Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 02.04.18

 

img_770x433$2018_04_01_00_56_19_1381981.jpg

 

"Bruno de Carvalho teve um aspecto positivo na sua presidência: soube escolher bem os dois primeiros treinadores com quem trabalhou. A partir do momento em que contratou Jorge Jesus fez um 'hara-kiri', mesmo que sem intenção.

 

Como se foi comprovando neste tempo de trabalho no Sporting, Jorge Jesus não é aquilo que fizeram dele, beneficiou foi da máquina de propaganda benfiquista. Não sendo um génio da bola, é um treinador que conhece bem - fruto dos anos de experiência no futebol nacional - as manhas e estratagemas dos relvados portugueses e que até podem ser suficientes para singrar num clube grande, dependendo do contexto e momento em que lá trabalhar, mas que não fazem necessariamente dele um mago da bola.

 

Jorge Jesus quase conseguia ser campeão nacional no Sporting no seu primeiro ano, mas beneficiando do trabalho do técnico antecessor e negligenciando as restantes provas para apostar tudo no campeonato. Mas depois disso, em que era preciso mostrar o seu real valor construindo uma equipa a partir do zero, e baseado nas suas ideias, fracassou.

 

Bruno de Carvalho está refém do trabalho de Jesus, porque para o "despachar" tem de ter logo à mão um nome forte para atirar aos adeptos e que de imediato amenize algum receio, ou desconfiança do futuro, de quem venha a ser o sucessor. Um treinador sem nome ou currículo deixará o presidente em situação frágil".

 

Leitor: MIGUEL DIAS

 

publicado às 03:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


57 comentários

Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 02.04.2018 às 03:59

Quase tudo certo.

Na minha opinião, só tem um erro, que é o assumir que foi uma "propaganda benfiquista" que fez do JJ o que ele é considerado hoje.

E digo isto porque, segundo as notícias vindas a público (basta procurar no google), o JJ veio para o Benfica receber pouco mais do que recebia em Braga, e foi após ter sido campeão que.... começou com as chantagens de que ia para o Porto, conseguindo constantemente duplicar o seu ordenado. Sempre com a mesma chantagem, sempre com as mesmas notícias plantadas.

Curiosamente, fez exatamente o mesmo com o Sporting. Ameaçou que ia para o Porto e.... renovou e aumentou o seu ordenado no Sporting.

Poderão relembrar aqui: http://sicnoticias.sapo.pt/programas/tempoextra/2016-09-07-O-Sporting-para-conseguir-agarrar-Jorge-Jesus-teve-de-abrir-os-cordoes-a-bolsa

"A renovação de contrato com o Sporting teve um aumento muito grande. Antes ganhava 6 Milhões e passou a ganhar mais de 8 Milhões."



Em suma, o que estou a dizer é que a "propaganda" é do próprio treinador e não dos clubes onde está, sejam eles o Benfica, Sporting, Braga ou outro qualquer. O homem tem uma fantástica imprensa, fruto dos seus famosos 'almoços' .


O homem pode não ser (e não é) o melhor treinador do mundo, mas é certamente o melhor negociador do mundo.
Sem imagem de perfil

De Ricardo Miguel Silva a 02.04.2018 às 05:29

Concordo com a generalidade do comentário no que diz respeito à sobrevalorização que foi, e ainda é feita, do trabalho de JJ e com a dificuldade que se coloca a BC para, percebendo que JJ já não será solução para este Sporting, não tendo conseguido cumprir a promessa e desejo de ser campeão, arranjar forma de o substituir/dispensar sem que daí resulte uma batalha que possa afetar a sua imagem perante os adeptos.
Não obstante, o que me parece incrível é que se associe a eventual fragilidade da posição do presidente apenas à vertente desportiva, ignorando o que, para mim, é muito mais grave e que tem que ver com os danos que o mesmo tem vindo a causar na imagem e credibilidade da instituição SCP, como aconteceu, por exemplo, na recente polémica com o SCB no que ao pagamento de Bataglia diz respeito.
"A máscara caiu. E, caindo a máscara, o que se vê cada vez mais nitidamente, goste-se ou não do termo, é a dimensão da trafulhice. Perante a denúncia do SC Braga e os documentos apresentados à Federação Portuguesa de Futebol, o Sporting CP foi intimado a repor os valores que cobrou indevidamente, sob pena de ver comprometido o processo de licenciamento na UEFA. Até aqui nada de impressionante, salvo talvez para os comentadores que tão estoicamente foram defendendo as mentiras sopradas de Alvalade. O que verdadeiramente impressionou, na dimensão em que espelha o descaramento da cúpula diretiva do Sporting CP, foram os contactos com a Administração da SC Braga, SAD que se seguiram ao raspanete da Federação, procurando sensibilizar para que esta sociedade reconhecesse a legitimidade da cobrança imprópria e disso desse conta à entidade fiscalizadora. A SC Braga, SAD respeita, como o seu Presidente disse, o contexto das suas congéneres. Mas perante os factos recentes e a soberba alheia, não restou outro gesto que não o de deixar a Sporting, SAD de mão estendida. Assim, e ainda que a contragosto, foram repostos na passada quinta-feira os valores antes sonegados, ficando porém por efetuar o pagamento por estragos causados no Estádio Municipal de Braga e que esta sociedade vai continuar a reclamar..."
A ser verdade o que é referido no último comunicado do SCB (que ao que sei não foi desmentido) e que em parte cima se transcreve, não existirão palavras para descrever a irresponsabilidade, infantilidade e incompetência de quem gere os destinos do SCP, a facilidade com que se humilha e danifica a imagem de uma das maiores instituições desportivas nacionais e, isso sim, pelo menos para mim, deveriam ser as razões primordiais, muito mais que as desportivas, que deveria levar a fragilizar a situação do presidente perante os adeptos, isto porque, quem assim se comporta e resolve arrastar o nome do SCP para a lama, não pode merecer continuar a presidir a este grande clube.
Ricardo Silva
Sem imagem de perfil

De Fernandes a 02.04.2018 às 09:58

A era de BdC está carregada de teorias, e uma das mais fascinantes é a que defende que o Jesus é uma criação artificial, ou seja, trata-se de um treinador banal e/ou incompetente, valorizado por forças ocultas muito além do que realmente vale.

Esta teoria tem dois problemas.

O primeiro é que isso significava que BdC, que se considera um génio do futebol mundial, está a pagar 6 ou 7 milhões a um treinador que não presta, ou seja, não só fez um dos piores negócios da história. como... RENOVOU com esse treinador que recebe 6 ou 7 vezes mais o que ganha. O que é que isto diz sobre a sua inteligência!?

O segundo problema é que Jesus não teve um percurso exemplar, pelo contrário foi um treinador extremamente polémico, tão criticado quanto elogiado (as derrotas em metade dos campeonatos são apenas a ponta do icebergue). Aliás, já quando entrou alguns (poucos) sportinguistas (os mais lúcidos!) diziam que ele tinha "defeitos de fabrico" substanciais.

O Jesus até hoje não apresentou um único defeito novo, portanto onde está aqui a surpresa?

Os defeitos sobejamento conhecidos do Jesus nunca foram o problema real, mas sim o desespero que rodeou a sua contratação. BdC nunca teve um plano para a integração do Jesus, e no futebol quando não se sabe o que se faz, tudo fica mais complicado.
Sem imagem de perfil

De Flip a 02.04.2018 às 10:05

O problema desportivo realmente grave que decorre desta situação é que inevitavelmente começaremos a próxima época em desvantagem do ponto de vista da liderança técnica. Com os azuis e vermelhos a terminarem nos dois primeiros lugares, independentemente da ordem, dificilmente qualquer deles vai mudar de treinador. Já do nosso lado é óbvio o fim de ciclo.
Mas a vinda de um treinador novo será ele próprio um processo aflitivo: entre os portugueses não vejo nenhum dos conceituados com condições para aceitar o desafio; estrangeiros implicam sempre um período de adaptação ao nosso futebol que muito se sustenta no profissionalismo da estrutura (e sendo precisamente a falta de estabilidade/profissionalismo da estrutura o nosso ponte fraco, a combinação está condenada ao fracasso).

Em resumo: se fica JJ, será mais um ano perdido; se sai JJ, não vejo condições para sermos de facto competitivos no 1º ano do novo treinador (seja quem for). Ora, não havendo título em 2019, também dificilmente o presidente se aguenta, que 7 anos de insucessos não há facebooks que disfarcem. E pronto, eleições, confusão, de volta ao ano 0, com contas no vermelho e a fome de títulos ainda maior. É para este beco que o grande líder nos trouxe. Parabéns a quem o trouxe até aqui às cavalitas.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 02.04.2018 às 10:55

Nao sou adepto ferveroso do Jorge Jesus longe disso e tenho a minha opiniao muito critica aos treinadores de futebol mas escrever que JJ beneficiou do trabalho feito pelo anterior treinador é perceber pouco de futebol e ter a memoria curta .
O futebol apresentado por Marco Silva foi a maior parte das vezes pauperrimo e pouco seguro.
Escrevi muitas vezes criticando Marco Silva que ainda "lhe faltava" para ser treinador de topo ,precisava de sair para ganhar experiencia e ai ver-se se evoluia ou nao,mesmo hoje ainda nao tenho a certeza dessa evoluçâo.

Nesse caso podia entao dizer que o Rui Vitoria beneficiou do trabalho feito pelo JJ ,

E é mais que logico que o presidente do Sporting procure um nome forte para substituir JJ é uma exigencia do Sporting como o é do Porto e do Benfica.
Escrevi tambem varias vezes para irem buscar o Sergio Conceiçao ainda ele andava pelo Olhanense e Academica percebia-se que estava ali um bom treinador ,Sergio Conceiçao mete no bolso o JJ e o Marco Silva juntos.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 02.04.2018 às 11:01

Mas eu não vejo nenhum treinador Português, tirando o Vitor Pereira, que me convença.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 02.04.2018 às 11:24

Ganhou experiencia o Paulo Fonseca , nao tem a garra do Sergio Conceição mas é miniculoso na preparação dos jogos e tem boa leitura do adversário , parece-me uma opção valida.

Tambem concordo que na falta de um nome que convença, JJ deve acabar o contrato até como mensagem para os treinadores que vierem no futuro que no Sporting ja nao se corre facilmente com os treinadores a menos que os resultados sejam péssimos aí nada haverá a fazer obviamente.

De facto nao vejo outro portugues tirando o Vitor Pereira e o Paulo Fonseca , teremos que ir ao estrangeiro e aí será sempre uma incógnita com o respectivo risco pelo desconhecimento que têm do futebol portugues na prática.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 02.04.2018 às 11:25

Pretendi escrever "meticuloso"
Sem imagem de perfil

De Agá Éme a 02.04.2018 às 13:42

E eu não vejo nenhum treinador que esteja disposto a aturar a esquizofrenia do presidente....
Sem imagem de perfil

De Orcinus Orca a 02.04.2018 às 11:01

Calma, não desperdicem as balas, o Homem vai nos levar à champions ganhando obviamente a L.E.e a taça de PRT está ainda à nossa mercê.
Respeitem o treinador do ano e vencedor do trofeu R Santos.
Mostrem alguma gratidão pelas conquistas de 1 super taça e 1 Lucílio aka taça da cerveja.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 02.04.2018 às 11:21

JJ é de longe o mais bem pago treinador em Portugal, e seguramente um dos mais bem pagos da Europa. Bruno de Carvalho acenou-lhe com um contrato milionário (ao contrário do que se diz que assinou de cruz, isso não é verdade) e este trocou a Luz por Alvalade pensando com isto BdC que dava um rude golpe na "estrutura" da Luz. Se para os adeptos a coisa até funcionou assim (pelo menos inicialmente), a verdade é que para o SLB foi bom, viu-se livre de um treinador gastador, que cada vez pede mais e mais jogadores, mais investimento e não é tão bom como o pintam. Caso este não tivesse ido para o SCP, lá teria LFV de justificar porque é que não renovava com um treinador campeão.....
Assim calhou a fava ao Sporting e se no primeiro ano esteve perto do objectivo campeonato, a verdade é que nestas duas épocas seguintes as coisas correram mal. Investimento cada vez maior (já nem sei quantas contratações) e resultados muito abaixo da expectativa e do dinheiro gasto. Politica desportiva pouco menos que desastrosa no que diz respeito ao futebol profissional.
O presidente chamou a si toda a tomada de decisão e responsabilidade no que diz respeito ao futebol profissional, foi um ENORME TIRO NO PÉ, que entende este individuo de futebol? E neste momento, a "estrutura" do Sporting para o futebol sénior é isto: presidente, director desportivo (André Geraldes - yes man de Bruninho) treinador, equipa técnica e o Saraiva no facebook..... ou seja BdC põe e dispõe. Onde está a prospecção de mercado de jogadores? Quem a faz? Como se justifica tanto fracasso em compras de jogadores? Como se justifica que se emprestem jogadores da formação que têm lugar de caras no plantel e se recorra ao mercado para comprar jogadores inferiores em qualidade? Isto não é deitar dinheiro fora? Quem lucra com isto? O Sporting não é certamente.....
É mais uma época perdida, duvido muito que ganhemos mais alguma coisa que a Taça da Liga, JJ espremeu a equipa e esta pouco mais dá.
A continuar assim, tenho muito receio do que o futuro reserva para o clube e só daqui a uns tempos teremos real noção da dimensão do "buraco" onde este lunático está a meter o Sporting.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 02.04.2018 às 11:33

Em relação à prospeção de mercado não podes falar muito mal:
- Dost
- B.Fernandes
- Coates
- Mathieu
- Piccini
- Coentrão (não é nosso, mas foi JJ que o recuperou)

Estes jogadores são grandes mais valias. Podemos sempre dizer que também há falhanços e ainda alguns que são duvida (como Wendel e Misic), mas o ritmo de acerto nas contratações tem aumentado de ano para ano.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 02.04.2018 às 12:05

Mike a falha nao esta nos jogadores que iriam ter o lugar seguro , o onze , porque o onze do Sporting é superior a qualquer onze portugues , sem mazelas e fadiga ganha com bom futebol a qualquer equipa portuguesa , é superior ao melhor onze do Benfica e Porto .

O problema está nos jogadores de apoio ao onze , a diferença é demasiada na qualidade dos substitutos e quando chegaram as mazelas , lesoes e fadiga e o treinador teve que recorrer a eles a equipa afundou-se .

O que temos que melhorar na planificação do plantel é nos jogadores que ficam no banco e que podem ser chamados sem dar grandes problemas de oscilação na equipa .

Ainda em Agosto gritei aqui que a maior lacuna estava na falta de um outro extremo com capacidade de ser titular para rodar o Gelson e o Acuna .
Depois demos conta que o Acuna nem extremo é , sendo um volante defensivo que se desenrasca bem em todo o seu corredor.
No Domingo contra o Braga faltou-nos no banco precisamente esse extremo no banco para na 2 parte manter a equipa unida no ataque quando Acuna deu o berro primeiro que todos.

Um jogador com gabarito no banco contagia a equipa quando entra.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 02.04.2018 às 13:50

Em princípio, o Raphinha é para ser o extremo esquedo para a próxima época.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 02.04.2018 às 18:22

Ok, e os restantes? Alguns exemplos: Petrovic? Alan Ruiz e o irmão? Não acha pouco acerto para tanta compra? Quantas contratações foram feitas?
Não acha Francisco Geraldes suficientemente bom para integrar o plantel? Mateus Pereira?
Porque motivo os jogadores rendem noutros clubes e no Sporting não? É caso para pensar.....
Sem imagem de perfil

De Rui Oliveira a 02.04.2018 às 11:29

O Jorge Jesus teve uma sorte do caraças no seu primeiro ano na Luz. Um Porto em queda e um Sporting sem rumo.
Jogou bom futebol mas foi pouco superior ao Braga de Domingos. Depois foram 3 anos de seca... e só não foi despedido porque o Pinto da Costa fez o seu jogo. Sempre infeccionando os seus salários enquanto Villas Boas e Vitor Pereira ganhavam campeonatos.
Volta a ser campeão no Benfica, porque os dirigentes do clube lhe meteram uma mordaça e fortaleceram a sua presença no balneário. E uma palavra para o psicólogo. O Evandro Mota era alguém que o acompanhava dia a dia. E que conseguia gerir a sua relação com os jogadores.
Vejam o que aconteceu antes e depois de Jesus abdicar dele no Sporting.
Jesus entende de futebol mas é uma besta no relacionamento com os outros. É um pedante quando ganha e uma minhoca quando perde.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 02.04.2018 às 11:41

Concordo com o seu ultimo paragrafo , na péssima comunicação que JJ tem com os jogadores , precisa de passar a barreira para o histerismo para se fazer ouvir .

Hoje em dia e cada vez mais os treinadores têm que ser mais psicólogos , saberem entrar no mundo de cada jogador , encontrá-lo lá dentro do seu sub consciente e não é com gritinhos e á forma tosca que lá entram pelo contrário só acaba em saturação .
Depois JJ tem outro defeito fala sempre com vaidade , toda sua conversa de dicas é feita com vaidade , e um treinador tem que ser reconhecido como um lider de forma natural e não o ter que estar sempre a forçá-lo.
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 02.04.2018 às 11:32

Bom dia,

O problema não é Jesus, Jardim ou Marco Silva. Qualquer um deles é bom treinador. Demonstraram isso mesmo antes do Sporting, e dois deles já o demonstraram depois do Sporting. O problema está identificado à 5 anos. É sempre o mesmo, todos os dias. Quem manda continua a deitar areia para os olhos, a desviar atenções, a descobrir e a inventar ódios...tudo para se manter no altar. Os apoiantes batem palmas ao Grande Líder e vaiam quem lhe faz frente. É assim à 5 anos, todos os dias. Para o ano é que é? Não! Definitivamente!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 02.04.2018 às 11:51

Isso é que é areia para os olhos para quem nao sabe como funciona o futebol no balneário , se antes podia ter alguma influencia na presença quase permanente do presidente no balneário agora ficou á vista que nao tinha qualquer influencia porque já lá nao anda todos os dias e raras são as vezes que foi para o banco.

A responsabilidade da preparação da semana e depois o jogo é total do treinador , o presidente só tem que cumprir respeitando os salarios no dia nada mais .

O presidente tem depois responsabilidade na estruturação do plantel isso aí sim junto com o treinador , o treinador pede e o presidente dá o que pode e no que pode é o treinador que escolhe e decide.

As conversas que se passam nos jornais com um treinador experiente tudo isso passa ao lado , a concentração está no trabalho e no jogo.
Influencia sim e muito é os adeptos , os arbitros e todos os outros á volta do jogo.

Nas criticas publicas aos jogadores sou de opinião que são erradas por serem publicas , se tem algo a dizer depois de um mau jogo deve faze-lo no respectivo lugar no balneário perante todos e á porta fechada.
Sem imagem de perfil

De Luís Henriques a 02.04.2018 às 11:48

Bom dia.

Andei pelos blogues sportinguistas e este post resume o que queria dizer sobre Jesus. Não fui confirmar o que vou escrever; mas julgo não me enganar muito, se o fizer que me corrijam. O Jesus já leva uma carreira de treinador com 30 ou mais anos e nada de relevante tinha ganho até chegar aos "corruptos dos emails". Até ai tinha ganho uma taça Intertoto e nada de mais relevante. Agora começamos a perceber como foi possível que colecionar todos aqueles títulos e como mesmo assim conseguiu perder alguns de maneira incrível. Poderão argumentar que a nível internacional conseguiu atingir duas finais da Liga Europa e até foi eliminado incrivelmente noutra por um "colosso" português. Numa delas teria obrigação de ganhar e noutra nem tanto, no final não ganhou nenhuma e foi por isso que as portas do estrangeiro nunca se abriram conforme ele queria. Nunca teria e nunca terá de hipótese real de lutar por títulos no estrangeiro, porque não conseguirá chegar a nenhuma equipa do topo. O Jesus foi fabricado por uma marca com um grande poder e nisso temos engolir em seco, porque conseguiriam dominar o futebol português na última década. Por processos esconsos e ínvios, mas conseguiram... Jesus é mais um bom treinador português; que tal como outros conseguiram títulos, veja-se o caso de Toni, Vítor Pereira, etc, que dificilmente mais alguma vez treinarão clubes de topo e as suas carreiras serão sempre menores. Nunca me entusiasmei com a contratação de Jesus e tinha motivos evidentes para tal. Hoje constata-se que foi uma escolha bastante arriscada em todas as vertentes. Na vertente desportiva, económica e até social. Na vertente desportiva com as consequências que são notórias. Zero campeonatos e conquista de trofeus de menor grandeza. Na economia é ainda mais gravosa. Digo isto porque infelizmente o SCP vai ter de recuar nesta politica despesista que leva nestas ultimas épocas e o treinador que vier vai ter que conviver com essa situação que será mais um handicap. Até nesse capitulo Jesus teve carta branca para contratar de tudo e tudo o que queria. Não fiz as contas mas palpita-me que entre o deve e o haver a balança penderá para o deve. Isto porque o Jesus o que potenciou já existia ou seja eram produtos já formados e outros que não eram formados foram descobertos por outros. Socialmente porque o Jesus, tal como o Bruno de Carvalho, gosta de uma convivência belicista e do discurso agressivo a roçar o arrogante. Que leva há criação de anticorpos que são altamente lesivos e que prejudicam o clube. Não estou com isto a dizer que devemos "comer e calar". De todo, mas devemos escolher muito bem as batalhas que devemos travar e não travar todas as batalhas, para onde nos queiram empurrar, pois isso leva ao desgaste que nos pode toldar o raciocínio e isso é fazer o jogo daqueles que nos querem prejudicar. Por tudo o que escrevi acho que chegou ao fim o percurso de Jesus no SCP e Bruno de Carvalho como pessoa inteligente que é também já o percebeu. O Jesus já veio a terreiro especificar que não sai sem a respetiva indemnização. Por mim acho que se devia fazer o derradeiro esforço para acabar com esta situação e rescindir com o Jesus. Porque convenhamos que mais uma época, será um suplicio para todos. Com a agravante da desmobilização e da contestação na primeira derrota da época seguinte.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo