Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 27.11.18

 

bas-dost-sporting_rnmbf19gncsf1ezebdy9370dl.jpg

 

"Cerca de 90% das hipóteses de o Sporting ser campeão passam pelo Dost. É um ponta de lança acima de todos os outros do nosso campeonato. Uma grande contratação do destituído...".

 

Leitor: JOÃO GONÇALVES

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 27.11.2018 às 09:55

Bas Dost ou qualquer ponta de lança nao terá qualquer sucesso se a equipa nao defender bem , nao ser solidária , se lá houver quem nao cumpra a sua parte.

No rival ao lado , percebe-se o "deserto" que têm passado devido as lesões do Jonas e tambem porque ja nao é propriamente um jovem.

O Porto é o unico dos rivais que tem 3 avançados (perdeu um , Aboubakar) do mesmo nível.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 11:32

Já sabemos que uma equipa não é só um jogador, mas a questão em debate neste post é se o Sporting tem hipótese de ser campeão sem Bas Dost a marcar com regularidade.
Sem imagem de perfil

De Ghost a 27.11.2018 às 11:49

Poderá sim, mas para tal seria preciso uma verdadeira alternativa ao Bas ser contratada em Janeiro. Não será fácil, com o orçamento disponível.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 11:52

Não acha que isso é o mesmo que dizer que ficará rico SE ganhar a lotaria?
Sem imagem de perfil

De Ghost a 27.11.2018 às 11:59

Não Rui, é apenas uma resposta à sua questão:

"mas a questão em debate neste post é se o Sporting tem hipótese de ser campeão sem Bas Dost a marcar com regularidade"

E parece-me ser uma resposta válida. Não podemos esperar que o Bas Dost carregue a equipa às costas, basta um castigo ou uma lesão para o afastar do campo e sem alternativas viáveis resta-nos esperar por momentos de inspiração de Nani ou BF para meter a bola nas redes. Um ponta de lança de qualidade deveria ser a compra mais prioritária do SCP. Há anos e anos que estamos muito carenciados nesta posição e sempre que algum rendeu (Liedson, Slimani, ...) não tinhamos no banco substituto para precaver um azar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 13:50

Mesmo com outro ponta de lança de qualidade, o rendimento é uma incógnita. Este treinador, por exemplo, já indicou que vai jogar fundamentalmente no 4x3x3. Neste modelo, só há lugar para um ponta de lança.

Claro, mediante as circunstâncias do jogo, e do marcador, um segundo avançado a saltar do banco é sempre uma alternativa útil.

Por várias razões, o Sporting, hoje em dia, nunca vai conseguir ter um ponta de lança de qualidade acima da média como alternativa a sair do banco. Não há dinheiro e não há equipa ao nível exigido para isso.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 27.11.2018 às 11:56

Mas volto ao meu anterior comentario , para ser campeão os melhores jogadores do plantel podem nao chegar , obviamente que Bas Dost como melhor ponta de lança da equipa é essencial , faz parte do grupo duro , O GR tem que fazer uma excelente epoca juntando ao Coates , Mathieu , Acuna , Bruno Fernandes , Nani , Raphinha e Bas Dost,(a espinha da equipa) qualquer deles são imprescindiveis no ataque ao tìtulo que como ja disse pode até nem chegar.

O palntel nao tem substitutos á altura dos jogadores que descrevi acima e na falha de um deles a equipa ressente-se claramente.
Sem imagem de perfil

De Ghost a 27.11.2018 às 11:54

Concordo com o Júlio, os golos são apenas metade (nem isso) do trabalho. Não sofrer golos é tão ou mais importante para a vitória. A equipa ainda não está a render como poderia e há lacunas a preencher em todas as áreas do campo.

Não vai ser fácil afinar a equipa e metê-los a jogar de maneira coesa. Mas também não é impossível, basta conseguir incentivar (não financeiramente) jogadores que estão em claro sub-rendimento e comprar cirugicamente e com inteligência na reabertura do mercado para colmatar as falhas notórias.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 12:10

Tudo muito bem, mas ainda estou para ver uma equipa, mesmo a jogar bem, vencer sem marcar golos.

Talvez sirva de exemplo o que está a acontecer com o Real Madrid, uma equipa com muitos talentos, salvo um goleador nato.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 27.11.2018 às 12:02

Penso (tenho observado) que o problema do Bruno Fernandes é fisico , nao conseguiu ainda chegar lá para poder libertar-se , ganhar confiança para correr sem se cansar .
Isso acontece por vezes aos jogadores.
Deixou-se envolver pela responsabilidade do que esperam dele e isso tem--no atrofiado, o que acaba por o cansar fisicamente mais depressa.

Terá que ultrapassar essa situação e só ele o pode fazer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 13:44

Neste post não se debate os problemas de Bruno Fernandes. Um quase mistério ainda por desvendar.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 27.11.2018 às 12:28

Bom dia!

Em primeiro lugar é uma honra um comentário meu ter dado origem a um post

Em segundo lugar, nenhum avançado em Portugal tem o mesmo nível de Dost. Só Jonas, mas estando constantemente lesionado e com a idade a avançar, tem os dias contados.

Obviamente que um jogador não resolve jogos sozinhos, mas numa equipa como o Sporting, que tem bons jogadores mas apenas 3 ou 4 de nível mais elevado, sem Dost as coisas seriam sempre mais complicadas.

Ele mete a bola na baliza, ponto final, parágrafo.

Cumprimentos.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 13:42

O ponto é precisamente esse.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 27.11.2018 às 13:50

Caro João Gonçalves,

O Bas Dost realmente é um ponta-de-lança notável, mas na minha opinião o Braga tem tem um ponta-de-lança de alto nível, o Dyego Souza, que eu gostava de ver no Sporting. Rápido, matador e também tem um pontapé de longe forte e colocado.

E em relação ao Porto, eu não dava nada pelo Marega, ele até tem uma compleição física meio estranha, mas é um autêntico perigo em cada jogo. Eu até acho que para os adversários, mete mais receio um Marega sozinho do que o Soares e Aboubakar juntos, em relação ao Aboubakar é um jogador de humores, quando está bem rende mas tem fases muito fracas também e isso viu-se na ponta final da época passada. Soares melhorzinho mas para mim o Marega é mais perigoso que esses 2.

Quanto ao Benfica, Jonas deve estar na última época, Seferovic também é um jogador irregular e Ferreyra uma autêntica desilusão até pela fortuna que custou aos cofres encarnados.

Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 13:54

Embora sem quaisquer garantias que a sua produção no Sporting será a mesma. Mesmo tendo em conta a actual competitividade do SC Braga, jogar num dos grandes, neste caso no Sporting, é muito diferente, por várias razões.

Com isto, dá para imaginar os milhões que Salvador exigirá por ele.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 27.11.2018 às 14:35

Caro Rui Gomes,

Claro que não há garantias, mas já vimos que é bem possível um jogador que está numa equipa de média/média-alta dimensão dar-se bem numa equipa de alta dimensão. Olhe, o exemplo que coloquei do Soares, que estava no Vitória SC e no FC Porto tem tido um rendimento muito aceitável, tirando ali aquele período do ano passado em que se desentendeu com o treinador, mas a partir daí curiosamente teve o melhor rendimento...

Consta que Peseiro queria Dyego Souza, Sousa Cintra falou com Salvador mas este exigiu no mínimo 10 milhões e o Sporting não queria ir além de 7/8 milhões... Mesmo que houvesse garantias financeiras para despender esse valor de 10M, por essa quantia o jogador tem que ter rendimento praticamente imediato, como felizmente nos aconteceu com Dost e Fernandes, por outro lado quase 9M de euros pelo Alan Ruiz ou Elias (em 2011) foram para o lixo....

Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 15:40

E, infelizmente, consta que Alan Ruiz regressará em breve. Mais um dor de cabeça para a SAD. Ninguém dá os 8/109 milhões (mais o irmão) que pagámos por ele.

É garantia absoluta que Salvador vai querer uns bons milhões por Souza.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 16:05

Perdão... queria dizer "os 8/10 milhões"...
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 27.11.2018 às 12:42

Bas Dost tem-se fartado de marcar estes anos e ainda não fomos campeões

Aliás - se quisermos analisar pela prespectiva de 1 peça importante eu até diria o inverso - dificilmente seremos campeões sem um bom GR.

De qualquer forma este ano é de transição e de preparação para o próximo onde já devemos ver se as ideias e equipa de FV resultam.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 13:42

Muito curioso, este e mais alguns comentários. De repente, até parece na mente de alguns que ter um goleador nato na equipa é questão de menor importância.

Todos nós sabemos que é necessário haver uma equipa, no verdadeiro sentido do termo, para coqñquistar títulos, mas não compreendo esta tentativa de menosprezar o valor de um ponta de lança como Bas Dost.

Curiosamente, mesmo com ele em campo o Sporting tem sentido dificuldades em marcar. Pela ausência dele, por lesão, verificou-se quanto mais grave o problema se torna.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 27.11.2018 às 13:54

Só uma nota…. o porto foi campeão nacional com a utilização de 2 avançados… o Marega e o Aboubakar.
Aliás tem sido recorrente as equipas em Portugal que marcam mais golos nas ultimas épocas jogam com 2 avançados…. no caso do Sporting, creio que foi a época do Téo com o Slimani a mais concretizadora.

O Bas Dost é um grande avançado, mas é pouco móvel, e isso retira alguma velocidade tanto defensiva como ofensiva á equipa. Mas dá a finalização que a equipa tanto precisa….
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.11.2018 às 15:37

As teorias...

Ele é suficientemente móvel, até porque é um ponta de lança de área.

O Marega e o Aboubakar têm demonstrada alguma eficácia, mas nenhum deles deslumbra, nenhum deles está ao nível de Bas Dost.

E, reitero, tudo indica que o novo treinador não vai jogar de início com dois avançados.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.11.2018 às 09:09

Schmeichel ,

O problema do SCP não é ter 1 ou 2 avançados a jogar. É tudo uma questão de dinâmica de movimentos e jogadores com qualidade suficiente para os fazer. Este ano não tínhamos treinador para lhes dar esses movimentos, vamos ver se este agora tem essa capacidade.

Também pioramos defensivamente, pois perdemos Coentrão, que mesmo mais velho, dava algumas garantias a ocupar o espaço e Piccini, que apesar de não dar nada ofensivamente (até perdia bastantes bolas com passes disparatos), era dos melhores a defender (até aposto que daria um bom central). Já reparaste que agora nenhum dos nossos laterais sabe defender o 2º poste? Tanto Jefferson, como B.Gaspar como Ristovski, como Lumor estão sempre mal posicionados quando a bola é centrada do lado contrário ao deles.

Depois não temos um 6 de qualidade, pois nem Wendel nem B.Fernandes (os 2 únicos com qualidade a médio centro) podem fazer essa posição. Battaglia ainda é o único que dá alguma consistência à posição, mas é curto como jogador e os outros nem sequer chegam perto.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo