Sporting ou ao Porto...

É o que temos...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.10.2017 às 23:00

Bem verdade !!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.10.2017 às 13:09

Mas, é alguma mentira o que acabamos de ler??

Interessante como alguns adeptos, muitos ou quase todos, olham para o lado, por uma simples vitória do seu clube!!!
A vitória do seu clube é mais importante que o bem-estar social coletivo.
Isto no que diz respeito aos adeptos!
A moral portuguesa é do.....Ufff!!
Viva a sociedade portuguesa!!

Adeptos do futebol, não querem entender, nem ver que ao aceitar e posicionar-se ao lado do dirigente desportivo do seu respectivo clube, só ajudam estes, a fazer mais trafulha e sobretudo... Rico. Sim, rico em euros. Money!!
Por isso estas guerrinhas que parecem estupidas.
Só não vê quem não quer!!
Chegam pobres e saem ricos, alguns até milionários.


O árbitro é o bombo da festa, sim!
Mas, vocês árbitros são os maiores culpados!!!!.
Aceitam toda a baixaria e vexaria!...
Quando entenderem que vocês mesmos tem a faca e o queijo na mão, até mesmo o pão, a conversa será outra.
O jogo sem árbitro(juíz) não funciona. É uma regra não escrita das sociedades humanas. Seja, qual seja.
O vosso egoísmo individual, a perguiça coletiva leva a que vocês árbitros estejam dependentes dos clubes.
Claro está que não será nunca uma competição o mais limpa possível.. Com VAR ou não!!!
Sejam uma equipa.. E numa equipa não são todos amigos mas, presseguem todos o mesmo interesse.
Financiem-se a vocês próprios. Façam o vosso próprio Marketing, recrutem vocês mesmo os futuros árbitros.
Façam da arbitragem uma profissão digna, querida, interesssante e chamativa.
Desliguem-se dos clubes, etc, etc..

E por ultimo... Respeitem-se entre vocês, denunciem, nao pactuem
Façam-se respeitar.. Con actos e factos.. .
As palavras voam com o vento!!

P. S.. Para os dirigentes, na sua grande maioria não tenho palavras, nem precisam.
Entram ricos e saem ricos, palavras para quê!!

Para todos, com o mesmo carinho de sempre.
Abrazzzo
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 25.10.2017 às 13:10

Não anónimo...eu mesminho
LOOOOOOOOOOOOLL!!

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 25.10.2017 às 13:15

Uppss!!!
Entram pobres e saem ricos.. Os dirigentes..
Isso quiz escrever..
Aí no finalzinho do texto.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 25.10.2017 às 13:23

Carlos,

Então e os árbitros... achas que saem pobres?!?!?

Faço-te outra pergunta... achas que os árbitros dos distritais não sofrem mais "risco" que os da I Liga? e quem os defende? onde andam os dirigentes da arbitragem nestes casos?

Como podes falar de uma arbitragem que defenda uma competição mais limpa, se eles próprios se defendem uns aos outros? vou dar o exemplo do VAR.... tem algum sentido um árbitro ser punido por reverter uma decisão analisada pelo VAR? como o VAR é analisado pelos amigos dos árbitros, a tendência é não reverter a decisão do campo.... isto só demonstra o conluio entre eles na defesa dos interesses de ambos.... não vejo os árbitros portugueses com a preocupação de haver uma competição mais limpa, mas sim na defesa dos seus direitos como árbitros, e isto enoja-me!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 25.10.2017 às 13:33

Schmeichel,

1-Tá claro que não entendeu.
2- Ricos não saem de certeza.
3- Árbitro para mim, é gente
4- A sociedade forma...

P. S.. Com toda a certeza, o árbitro da distrital sofre menos (fora dos 90 min.) Há menos interesses financeiros em jogo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.10.2017 às 14:35

Como em qualquer outro sector da sociedade, há sempre quem se aproveita indevida e ilegalmente, mas quero crer que no caso da arbitragem é uma minoria. O que necessita de ser revisto e alterado é o todo do sistema, e excluir determinadas pessoas que por incompetência e falta de credibilidade apenas contribuem para o mal estar existente.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 25.10.2017 às 15:19

Aqui a minha ressalva prende-se com o timing.... o que aconteceu de tão espacial para isto agora ser um problema? do meu conhecimento isto das ameaças, tem décadas....

Dou este exemplo, lembram-se do adepto do benfica vestido de diabo que entrou no campo e agrediu um fiscal de linha? pois ele continua a ir ver jogos ao estádio da Luz.... Ou o Pedro Proença ter sido agredido no Colombo....
Não me lembro de nestes casos ter havido greve, lembro-me sim de uma greve num jogo Beira-Mar-Sporting devido às criticas.... são estes timings que tiram a credibilidade ao sector da arbitragem!

Querem um desporto livre de corrupção?! mas não tiveram viagens grátis ao Brasil? não tiveram almoços grátis na Catedral da Luz? e houve algum árbitro que expôs isto?! Não.... eles protegem-se uns aos outros..... a classe da arbitragem não tem credibilidade para que a sociedade em geral os defenda.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 25.10.2017 às 14:54

Todos deviam ler e saber disto:

Vou deixar-vos aqui uma história real que se passou já alguns anos mas que os nossos amigos aqui com a idade mais esticada se devem bem recordar, tão badalada foi nessa altura.
Podia trazer factos reais mais recentes tanto do nosso futebol português como do futebol por esse mundo fora que infelizmente aparecem diariamente.

Mas esta história tem de extraordinário o facto que os seus acontecimentos trouxeram uma outra visão do futebol e do mundo da arbitragem , convencendo os mais céticos que defendiam que não havia árbitros que se vendiam , que não eram corruptos , que tudo o que se falava eram histórias da carochinha , formas de desconfiança para os pressionar ou intimidar.

Mas ...finalmente aconteceu uma prova e tudo mudou.

O árbitro em questão, Francisco Silva , natural do Algarve , dos árbitros mais conceituados desse momento que desafiava sem pudor e sem qualquer receio a esfera da paciência de muitos adeptos tais eram desastrosas muitas das suas arbitragens , muitos defendiam que era uma questão de pouca aptidão para apitar , que era nabo, mesmo que como se via, sempre com uma tendência bem coxa para o mesmo lado jogando constantemente a roleta russa sem balas.

Francisco Silva , tornou-se famoso , o arbitro indicado para "resolver" alguns jogos importantes e que de facto sempre resolvia .
Deu muitas entrevistas , falava sem medo , e sempre aproveitava para defender a arbitragem e a boa intenção de todos or árbitros .

Numa das suas ultimas entrevias aconteceu algo de curioso, pela primeira vez queixava-se publicamente que era alvo de injurias e ameaças , que recebia os tais telefonemas anónimos durante a noite inumeras vezes ,conforme descreve o texto deste post , que o seu carro era muitas vezes vandalizado , e que inclusive ameaçavam os seus familiares mais próximos , esposa e filhos , terminando a dizer que várias vezes ponderava abandonar a arbitragem por esses motivos.

Algumas semana depois dessa entrevista Francisco Silva é apanhado em flagrante a receber um envelope cheio de dinheiro dentro de um balneário antes de um jogo que ía apitar e ....foi imediatamente irradiado.

Os tempos evoluíram entretanto e hoje esses tipos de envelopes são substituídos por formas mais sofisticadas e menos nas vistas , menos riscos , por garantias de carreiras internacionais cómodas e protegidas.

Sempre existiram Franciscos Silvas no futebol português e existem atualmente , gente do apito que nasceram com o seu ADN incompleto , alguém tem duvidas?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.10.2017 às 23:03

Os tempos mudaram radicalmente, mas quero acreditar que se isto ainda existe é com uma muito pequena percentagem.

Tem razão, no entanto, a existir, é por meios muito mais sofisticados.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo